Tudo sobre a Robben Island em Cape Town

Robben Island é uma ilha em Cape Town, na África do Sul, que serviu como prisão de segurança máxima durante o Apartheid. Neste post, vamos te explicar tudo sobre Robben Island, como ir, valores dos ingressos, horários e muito mais. Prepare-se para um dos passeios mais inesquecíveis para se fazer na Cidade do Cabo.

Cape Town é uma das cidades mais encantadoras da África do Sul e guarda muitos cantinhos especiais. Se o destino está na sua lista de viagens, não deixe de conferir o nosso roteiro de 5 dias em Cape Town e também as 10 atrações imperdíveis na Cidade do Cabo – além também de entender melhor os bairros e hotéis da cidade para conseguir escolher melhor onde ficar em Cape Town.

Um dos passeios mais educativos e fortes de Cape Town é a visita a Robben Island, uma ilha que desde os tempos de colonização foi utilizada para segregar parte da população: doentes mentais, leprosos, criminosos comuns e políticos. A ilha ganhou notoriedade durante os tempos do Apartheid, quando serviu de prisão para presos políticos importantes como Nelson Mandela e foi fechada em 2004. Hoje é tombada como patrimônio cultural pela UNESCO.

robben island

 

compre o ingresso antecipado

Para chegar lá, é necessário comprar ingresso antecipadamente (e eles esgotam muito rápido). Os barcos saem V&A Waterfront – a ilha fica a 11km da costa – e voltam cerca de quatro horas depois. Você fará um tour pela ilha e pelo presídio, tudo isso guiado por um ex-detento que para o regime da época cometera apenas o “crime” de ter nascido negro.

robben island

Como é o tour pela Roben Island em Cape Town?

O tour é dividido em duas partes. A primeira é feita de ônibus e passa pelas antigas prisões, cemitérios e hospitais – citando alguns nomes importantes que fizeram toda a diferença para a queda do regime, mas que não ficaram tão conhecidos. Nessa parte do passeio, o guia conta alguns fatos e curiosidades importantes, explicando as heranças do Apartheid e os desafios para as gerações futuras. Se você tiver sorte, durante o passeio poderá avistar uma simpática colônia de pinguins.

Robben island

A segunda parte do tour é guiada por um ex prisioneiro político de Robben Island. Ele conta um pouco de como era o dia a dia na prisão, a censura das cartas (todas as palavras proibidas e/ou suspeitas eram recortadas), ou seja, muitas vezes eles recebiam apenas o começo e final da carta, todo o meio era censurado.

Cape Town

O tour conta um pouco dos vários momentos do Apartheid, a forma como o presos eram classificados (A,B, ou C dependendo da importância política), o livro clandestino que Mandela escreveu e escondeu embaixo das folhas de um grande arbusto da prisão, as celas solitárias, as comunitárias e a suposta partida de tênis – o meio de comunicação que os prisioneiros desenvolveram para se comunicar entre os diferentes blocos: trocar recados escondidos no meio de uma bola de tênis.

O mais bonito é que o tour visa transmitir uma mensagem de paz e educação para as futuras gerações. Conhecer esse local é não esquecer a crueldade história que aconteceu na África do Sul – um “passeio” cultural muito importante.

De bônus, a ilha tem vistas maravilhosas para Cape Town, Table Mountain e, de quebra, serve de casa para milhares e milhares de pinguins.

robben island

Para quem gosta de historia e tem um bom inglês, eu realmente recomendo a visita!

Planeje sua visita:

Robben Island

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a Robben Island? Deixe aqui nos comentários.


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Cape Town

Faça seu seguro de viagens

Alugue seu carro


Veja também:

Cape Town

Garden Route

Safári

Ilhas Maurício


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *