Cape Town: dicas para subir a Table Mountain

Considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo, a Table Mountain fica a 1086m acima do nível do mar e é o símbolo de Cape Town. Neste post, vamos te dar dicas de como ter a melhor experiência na Table Mountain, na Cidade do Cabo. Vamos nessa?

dicas para subir a Table Mountain em CAPE TOWN

Há quem diga que Cape Town, na África do Sul, deve sua existência a bonita montanha e, de fato, tudo na cidade é orientado por meio dela. A Table Mountain é uma das principais atrações turística de Cape Town e deve estar no seu roteiro pela Cidade do Cabo. Aliás, se estiver procurando onde ficar em Cape Town, não deixe de conferir o nosso guia de bairros e hotéis por lá.

Para aprender a se localiza em Cape Townl é fácil. De frente para a Table Mountain você verá um pico bicudo à sua esquerda, esse é o Devils Peak. Do outro lado da montanha, a sua direita, você verá a Lions Head. O restante da montanha que sai dali, é o Signal Hill.

table mountain

Table Mountain – ou Montanha da Mesa – tem este nome pois sua enorme planície de três quilômetros de extensão, quando vista de baixo, é plana como uma mesa. Para quem não se impressionou com os três quilômetros de extensão, em um dia claro em Cape Town, a Table Mountain pode ser a 150 km de distância. Bastante coisa, né?

table mountain

Subindo a Table Mountain

Para os amantes de trilhas e boas caminhadas, a montanha oferece um Sr. Playground de opções para todos os gostos e estilos. Opções que variam desde uma caminhada de três dias partindo do ponto onde a pedra começa sua formação – o cabo da boa esperança – até platô da montanha, a uma belíssima caminhada de pouco mais de uma hora – claro que isso depende da sua forma física – subindo por Signal Hill.

Existem duas opções para chegar até o topo da Montanha da Mesa:

  • Caminhando: são diversas opções de trilhas que saem da cidade e chegam ao topo da montanha com graus de dificuldade variados – o grau fácil não é um opção nesse caso – as trilhas variam entre 2 horas e meia até 3 horas e meia de caminhada. Pessoas com um ótimo preparo físico conseguem concluir o trajeto em pouco mais de uma hora e meia. Caso decida caminhar: leve muita água , você vai precisar. Se optar pelo caminho mais aventureiro, vale contratar uma guia e aproveitar as horas para aprender um pouco mais sobre o local. 
  • Teleférico (cableway): uma ótima opção para quem tem pouco tempo, pouco preparo físico ou pouca vontade de encarar três horas morro acima. É a opção mais utilizada. O valor é, em média, R330 para utilizá-lo, das 08h às 12h. Na parte da tarde, depois das 13h, o valor é R290.

Cableway

A subida é feita por uma espécie de bondinho do Pão de Açúcar melhorado e mais democrático, isso porque o danadinho sobe o morro todo em 4 minutos e 18 segundos e, de quebra vai girando. Ou seja, não se preocupe po que você não vai precisar disputar cada centímetro de janela com dezenas de turistas munidos por maquinas fotográficas gigantescas. Você vai se sentir em um grande carrossel para adultos.

table mountain

Atenção: guarde bem seu ticket da montanha. Na volta, se estiver sem ele você terá que descer a pé ou pagar um novo ingresso.

table mountain

Tenha um roteiro flexível

Em dias de vento muito forte a montanha fica fechada e, como os ventos são bem pouco previsíveis, você pode ter a infelicidade de pegar uma semana inteira fechada, especialmente no verão. Para conhecer a famosa “Montanha da Mesa”, deixe o seu roteiro de viagem mais flexível – quando acordar e perceber o céu aberto, sem muitas nuvens, parta para lá. Vale checar as condições aqui.

table mountain

Além dos ventos, outro fenômeno bem interessante é a “Table Cloth”, uma nuvem dançante que cobre o topo da montanha, fica lá em constante movimento e pode atrapalhar um pouquinho a vida de quem resolve subir a montanha e admirar as vista da cidade. Mas, mesmo com nuvem a subida vale super a pena. Digo isso por experiência própria, subimos mesmo com nuvem e não nos arrependermos. Lógico que não vimos tanto quanto gostaríamos, mas mesmo assim a subida superou toda e qualquer expectativa.

Outra experiência incrível é assistir o pôr do sol do alto da Table Mountain ou de Signal Hill. Para quem quer economizar a grana do “bondinho”, vale subir até o estacionamento para carros, aos pés da montanha. De lá o espetáculo já é maravilhoso e é gratuito. Caso você opte por Signal Hill, chegue cedo ou não conseguirá estacionar seu carro.

Minha experiência na Table Mountain

A subida de teleférico giratório é linda, rápida e super democrática: todo mundo vê um pouco de tudo.

Chegando no topo da montanha, a vista fez com que esquecêssemos um pouco do tempo. Além da vista, a montanha tem uma flora e uma fauna incrível, flores lindas e pássaros cantantes deixarão seu passeio super agradável. Mas, além de admirar a península, você pode escolher entre as várias opções de caminhada.

Para quem tem medo de altura, tem uma bem no centro da pedra, devidamente sinalizada e com o chão pavimentado que só te deixará chegar perto dos lugares com grade. Foi essa que meu pai escolheu.

Table mountain

E, para quem gosta de caminhar mais e não se importa com lugares difíceis de pisar, vale a pena pegar uma das trilhas que vão até mais longe e te proporcionam vistas incríveis e um pouco de exercício. Para não deixar meu pai esperando muito, fiz uma caminhada de uma hora (meia hora de ida e meia hora de volta).

Ficamos no alto da montanha por três ou quatro horas, conversando, bebendo algo e depois descemos, mas se dependesse de mim, teria passado o dia todo caminhando e curtindo por ali.

Planeje sua visita

Table Mountain

  • Horário: aberta das 08h às 19h (última descida às 20h) | varia conforme condições climáticas
  • Ingressos: R360 (ida e volta) para adultos

E aí, curtiu as nossas dicas para a Table Mountain?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Cape Town

Faça seu seguro de viagens

Alugue seu carro


Veja também:

Cape Town

Garden Route

Safári

Ilhas Maurício


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *