Toledo em um dia

49
Toledo

A 70 km de Madri, Toledo é uma das minhas cidades preferidas na Espanha e um bate e volta sensacional para quem já conheceu bem a capital Espanhola. Repleta de tesouros e com muita história para contar, Toledo era uma terra pacífica que abrigava em harmonia Judeus, Católicos e Muçulmanos e que apesar de ter sido conquistada pelos Reis Católicos durante a reconquista ainda carrega muitos traços arquitetônicos com influencia de seu passado multi-religioso.

Toledo, Espanha

Toledo, Espanha

Além de história e religião, Toledo é também conhecida por ter abrigado o artista El Greco, que apesar de Grego, é um dos grandes nomes da arte espanhola. Foi em Toledo que El Greco que iniciou sua carreira de pintor retratista e conquistou fama. Veja nesse post um roteiro completinho de um dia em Toledo parando e visitando os lugares mais incríveis da cidade.

Roteiro de um dia em Toledo

Durante minha estada na Espanha, fui a Toledo duas vezes, na primeira consegui conhecer o básico do básico – fiz um tour com a faculdade, e me arrependi profundamente. Odiei o fato de ter hora para isso, hora para aquilo e não entrar em um dos lugares mais lindos da cidade, a catedral de Toledo. Na segunda visita, tive mais sorte e a companhia do Gabriel e do Hyam que tornaram a visita mais divertida, e para melhorar o dia estava lindo!

Mas agora deixando um pouco a minha visita de lado, vamos a uma sugestão de roteiro que passa pelos lugares que mais gostei combinando as duas visitas. A ideia é que em um só dia você consiga visitar o melhor de Toledo, conheça os principais pontos turisticos e alguns segredinhos da cidade sem depender de guia e nem de tour. Vamos nessa?

O Casco Antiguo de Toledo e a Antiga muralha

Ao chegar na cidade você vai reparar que a parte velha – onde estão as principais atrações da cidade – é toda murada e com portas medievais bem preservadas, uma mais linda do que a outra.

Como Toledo é um mini labirinto, se perder é bem fácil e bem divertido, pois cada vez que você se perde acaba encontrando algo novo. Mas como temos pouco tempo, para evitar perder muito tempo brincando de perde e acha, recomendo que logo na chegada em Toledo, você passe no escritório de turismo da cidade e pegue um mapinha ou para que faça Download do mapa da cidade no seu celular e já sinalize com uma bandeirinha os lugares que iremos visitar.

Veja aqui nosso trajeto no Google Maps

Entrando na cidade

Comece a visita pela Puerta de Bisagra Nueva, é fácil reconhecê-la, pois ela tem duas torres circulares ligadas a porta e duas pontas – em estilo castelinho do lado de trás. Essa é uma porta de origem medieval, mas que foi readaptada por Alonso de Covarrubias no século XVI.

Puerta de Bisagra Nueva, Toledo

Puerta de Bisagra Nueva, Toledo

A Mesquita Cristo de La Luz

Entre na cidade e siga caminhando em direção a Mesquita Cristo de La Luz, a primeira parada do dia. O nome em si já descreve um pouco da trajetória do lugar que ao longo dos séculos já foi mesquita e igreja.

Mesquita Cristo de La Luz

Mesquita Cristo de La Luz, Toledo

Repare que na calçada, bem na frente da mesquita, há um único paralelepípedo branco. Este paralelepípedo marca o local onde – de acordo com a lenda – o cavalo de Rei Afonso VI ajoelhou-se e recusou-se a seguir em frente. Achando que fosse um sinal divino o rei entrou na mesquita e viu um brilho saindo de uma das paredes da mesquita. O rei ordenou que a parede fosse escavada e ali atrás encontrou-se um crucifixo com uma lamparina acesa. Para que a história não fosse esquecida o rei gravou seu escudo durante a primeira missa que se realizou no local. Tanto o crucifixo quanto o escudo gravado pelo Rei estão hoje expostos no Museu de Santa Cruz.

Mesquita Cristo de La Luz

De volta a Mesquita, ela é a única sobrevivente de uma família de dez mesquitas que existiam na cidade. Destaque para a parte interior com um lindo encolunado árabe e um teto maravilhoso.

Dica: o invés de comprar a entrada individual, compre a “Pulseira Turística”que custa 8 Euros e dá direito a entrar em quase todos os lugares que passaremos hoje.

