Tour pela plaza de touros de Madrid e tourada

1

Tradição espanhola das antigas, as Touradas dividem as opiniões do mundo todo. Para a grande maioria dos espanhóis, as corridas de Touro são muito mais que um espetáculo, é algo que nasceu com eles e já faz parte da sociedade.

Existem dois possíveis programas envolvendo a praça de torros de Madrid, um light: visitar a praça de  por dentro e o museu taurino e o segundo, um programa mais forte: assistir uma corrida de touros em um dos 23.798 lugares da famosa Plaza de las Ventas, a maior praça de touros de Espanha, que por sinal, é bonita por dentro e por fora.

Tour pela plaza de touros de Madrid e tourada em Madri

Como é assistir uma tourada em Madri?

Se você tiver estomago forte, para assistir uma “matança”, a Tourada é uma experiência cultural intensa e interessante. Digo intensa, pois você vai ouvir um monte de velhinhos espanhóis gritando: “Mata-lo”, ou xingando o toureiro por não executar o trabalho rápido. Fazendo um paralelo, é mais ou menos o que acontece no Brasil quando o estádio está lotado de torcedores e o time da casa perde o jogo. Todo mundo xingando sem parar! Na Espanha uma tourada pode ser bem mais animada que um clássico de futebol do Real Madrid por exemplo.

Mas o contrário também acontece, quando o toureiro tem um ótimo desempenho a multidão explode de alegria!

Confesso que fiquei com um pouco de pena do pobre do Touro, e até torci por ele. O coitado do touro tentou firme e forte, resistiu, lutou, deu duas belas chifradas no toureiro, mas acabou estraçalhado no chão puxado por um carrinho de bois. É, acho que torcer pelo touro não foi muito estratégico.

Para assistir a tourada, tem vários tipos de entrada, quanto mais perto da Arena, mais caro fica. Obviamente comprei o mais barato, e não me arrependi, na verdade, deu para ver bem demais.

A tourada é dividida em três partes:

Primeiro vários assistentes entram na arena, cada um com uma capa rosa e amarela e distraem o touro enquanto um cavaleiro entra na arena e dá algumas boas picadas com lança no touro – o cavalo é vendado (Acho que se ele visse o touro ele não ia entrar ali de jeito nenhum)  e é protegido com uma armadura de ferro para não morrer. Dizem que antigamente muitos cavalos morriam durante a tourada pois não eram protegidos com armaduras de ferro. Devia dar uma mega dó!

O touro entra tão bravo que muitas vezes os assistentes  tem que se esconder atrás de uma proteção de madeira onde o touro não entra – Ele é grande demais para passar pelo pequeno espaço.

Na segunda parte, os bandereiros colocam bandeirinhas no Touro, o ideal é que eles consigam colocar cada par de bandeirinhas lado a lado.

E por fim entra o toureiro, que  toureia um pouco com o animal e no momento exato crava a espada no coração do Touro. Se o toureiro for bom de verdade, o touro morre logo na primeira cravada de espada.

Tourada em Madri

Quando acaba a tourada, entram cavalos para rebocar o animal para fora da arena. Pra começar uma nova tourada. (Se não me engano, são três touradas por dia)

O que acontece com o touro depois da tourada?

O depois da tourada o touro é vendido a restaurantes que servem a disputadissima carne do animal – dizem os espanhóis que a carne desse touro não fica dura nem com o sofrimento da morte.

Quando reconhecido o toureiro fica com o rabo do touro como prêmio – e quem diria que levar “um rabo para casa” é uma grande honra para qualquer toureiro.

E se o touro não quiser tourear?

Se o touro não for bravo o suficiente para tourear, eles enchem a arena de outros bois para distrair o touro, tirar ele de lá, e substituir por um outro animal mais feroz.

Vale a pena ver uma tourada?

O espetáculo é super cruel. Tive pena do touro, mas por outro lado, gostei de entender um pouco da parte cultural do espetáculo, ver as roupas dos toureiros e o como a multidão se encanta com o espetáculo

Estátua de toureiro em Las Ventas - Madri

Quando acontecem as touradas?

Em geral, elas acontecem todos os domingos – De março a outubro. São 72 touradas por ano. Sendo algumas delas bem importantes, o que significa toureiros famosos e arena lotada!

Quanto custa assistir uma tourada?

O preço dos ingressos varia bastante, e depende do quão importante é a tourada. Num dia meia boca, o ingresso mais barato custa cerca de 5 euros. Mas dá para achar ingressos de 2,20 para uma novilhada.

Compre ingressos pela internet no site Taquilla Toros.

Fique atento pois o horário das touradas varia conforme o calendário solar, por exemplo, em março as  touradas começam as 17:00h, já em setembro as 19:00 e em outubro as 17:30

Passeio Guiado pela Plaza de Touros de madri

Outra possibilidade bem bacana para quem não gostaria de ver uma tourada, ou para quem vai visitar Madri fora da estação dos touros é visitar a Praça de Touros de Las Ventas e o museu Taurino.

A visita é guiada, dura cerca de meia hora e percorre os bastidores da arena, mostrando um pouco da capela e a ligação dos toureiros com a religião, o pátio dos cavalos, a porta do arraste e a grande porta.

A visita inclui uma bela explicação de como funciona a tourada e os instrumentos que são usados para tourear. A capa dos toureiros, por exemplo é super pesada  (Eu não ia dar conta de cuidar do chumbo, do touro e ainda ter que sair dali com vida) e a espada, enorme.

Plaza de touros de Madri

O ponto máximo do passeio é entrar no centro da Arena e imaginar aquele lugar lotado e olhar para o camarote real.

Do lado de fora da praça, reparem na estrutura do lugar as janelas em formato de ferradura lembram um pouco a arquitetura mourisca e azulejos pintados a mão.  Reparem nas estátuas, numa delas, o toureiro oferece um touro a Alexander Fleming, inventor da penicilina. Sem ele muitos toureiros teriam morrido de infecções pós chifrada.

Madri e as touradas

Alguns detalhes de como a Tourada faz sai das arenas e entra na vida dos Madrilenos

Artigos em tour em Madri

Restaurante pertinho de Las VentasRestaurante pertinho de Las Ventas

 


 

 

 

Visitas a Guiadas

Todos os dias das 10:00 as 13:30 a cada meia hora

Guiadas em inglês ou em espanhol | Tarifa: Adultos 5,00 euros | Crianças: 3,00 Euros

 

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

1 comment

Post a new comment

Veja também

Desvendando Lisboa (Parte III)

Tínhamos mais dois dias em Portugal e já havíamos explorado a maior parte de Lisboa, decidimos então que hoje percorreríamos as ruas do Bairro de ...