Dicas de Roma: roteiro pelas principais ruas e fontes da cidade

Caminhar é uma das melhores formas para conhecer Roma e descobrir seus segredos. Nesse post, faremos um passeio super agradável pelas principais ruas, praças e fontes do centro de Roma passando pela Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Panteão e muito mais. Vamos nessa?

Dicas para conhecer Roma

Este é um roteiro de um dia que começa na Estação Termine e acaba na Ponte de São Angelo, passando e parando em alguns dos meus cantinhos preferidos de Roma. Vamos visitar a Basílica Santa Maria Maggiore, Quattro Fontane, Igreja Trinità dei Monti, Piazza de Spagna, Fontana di Trevi, Via del Corso, Piazza de Collona,  Templo Adriano, Panthéon, Piazza Navonna e Ponte de São Angelo – nesta sequência.

Se quiser um roteiro completo de Roma, também temos um Roteiro de Roma: conheça o melhor da cidade em 3 ou 4 dias. Basta acessar e embarcar nessa imersão de cultura.

Vamos agora para a nossa caminhada do dia?

Roteiro no mapa:

Este roteiro foi planejado como um passeio de um dia inteiro, mas quem quiser pode pular a Villa Medici e fazer as paradas rápidas para terminar em uma manhã. Outra alternativa seria começar a manhã com um passeio pelo Museu do Vaticano + Basílica de São Pedro e fazer o roteiro ao contrário terminando com um pôr do sol no alto da escadaria de Espanha. Espero que você curta bastante esse dia e, e qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário no post.

Roteiro Google Maps

Acesse o roteiro no Google Maps.

Basílica Santa Maria Maggiore

Comece a caminhada pela estação central de Roma, a estação Termine em frente a Piazza del Cinquecento (olhando de frente para a estação). Vire à esquerda na Via Cavour até chegar na primeira parada do dia, a bonita Basílica Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior), uma das grandes igrejas de Roma e uma símbolo importante para os católicos. Pela própria fachada já da para ver como a igreja foi reformada ao longo dos séculos. A parte de dentro também é bem bonita e merece uma visita.

Saindo de lá, contorne a igreja e siga reto pela via Agostino Depretis e, dali, continue caminhando sempre reto. A rua vai mudar de nome algumas vezes. Primeiro ela se transforma na Via delle Quattro Fontane, o porquê dessa mudança fica bem claro quando você passar pelo cruzamento das quatro fontes, uma fonte em cada lado do cruzamento. Sensacional! Esse é um gostinho do que Roma pode te oferecer, é só dobrar a esquina para encontrar quatro fontes mega interessantes. Fique atento, segredinho como este deixarão seu dia mais e especial e seu Instagram repleto de fotos!

Dicas de roma fontes e praças

Quattro Fontane

Um pouco à frente, a rua muda de nome uma terceira vez e passa a se chamar Via Sistina. Nesse meio tempo, você passará por uma série de casarões.

Dicas de roma fontes e praças

Atenção, por aqui os detalhes arquitetônicos são bem interessantes!

Dicas de roma fontes e praças

Igreja Trinità dei Monti

Só mais alguns quarteirões e você chegará na Igreja Trinità dei Monti, que tem uma vista panorâmica para toda a cidade de Roma, inclusive a famosa escadaria Espanhola – como é conhecida a Scalinata Trinità dei Monti.

Dicas de roma fontes e praças

Visite a igreja por dentro e repare nos detalhes. Com um pouco de sorte, além de uma igreja super delicada, você presenciará uma missa lindamente cantada. Aliás, um ponto importante, independentemente da sua religião, assistir trechos de música italiana cantadas ao vivo por um coral incrível é sempre uma boa pedida.

Dicas de roma fontes e praças

Na saída, se quiser, dê uma esticadinha e visite a Villa Medici (aberta de terça à domingo das 9h30 às 17h30, somente com visita guiada) – um dos palácios mais lindos de Roma e que fica adjacente ao principal parque da cidade, os Jardins Borghese (um parque maravilhoso). Dependendo do seu pique, dá para visitar a Villa ou os Jardins e ainda seguir este roteiro todinho com direito a almoço e jantar no capricho (não provar as delícias romanas é deixar de lado uma parte importante da cultural local).

Piazza de Spagna (Praça de Espanha)

Em seguida, desça as escadas (Scalinata Trinità dei Monti) até chegar na Piazza de Spagna (Praça de Espanha), onde há uma pequenina fonte em forma de barco com um nome bem sugestivo: Fontana de La Barcaccia. Vale lembrar que é aqui nessa escadaria que os romanos comemoram a chegada do Ano Novo e outras ocasiões festivas. Assim, ao descer os degraus e admirar os contornos da cidade, pense no montão de história que cada degrauzinho desses já viveu!

Dicas de roma fontes e praças
Dicas de roma fontes e praças

Fontana de Trevi

Nossa próxima parada será a Fontana di Trevi (Fonte de Trevi) e para chegar lá você pode entrar em uma das ruas que saem da Piazza de Spagna. O Google Maps no topo desse post me ajudou a mapear o caminho mais curto, mas quem quiser brincar de se perder, essa região é super bacana e tem muita coisa legal.

Dicas de roma fontes e praças

Uma das curiosidades mais impressionantes da famosa Fontana de Trevi é que ela surge quase que do nada. Diferente das outras fontes romanas, ela não está está no centro de uma praça, mas apertada entre muitas construções. Aposto que muito turista desavisado passa do lado sem se dar conta de onde está quando de repente… Cai de frente com a fonte mais linda e interessante de Roma.

Dicas de roma fontes e praças

Repare na beleza das esculturas e no som de água que contrasta com o barulho dos turistas. A Fontana di Trevi é um desses lugares que preciso visitar todas as vezes que vou para Roma e mais de uma vez. Chegando lá, você entenderá o porquê!

Dicas de roma fontes e praças

Via del Corso e Piazza du Collona

Nossa próxima parada oficial é Na Piazza di Collona, junto à belíssima coluna de Marco Aurélio. Mas, antes de chegar lá, você cruzará uma das ruas mais chiques da cidade, a Via del Corso. Nessa região estão as lojas mais chiques da cidade e um lugar ideal para quem gosta de ficar por dentro das últimas tendências do mundo da moda. As lojas são caras, mas as vitrines são tão lindas que vale dar aquela passadinha básica.

Terminada a sessão vitrine, dirija-se até a Piazza di Collona onde está a linda Coluna Antonina construída Marco Aurélio e posteriormente restaurada pelo Papa Sisto V, que adicionou a estátua de São Paulo no topo.

Templo Adriano

Dali, contorne o quarteirão até o Templo Adriano, um conjunto de colunas Romanas de encher os olhos (e as lente da câmera). O edifício que hoje abriga a Bolsa de Roma já passou por muitas idas e vindas desde que foi construído em 145 DC pelo imperador Antonino Pio.

Dicas de roma fontes e praças

O Panteão de Roma

Chegamos a um dos pontos mais espetaculares do dia (e possivelmente da sua viagem). O Panteão de Roma, que a primeira vista parece uma igreja estranha meio arredondada, é o único edifício em Roma da época Greco Romana que continua em pé. O Panteão foi construído para homenagear os deuses do Panteão Romano e, no século VII, foi convertido em igreja católica e morada eterna de pelo menos uma dúzia de italianos Ilustres. Antes de entrar no Panteão, que tal olhar a sua volta e reparar no entorno? Comecemos pela pracinha onde ele está, rodeada por casinhas antigas. No centro, há um obelisco egípcio com uma fonte.

Dicas de roma fontes e praças

Com sorte, você encontrará algum artista de rua fazendo uma bela serenata em Italiano.

Dicas de roma fontes e praças

Olhe agora para o prédio do Panteão e atente-se às paredes antigas e às colunas romanas. De dentro, o prédio é completamente diferente: a coloração marrom do lado externo dá espaço a uma estrutura de mármore, com muitos detalhes coloridos, e ornamentada com muitos anjos. Antigamente, a fachada era adornada com santos pagãos, que por sorte foram a única coisa destruída no prédio. A conversão em igreja salvou o prédio da total destruição.

Dicas de roma fontes e praças

Depois de olhar bem o lado de fora, chegou a hora de entrar no Panteão. Repare nos mármores coloridos e na infinidade de relevos e detalhes.

Dicas de roma fontes e praças

Sem dúvida nenhuma, o detalhe mais especial do Panteão de Roma é o teto com o centro aberto. Reza a lenda que antigamente o calor das velas acendidas no interior do prédio era tão forte que as gotas de uma eventual chuva evaporavam no mesmo momento. Atualmente, o calor das velas foi substituído por uma coleção de ralos potentes.

