Roma antiga, um banho de cultura

11

Muito mais do que um símbolo ou um monumento impressionante o Coliseu é um banho de história, praticamente uma entidade romana e que apesar da fama turística, tem muito a contar. Historias e lendas que vão bem além de seus sei lá quantos mil anos de existência se revelam timidamente em cada detalhe, cada pedregulho, cada degrau.

O passeio começa com uma íngreme escadaria, são dois lances de escada caprichados com altos degraus. Mas prometo que o esforço será recompensado com a vista completa do recinto. Uma espécie de oval repleto de pequenas galerias… Simplesmente impressionante.

 Sugiro que você complete toda a circunferencia com bastante calma, atravessando e contemplando os arcos e aproveitando a vista de cada uma das muitas varandas. De quando em quando, de uma espiadela na vista para o Palatino e para o pomposo arco de Constantino.

 Do lado de dentro repare nos sinais que o lugar de oferece, nos restos de colunas. Imagine que surreal quando todo o coliseu era rodeado por imponentes colunas e por estatuas. Há muitos restos de estatuas e muitas texturas bacanas por lá.

 Terminado o lado de cima, desça a escadas e veja as galerias mais de perto curta um pouquinho as varandas inferiores e se despeça do Colisseu em estilo: com muitas fotos.

Do lado de fora curta um pouco o ambiente mega turístico do lugar… gladiadores romanos pousam para fotos com turistas, as barracas de lembrancinhas e sorvetes mais caras da cidade e no fundo o Arco de Constantino.

 O ingresso de entrada ao Colisseu também te da o direito de entrar no que é a minha parte preferida de Roma, as ruínas Romanas incluindo o Fórum Romano e o Palatino. O ingresso vale por até 48 horas, mas só te da direito a entrar uma vez em cada lugar.

Sugiro que você comece a explorar as ruínas romanas pelo Palatino e deixe o fórum romano para o final, isso porque há duas saídas perto do fórum romano e esse mini planejamento vai deixar sua vida mais fácil.

 Caso você goste de história, tai o lugar certo para você levar e ler seu guia de Roma. Cada casa, casa construção tem uma explicação bacana e com um guia na mão, fica bem mais fácil de entender.
Ah, esse é um passeio bem longo. Prepare-se para gastar pelo menos uma manhã ou tarde inteira entre as ruínas e o Coliseu. Claro que tudo isso depende do tamanho do seu interesse. Mas pessoalmente acho tão fantástico que não me imagino fazendo o percurso de maneira mais rápida. Ah, e alem de andar uma distancia considerável subindo e descendo, vale lembrar que o solo é bem irregular, com muitas pedras e buracos eu se fosse você iria de tênis.

Templo Rômulo

 Entre as muitas ruínas, sugiro que você de uma atenção especial ao Estádio do Palatino, o Templo das virgens vestais, o templo de Rômulo e o templo de Saturno. É claro que é tudo lindo e que seu gosto pode ser completamente diferente do meu em relação as preferencias, mas deixo aqui um cheirinho do que eu mais gostei.

Estadio do Palatino

Templo das Virgens Vestais

Templo de Saturno

Localize-se:
Coliseu, Palatino e Fórum Romano:

http://www.rome.info/colosseum/
metro: colosseu
Entrada: 12 euros – valido por 48 horas
Desconto para membros da união européia menores de 25 anos ou maiores de 65.

Veja também:

Roma: http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/11/30/roma/

Um passeio pelas ruas e fontes romanas: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/15/um-passeio-pelas-ruas-e-fontes-romanas/

Tivoli – Parada obrigatória: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/08/tivoli-parada-obrigatoria-e-pertinho-de-roma/

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

11 comments

  1. Rafaela 16 outubro, 2015 at 14:59 Responder

    Oi Mari!

    Quais são as duas opções de saída do Forum Romano que você cita no post?
    Em um outro post seu eu li sobre a saída do Palatino pelo Circo Massimo, subindo o morro do Aventino.
    Essa é uma delas? Para sair pelo Palatino eu não teria que começar pelo Forum?

    Bjss

Post a new comment

Veja também

Roteiro de 10 dias na Espanha

Tá vindo para Espanha pela primeira vez e não sabe bem como organizar sua viagem? Neste post faço duas incríveis recomendações de roteiro para você desvendar ...