Um dia em Segóvia

18

A viagem entre Segovia e Madrid dura pouco mais de meia hora de trem – ou para quem quer economizar uns trocos – uma hora de ônibus. Recomendo que você pegue seu trem ou ônibus cedinho e deixe para comprar a volta na hora, é só ficar esperto nos horários para esperar o mínimo possível na estação. E pronto, você poderá curtir a cidade no seu ritmo, sem pressa para voltar. Saindo da estação de ônibus em linha reta, você chegara a primeira parada obrigatória do dia, e também a grande estrela da cidade: o enorme aqueduto romano. Com 28 metros de altura em seu ponto mais alto, e15 kmde extensão, dos quais muitos passam por debaixo da terra, essa engenhosa obra de mais de 2000 anos de idades é praticamente inacreditável. Repare no encaixe praticamente perfeito das pedras e na simetria dos arcos… é bem bonito! Repare também em como a cidade esta construída ao redor do aqueduto. Para tirar umas boas fotos, não deixe de caminhar em torno da construção, indo desde a parte baixinha até o ponto onde é preciso subir de escadas.

Aqueduto Refletido no vidro de uma casa

Ali pertinho do aqueduto está o escritório de Turismo de Segóvia, entre lá e pegue seu mapinha grátis. O mapa vai te ajudar bastante a se guiar pelas ruazinhas e passar pelos pontos de destaque.

Sua próxima parada será a Catedral de Segovia, mas antes de chegar lá você passará por algumas casas que valem um menção como a casa dos picos, que tem sua parede ornamentadas com formas ponteagudas que lembram um diamante, e outras casas antigas com romanescos, ou seja, uma espécie de um relevo que envolve toda a parte de fora da casa e que dá uma aparência linda.

Casa dos Picos

Casinha medieval

Romanescos – Detalhe muito típico da Arquitetura em Segóvia

Pertinho da casa dos picos você encontrara o “Mirador de la Canaleja”, com uma bela vista da cidade Outro detalhe bacana de Segovia é que a maior parte das ruelazinhas que ligam cidade baixa e cidade alta são apenas para pedestres, o que deixa a cidade ainda mais charmosa.

A catedral de Segovia é muito linda. Construída entre 1525 e 1577, é conhecida como a dama das catedrais devido seu estilo delicado – para arquitetura, um gótico tardio. Repare que a catedral tem três grandes abobadas e muitas pontinhas que lembram velas de aniversario bem decoradas.

O interior é tão delicado quando a parte de fora, destaque para o claustro com seus mil detalhes decorados em relevo e alguns arvores verdinhas.

Saindo da Catedral, caminhe em direção ao Castelo – ou Alcazar Real – nesse meio caminho você passará por pela Plaza Mayor e por algumas igrejas bem antigas bonitas.

Sua terceira parada será o Alcazar ou Castelo de Segóvia…

Os espanhóis gostam muito de dizer que este delicado castelinho serviu de inspiração para que os produtores da Disney desenhassem o castelo da Cinderela. Verdade ou não, o gracioso castelo que ao longo da historia já serviu de palácio real, prisão, colégio real e academia militar, foi palco de um importante acontecimento para a historia espanhola quando em 1474 Isabel I de Castela casou-se com Fernando II de Aragão e foi coroada rainha de Castilla e León.

Repare que do lado de fora o castelo também é repleto de Romanescos, como as casinhas que você passou em frente ao longo do dia.

A parte interna o castelo é uma gracinha. A visita vale cada instante, por isso nem pense em não entrar. Os aposentos reais são super bem decorados, não deixe de reparar nos tetos, um mais lindo do que o outro.

E para melhorar, lá alto do castelo você terá uma vista incrível da cidade.

Na saída dá ainda para voltar pele mesmo caminho da ida e matar a saudade do aqueduto ou se enfiar pelas ruazinhas buscando alguma novidade. (Se achar, passe por aqui na volta e deixe sua dica!!!)

