Califórnia: Big Basin Redwoods – Sequoias Redwoods na Costa da Califórnia

Conheça o Big Basin Redwoods Park na Califórnia. Uma das melhores opções para quem quer ver Sequoias do tipo Redwoods pertinho de San Francisco.

O Big Basin Redwoods Park é um desses cantinhos abençoados e um dos melhores lugares para ver Sequoias do tipo Redwood na Costa da Califórnia. O parque fica entre San Francisco e Santa Cruz, e é uma boa pedida para quem quer conciliar a Highway 1 com uma boa pitada de natureza.

O Big Basin Redwoods Park é um dos parques mais antigos da Califórnia, fundado em 1902. O parque tem mata fechadinha, árvores gigantes, uma infra estrutura bem boa com direito a banheiros limpos, cafezinho na saída e na chegada e aquele cheirinho de natureza delicioso. Um programa bem gostoso tanto para jovens aventureiros quanto para famílias e casais na melhor idade.

Big Basin Redwoods Park

Mapa do parque

Fomos atraídos ao parque pelas Redwoods, uma espécie de sequoia bem alta e bem comum aqui na Califórnia. Vale falar que existem dois tipos de Sequoias na Califórnia, a sequoia Gigante que você encontra no Sequoias National Park e em outros parques como o Yosemite e a Sequoia do tipo Redwood que está presente ao longo de toda a Costa Norte do Estado.

Redwoods Big Basin Park

Sequoia do tipo Redwood: tronco avermelhado e muito mais cumprido que a Sequoia gigante

Sequoias Redwoods x Sequoias Gigantes

Redwood é uma sequoias de tronco avermelhado bem comum na Costa da Califórnia. Essa espécie é conhecida por ser a árvore mais alta do mundo. A Sequoia gigante – presente no Sequoias National Park e em outros parques no interior da Califórnia é muito mais gorda que uma Redwood, porém mais baixa. Ambas são árvores lindas e que merecem ser vistas.

Quer ver a diferença?

Sequoia gigante:

Sequoias National Park

Abraçando uma Sequoia gigante no Sequoias National Park. A bichinha nem cabe na foto

Sequoia Redwood

Redwood Big Basin Park

Sentados numa Redwood caída

Como é Visitar o Big Basin Redwoods Park

Se preferir, assista o vídeo aqui.

O que fazer no Big Basin Redwoods Park?

O Big Basin Redwoods Park tem dezenas de trilhas de todos os níveis e dificuldades. Durante nossas duas visitas ao parque, testamos três trilhas diferentes. (As trilhas são relativamente bem sinalizadas, mas vale ficar de olho no mapa por que volta e meia tem que pensar um pouquinho.)

Redwood Trail – 800 metros de caminhada

Quem vem ao Big Basin geralmente quer ver Sequoias gigantes, e por sorte as maiores árvores do parque ficam BEM pertinho do estacionamento principal, uma caminhadinha de 800 metros completamente plana (e que dá até para fazer com carrinho de bebê).

Redwood Big Basin Park

Entrada da Redwoods Trail

[Vale falar que devido a facilidade da trilha ela também é a mais disputada do parque e que costuma ficar movimentada durante os finais de semana.]

Sempervirens Falls – 5 Km

Uma opção bacana e relativamente tranquila é combinar a Redwoods Trail com a cachoeira Sempervirens. O trajeto total tem um pouquinho mais de 5 Km (cerca de 1 hora de caminhada) e é relativamente fácil.

DSC03729

Veja detalhes da trilha aqui.

Sequoia trail + Meteor Trail: combo de 10 K

Esse combo foi uma dica que pegamos no centro de visitantes do parque, um circuito de 6 milhas (+- 9,5 Km) que combina Sequoia Trail com a Meteor Trail. O bacana dessa trilha foi se sentir um anãozinho em uma terra de gigantes ( e em dias não nublados, dá até para ver o mar!)

DSC03701

A primeira parte da trilha, a Sequoia Trail, é bem tranquila quase que 100% plana com muitas árvores bacanas. Passamos por várias Redwood bonitas e  em algumas dá até para entrar ou passar por baixo. No início a caminhada beira a estrada principal e passa por uma pequena cachoeira a Sempervirens Falls.

DSC03735

Passada a cachoeira, é hora de subir sentido Slipary Rock,  onde a trilha fica um pouco menos fácil e começa a subir. A mata desse segundo trecho é a minha preferida. Chegando na Meteor Trail, a vegetação muda bastante e fica meio aberta.

DSC03736 2

Mas um observador cuidadoso consegue encontrar algumas coisas interessantes como esse nosso lento amigo amarelinho…

DSC03750

E dali, é só subir e subir até chegar ao mirante com vista para o Oceano. Infelizmente as nuvens não nos deixaram ver tão longe. Ainda sim gostamos muito da vista. Passado o mirante a trilha desce e desce voltando a floresta e chegando do lado oposto do estacionamento.

DSC03753

DSC03757

Apesar da distância assustar um pouco, essa é uma trilha de nível fácil moderado que até os não tão atletas vão gostar!

DSC03760

Como chegar?

A viagem entre São Francisco e o parque Big Basin Redwoods leva 1 hora e 45 minutos, veja o trajeto no Google Maps:

Os últimos vinte quilómetros de estrada, já dentro da Reserva Estadual Big Basin Redwoods são lindos e revelam algumas das surpresas do parque.

Entrada & Estacionamento:

A entrada no Big Basin é grátis, mas há uma taxa de dez dólares de estacionamento

Veja também:

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Boia Paulista disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia

mari vidigal mari vidigal disse:

Eba! Obrigada Natalie!