O caminho de Santiago

15

Em dois dias embarco numa das maiores aventuras da minha vida. O caminho de Santiago. Tenho vontade de fazer está caminhada desde a sétima série quando minha professora de Espanhol passou um video (sim, video de fita…rs) sobre os encantos do caminho.

Agora estou aqui em Madrid, um pouco menos preparada do que gostaria e tentando me recuperar rápido de uma lesão no tornozelo. Ainda preciso decidir se caminharei 208 quilômetros (que é o que eu havia planejada) ou os 100 finais e isso vai depender do meu bom senso e do tempo de resposta do meu pé que será testado hoje em Madrid.

 Para quem não sabe…

O caminho de Santiago é uma peregrinação Católica com várias rotas que levam a catedral de Santiago de Compostela na Espanha. A mais tradicional dessas rotas é o Caminho Francês que sai do Sul da França. A rota completa leva cerca de 30 dias, mas muita gente opta por fazer partes menores do trajeto dependendo do tempo disponível. O caminho pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta (claro que também dá para fazer de carro ou de busão, mas ai não conta como peregrinação). Para que o peregrino seja reconhecido e receba um certificado da caminhada, ele deve percorrer o mínimo 100 quilómetros a pé ou 200 quilómetros de bicicleta ou cavalo.

Chegando em Santiago os peregrinos são recebidos com uma missa na Catedral. Dizem que a experiência é fantástica! Enfim, estou animada!

Com o passar dos anos o caminho ficou famoso e hoje recebe católicos e não católicos do mundo todo em busca de uma aventura espiritual ou simplesmente uma BELA CAMINHADA.

Para quem prefere bicicleta, dá para alugar pela internet. Eles entregam onde você escolher e você devolve chegando em Santiago!

 

O passaporte peregrino

Durante o trajeto, há uma série de albergues que foram construídos especialmente para receber os peregrinos. A hospedagem custa baratíssimo muitas vezes apenas uma contribuição voluntária ou alguns poucos euros.  Prepare-se para dormir em quartos coletivos com peregrinos não tão cheirosos quanto você gostaria, mas que vale a experiência!

Para ter acesso a estes albergues é necessário tirar o passaporte peregrino ou na grande maioria das catedrais espanholas (especialmente nas catedrais que estão no caminho de Santiago) ou Albergues ao longo do caminho. Quem planeja tirar de outros países, veja detalhes no site http://www.caminosantiago.com/index.php/es/recorrerlo/la-credencial. No Brasil: http://www.santiago.org.br/credencial.asp

2013-04-11 23.09.19

 Dicas de quem já fez o caminho

Tenho alguns amigos que já fizeram o trajeto e que me deram dicas incríveis. Obrigada por toda a ajuda Marleen Seilheimer, Dani Alonso, André e Malú.

 

A) Mala.

-Leve o mínimo possível, no máximo 5 quilos

-O que levar

  • Um casaco impermeável (leve e com capuz)
  • Um tênis específico para trilha (Compre um bom)
  • Duas mudas de roupa incluindo a do corpo (roupa leve e de secagem rápida)
  • Roupa intima
  • Três meias (meia de esporte da boa para evitar calos e bolhas)
  • um saco de dormir (sleeping bag) quentinho mas não pode ser pesado
  • band-aids para os pés
  • shampoo (que serve para lavar a roupa e o cabelo)
  • sabonete pequenino (tem muito homem que leva só o sabonete e muita mulher que leva só o shampoo, a final para quem vai andar centenas de quilômetros qualquer grama a mais nas costas faz a diferença.
  • Uma capa para cobrir a mala em caso de chuva
  • Maquina fotográfica
  • Dinheiro
  • Garrafa de água (compre lá uma descartável para não carregar peso a toa)
  • Tampão de ouvido (para o bem do seu sono)

Antes de sair, teste a mala. Coloque o que pretende levar e saia para caminhar pela cidade por pelo menos quatro horas. Se estiver pesado é porque tem coisa de mais. Tire! A mala tem que estar confortável ou você não aguentará a caminhada.

2013-05-05 12.40.52

 

B) Não economize no tênis

Compre um tênis bom, especifico para trilha e de sola grossa. Minha amiga contou que muita gente economiza no tênis e fica com os pés sangrando, e é obrigado a parar de caminhar até curar. Tênis impermeável é uma boa pedida em caso de chuva.

 

C) Fique de olho na previsão do tempo

Caminhar na chuva não tem a menor graça, mas é necessário para quem tem um roteiro apertado, o que é o caso de muita gente.  Fique de olho na previsão do tempo. caso vá chover no dia seguinte, aumente o número de quilômetros nesse dia para diminuir no dia chuvoso!

D) Comece a caminhar cedo

Em alta temporada e no verão a trilha costuma ficar cheia e os albergues lotam por volta do meio dia. Para não passar perrengue com o sol e nem com a falta de lugar para dormir, saia cedo.

 E) Leve sempre muita água

Tenha sempre dois litros de água na mala, como você caminhará muito, é importante estar sempre hidratado.

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

15 comments

  1. ANA CLAUDIA PENNA 23 maio, 2017 at 02:20 Responder

    ola

    estou pensando em despachar minha mala paraSantiago, seria melhor fazer em Sarria ou em Madrid???

    muito obrigado

    • mari vidigal 25 abril, 2016 at 19:24 Responder

      Tenho uma amiga que mandou – por correio a mala em forma de caixa para Santiago de Compostela e não teve problemas.
      Beijos

  2. Carol 7 novembro, 2014 at 17:57 Responder

    Olá! Você comentou que quando chegou em Santiago foi pegar sua mala no centro de Turista… como fez para despachar? Foi em Madrid? Aonde?
    Adorei seus comentários e seu blog!
    Obrigada e até mais,
    Carol

    • mari vidigal 7 novembro, 2014 at 18:45 Responder

      Durante o caminho, você pode ir despachando a mala de manhã cedo e recebe-la no seu hotel/hostel durante a noite. Uma mão na roda para quem não quer pegar peso. De Madri, você pode despachar para Santiago via correio todo o peso extra da Mala, e fica só com o mínimo. Tenho uma amiga que fez isso e deu super certo. Chegando em Santiago, é só buscar no correio.

Post a new comment

Veja também

Carmel ou Monterey

Carmel ou Monterey: onde ficar?

Onde ficar: Carmel ou Monterey? Nesse post divido com vocês as vantagens de cada uma das cidades e dicas dos melhores hotéis de Carmel e ...