Quando bater uma fominha, prove a especialidade da cidade o cochinillo, uma espécie de  leitão asado bem saboroso (parecido com nosso leitão a Pururuca). Para não errar, fuja das placas em ingles!!! Ou se você preferir um tiro certeiro, segue duas dicas de restaurante bacanas bem espanhóis: o Restaurante José Maria e o Restaurante Duque. Em alta temporada, reserve.

Depois de visitar esses lugares lindos e encher a pança a la española, retorne a Madrid!

Localize-se:

Página de Turismo de Segovia

http://www.turismodesegovia.com/

 

Restaurante Duque:

http://www.restauranteduque.es/

Calle Cervantes, 12

Telefone: 921 46 24 86  |  921 46 24 87

 

Restaurante José Maria

http://www.rtejosemaria.com/cochinillo.asp

Calle Cronista Lecea, 11

Telefone: 921 46 11 11  |  921 46 60 17

[email protected]

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

18 comments

  1. Leonardo Costa 31 agosto, 2016 at 12:06 Responder

    Olá. Tudo bem? O site tem ajudado muito em meu planejamento. Em opinião, que dia é melhor para visitar Segóvia? Estarei em Madrid entre quinta e domingo 15/09-19/09 e ainda estou planejando os detalhes.

  2. Carlos 28 agosto, 2016 at 23:24 Responder

    Olá Mari te bem?
    Só hoje tomei conhecimento desse seu espaço!
    Da pra perceber pelas mensagens, que sua experiência ajuda quem viaja pra uma região da Espanha sem conhecer detalhes para melhor aproveitar!
    É o meu caso: Chego em Madri pego o carro no aeroporto e sigo pra Segovia!
    No dia seguinte sigo para Salamanca pra ficar 03 noites!
    Além de Salamanxa, cidade maravilhosa para vivenciar, gostaria de ter dicas de cidades( fora Ávila ) ao redor pra fazer um bate e volta .
    Agradeço pela atenção
    Carlos

    • mari vidigal 29 julho, 2016 at 16:38 Responder

      Precisa checar se as atrações abrem na segunda Mateus. Segunda costuma ser um lugar difícil para visitar qualquer cidade.
      Abraços

  3. vitor 29 fevereiro, 2016 at 00:07 Responder

    Oi Mari, tudo bem?
    Eu e minha esposa estamos pegando muitas idéias no seu site. Obrigado e Parabéns!!! Vamos ficar dois dias em Salamanca, e na volta para Madrid estamos pensando em sair de manhã e passar o dia em Segovia. Estamos preocupados a onde poderemos guardar as nossas bagagens. Existe algum guarda volume na estação de trem? Obrigado

    • mari vidigal 9 março, 2016 at 21:06 Responder

      Oi Vitor,
      Infelizmente desde os atentados a estação de trem de Atocha em Madrid há muitos anos atrás a cidade não tem mais lockers. Uma sugestão é tentar negociar um preço baratinho em algum hostel ou tentar despachar sua mala já cedo no aeroporto.
      Beijos

  4. Bianca 11 janeiro, 2016 at 18:07 Responder

    Olá. Estou indo daqui duas semanas, será uma viagem bate e volta e minha dúvida é: estou indo num domingo, será que consigo achar a catedral e o castelo abertos?

    • mari vidigal 11 janeiro, 2016 at 21:46 Responder

      Oi Bianca,
      Tudo bem?
      A catedral abre das 13:00 às 18:00 no Domingo. O Castelo aberto das 10:00 às 18:00
      Aproveite a viagem.
      Beijos

    • mari vidigal 15 abril, 2015 at 19:27 Responder

      Que delicia de viagem Valéria! Quantos dias você passará na Espanha?
      Você já viu nossos roteiros de Toledo e Madri?

      Boa viagem e aproveite bastante

    • mari vidigal 21 março, 2015 at 14:38 Responder

      Olá Vladirmir,
      Super Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico feliz em saber que o Ideias na Mala te ajudou!
      Na volta, passe aqui pra contar como foi!

      Abraços,
      Mari

Post a new comment

Veja também