Dalí e seus incríveis museus na Catalunha

4

 

 Museu Dalí - Figueres - Espanha

 Museu Dalí – Figueres – Espanha

Quando comecei a viajar, há quase dois meses atrás não tinha idéia que essa minha vinda a Europa se transformaria em um mergulho pela vida e obra de Salvador Dalí, começando pela incrível exposição no Reina Sofia em Madri que descrevi AQUI seguida de uma viagem de carro pela Catalunha passando por alguns dos lugares mais importantes da vida do pintor: o castelo Gala-Dalí em Puból, o Museu Teatro Dalí em Figueres e a casa de Dalí e Gala em Port lligat (Cadaqués). E confesso que eu que nem sou das maiores fãs de Dalí, por muitas vezes me diverti com suas loucuras e genialidades e me surpreendi com suas criações. Mas como cada um desses lugares merece um post a parte, colocarei apenas algumas descrições para te animar com o roteiro e te ajudar a planejar a viagem.

Um Roteiro de Dalí pela Catalunha:

O que visitar?

O Teatro Museu Dalí em Figueres

Projetado pelo próprio artista o museu é uma experiência absolutamente única que combina pinturas com algumas esculturas absolutamente surrealistas em intalações completamente Dalí. Esse é o tipo de museu que até os não muito chegados em arte curtem e se divertem.

Fachada do museu Dalí - Figueres Fachada do museu Dalí – Figueres

Entrada de uma das salas no museu de Dalí

Entrada de uma das salas no museu de Dalí

Afresco em uma das salas do museu Dalí - Figueres

Afresco em uma das salas do museu Dalí – Figueres

 

A Casa de Dalí e Gala em Port Lligat | Cadaqués

Basta chegar em Port Lligat para perceber porque Dalí escolheu essa vila para morar. O lugar é muito lindo. A casa de Dalí é muito bacana, especialmente o estúdio com mil e um objetos para serem usados de modelo e os jardins com direito aos famosos ovos (que simbolizam a fertilidade). Dalí residiu em Polugat boa parte da sua vida e com a morte de sua esposa Gala, se mudou para o castelo em Puból.

Casa de Dalí em Port Lligat, Espanha - olha que lugar lindo Casa de Dalí em Port Lligat, Espanha – olha que lugar lindo

Sala de Dalí em Port Lligat, EspanhaSala de Dalí em Port Lligat, Espanha

 

 

 

Atelier de Dalí - obras que ele nunca terminou

Atelier de Dalí – obras que ele nunca terminou

Um dos telhados da casa de Dalí em Port LligatUm dos telhados da casa de Dalí em Port Lligat

O castelo Gala-Dalí em Puból

O castelo de Puból foi todo mobiliado e planejado para Gala. E foi para lá que Dalí se mudou após a morte de sua amada. O castelo não tem coisas muito loucas como a casa em Poligat ou o museu em Figueres. Mas o contraste entre o estilo de vida a lá Dalí e o castelo medieval, é bastante interessante. Destaque para os jardins com esculturas de elefantes de perna longa.

Fotografia de Gala em Puból

Fotografia de Gala em Puból

Atelier de Dalí em Puból

Atelier de Dalí em Puból

 Jardim do Castelo Gala Dalí em Puból

 Jardim do Castelo Gala Dalí em Puból

Como chegar:

Voando para Barcelona ou Girona, e depois você precisará alugar um carro. As estradas são ótimas e muito bem sinalizadas e o GPS é dispensável. O trechinho entre Roses e Cadaqués é o único trecho meio chato, uma serra linda porém repleta de curvas estreitas. Mas chegando em Cadaqués todo o perrengue vale a pena. Como um senhor local nos disse: “difícil de chegar e mais difícil de marchar (ir embora)”.

Distâncias de Barcelona de carro:

Barcelona – Puból: 124Km
Barcelona – Figueres:142 Km
Barcelona – Cadaqués: 172 Km

Distâncias de Girona de carro:

Girona – Puból: 22 Km
Girona – Figueres: 43 Km
Girona – Cadaqués: 75 Km

Dicas para planejar sua viagem:

-Para quem tem pouco tempo, vale a pena priorizar Figuêres e Cadaqués. Puból é bonitinha, a cidade medieval é muito fofa e o castelo bacana, mas nada muito Dalí. Em compensação, Cadaqués é muito linda e vale a pena dormir pelo menos uma noite alí.

-Para quem está hospedado mais longe, dá para combinar Figueres e Cadaquês em um dia, mas prepare-se para uma serrinha lazarenta para chegar em Cadaqués (pista estreita e muitas curvas).

– O museu em Figueres costuma lotar e especialmente em alta temporada a fila dá a volta no quarteirão, então compre seu ingresso antecipado ou chegue cedo.

Para quem tem mais tempo:

Dê uma esticadinha pela Catalunha e visite algumas cidades medievais bonitas como Besalú, Begús e Pals ou praias lindas como Callela e Fosca.

 

Veja também:

O Museu Dalí em Figueres: http://ideiasnamala.com/2013/09/26/o-teatro-museu-dali-em-figueres/

A casa de Dalí em Port Lligat: http://ideiasnamala.com/2013/10/07/a-casa-de-dali-em-port-lligat/

O Castelo Gala – Dali em Puból: http://ideiasnamala.com/2013/10/21/catalunha-o-castelo-gala-dali-em-pubol/

Desvendando a Catalunha e sua culturahttp://ideiasnamala.com/2012/06/28/espanha-desvendando-a-catalunha-e-sua-cultura/

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

4 comments

Post a new comment

Veja também

Maui - Havaí

Roteiro de 4 dias em Maui

Roteiro de 4 dias em Maui no Havaí com dicas de passeios, melhores praias, restaurantes e muito mais. Um roteiro completinho para você imprimir, e ...