O que fazer em Salvador – Os principais lugares para conhecer

Visitar a capital da alegria é sempre um prazer, por isso queremos mostrar pra vocês o que fazer em Salvador, e dar ótimas dicas dos principais lugares para conhecer.

A energia das pessoas extravasa, e o ditado: Sorria, você está na Bahia é levado a sério por todos que vivem por lá. Uma cidade que mistura sons de instrumentos musicais dos mais variados tipos, tem berimbau, triângulo, reco reco, tem cheiro bom de acarajé, abará, vatapá, é mistura das boas, além é claro de muita história e música boa.

Toda viagem a Bahia é uma cadência de city tour pelas ruas da cidade, praias gostosas com mar quentinho, comida boa e muitas oportunidades que a cidade tem a oferecer.

Bora ver tudo que tem nesse post?

  • Quanto tempo ficar em Salvador
  • Como sair do aeroporto para o centro de Salvador
  • Onde ficar
  • O que e onde comer
  • Aluguel de carro

Lugares para conhecer em Salvador

  • Pelourinho
  • Igreja e Convento de São Francisco
  • Ilha dos Frades
  • Casa do Rio Vermelho
  • Praia do Forte
  • Praia Farol da Barra
  • Praia do Porto da Barra
  • Galeria do Mercado Modelo
  • MAM Museu de Arte Moderna
  • Ponta do Humaita
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Quanto tempo ficar em Salvador

Em dois dias você consegue conhecer apenas os principais ponto turísticos, mas com certeza se você tiver mais tempo, fique uma semana. Assim dá tempo de conhecer o Pelourinho, ver o pôr do sol em diferentes lugares, visitar os museus e as igrejas, e ainda ir em lugares como a Praia do Forte ou Ilha dos Frades.

Como sair do aeroporto para o centro de Salvador

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – nome do aeroporto de Salvador, fica em torno de 28km do centro da cidade. Os principais jeitos para ir ao centro da cidade ou regiões vizinhas é através de Táxi/Uber, Metrô, ônibus ou carro alugado.

Ônibus

A maneira mais econômica de ir do aeroporto para o centro é indo de ônibus. A linha que faz esse trajeto é a Linha 1001-00 – Aeroporto – Praça da Sé. Confira o trajeto aqui. Saem do local de 40 em 40 minutos.

Metrô

A Estação Aeroporto possui traslado gratuito para o terminal aéreo, com ônibus climatizados e acessíveis para portadores de necessidades especiais. Suas linhas são mais restritas, ele vai até o centro, mas não atende às zonas hoteleiras e regiões turísticas da cidade. Site oficial.

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo e feriados: das 5h a meia-noite

Aluguel de carro

Se você gosta de uma viagem mais independente, com seus horários e rotinas, alugar um carro é sempre a melhor opção! Você fica muito mais livre para conhecer toda a região no seu tempo.

Para o aluguel do carro recomendo a Rentcars, que é um comparador de locadoras e que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e permite o parcelamento em Reais e em até 12 vezes sem juros.

É muito mais barato do que as pessoas pensam e vale muito a pena.

Confira os preços e alugue seu carro

Táxi / Uber

Existem duas cooperativas de táxi no aeroporto de Salvador, Coomtas e Coometas e que praticam preços fixos para os principais destinos. Saindo no desembarque, perto das esteiras você encontra os balcões.

Já o local do Uber é no piso do embarque e você vai encontrar placas indicativas, ficam entre as portas B3 a B5, no desembarque funcionam apenas os táxis, vans e ônibus.

Onde ficar

Salvador tem uma ampla rede hoteleira, e você vai encontrar hotéis e resorts em muitas praias, o que pode tornar mais difícil a sua escolha. Mas bora de dicas dos melhores bairros: Corredor da Vitória, Barra, Rio Vermelho – minha preferida, Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo (região do centro histórico).

O que e onde comer

As baianas vendendo os acarajés, vai um quente ou frio?

Aproveite para desvendar e conhecer o tempero baiano e sabores curiosos como a graviola, cupuaçu, cacau, acerola ou caja – todos eles ficam maravilhosos em forma de suco ou sorvete. Experimente os quitutes bem caprichados como a tapioca, que é sempre muito deliciosa, tanto a doce quanto a salgada, o acarajé, e claro, muito peixe, lagosta e frutos do mar.

Um delicioso acarajé frio (sem pimenta), o quente você já imagina, não é mesmo?!

Quer uma dica de jantar bem típico? O mercado do peixe de Rio Vermelho é uma ótima pedida – bem descontraido –um lugar bacana para beliscar um peixinho acompanhado de cerveja. Quem quiser provar um acarajé tem uma barraquinha alí do lado que foi testada e aprovada pelo meu irmão. E para os que assim como eu preferem uma tapioca, também tem uma barraquinha por ali que dá bem conta do recado.

Agora para quem quer uma opção de jantar mais caprichada, o restaurante Yemanjá (Av. Octávio Mangabeira, 3900) é uma excelente pedida. Você vai comer MUITO bem num dos restaurantes mais tradicionais da cidade. O restaurante fica um pouco distante do centro e do Rio Vermelho, mas mesmo assim vale a pena.

