#198 livros: Republica Tcheca

6

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAComeçamos nossa volta ao mundo em #198livros pela República Tcheca e preciso confessar que este foi o empurrão que faltava para eu tomar vergonha na cara e finalmente ler algo do Fraz Kafka. A dificuldade… que livro escolher?

#198 livros: Republica Tcheca

Pensei em ler Metamorfose, há alguns anos atrás minha irmã leu para a escola e me deixou com vontade de ler. Por outro lado, podia ler algo um pouco menos batido… enfim, apelei para as reviews e acabei escolhendo: O processo, um livro que Franz Kafka começou e nunca terminou.

Escolhido o livro, chegou a vez de buscar no Amazon e pasmen, havian “n” edições diferentes. Em dúvida entre qual ler, acabei escolhendo a mais barata bem avaliada…rs. Comprei o livro na versão Kindle e custou 90 centavos de dólar, uma verdadeira pechincha!

O PROCESSO – FRAZ KAFKA | Review do livro

O processo conta a história de Josef K, que acordou uma bela manhã e foi abordado por policiais em sua própria casa, K foi acusado de um crime que nunca havia cometido e seria julgado, mas poderia responder em liberdade, vivendo sua vida e trabalhando normalmente.

 

Screen Shot 2013-08-06 at 5.51.17 PM

O livro descreve as mudanças de comportamento de K, que no inicio nem ligou tanto para a acusação tratando tudo como fosse brincadeira, mas logo passou a se preocupar lutando para se defender e continuar normalmente sua vida e seu trabalho.  O peso da acusação que com o tempo interfere na razão, gera confusão, desconforto e transforma a vida do personagem. K que passa de um banqueiro de sucesso há um simples acusado graças as idas e vindas de sua mente  e ao crescente sentimento de culpa que permeia sua vida.

Em “O processo” Kafka brinca com as personalidades e constrói estereótipos, criando uma poderosa critica a sociedade em que ele vivia por meio das relações que rodeiam o personagem principal. Do policial ladrão que tenta arrancar propinas do acusado ao juiz poderoso responsável por um julgamento misterioso que ninguém tem acesso aos documentos e muito menos aos resultados. Da submissão do zelador da corte ao amor platônico da funcionaria do advogado…

…E esse é só o começo, mas como não pretendo e nem vou entregar o final do livro de bandeja, para saber o que acontece, você terá que ler . A leitura vale a pena pela linguagem, pela quantidade de metáforas e pela reflexão. Terminei o livro com vontade de ler mais Kafka, mas é hora de deixar a República Tcheca e partir para o nosso próximo destino literário: Ruanda. O livro escolhido se chama The Past Ahead de Gilbert Gatore.

 

Outros Blogs que também viajaram para a República Theca

Viaggiando

 

Saiba o que é a volta ao Mundo em 198 Livros

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

6 comments

  1. Wanessa 18 agosto, 2013 at 21:36 Responder

    Oi, Mari!
    Finalmente, achei um tempo para vir ver os seus posts! Menina, você está no final do mestrado (li no post de abertura) e ainda está dando conta de acompanhar o ritmo da Camila?! rsrsrsrs
    Li O Processo nos tempos da faculdade (de direito) e, hoje, trabalhando nessa área, o livro é sempre uma inspiração, um exemplo de tudo o que deve ser evitado num processo: a falta de transparência, a morosidade, a corrupção, o tráfico de influência, enfim, todos os ingredientes que compõem um sistema judicial “injusto”.
    Lê A Metamorfose, sim, você vai gostar!

    • mari vidigal 19 agosto, 2013 at 05:41 Responder

      Oi Wanessa,
      Obrigada pela visita…
      Tô longe do ritmo da Camila…rs
      Acabei o mestrado semana passada UFA, e agora começo a corrida não menoa ocupada atrás de trabalho, mas vou que vou…
      Fiquei com uma mega vontade de ler Metamorfose mas tenho uns 195 livros (literalmente) na frente….rs
      Beijos

  2. Ana Luiza 16 agosto, 2013 at 23:28 Responder

    Oi Mari,
    Também estou compartilhando essa viagem pelo mundo literário! Um pouco mais lenta, dentro das minhas possibilidades, mas chego lá. Estou ainda na Republica Tcheca, mas vim de Ivan Klima. Na verdade queria comentar sobre O processo de Kafka, que li há algum tempo, e quis ler exatamente porque estava/ estou vivendo uma situação que envolve processos judiciais. E o que achei impressionante foi descobrir as semelhanças entre o nosso sistema judiciário e o que kafka descreve no livro, naquela época! Realmente é muito bom! Ainda não li Metamorfose! É uma pena não dispor de mais tempo para ler!

    • mari vidigal 18 agosto, 2013 at 05:21 Responder

      Oi Ana Luiza,
      Tudo bem?
      Assim que o seu review estive pronto me avisa que eu linko o post.
      Nunca li nada de Klima e por isso vou adorar entender suas opiniões.
      Tbm estou indo devagarzinho, as meninas já me deixaram para trás faz tempo, mas tá valendo… um dia chegaremos lá.
      Abraços,
      Mari Vidigal

Post a new comment

Veja também