Havaí – Roteiro de 7 dias na Big Island

A Big Island no havaí combina praias incríveis com cachoeiras maravilhosas, vulcões em erupção e uma paisagem deslumbrante. Nesse post dou algumas dicas para você organizar sua viagem pela maior e mais diversa ilha do Havaí e descrevo detalhadamente nosso roteiro de 7 dias na Big Island. Vamos nessa?

IMG_0366

Dicas para organizar sua viagem:

Onde se hospedar na Big Island

A Big Island tem duas cidades principais: Kona e Hilo, uma do lado oposto da outra. Para aproveitar sua estada sem ficar dirigindo absurdos, você deve dividir sua estada entre estas duas cidades.

Nossa ideia inicial era ficar quatro dias em Kona e três em Hilo, só que devido aos preços bizarros do Spring Break tivemos que pegar um pacote fechado de sete noites para viabilizar a viagem. Ficamos hospedados no Mariott Waikoloa que fica mais perto de Kona e gostamos bastante. Para quem tiver mais flexibilidade que nós, recomendamos que divida sua viagem em dois pedaços: metade em Kona e metade em Hilo (que ficam a pouco menos de duas horas de distância uma da outra) dessa forma você evita rodar os 1600 quilômetros (mil milhas) que rodamos nessa última semana.

Número de dias

Em sete dias conseguimos conhecer a ilha e visitar tudo o que queríamos. Menos dias ficaria um pouco apertado (gosto de visitar devagar e com carinho), mas para quem quiser muito, talvez dê para espremer em 5 ou 4 (aaaaiii). Eu sinceramente não recomendo. Sete dias foi o ideal, se tivéssemos mais dias teríamos visitado outra ilha havaiana.

Aluguel de carro

2013-03-24 20.20.31

Nem pense em ficar na Big Island sem carro. Ao menos que você esteja de excursão (o que também não recomendo), você vai precisar de um carro. Nós tínhamos alugado um carro de passeio desses pequeninos, mas no aeroporto resolvemos trocar por um Jeep.

E precisa de 4×4?

Sim e não. Alguns lugares como Wapio Valley, Mauna Kea e Green Sand Beach só são acessíveis de 4×4. Mas como o 4×4 custa bem mais caro que um carro normal. Recomendo que você só pegue um 4×4 nos últimos dias. De resto, dá para usar um carro de passeio tranquilamente.

 

O nosso roteiro: 7 dias na Big Island

 DIA 1: Praias em Kona

Conhecemos Waikoloa beach, Anaehoomalu beach, Waialea e a Hapuna Beach (nossa preferida). No final da tarde formos até o centro de Hilo onde reservamos os mergulhos e fizemos compras no supermercado no Target.

Nossa primeira praia do dia foi a Hapuna Beach, chegamos cedo e entramos pelo hotel (eles são obrigados a liberar a entrada de 30 carros por dia). Logo na chegada fomos surpreendidos por um festival de baleias pulsantes. Uma das coisas mais incríveis que já vi na vida.

IMG_0019

Anaehoomalu beach

IMG_0092

Hapuna Beach (Repare no Splash da baleia no fundo)

DIA 2: South Point & Green San Beach

No segundo dia dirigimos até South Point onde visitamos o ponto mais sul da ilha e a Green Sand Beach. O vento é super forte nessa região, e todas as arvores estão inclinadas para a direita.

Chegando em South Point havia uma plataforma de cerca de 10 m de altura e muita gente pulando no mar. É lógico que o Gustavo também pulou. Eu olhei para baixo, achei muito alto e resolvi ficar na minha tirando fotos.

IMG_0366

No sul da ilha

A Green Sand Beach é espetacular tanto pelo cor da areia quanto pelas formas. Para chegar lá, prepare-se para pagar um jipeiro ,mala e careiro ou fazer uma caminhada de uma horinha. Vale ir sem pressa e passar algumas horas na praia.

IMG_0407 Green Sand Beach

Na volta para Kona, paramos no Pu’uhonua O Honaunau (um antigo templo repleto de estátuas havaianas). Fiquei encantada com as estátuas e tirei n fotos. O Gu achou ok.

IMG_0453

 Pu’uhonua O Honaunau.

DIA 3: Parque dos vulcões e lava vista de pertinho

Pela manhã visitamos o (Hawaii Volcano National Park) ou parque dos vulcões onde pudemos ver de pertinho algumas crateras de vulcão e a nuvem de fumaça do vulcão Kilauea

Parque dos vulcões - Havaí

 

Cratera do vulcão

 

Vulcão Kilauea Havaí

A tarde fizemos um dos passeios mais incríveis das nossas vidas, uma caminhada até o ponto onde a lava cai no oceano. Foi incrível chegar pertinho da lava e ve-la derramando no oceano. Imperdível!

IMG_0802 Lava quando bate na água

IMG_0933

 

IMG_1034Lava de dia e de noite!

DIA 4: Wapio Valley, Cachoeiras e Mauna Kea

Esse foi um dois dias mais diversos da viagem, começamos na praia e terminamos no ponto mais alto do Havaí com neve no nosso entorno.

Começamos o dia no Wapio Valley uma das paisagens mais marcantes da Big Island. Para chegar lá, você precisa te um 4×4 ou pernas bem treinadas. A ladeira é punk!

IMG_1101 Wapio Valley

Nossa segunda parada foi na Akaka Falls, uma das cachoeiras mais bonitas da ilha, e em seguida fomos para o Hawaii tropical Gardens, um jardim botânico bem interessante. Quem gosta de plantas e flores, vai amar a diversidade das plantas do Havaí.