Pelourinho

Comece o passeio pelo centro da cidade – o Famoso Pelourinho –  mais especificamente pela Praça da Sé onde há um bonito monumento de uma cruz caída – projetado pelo artista Mario Cravo em homenagem aos 450 anos da cidade – o terraço onde está a cruz tem uma vista muito linda da orla cidade com o Elevador Lacerda nos fundos.

Depois de contemplar a vista, volte para o centro da praça e continue caminhando sentido a Catedral de Salvador, ainda na praça da Sé, você passará por mais um monumento que merece uma passada de olhos, a estatua do ilustre Zumbi dos Palmares que todos os anos recebe um banho de cheiro caprichado por uma comitiva de baianas no dia da consciencia negra.

E falando em baianas fantasiadas, essa é uma região cheia delas, tem baiana que tem barraca de acarajé, baiana fantasiada para fotos, baiana promevendo loja de presentes… tem baiana de tudo que é jeito!

A Catedral de Salvador é uma igreja branquinha que  fica em uma praça chamada de terreiro de Jesus. Por dentro a igreja é bem bonita, e é tida como uma das igrejas mais ricas do barroco brasileiro, com trezes altares muito bem decorados. Mas, como veremos algumas igrejas, que na minha minha opinião são mais bonitas e interessantes do que catedral em questão, sugiro que você pule essa.

No terreiro de Jesus é comum encontrar grupos de capoeira fazendo apresentações e barraquinhas com comes e bebes típicos. Do outro lado da praça há uma igreja chamada Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, essa é outra igreja bonita, mas que também pode ser pulada. Caso você queira muito entrar – olho no afresco do teto que é bem bacana e nas estátuas barrocas.

Agora sim é hora de visitar algumas igrejas, ali pertinho do terreiro de Jesus, há duas igrejas que são essenciais para qualquer marinheiro de primeira viagem. A igreja de São Francisco (Entrada: R$ 5,00 por pessoa) e a Igreja da ordem terceira de São Francisco (Entrada: R$ 3,00 por pessoa).  Sugiro que você faça um passeio guiado, lá na porta geralmente tem alguns guias de plantão, eles cobram entre 5 e 10 reais por pessoa, mas explicam tim tim por tim tim da história e dos monumentos da igreja. Vale muito a pena o investimento.

Veja também:

Sugiro que você comece o passeio pela Igreja da ordem terceira de São Francisco, uma igreja pequenina que foi construída com o dinheiro da maçonaria e nunca funcionou como igreja, exceto em casamentos e celebrações especiais.

A fachada merece uns minutos de atenção, a ornamentação repleta de alegorias e detalhes lembra um pouquinho a fachada da universidade de Salamanca na Espanha. O interior da igreja também é bem bonito, e repleto de simbologia, dos triangulos do chão a estátua de Jesus no altar, isso sem falar que os detalhes dourados são revestidos com ouro de verdade.

A igreja tem uma sala de santos do pau oco – que eram usados como suporte para contrabandear ou esconder ouro –  e um claustro decorado com azulejos portugueses de importância historica pois retratam a cidade de Lisboa antes do terremoto que destruiu a capital Lusitana.

Torre de Belém retratada nos azulejos portuguêses

Saindo de lá, caminhe até a igreja vizinha, a Igreja de São Francisco que também é conhecida como igreja de ouro e é a igreja mais visitada da cidade. A visita começa na entrada com um bonito afresco de José Joaquim da Rocha.

Quem caminha devagarinho em torno do teto repara que a pomba – que representa o Espirito Santo – muda de posição de acompanha o visitante em todas as direções.

Depois de entrar o visitante é dirigido ao Claustro – que apesar de estar bem carente de uma restauraçãozinha, é mais um bonito exemplo de mural de azulejos Lusitanos.

Durante a nossa visita, a pedido do guia, entramos na igreja olhando para o chão e caminhamos assim até o centro da igreja quando finalmente paramos e olhamos para cima… UAAAAU! O amarelo brilhante do ouro que cobre cada centimentro quadrado logo tomou conta da nossa visão. Ficamos impressionados, muito bem impressionados!

A igreja é um dos mais bonitos exemplos de barroco da arquitetura Brasileira e deixa no chinelo muitas igrejas gringas famosas. Olhando para o altar, as mulheres eram acomodadas do lado direito – onde estão as santas mulheres – e os homens do lado esquerdo junto aos santos. Repare que todos os santos são brancos exceto o último homem e última mulher de cada fileira, era na última fileira que se acomodavam todos os escravos que acompanhavam missa junto aos senhores.

Reparem nos detalhes, do teto ao chão é tudo muito lindo e muito bem decorado. No altar, a escultura de uma fato ilusório onde São Francisco tira Jesus da cruz. Nas paredes, anjos carregam as colunas. Cada pedacinho tem uma história bacana e por isso, mais uma vez, sugiro que você faça esse passeio sem pressa e com um guia.

Saindo da igreja de São Francisco é hora de visitar outro dos cartões postais da cidade, o Largo do Pelourinho. Para chegar lá, retorne até o centro do Terreiro de Jesus e de frente para a catedral vire a direita na Rua das portas do Carmo,  essa ruazinha de pedra (assim como muitas outras que você a essa altura já pisou) redonda – conhecida como pedra cabeça de nego – foi construída pelos escravos que carregavam e montavam as pedras uma a uma.

As ruas que te levam a praça mais famosa do Pelourinho, conhecida como largo do Pelourinho (Praça José de Alencar) estão repletas de lojas de presente, instrumentos musicais para todos os tipos e gostos, lojas de artesanato e MUITA pintura local. Tem muita coisa linda e colorida, mas como tudo ali é bem mais caro que no Mercado Modelo, deixe as compras para mais tarde,  juro que você não vai se arrepender!

Chegando na praça José de Alencar aproveite para visitar o Museu Jorge Amando (Entrada R$ 3,00 – site oficial). Super interessante, especialmente para os amantes da boa literatura Brasileira, na saída tome um cafézinho no Café Teatro.

Depois de  bater todas as fotos dessa colorida região da cidade, você talvez queira visitar a Igreja do Rosario dos Pretos (Uma simpatica igreja azul) que foi construída na época da escravidão, pelos escravos e para eles próprios, ela é muito mais simples e menos ornamentada que as que visitamos anteriormente, mas sob o ponto de vista histórico, vale a pena.

Caso você queira estenteder sua caminhada um pouquinho mais – só que ladeira acima – na rua de trás (Rua de Passos) está a igreja de Santa Barbara, com sua imensa escadaria, que serviu de cenário para o filme “O Pagador de Promessas”. Mais uma simpatica igreja.

Terminado o passeio, é hora de retornar as mediações da Praça da Sé e conhecer outro famoso cartão postal da capiral baiana: O Elevador Lacerda que foi inaugurado em 1873 e serve de elo ligação entre a cidade alta e a cidade baixa. O elevador te deixará aos pés da praça Cairú onde está o Mercado Modelo.

Mas, antes de entrar na fila do Elevador, não deixe de parar na Sorveteria  “A Cubana”  que fica ao lado da porta de saída do Elevador  e tomar um delicioso sorvete.  (Lembra aquela lista de frutas do começo do post? Hora de recapitular a lista e provar uma das delícias do Nordeste.)

O Mercado Modelo é um dos melhores lugares da cidade para comprar lembrancinhas típicas, doces e presentes. Tem muita coisa bacana, vale a pena procurar e pechinchar. Eu não resisti aos encantos das bonecas baianas e comprei duas lindas para decorar meu quarto.

Comemos uns petiscos do lado de fora do mercado, sinceramente não recomendo. Bem meia boca, deixe para comer em outro canto.

Saindo do Mercado Modelo, pegue um taxi até a igreja do Bom Fim (a corrida custa entre 30,00 e 35,00 Reais). A igreja do Bom Fim é um dos lugares mais misticos e simpáticos da cidade e bom um lugar para se lotar de fitinhas coloridas com “A LEMBRANÇA DO SENHOR BOM FIM DA BAHIA”.

Além de ser uma igreja bastante importante para os católicos, a igreja é simbolo do sincretismo religioso na Bahia, o nosso Senhor do Bomfim é identificado por Oxalá pelos adeptos do Candomblé.

A igreja também serve de palco para uma das mais bonitas tradições da cidade. Desde 1773 todo o segundo sábado do mês é dia de lavagem dos degraus da igreja, centenas de baianas decidamente trajadas se dirigem ao local e lavam as escadas com água de cheiro. Antigamente a festa ocorria dentro da igreja, mas ao saber da ligação desse ritual com o Candomblé, a lavagem interna foi proibida e durante a cerimonia as portas da igreja ficam fechadas.

De volta ao nosso passeio, apesar de ser meio longe do centro da cidade, considero uma parada imperdível. Para não errar a foto, é só se posicionar na marquinha do chão e click.

Por dentro a igreja é beem bonita, mas longe mais simples do que as que visitamos no decorrer do dia. Um detalhe legal dessa igreja é a sala de oferendas, agradecimentos pelos milagres realizados ou desejos concedidos. Antes de ir embora, não esqueça de amarrar sua fitinha nas grades já coloridas da igreja e fazer três desejos.

E ai, ainda tem pic para mais um passeio? Dirija-se até o farol da Barra e curta um pôr do sol muito especial.

Aluguel de carro

Se você gosta de uma viagem mais independente, com seus horários e rotinas, alugar um carro é sempre a melhor opção! Você fica muito mais livre para conhecer toda a região no seu tempo.

Para o aluguel do carro recomendo a Rentcars, que é um comparador de locadoras e que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e permite o parcelamento em Reais e em até 12 vezes sem juros.

É muito mais barato do que as pessoas pensam e vale muito a pena.

Confira os preços e alugue seu carro

E aí, curtiu nosso post com dicas do que fazer em Salvador? Deixe um comentário!


PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM:
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 12x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Nordeste Brasileiro

Santa Catarina

São Paulo

Rio de Janeiro

Avatar
Renata Reis

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *