Reina Sofia: o melhor museu de arte moderna de Madri

11

Com um dos melhores acervos de arte moderna do Mundo, o Museu Reina Sofia em Madri combina uma instalação arquitetônica fabulosa com alguns dos quadros mais fantásticos que você já viu. Tem Picasso, Miró e Salvador Dalí para nenhum critico de arte botar defeito. Um programa perfeito para dar um toque super cultural e ao memo tempo super cool as suas férias em Madri.

Neste post descreverei um pouquinho do museu, meus artistas preferidos e todos os detalhes necessários para você organizar sua visita.

Veja aqui um roteiro de 4 dias por Madri incluindo o Reina Sofia.

Reina Sofia - Madri

Conheça o Reina Sofia, o melhor museu de arte moderna de Madri

A fachada: Moderno x Antigo

Toda primeira visita pelo Reina Sofia começa pela fachada do prédio, um antigo hospital que foi reformado e transformado em museu. O Reina Sofia tem duas entradas, a antiga que era a entrada do hospital, e a moderna: uma construção vermelha super despojada com uma mega escultura do Roy Lichtenstein na frente. Se a entrada já rende belas fotos, espere só até conhecer o resto do museu.

Um acervo mutante

O reina Sofia tem uma curiosidade engraçada. O acervo de quadros é três vezes maior que o tamanho do museu, e isso sem falar nas exibições especiais. Para solucionar este problema de falta de espaço para as obras, quase que diariamente é feito um rodízio de quadros, ou seja, de um dia para o outro, QUASE tudo muda de lugar.(Disse quase por que o Guernica não pode ser movido). Se você se apaixonar pelo museu e resolver voltar no dia seguinte, não estranhe se tudo mudar de lugar.

Alguns dos meus quadros preferidos:

Assim como no post do Museu do Prado, resolvi fazer uma lista dos meus preferidos, não quer dizer que sejam os melhores do museu, e nem que você encontrará todos lá (lembram do rodízio?!)

  • Guernica: Para mim que estudo arte e já tinha uma leve idéia do tamanho e da importância da coisa, ele foi um choque, literalmente um soco no estômago, não é por acaso que é um dos quadros mais emblemáticos de Picasso. Pintado em 1937, o quadro ou melhor mural, é bem maior do que eu pensava, e é lotado de detalhes, a cena mais forte é a mãe chorando com o filho morto no colo. No próprio Reina Sofia vocês poderão ver alguns outros quadros de Picasso onde a cena se repete. Além do Guernica o museu tem um belo acervo de Picassos que merece uma visita!
  • Salvador Dalí: geralmente tem uma sala de Dalis bem legais e bem malucos, vejam como ele brinca com as formas e com o tempo. Dá até vontade de refletir sobre o tempo, pelo menos para mim, dá. Loucuras a parte, este é um pedaço que merece ser visitado.
  • Miró: Com sorte você encontrará uma sala cheinha deles. Leves, coloridos e brincalhões. É como embarcar num dos sonhos de Miró.
  • Juan Gris: Vejam como é parecido com o cubismo de Picasso, eles são contemporâneos.

O último andar da área moderna: um show 

Terminada a visita, não deixe de subir no último andar da ala moderna, um show arquitetônico ao vivo e a cores. A vista da cidade é super bonita, e a decoração é um arraso!

último andar do Reina Sofia

Que tal terminar o passeio com umas tapas maravilhosas?

Reina Sofia: mais Informações

  • Endereço: Plaza del Emperador Carlos V, s/n
  • Estação de Metrô: Atocha
  • Horários de Funcionamento Segunda a sábado: 10:00-21:00 h | Domingos: 10:00-14:30 h
  • Preço 8 euros | Ingresso + Audio Guia: 12,50
  • Entrada Grátis: Todos os dias após as 19:00 h | Sábado: a partir de  14:30 h | domingo a partir das 10:00

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

11 comments

Post a new comment

Veja também