Dicas de roma fontes e praças

Piazza Navonna

Saindo do Panteão, caminhe até a  Piazza Navonna – uma das mais lindas e animadas praças de Roma. A Praça Navonna vive cheia de barraquinhas, pintores e vendedores de quadros. Durante as festividades, diversas atrações e barraquinhas que vendem brinquedos são montadas por ali também.

Dicas de roma fontes e praças

E, para nós brasileiros, ainda há mais um detalhe: é nesta praça que está localizada a embaixada do Brasil. Com sorte, você verá também uma moça que vende cozinha e guaraná de maneira “discreta” na porta do consulado.

Dicas de roma fontes e praças

Repare na fonte central, acho ela tão linda quanto à Fontana de Trevi. Atrás dela há uma igreja muito bonita com o teto todo decorado com afrescos. Vale mega a pena entrar.

Dicas de roma fontes e praças

Terminado o passeio, aproveite para comer algo em um dos muitos restaurantes da região. Para comer bem e barato, minha sugestão é que você se afaste algumas ruas da Praça Navonna e aí comece a procurar um lugar. Outra praça que também é turística, mas tem muitas opções de restaurantes é a Piazza Campo di Fiore que fica algumas ruas para baixo da Piazza Navona, um quarteirão após cruzar a Corso Vittorio Emanuele.

Ponte de São Angelo

Termine o dia caminhando até a ponte de São Angelo, uma das mais lindas da cidade e com uma vista incrível do Vaticano e do Castelo de São Angelo.

Dicas de roma fontes e praças

Não esqueça do seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para quem viaja pela Europa. Aliás, uma dica? Leve o comprovante de contratação da apólice na mala de mão para evitar a saia justa na hora de passar pela alfândega. O seguro viagem é o seu trunfo caso ocorra algum problema. Já pensou se sua mala é extraviada logo na chegada à Roma? Ou então se você passa ileso pela esteira de bagagens do aeroporto, mas na empolgação acaba torcendo o pé pelas ruas de Roma? Isso é mais comum do que eu gostaria!

Para evitar a dor de cabeça em busca pelo seguro ideal, recomendamos que você entre no site da Seguros Promo e faça sua cotação por lá. Eles tem um esquema muito legal de comparar apólices apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado em termos de seguros.

Faça sua cotação inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, gostou das nossas dicas de passeio pelas ruas e fontes de Roma?
E, para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar ISIS disse:

Duas dúvidas:
1 – O Museu do Coliseum nao abre aos domingos?
2 – O único domingo que o Museu do Vaticano é pago é o ultimo do mês?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Isis, pelo que eu saiba o Museu do Vaticano é pago todos os dias. Confira no site deles!
E sim, o Colisseu abre todos os dias!

Avatar Hermelinda disse:

Amei as dicas.
Já fui várias vezes.
Vc detalhou exatamente como é.

Avatar Marta disse:

Que bom que existe pessoas como você para facilitar e embalar o sonho de muitos.Parabens é muita saúde com sorte p voce

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelos elogios.
Beijos

Avatar Eveline disse:

Oi, Mari, vc acha a área do Pantheon boa p se hospedar?

mari vidigal mari vidigal disse:

Ótima, bem central e perto de tudo.

Avatar Giovanni disse:

Olá, Mari.
Vou para Roma em breve.
Sou marinheiro de primeiro viagem e seu site vai me ajudar muito.
Que dias você daria com relação à ingressos para visitação?
E com relação aos deslocamentos em Roma?
Muito obrigado.
Um abraço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Giovani,
Que delícia de viagem!
Já viu minha sugestão de roteiro para 3 dias em Roma?
Para os deslocamentos, se você gosta de caminhar, dá fácil para combinar caminhadas com metrô.
Para os ingressos, caso sua visita seja em alta temporada, vale a pena comprar com antecedência.

Qualquer coisa grita!
Abraços

Avatar Caiti Tainá disse:

Oi, Mari, parabéns pelo site! Muito legal, estou anotando tudo! Vou seguir o seu roteiro de três dias em Roma. Queria saber se você tem mais dicas de restaurantes e outros lugares bons para comer.
bjos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Tenho sim. Tô para publicar um post faz tempo, mas enquanto não sai do papel, segue alguns imperdíveis:

Pietro
Via dei Pianellare,19
+39 06 6868565

Não deixe de pedir de entrada flor de abóbora. Uma iguaria
Para quem gosta se gnochi, tem com molho de gorgonzola que é ótimo

Macheroni
Piazza delle Copelle, 44
Uma boa dica para a hora do almoço

La Pollarola
http://www.lapollarola.it
(entre a Piazza Navona e a Piazza Campo del Fiori)
Piazza Pollarola, 24-25
+ 39 06 68801654
Experimente a alcachofra a romana de entrada e na sobremesa o creme de zambaione com amoras vermelhas (incrível!)

