Suíça: Roteiro de meio dia em Lucerna

9
Lucerna

Tem meio dia em Lucerne e não sabe o que visitar? Veja nossa sugestão de roteiro de meio dia da cidade, incluindo os principais pontos turísticos de Lucerne. Meio dia é pouco tempo para visita-la mas tempo o suficiente para morrer de am0res por Lucerne.

Suíça: Roteiro de meio dia em Lucerne

A viagem entre a Lucerna e a Basiléia – onde estávamos hospedados – levou cerca de duas horas, uma viagem bem bonita que passa por campos, cidades, montanhas e lagos até finalmente chegar em Lucerne (ou se você preferir abrasileirar, Lucerna).

Veja também: Guia de Lucerna: Tudo o que você precisa saber sobre a cidade.

Lucerna é um pouco tímida e durante o inverno muitas vezes fica coberta por uma espessa camada de neblina esbranquiçada. Mas com um pouco de sorte ou um pouco de sol, Lucerna aparece e materializa um verdadeiro cartão postal, um lago de águas claras com montanhas e alpes nos fundos. Pura poesia.

Lucerna

Ponte Capela em Lucerna

O lago é atravessado por pontes, a mais famosa delas a Kapellbrücke (Ponte Capela) é uma ponte para pedestres coberta e feita de madeira . Ao fundo igrejas ponteagudas completam o cenário – de filme!

Lucerna é uma cidade super gostosa para passar um dia, mas para quem tem mais tempo é uma excelente base para explorar o centro da Suiça, fazer trilhas nas montanhas, passeios de barco ou visitar as bonitas cachoeiras.

Chegamos em Lucerna um pouco tarde, teríamos pouco mais ou pouco menos de duas horas de sol pela frente, e claro, queríamos aproveitar cada segundo. A estação de trem felizmente fica há poucos passos do centro histórico antigo, e foi para lá que caminhamos cruzando a ponte Seebrücke que nos deu uma bela perspectiva da cidade.

Nosso passeio:

Nossa primeira parada foi na Hofkirche, uma igreja que chamou nossa atenção pelas imponentes pontas no telhado das torres. Ao lado da igreja há um pequeno cemitério onde estão enterradas as famílias nobres de antigamente. A parte interior é um pouco mais sóbria que a parte externa, mas é bonita. Destaque para órgão: Imenso.

Lucerna

Hofkirche: o mosteiro dos beneditinos

Kapellbrücke ou ponte capela

De lá fomos caminhando por ruazinhas pequenas e fofas até chegarmos a ponte que havíamos atravessado, dessa vez seguimos pelo outro lado para a antiga ponte de madeira (Kapellbrücke ou ponte capela) que é a ponte de madeira mais antiga da Europa. – que brevemente descrevi no início do post. A ponte é impressionante. Tirei um monte de fotos do visual com a torre de pedra ao lado e a torre da prefeitura (Rathaus) ao fundo. (Pena que deu um pau na máquina e perdi absolutamente todas as fotos desse dia… que vontade de chorar!)

A parte interna da Kapellbrücke é repleta de pequenas divisórias pintadas com lindas ilustrações. São 110 painéis que detalham a história da cidade, do país, dos santos patronos de Lucerna e de algumas antigas famílias nobres. A ponte sofreu um incêndio em 1993 e foi muito destruida, mas já esta 100% restaurada. Para substituir os painéis destruídos pelo incêndio, foram feitas réplicas dos painéis originais.

Igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche)

Saindo da ponte, fomos visitar a bonita igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche) uma igreja barroca com um lindo telhado de cobre que me lembrou o filme do Aladin. Quando chegamos havia um coral cantando na igreja, o que tornou nossa visita ainda mais especial

Lucerna

Igreja dos Jesuitas: parte interna

Eram quase 17:00 horas e ainda não havíamos almoçado. Estávamos sem comer nada desde as 08:00 da manhã e num dilema entre tentar aproveitar o final da luz do dia e comer algo. Acabamos vencidos por nossos estômagos nos rendemos a um sanduba do Mc Donalds. Comemos um sanduba suiço chamado Mc Raclet. Preciso dizer que foi o Mc mais caro da minha vida, mas a fome era tamanha que o sanduba tava ótimo. E o melhor, foi BEM rápido ;).

Altes Rathaus e  Wein Market

Já havia escurecido, mas resolvemos dar mais um passeio pela cidade, passando pela prefeitura Altes Rathaus e pelo lindo Wein Market (wine Market ou mercado do vinho)  ruazinhas estreitas com algumas casas com afrescos do século XVI e uma fonte gótica em homenagem as São Mauricio, o padroeiro da cidade ( a fonte lembra uma ponta de torre de igreja). Mesmo com o frio gostei muito de ter dado essa ultima volta.

Lucerna

Alter Rathaus reconhecida pelo relógio

Deixamos Lucerne com muita vontade de voltar um dia com mais calma e passar pelo menos um final de semana curtindo a região.

O que faltou visitar:

Monumento do Leão

O monumento do Leão “Löwendenkmal” é uma escultura dedicada aos heróis Suíços mortos em 1792. A escultura super realista e muito impressionante, é um dos pontos mais visitados de Lucerne.

Lucerna

Monumento ao Leão Moribundo

Museu Rosengart

Para quem tem um pouquinho mais de tempo do que tivemos, tem um museu de arte particular que parece ser muito bom chamado Museu Rosengart (Pilatusstrasse, 10 | Aberto das 10:00 as 17:00 – de abril a outubro até as 18:00)  que tem muitos quadros de Miró, Matisse, Paul Klee, Cézanne e  Picassos.

Museu Rosengart em Lucerna -Suíça

Retrato de Ângela Rosengart pintado por Picasso

Museu de transportes da Suíça

O Museu mais visitado da Suíça, tem um acervo caprichado com carros antigos, trens e aviões. Parece ser o máximo! Veja mais detalhes desse museu aqui.

PS: Perdi todas as minhas fotos desse dia, e portanto peguei fotos emprestadas com colegas. Todas as fotos estão com os devidos créditos.


Dicas para quem quer viajar bastante pela região central da Suiça

  • Tell Pass: Uma opção bacana para quem pretende viajar pela região e não comprou a Swiss Pass. De uma olhada nas diferentes opções de inverno ou verão.
  • Para quem vai se hospedar em Lucerne: Não deixe de pegar o special visitors card no escritório de informações turísticas da cidade e carimbar no seu hotel. Com isso você terá até 50% de desconto em museus e atrações turísticas.

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

9 comments

Post a new comment

Veja também