Madri: Uma visita ao museu do Prado

13

O museu do Prado é um dos melhores museus de arte antiga do mundo Seu acervo conta com alguns dos melhores quadros de artistas Espanhóis como Velazquez, Goya e El Greco. Para quem gosta de arte e historia. Uma parada IMPERDÍVEL!

Veja aqui um roteiro de 4 dias por Madri incluindo o Museu do Prado.

Madri: Uma visita ao museu do Prado

Como o museu é muito grande, dependendo da sua pressa e de sua disposição, você provavelmente não conseguirá visitar o museu inteiro. Visitar para mim não significa caminhar rapidamente por cada uma das salas sem parar em nada ou em quase nada, se esse for seu estilo, pode ficar tranqüilo que dá para ver tudo. Mas se você é do tipo que gosta de realmente parar em frente a cada uma das obras mais lindas, uma hora seu cérebro irá cansar de processar tanto detalhe e tanta informação.

Museu do Prado: Quais os quadros imperdíveis?

Para que você não saia do museu com a impressão de que deixou um monte de coisa linda para trás, fiz uma listinha rápida dos meus quadros preferidos, uma lista nada técnica… simplesmente escolhi o que mais gosto e o que visitaria se tivesse apenas algumas horas. (Para começar reserve pelo menos umas duas). Se alguém quiser mais detalhes ou quiser acrescentar algum preferido a lista, seja bem vindo!

Salão dos Velázquez – tem os melhores quadros dele inclusive o maravilhoso “Las Meninas”, eu de verdade quase caí no chão quando vi. É enorme e super rico em detalhes, repare que o pintor se pintou na obra.

O Jardim das Delicias – El Bosco. PASMEM!! Este mural foi pintado na época da descoberta do Brasil… Fico imaginando a polemica que isso causou naquela época. Reparem nas pessoas e todas as coisas malucas que acontecem na cena, tem gente gente que é metade homem metade animal, pecados diversos espalhados e o clero metaforicamente representado… Dá para pirar uns belos minutos na frente disso, isto é, quando vocês conseguirem chegar perto. Ele é um dos mais disputados do Prado.

Maja Vestida e Maja desnuda – Goya. Repara que o corpo é de uma mulher e a cabeça de outra, dizem que era um amor proibido, muito possivelmente alguém da mais alta nobreza que ele não podia amar. Reza a lenda que Goya era super mulherengo. E como o quadro foi pintado na época da inquisição, a versão nua ficou anos e anos escondida. Heresia PURA!

La familia de Carlos IV– Goya. Dá para comparar com Las Meninas, pois assim como Velazquéz, Goya também se pinta no retrato. Reparem também na mudança das roupas em relação ao Las Meninas.

Pinturas negras de Goya– isso foi achado na parede de uma das casas que ele morou e transposto para o prado (reparem q a superfície da tela é bem diferente) Tem um quadro acho que chama “Saturno devorando seu filho”, e que é bem sombrio. Falando novamente em inquisição, imaginem só se isso tivesse sido descoberto o Zebú que isso não ia dar!?

Quadros coloridos de Goya– (sem pesquisar não consigo me lembrar o nome técnico desta fase na vida de Goya, este quadros estão no terceiro piso):  são uma critica bem forte a sociedade daquela época, dos casamentos arranjados (tem uma tela que tem uma menina linda casando com um gordão horroroso!) brincadeiras de roda e as mudanças que foram ocorrendo em Madrid. É bacana contrastar estas telas, com as da família real, ver a diferença das roupas e até das cores.

Sala de El Greco Ele tem estilo bem próprio em bem peculiar, as telas são enormes, e bem coloridas. Vale a pena dar uma olhada!

Pequenos guias de Arte

Tem uma coisa no Prado que eu acho bem legal, ao lado de cada Ala importante tem uma máquina que vende pequenos livrinhos com explicações de algumas das obras mestras, cada livrinho custa 2 ou 3 euros, ou seja dá para entender um pouco da historia da obra no próprio museu, com pouco esforço e pouco dinheiro.

Vale a pena visitar o Museu do Prado?

Sim, sim sim. Gostei tanto do museu que além de me matricular na faculdade uma aula chamada “Arte no Museu do Prado”,  uma ótima desculpa para visitar o prado quase toda sexta feira de manha, fui outras tantas vezes sozinnha. O Prado é um desses lugares que eu PRECISO revisitar toda vez que vou a Madri.

Museu do Prado | Mais informações

Estações de metrô mais próximas: Banco de España y Atocha | Terças a domingos das 09:00 as 20:00

Preço do Ingresso:

  • 14 euros
  • Estudantes, aposentados e passaporte Europeu: 8 Euros
  • Museu é gratuito TODOS OS DIAS, das 17h as 19h30 e aos domingos.

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

13 comments

  1. victor secco 7 setembro, 2010 at 14:55 Responder

    Nossa o jardim das delicia é realmente incrivel!! e mais impressionante pela data em que foi feito! a parte do inferno é quase um quadro de Dalí!
    Gostei muito do Ribera, uma expressividade incrivel! recomendo tbm!
    e só para constar, o museu é gratuito TODOS OS DIAS, das 17h as 19h30. (menos de segunda que está completamente fechado).
    bom passeio!

Post a new comment

Veja também