 O Alcázar de Toledo

Alcázar de Toledo

Sua próxima parada será o Alcázar – ou castelo de Toledo – onde funciona um museu do Exercito. Sinceramente nunca entrei e portanto não posso dar uma opinião sobre o lugar, mas vi umas fotos bem bonitas. De qualquer forma,  recomendo que você chegue até lá perto para ter algumas bonitas vistas da cidade, ele fica bem no alto de Toledo, e as vistas são lindas.

Vista do lado do Alcazar de Toledo

Vista do lado do Alcazar de Toledo

A Plaza Mayor de Toledo

Saindo dalí caminhe até a praça Mayor da cidade, aproveite pra experimentar a iguaria da cidade: o Marzipã que é vendido em cada uma das lojinhas da praça. Caso queira uma foto com a estátua de El Greco, atravesse uma das grandes portas em formato árabe que diz “Zocodover – Restaurado em 1945”, e lá estará ele em seu traje pomposo com direito a colarinho.

Puerta Zocodover -Toledo

Freiras fazendo Marzipã - Toledo

Freiras fazendo Marzipã – Toledo

Catedral de Toledo

Cansando da praça Maior? Chegou a hora de visitarmos a incrível Catedral de Toledo. Esse é outro lugar que você deve entrar, e nada de ser mão de vaca porque  a visita vale cada centavo o preço da entrada. Lá dentro, além de mil e uma capelas lindas e bem decoradas, e um claustro bem grande, estão expostas muitas obras de artistas espanhóis consagradas – claro que El Greco está entre eles.

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Depois da Catedral caminhe em direção a igreja dos Jesuítas, o caminho entre a catedral e a igreja dos Jesuítas passa por um montão de vielinhas estreitas e lindinhas… bem típicas de Toledo.

A igreja dos Jesuitas: Toledo vista do alto

A igreja dos Jesuitas tem uma torre onde é possível subir e ter a melhor vista de Toledo, se o dia estiver bonito então, a visita valerá cada segundo. O lado de dentro da igreja – toda branquinha – também é bonito, só que a vista é tão bacana que a igreja em si acaba passando desapercebida.

igreja dos Jesuitas - Toledo

Vista do alto da igreja dos Jesuitas - Toledo

Vista do alto da igreja dos Jesuitas – Toledo

Vista do alto da igreja dos Jesuitas - Toledo

Igreja de São Tomé e a obra prima de El greco

Dalí caminhe até a igreja de São Tomé, no meio do caminho você passará por “n” lojas de jóias e bijus, espadas, objetos de decoração e artesanatos. Apesar de mega turística, Toledo é uma boa cidade para compras. Nas jóias e Bijus, tem uma técnica muito típica em Toledo que é o Damasquinado.

Damasquinado - Toledo

Armadura em ToledoA igreja de São Tomé, que de fora aparenta ser apenas mais uma das muitas igrejas e templos religiosos que você visitará nesse dia, mas do lado de dentro esconde a obra prima do Artista El Greco. A enorme tela se chama “O enterro do Conde de Orgaz”e é bem curiosa, porque traz elementos do Céu, do Inferno e elementos da terra como um auto – retrato do artista e uma pintura do filho dele. A visita dura menos de dez minutos, por tanto, falta de tempo não é uma desculpa para escapar dessa

As sinagogas de Toledo

A igreja de São Tomé fica bem pertinho da “Juderia”ou bairro judeu,um lugar bem bacana para andar sem rumo pelas ruazinhas e fazer algumas bonitas descobertas. Além disso há duas Sinagogas que valem a visita. A Sinagoga Santa Maria de La Blaca, outro exemplo de transformação de cidade multi religiosa para cidade Católica. Só que infelizmente ela não está muito bem conservada. E a Sinagoga del Transito, que vale muuuuito a pena entrar, porque ela esta muito bem preservada, e os relevos que estão esculpidos ali são absolutamente incríveis. Depois de ver a cidade inteira ainda sim fiquei impressionada com a beleza dessa pequena Sinagoga.

Sinagoga Santa Maria de La Blaca,

Sinagoga Santa Maria de La Blaca, Toledo

Monastério de San Juan de los Reyes

Nossa última parada é o Monastério de San Juan de los Reyes, construído durante a reconquista para ser o Túmulo dos Reis Católicos. Fato que nunca aconteceu, pois como a conquista de Granada foi dez vezes mais trabalhosa e difícil que a conquista de Toledo, e a cidade de Granada continha tesouros ainda mais lindos que Toledo, os Reis decidiram que seriam enterrados na Catedral de Granada. Mas ainda sem os túmulos reais, o Monastério é muito bonito e muito delicado. Detalhe o teto com os escudos de Castilla e León. Vale a parada.

