Seja bem vindo a Kioto Eki – estação de Kioto

15

“Kyoto, Kyoto desu”  anuncia o condutor de trem, uma placa indica que você esta no lugar certo, é hora de pegar as coisas e descer do trem depressa antes que o trem parta para o próximo destino.


Quem desembarca em Kioto pela primeira vez encontra uma estação de trem moderníssima, um prédio prateado com andares e andares de escadas rolantes, uma surpresa para quem espera encontrar apenas templos e tesouros milenares.

Como muita gente vem para Kioto apenas para passar um dia, no andar térreo da estação há dezenas de lockers para todos os possíveis tamanhos de mala. O preço varia conforme o tamanho da mala, mas um bem grande custa 600 yens por dia. Caso este seja seu caso, recomendo que você se livre da sua mala o mais rápido possível para curtir seu dia ao máximo.

 De volta a estação, o prédio vale um passeio. Sugiro que você comece pela porta principal, de costas para a Kyoto Tower (torre de Kioto) há escadas rolantes para dois grandes prédios com fileiras de escadas rolantes para cada um deles. A sua esquerda esta o hotel Granvia e a direita a loja de departamento ISetan. Quem quer pegar um trem local (JR ou Kintetsu) ou trem bala (Shinkansen) deve subir apenas um lance de escadas, virar a esquerda e seguir placas. Para quem esta passeando, olhe para cima e veja a quantidade de lances de escadas rolantes. Nosso target é o ultimo deles, assim que acabarmos com as escadas rolantes subiremos escadas normais até chegarmos ao terraço. Durante a subida, de quando em quando olhe para trás para curtir os detalhes arquitetônicos do prédio, que são geniais.

 O terraço tem uma vista da cidade de Kioto, do lado direito esta a torre de Kioto e um templo enorme chamado Higashi Honganji, uma amostra de como a cidade cresceu e os templos foram ficando apertadinhos no meio das casas. Quando cansar da vista, desça de escada normal até o décimo andar ( a rolante desde direto sem parar no décimo) este é um piso de restaurantes de comida rápida e relativamente baratos, mas agora não é hora de comer é hora de visitar, por isso atravesse os corredores até chegar em uma passarela de vidro, o “Ski Tour” essa passarela de vidro atravessa todo o complexo…na verdade são duas passarelas, caminhe pela primeira passarela e assim que ela acabar, entre na segunda que tem mirantes para a cidade e para a Kioto Tower (Torre de Kyoto).

Sky tour | Uma mega passarela no centro da estação

Passarela do Sky tour 

Mirante com vista para a Torre de Kioto 

A segunda passarela acaba no topo do Hotel Granvia, na frente de um pátio que é usada para celebrar casamentos. Termine o passeio descendo as escadas e retornando ao ponto de inicio, a entrada da estação.

Parte externa da estação

Para quem tem tempo sobrando, tenho ainda duas sugestões de passeio. No subsolo da Isetan há um supermercado super bacana. O primeiro subsolo é composto por milhares de lojas de doces,bolos e biscoitos, as mini vitrines são maravilhosas e dão água na boca. Acho que vale a pena olhar com calma e conhecer um pouco do capricho japonês com comida. O andar de baixo é um supermercado comum, só que um supermercado comum no Japão, o que significa muitas diferenças para nós brasileiros, aproveite para descobrir algumas maluquices japas, e porque não provar umas novidades?

Bolinhos japas: para não entende a lingua, a brincadeira aqui é provar um sem saber o sabor.

Falando em capricho, veja só que linda essa torta natalina

Biscoitos salgados… hummm

E para quem não quer provar nada diferente, também tem opção…

Olha só esse pãozinho folheado de coração

A segunda sugestão é visitar o setor de quimonos e artigos japoneses da Isetan que é bem interessante e terminar com uma refeição no andar de restaurantes, tem várias opções gostosas de sushi a tempurá, de italiano a francês para todos os bolsos.

Sobrou tempo? Dê um pulinho no templo Higashi Honganji que fica bem pertinho da estação e é um dos maiores de Kioto. Para chegar lá é só sair pela entrada principal sentido torre de Kioto e caminhar algumas centenas de metros. A entrada é grátis!!!

Veja também:

Uji: a cidade do chá – lindíssima e pertinho de Kioto: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/19/uji-visitando-uma-das-mais-tradicionais-casa-de-cha-do-japao-e-o-templo-estampado-na-moeda/

Em casa do Outro lado do mundo – Um relato de intercambio no Japão: http://ideiasnamala.wordpress.com/2012/01/17/em-casa-do-outro-lado-do-mundo/

Japão:  http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/11/01/japao/

Conheça os encantos de Miyajima, uma das ilhas mais lindas do Japão: http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/10/21/miyajima-desvendando-um-dos-lugares-mais-fotografados-de-japao/

Hiroshima: uma cidade que aprendeu a fazer a paz da maneira mais difícil: http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/10/14/hiroshima-passeio-e-reflexao/

Primavera no Japão | As lindas flores de cerejeira: http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/09/25/primavera-na-japao-e-as-flores-de-cerejeira/

Tóquio |conheça o cruzamento mais lotado do planeta: http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/11/06/shibuya-o-cruzamento-mais-lotado-do-planeta/

Tóquio| Os jardins do palacio Imperial: http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/12/19/jardins-do-palacio-imperial/

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

15 comments

  1. Marina 1 maio, 2015 at 17:09 Responder

    Oi Mari, tudo bem? Olha eu aqui de novo! O seu blog está me ajudando bastante no planejamento da minha viagem ao Japão! Comprei o JR Pass e vou marcar os lugares dos trens, mas estou com uma dúvida. Alguns trechos não são diretos, sendo necessário fazer transferência de um trem para outro. Quanto tempo é necessário programar para transferência em estações como Shin-Osaka, Toyama, Nagoya? Estou vendo várias opções aqui com intervalos de 6 min, 8 min, entre um trem e outro e estou com medo de não dar tempo! Obrigada!!

  2. Virgínia Rodrigues 26 janeiro, 2012 at 07:42 Responder

    Top 100 Exchange and Experience Blogs 2012

    Dear Marina,

    My name is Virgínia Rodrigues and I work for the language portal bab.la.

    I’m contacting you with regards to your blog.

    Every year we organize the “Top 100 International Exchange and Experience Blogs” competition (also known as IX12). We are looking for the top 100 blogs about life abroad because we really enjoy bringing the exchange blogger community together. Last year we had 220 participants and close to 5.000 votes. You can see the last year results here:
    http://en.bab.la/news/top-100-international-exchange-experience-blogs-2011

    Your blog has been nominated and will enter the competition unless you tell us not to. The nomination period goes from January 16th to January 29th, 11:59 p.m. CET (German Time). Feel free to tell other bloggers about the competition or nominate another blog yourself. Voting starts on January 31st and goes till February 12th, 11:59 p.m. CET (German Time). Results will be published February 14th. The winners will be decided based on user votes.

    If you don’t want to be included in the nomination list, please let us know by sending me an email and we won´t contact you again. You can also contact me by email ([email protected]) if you have any further questions about the competition.

    Kind regards,
    Virgínia Rodrigues
    On behalf of bab.la and the Lexiophiles language blog

Post a new comment

Veja também