Tsukiji: O mercadão de Tóquio.

3

Uma ideia de passeio interessante para quem não consegue dormir por causa da diferença de fuso – amigo, se você não passar por essa, considere-se um verdadeiro sortudo – é dar um passeio de madrugada pelo mercadão de Tóquio e acompanhar o famoso leilão de atuns.

Tsukiji: O mercadão de Tóquio.

Tsukiji é um mercado enorme que vende peixes, legumes e flores. Só para vocês terem uma idéia da dimensão do negócio, o ele movimenta quase 800 toneladas de alimentos por ano.

Para nós turistas o principal atrativo do lugar são os peixes, especialmente o leilão de atuns que ocorre diariamente entre as 05:00 e as 06:30 da matina. Imagine um montão de japinhas examinando peixões do seu tamanho e uma gritaria digna de bolsa de valores, é esse o cenário. Digno de filme!

Leilão de atuns: reparem na multidão atenta enquanto os peixes são cantados.

Um a um os peixes vendidos são etiquetados

Como nos últimos anos o número de turistas que visitam o Tsukiji aumentou muito, eles precisaram fechar a área do leilão e limitar o número de entradas a 120 pessoas por dia. Como a reserva antecipada não é permitida, para não perder a viagem, chegue pontualmente as 05:00 da matina (lembre-se que japonês é certinho com essa história de horário e que o atrasinho de cinco minutos não rola!), suba até o primeiro andar “The Fish Information Center” – Entrada da ponte Kachidoki e reserve seu lugar.

Infelizmente os mercados internos, que são onde os atacadistas compram seus produtos foram fechados para turistas nos horários de pico, ou seja, até as 09:00. Isso porque os turistas com suas enormes máquinas fotográficas e sem entender uma palavra de japonês acabavam bloqueando os corredores do lugar e impedindo a passagem de carrinhos e empilhadeiras, e de certa maneira a grande quantidade de turistas prejudicava o sistema de ar condicionado do local gerando um possível problema sanitário. Tive a sorte de visitar o lugar pouco antes de ser fechado, e confesso que me diverti bastante com a quantidade de peixes e mais ainda, com o corre corre de lugar!

Peixes empilhados

E ai, vai uma cabecinha de peixe? Baratinho 200 Yens!

Mas não fique triste porque além da visita ao leilão de atuns, que vale mega a pena, o Tsukiji tem mais dois pontos de interesse, os mercados externos, onde peixes, frutos do mar e outros muitos itens estão expostos e a venda e a área de restaurantes. O mercado externo lembra um pouco nossos mercados, mas como os itens a venda são bem diferentes, recomendo um calmo passeio – afinal para que correr se é de madrugada e você vai conseguir dormir mesmo?

Reparem que como chegamos cedo os camarões ainda estavam sendo colocados

Comida feia!

Para fechar com chave de ouro, não saia de lá sem tomar um “café da manhã” as avessas – ou seja, começar o dia com um peixinho, do bom e bem fresco. Para quem gosta de sushi!! Aproveite! Mas para quem prefere peixe frito, cozido, asado, pode ficar sossegado que você não sairá de lá com fome!

No mercado externo há uma fila de restaurantes que servem todo tipo de iguarias fresquinhas, e para facilitar a vida de quem não sabe ler japa, os restaurantes tem cardápio fotográfico – com preço e tudo – assim dá para escolher algo do tamanho do seu bolso e da sua fome!

Veja o mapa do Tsukiji :

Fonte: http://www.japan-guide.com/e/e3021.html

 

Localize-se:

Mercado Tsukiji

http://www.tsukiji-market.or.jp/tukiji_e.htm

5-2-1 Tsukiji, Chuo-ku

Metro: Tsukiji ou Tsukiji-Shijo

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

  1. Japão: a lista das cidades imperdíveis | Idéias na mala 24 outubro, 2012 at 09:28 Responder

    […]  O que fazer:  passear por Shibuya (http://ideiasnamala.com/2010/11/06/shibuya-o-cruzamento-mais-lotado-do-planeta/), visitar o Meiji Jingu (http://ideiasnamala.com/2010/12/03/meiji-jingu/) eo Asakusa (http://ideiasnamala.com/2011/09/24/toquio-conheca-o-asakusa-o-mais-antigo-templo-budista-da-cidade/) – os templos mais interessantes da cidade, ver o pôr do sol em Roppongi Hills, xeretar os eletrônicos em Akihabara (http://ideiasnamala.com/2011/09/24/toquio-akihabara-o-paraiso-dos-eletronicos/), visitar o Mercado de peixes (http://ideiasnamala.com/2011/10/01/tsukiji-o-mercadao-de-toquio/) […]

Post a new comment

Veja também

Roteiro de 1 dia em Chicago

Roteiro de 1 dia em Chicago

Primeira vez em Chicago? Veja este roteiro caprichado de 1 dia pelo centro da cidade parando e visitando alguns dos principais pontos turísticos de Chicago. ...