Monastério de San Juan de los Reyes - Toledo

Monastério de San Juan de los Reyes – Toledo

Monastério de San Juan de los Reyes - Toledo

Monastério de San Juan de los Reyes - Toledo

Monastério de San Juan de los Reyes - Toledo

Influencia Árabe no teto do Monastério. Os Leões espanhóis foram colocados ali para demonstrar poder

A Bajada de San Martín

E por fim deixa a cidade murada pela bajada de San Martin, uma bela despedida de uma cidade tão linda.

Bajada de San Martin - Toledo

Bajada de San Martin - Toledo

Ah, antes que eu me esqueça, fique sempre ligado nos horários porque Toledo fecha para Siesta. 🙂

 Localize-se:

 

Mesquita Cristo de La Luz

  • De segunda a sexta das 10:00 as 14:00 e das 15:30 as 17:45
  • Sábados e domingos das 10:00 as 18:40
  • Entrada: 2,50 Euros
  • Incluída na pulseira turística

Alcázar de Toledo

  • Aberto das 10:00 as 19:00 (No verão até as 21:00)
  • Domingo: das 14:00 as 18:30

 

Catedral de Toledo

  • De segunda a sábado das 10:00 as 18:30
  • Domingo: das 14:00 as 18:30
  • Entrada: 11 Euros

 Igreja dos Jesuítas

  • Aberto das 10:00 as 17:45 | No verão até as 19:00
  • Entrada: 2,50 Euros
  • Incluída na pulseira turística

 igreja de São Tomé

  • Aberto das 10:00 as 18:00
  • Entrada: 2,50 Euros
  • Incluída na pulseira turística

 Sinagoga Santa Maria de La Blanca

  • Aberto das 10:00 as 17:45
  • Entrada: 2,50 Euros
  • Incluída na pulseira turística

 Sinagoga del Transito

  • Aberto das 09:00 as 18:00
  • Entrada: 3,00 Euros

 Monastério de San Juan de los Reyes

  • Aberto das 10:00 as 17:30
  • Entrada: 2,50 Euros
  • Incluída na pulseira turística
Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

49 comments

    • mari vidigal 6 abril, 2017 at 01:03 Responder

      Não recomendo ir aos domingos, já que as igrejas fecham para a missa.(Caso vá na segunda ou terça feira, confira o que abre e o que fecha nesses dias ;))
      Abraços

  1. Bruno 23 novembro, 2016 at 02:24 Responder

    Mari, boa noite!! Pretendemos conhecer Toledo em janeiro. Caso a escolha seja utilizarmos trem para chegar lá, você aconselha comprar as passagens antecipadamente? Ou é tranquilo de comprar na hora?

    • mari vidigal 24 novembro, 2016 at 00:51 Responder

      Oi Bruno,
      Passagens antecipadas tem sempre um melhor preço na Europa, mas como é baixa temporada acredito que você não terá problemas para comprar na hora (se achar mais conviniente)
      Beijos

  2. Juliana 27 agosto, 2016 at 03:49 Responder

    Olá,
    Vc acha que Toledo com uma pessoa que anda de bengala é muito ruim ? Tem ideia de quantos KM andamos para conhecer todos os pontos ?

    • mari vidigal 27 agosto, 2016 at 22:22 Responder

      Oi Juliana,
      Se não estou errada Toledo tem algumas ruas de pedra, o que poderia sim ser um complicador. Quanto a distância percorrida, veja no mapinha deste post que o Google te indica pertinho. É preciso caminhar um bocado sim!

  3. Vanessa 22 agosto, 2016 at 22:44 Responder

    Olá, acabei de voltar de Madri. Segui seu roteiro exatamente como está descrito e foi maravilhoso. Muito obrigada pelas dicas e parabéns. Sem o seu auxílio nossa viagem não teria sido tão especial..

  4. Denise 12 julho, 2016 at 19:37 Responder

    Oi, Mari
    Td bem? Vou passar 2 dias em Madri. Vc acha que compensa ficar um dia em Madri e o outro ir pra Toledo? Sendo que nesse dia em Toledo terei que voltar umas 16 horas pois meu voo parte as 19:40 desde Madri pra Porto. Vc diz que tem a siesta em toledo, então não sei se aproveitaria bem esse dia, ou se aproveitaria melhor Madri em dois dias. Será minha primeira vez. Bjs

    • mari vidigal 16 julho, 2016 at 17:55 Responder

      Oi Denise,
      1 dia é muito pouco para Madri, eu não iria para Toledo de jeito nenhum. Mais vale curtir a cidade – que tem muito a oferecer- do que fica pingando para lá e para cá. #Vaipormim
      Aproveite a viagem, e qq dúvida é só gritar!
      Beijos