IMG_1289

Akaka Falls

Terminamos o dia com um pôr do sol maravilhoso no topo do Mauna Kea. Nossa ideia inicial era ficar lá para ver as estrelas, só que o tempo fechou lá em cima e não vimos estrela nenhuma.

IMG_1494

Mauna Kea

DIA 5: Dia de curtir o hotel & Mergulho com as arraias manta

Passamos a manhã no hotel com uma escapadinha básica para visitaras  ruinas e escritos indígenas em Waikoloa,

IMG_1680

 

 

A tarde passeamos pelo hotel Hilton Waikoloa (um verdadeiro playground) com direito a piscina de golfinhos, trenzinho e muito mais.IMG_1747

No final da tarde, fizemos dois mergulhos de cilindro. Um para ver peixes ainda com a luz do dia e outro para ver as arraias manta. O mergulho é espetacular. As arraias são majestosas e a experiência é incrível!

DIA 6: Snorkel em Captain Cook & Luau Havaíano

Fizemos uma degustação de Café em Kona, visitamos um pequeno templo no caminho e fizemos snorkel próximo ao monument do Capitain Cook.  Um dos mergulhos menos divertidos da minha vida. Muita água, pouco peixe e nada de golfinho aparecer.

Pelo menos terminamos o dia de forma mais divertida com um Luau Havaíano e comidas típicas. Um programa mega turistão, mas bem divertido.

IMG_1933

IMG_1963

DIA 7: Praia Mauna Kea

Passamos a manhã curtindo e aproveitando as águas calmas da praia Mauna Kea. Um grupo de baleias deu um alozinho de despedida!

IMG_1971

 

No final do dia, arrumamos as malas e nos preparamos para voltar a vida normal!

Deixamos o Havaí encantados com o que vimos, um dia mais especial que o outro, e com muita vontade de voltar. Expectativas totalmente superadas!

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Katia Trueblood disse:

Olá Mari,
Tud bem? Gostaria de saber de você se também precisa levar repelente. Eu li alguns blogs e dizem que devemos levar lanches também, a depender do lugar, porque pode ser distante o local turístico e não tem restaurantes próximos. Eu e meu marido estaremos indo em julho para dez dias em Big Island, e fostei muito da sua dica para dividir a hospedagem entre Hilo e Kona, para não perdermos muito tempo entre um lugar e outro.
Obrigada pelas dicas. Adorei as fotos.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Katia,
Eu deixaria para comprar o repelente lá – se você achar que precisa. Eu não precisei. (Já aconteceu comigo de levar repelente de um país para o outro e não adiantar nada com os bichos, nada como um ventinho local). Quanto aos lanchinhos, eu sou fã do picnic e sempre viajo com meu cooler para abastecer com lencinhos gostosos. Pode sim ser uma ideia legal!
Beijos e aproveitem!

Avatar Maria Eduarda disse:

Oi Mariana,
Primeiramente, parabens pelo blog. Sempre acompanho e acho suas dicas otimas.
Uma duvida: Essa trilha que vcs fizeram para ver a lava de perto so fica aberta a partir das 5pm? ou conseguimos fazer antes? Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maria Eduarda,
Cheque se a trilha da lava está aberta, dependendo do fluxo e do local você só conseguirá ver a lava do alto do helicóptero. Para fazer a trilha você precisa contratar um passeio (ou quebrar as regras locais e arriscar tomar uma multa e uma bronca. Aí vai de vcs). Caso esteja aberta, vc dependerá dos horários de saída dos passeios. Eu recomendo no final da tarde pois assim você verá o pôr do sol e a lava durante a noite (que é algo inesquecível de lindo)
Abraços

Avatar Daniela disse:

Bom dia, poderia me dizer se fizeram sozinhos a trilha da lava? Se contrataram guia poderia me passar o contato? Estou aqui é a lava está descendo muito longe 9 milhas de caminhada, parece perigoso ir sozinho. Obrigada, Daniela.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniela,
Tudo bem?
Fizemos sozinhos (com bússola, GPS, Lanterna e etc) e confesso que não foi uma boa ideia. A lava não estava tão distantes, mas caminhamos uns belos 12Km (sendo que a volta foi na escuridão total. Com um guia teria sido bem mais tranquilo.
Beijos

Avatar carolina falcao nagoshi disse:

Olá,
parabens pelo blog. Gostaria de saber se vocês subiram de carro para Mauna Kea? Se sim, a viagem foi tranquila? houve alguma dificuldade para aclimatização? Vc recomenda um tour ao invés de irmos sozinhos.
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carolina,
Subimos de carro (4×4) e não tivemos nenhum problema de aclimatação. Pode fazer sem tour sem medo!
[Tenho uma amiga que no verão subiu em carro normal e também não teve problemas]

Avatar Ruan Almeida disse:

Ola, parabéns pelo blog!

Ainda sobre a subida ao summit (topo do Mauna Kea) – conhece algum tour que me leva do visitor center até lá? (só irei ate o Visitor Center pois meu carro não é 4×4). Minha ideia é ir com meu carro alugado até o Visitor Center, subir para o summit no por do sol (por meio de tour) e descer para o free star gazing. É fácil conseguir tours só pra esse trecho (visitor center – summit) por lá?

Grato

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ruan,
Nunca ouvi falar de um tour que faça apenas esse trajeto. Vale a pena se informar na própria ilha e ver o que você consegue por lá. Dependendo do preço do tour, vale considerar trocar o carro por um 4×4 apenas para o último dia e fazer o passeio com o 4×4.
Abraços

Avatar Titi Brandileone disse:

Lindas fotos !