Trattoria Alfredo e Ada
Via dei Banchi Nuovi, 14
+ 39 06 5743816

Checchino Dal 1887
Via Monte Testacio, 30
+ 39 06 5743816

Trattoria e Pizzeria Dal Pollarolo 1936
(Pertinho da Piazza de Popolo)
http://www.dalpollarolo1936.it
Via di Ripetta 4-5
+39 06 3610276
Um bom Lugar para almoçar. Sugestão: peça uma bruscheta de entrada e uma lasanha de prato principal.
Fecha as quinta feiras.

Depois passe para contar o que achou.
Abraços

Avatar Márcia Machado disse:

Parabéns pelo post, muito bom! Estarei em Roma semana que vem e gostaria de saber se vc tem alguma dica de comercio, lojas mais comuns onde os romanos compram, sem ser lojas de griffe e carérrimas. Desde já obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Márcia,
Tudo bem?
Infelizmente não tenho dicas de lojas 🙁
Vale restaurantes? rs

Avatar Gibran Castro disse:

Oi Mari,

adorei o roteiro. Ficarei por 3 dias em Roma com minha mãe em Junho. Praticamente seguiremos a risca seu roteiro. Adoramos todas as sugestões. Um único porém é que no terceiro dia pegaremos um vôo a noite. Então temos somente ate umas 16:30 pra visitar tudo. Você acha que dá pra fazer o terceiro dia completo, das ruas e fontes, terminando por volta desse horário? Se não, o que recomendaria tirar? Imagino que tudo vale a pena, mas se não der, vou ter que cortar alguma coisa.
abraços

Gibran

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gibran,
Td bem?
Acho que dá fácil para encaixar o roteiro ao seu tempo sem grandes correrias!
Na volta passe por aqui para contar como foi!
Abraços e boa viagem!

Avatar petter disse:

Oi Mari,
Não sei se aqui é o lugar ideal para esse comentário… mas depois você reposiciona… Me diz uma coisa, qual é a área de Roma que você acha legal para se hospedar?

mari vidigal mari vidigal disse:

Para um marinheiro de primeira viagem a região do Coliseu é uma boa pedida. Pessoalmente gosto muito da área perto da Piazza del Popolo ou Piazza de Spagna (as duas ficam bem pertinho uma da outra), um pouco menos turistica e repleta de bons restaurantes e barzinhos.
Vc vai ficar em Hostel? O Alessandro Palace (fica perto de Termine) é uma pedida BBB (bom, bonito e barato).
Abraços,

Avatar petter disse:

Valeu Mari,
Fiz a pergunta porque vi que há uma grande oferta de hospedagem nas proximidades da estação, mas também já li que esta é uma área meio “estranha”. Por isso estou procurando um lugar em área mais agradável, mas que me permita conhecer grande parte do centro histórico a pé. Ainda estou sem noção da grandez das distâncias…. Obrigado pelas dicas!

mari vidigal mari vidigal disse:

Petter, realmente a área perto de Termine não é a melhor de Roma, MAS É BEM CENTRAL. Dizem que é uma área perigosa, mas é tão perigosa quanto qualquer área de estação de trem do mundo – tem que ficar esperto. Já fiquei duas vezes hospedada por ali e tive boas experiencias.
Agora as duas outras áreas que te indiquei… ou perto do Coliseu ou Piaza del Popolo são definitivamente melhores opções.

Avatar petter disse:

Oba!!! Acho que esse post foi feito para mim… euheuheuehuh… Tudo anotado! Mas me diz uma coisa… já li em algum lugar que o pessoal costuma beber a água das fontes e que nas que não pode tem uma plaquinha dizendo que a água não é potável. Você viu isso por lá? Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Petter,
Tudo bem?
Que bom que você gostou do post. Você já tem o roteiro fechado? O que tá pensando em fazer?
Em relação as fontes, vi essa plaquinha em alguns lugares, vi no Vaticano (água potável e água não Potável) e em Tivoli.
Tem mais posts de Roma vindo por ai.
Abraços,
Mari