  5. bruno 27 junho, 2016 at 15:54 Responder

    ola gostei das dicas penso em seguilas para fazer esse roteiro.

    qual melhor horario para chegar em toledo e para retornar madrid
    att
    bruno

  6. Francisco Pinto 12 junho, 2016 at 13:31 Responder

    Olá mari!
    Vou seguir este roteiro para visitar Toledo. Muito bem escrito e útil. Parabéns!
    Para uma visita de 3 dias a Amsterdam – um casal e duas filhas gémeas de 12 anos – recomendas algum percurso de visitas?
    Obrigado!
    Francisco (de Portugal) 🙂

  7. Gabi 3 março, 2016 at 19:43 Responder

    Mariiii! Amei teu blog <3
    Também gostamos muito de conhecer Toledo! Tinha uma tirolesa na Puente de San Martin divertidíssima 🙂
    Até fiz um vlog desse dia!
    Um beijo, parabéns pelo lindo trabalho e sucesso!

  8. Michele Iglesias 26 janeiro, 2016 at 03:06 Responder

    Mari, adorei suas dias e ja anotei todas.
    Me da só uma ajuda.
    Você foi de Madri para Toledo?
    Foi de trem? Foi Renfe?
    Quais os horário de saída, lembra?

  9. Teresa 30 dezembro, 2015 at 21:01 Responder

    Olá Adorei o roteiro. Qual é a distancia de todo caminho a ser percorrido? Você teria alguma indicação de hotel em Toledo? Estou indo com uma pessoa que não anda muita. Pensei em fazer esse passeio em 2 dias.
    E local para comer em Toledo: Você tem alguma sugestão? É a primeira vez que viajo para exterior. Estou bastante insegura.
    Abraços
    Teresa

    • mari vidigal 26 janeiro, 2016 at 00:03 Responder

      Oi teresa,
      Com dois dias você pode brincar de andar sem rumo no primeiro dia ( o que é uma delícia em Toledo), e ver o que alcança. No dia seguinte você mata o que faltar. O único cuidado é não deixar coisas faltando em dois lados diferentes da cidade e depois ficar andando que nem barata tonta.
      Quanto a insegurança, vai tranquilo que a Espanha tem um idioma parecido com o português e está BEM acostumada a receber turistas com pouca experiência. Vc vai tirar de letra.
      Beijos

  10. Maíta Souza 3 agosto, 2014 at 20:58 Responder

    Gostei muito de sua página, estarei visitando novamente a Espanha com meu marido agora em Setembro, mas desta vez, de carro, conhecendo “todo” o país. Já tinha em mente incluir Toledo em nosso roteiro, mas estou achando resistência por parte dele; agora, com suas informações e O SEU roteiro para conhecer a cidade em 1 dia, vai ficar super fácil convencê-lo!
    Parabéns!!!

  11. Julia 26 junho, 2014 at 20:24 Responder

    Parabéns pelo blog
    Adorei as dicas!!! E é muito atencioso da sua parte colocar os links e horarios de funcionamento das atraçoes!!
    Parabéns mesmo!!

      • Cristiano 10 abril, 2014 at 18:24 Responder

        Oi! Parabéns pelo ótimo roteiro. Pretendo segui-lo na minha viagem à Toledo e gostaria de uma dica de como ir do ponto final do seu roteiro ( A BAJADA DE SAN MARTÍN) para a estação de trem. Vi no mapa que fica muito longe para ir andando!

        • mari vidigal 13 abril, 2014 at 02:52 Responder

          Oi cristiano,
          Tudo bem?
          Realmente a Bajada fica longe da estação de trem (2,5 Km), mas relativamente perto da estação de ônibus de onde eu costumava tomar o meu para Madri (1,5 Km) https://goo.gl/maps/7Tnpq
          Infelizmente não consegui descobrir nenhuma rota de Ônibus municipal que faça o trajeto. Outra opção, um pouco mais cara, mas totalmente viável, seria tomar um taxi até a estação. Como são menos de 7 minutos de caro, deve sair barato.

          Abraços e boa viagem!

    • mari vidigal 26 novembro, 2012 at 17:46 Responder

      Oi Luis,
      Td bem?
      Segovia é minha paixão… pequenina, uma gracinha!
      Toledo é uma cidade fantastica, uma lugar onde católicos, judeus e muçulmanos conviviam em total harmonia.
      E se sobrar tempo, inclua ávila na sua lista de cidades a visitar 🙂
      Abraços,

Post a new comment

Veja também