#198livros: Ruanda

5

OLYMPUS DIGITAL CAMERAContinuando a nossa volta ao mundo literária chegamos a Ruanda.

Eu já havia lido um pouco sobre a Ruanda no fascinante livro “Pé na Africa” de Fabio Zanini – que me deixou morrendo de vontade de visitar e desvendar a Africa, e portanto já comecei o livro com muitas expectativas de uma boa leitura e um pouquinho de medo do que eu iria encontrar, afinal Ruanda foi palco de um dos genocídios recentes mais cruéis da história e eu confesso que não sou muito chegada em histórias tristes.

Como estava nas últimas semana do meu mestrado correndo para lá e para cá com minhas entregas não tive tanto tempo de pesquisar autores e livros sobre a Ruanda e acabei indo na onda da Camila do Viaggando que fez uma pesquisa incrível para descobrir este livro. Como a Camila é consideravelmente mais rápida que eu na leitura, acho que vou acabar pegando carona nas leituras dela mais do que eu imaginava no começo do

Deixando o blá blá blá de lado, vamos ao livro

 

THE PAST AHEAD – Gilbert Gatore | Review do livro

Screen Shot 2013-08-12 at 3.55.21 PMThe Past Ahead conta a história (semi fictícia) de dois sobreviventes do genocídio em Ruanda, Isaro uma garota que teve toda a sua família morta durante o genocídio e Niko, um ser bizarro que nasceu mudo, viveu toda a sua praticamente vida isolado do mundo.

Isaro foi adotada por uma família francesa, mas nunca superou a dor e as feridas deixadas pelo genocídio. Ao ouvir uma notícia sobre os julgamentos em Ruanda e a quantidade de pessoas presas Isaro resolveu dar um novo rumo a sua vida e retornou ao seu país natal com o projeto de reconstruir parte das memórias que o genocídio havia apagado.

Niko é o outro lado da moeda, um garoto solitário e mal amado que decidiu refugiar-se em uma ilha deserta para apagar parte do seu sofrimento, e tentar esquecer as muitas vidas que ele tirou.

The Past Ahead conta de forma dura e bela as feridas deixadas em um país onde vizinho matou vizinho, onde igrejas e escolas foram queimadas onde muitas esperanças foram destruídas e outras estão sendo construídas sob duas diferentes perspectivas a do assassino e a do sobrevivente. VALE e MUITO a pena ler!

O livro na versão digital (kindle) custou USD $9,99

O próximo destino da nossa viagem literária é o Emirados Árabes. Vejo vocês em breve!

***

Outros Blogs que também viajaram para a Ruanda

Viaggiando: http://www.viaggiando.com.br/2013/08/198-livros-ruanda.html

 

Saiba mais sobre o projeto:

http://ideiasnamala.com/2013/07/29/volta-ao-mundo-em-198-livros/

 

Parada anterior: Republica Theca | Próxima parada: Emirados Árabes

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

5 comments

  1. Wanessa 18 agosto, 2013 at 21:47 Responder

    Mari, lamentavelmente, vamos encontrar muitas histórias tristes pelo caminho… Ando fazendo uma pesquisas e, principalmente quando se trata da África, a maior parte dos livros disponíveis trata de guerras, conflitos armados e a vida dos sobreviventes. Essas tragédias acabam fomentando a literatura escrita, que às vezes nem existia antes no lugar, como aconteceu em Ruanda; aliás, esse processo é bem ilustrado em The Past Ahead. Gostei muito de ler esse livro.

    • mari vidigal 19 agosto, 2013 at 05:42 Responder

      Tbm gostei do livro e espero que as próximas leituras tristes sejam tão boas quanto essa.
      A Ruanda vai deixar saudades!

Post a new comment

Veja também