Havaí: O parque nacional dos vulcões em Big Island

2

 Hawaii Volcanoes National Park (Big Island, Hawaii)
Muita gente chega até o Hawaii Volcanoes National Park (Big Island, Hawaii) com uma expectativa enorme de ver lava. Sim amigo, a lava existe, mas no parque você só verá lava durante a noite e com sorte. Mas não fique triste, o parque tem muita coisa bacana e sem dúvida nenhuma merece pelo menos uma visitinha. (E pode deixar que num próximo post falaremos de como e onde ver lava de bem pertinho).

Entrada do parque dos Vulcões - Big Island, HawaiiEntrada do parque dos Vulcões – Big Island, Hawaii

O parque nacional dos vulcões em Big Island

Centro de Informações de visitantes

Chegando no parque recomendo que você passe no centro de informações de visitantes onde receberá um mapinha e dicas de onde começar e o que fazer no parque. Para quem tem entre uma e duas horas disponíveis (é pouco, eu se fosse você passaria o dia todo) eles recomendam três passeios: visitar as cavernas formadas pela lava (chamadas de Lava Tubes), visitar os “vents” lugares de onde sai fumaça do solo e por ultimo ir até o mirante onde está o museu do vulcão e que tem uma das melhores vistas da cratera saindo fumaça. Estes três passeios básicos, vão te dar uma perspectiva do parque, mas estão repletos de turistas que do tipo “tira foto e vai embora” então prepare-se para uma lotaçãozinha básica.
Quem tem mais tempo pode ainda escolher alguma outra trilha. Nós ficamos pelos menos umas 5 horas no parque e encaixamos algumas outras trilhas que também valem a pena e que eram relativamente tranqüilas para um ser humano recuperando os ligamentos rompidos do pé (ou seja, sussa!!!). Mas vamos por parte e por trilha:

Lava Tube (as cavernas que a lava formou).

Entrada das cavernas de lava

Entrada das cavernas de lava

As cavernas são impressionantes e bem maiores do que eu pensava. Foi um ótimo aquecimento para o que veríamos a seguir 🙂 e uma bela maneira de começar o dia.

 cavernas de lava - Havaí Cavernas de lava  em Big Island – Havaí

Trilha do estacionamento

parque nacional dos vulcões - Big Island

Do estacionamento do Lava Tube, vimos uma indicação de trilha de 2 milhas. Foi a maior bobagem, a trilha ligou um estacionamento ao outro (claro com direito a belas vistas, mas com o tempo limitado, preferia ter feito de carro.

parque nacional dos vulcões - Big Island

Pelo menos deu para fotografar um pouco da natureza…

Samambaia no parque nacional dos vulcões - Big IslandSamambaia no parque nacional dos vulcões – Big Island

Caminhada rumo ao vulcão

Cretera do vulcão Kilauea - Volcano National ParkCratera do vulcão Kilauea – Volcano National Park

Há alguns anos atrás o vulcão explodiu e a lava tomou parte da rodovia que contornava o vulcão dentro do parque, não tenho certeza se a trilha é de três ou quatro milhas, mas é o mais próximo que se pode chegar da cratera. Gostei da caminhada, mas é muito triste chegar ao final e dá muita vontade de ignorar as placas e seguir adiante.
Para quem quiser sair um pouquinho da rota demarcada (o que teoricamente não pode), ao lado do vulcão há uma outra cratera bem legal, e dá para chegar pertinho e tirar uma foto com a cratera no fundo.

Volcano National Park - Havaí Cratera de vulcão antigo no Volcano National Park - Havaí

 Cratera de vulcão antigo no Volcano National Park – Havaí

Vulcão Kilauea no Volcano National Park - Havaí

Vulcão Kilauea no Volcano National Park - Havaí

Vulcão Kilauea no Volcano National Park - Havaí

Vulcão Kilauea no Volcano National Park - Havaí

Caminhando pela cratera

cratera de vulcão antigo - HavaíCratera de vulcão antigo – Havaí

A trilha de 2 ou 3 milhas te leva ao centro de um extinto vulcão onde você poderá caminhar até o outro lado, essa foi a trilha mais legal que fizemos no parque. Amamos caminhar pela cratera gigantesca e as coleções de pedras muito bem empilhadas pelos visitantes são muito fotogênicas. Um máximo.

Trilha rumo a cratera do vulcão

Trilha rumo a cratera do vulcão

Trilha rumo a cratera do vulcão  Cratera do vulcão  Cratera do vulcão Na Cratera do vulcão Caminhando pela cratera Caminhando pela cratera

IMG_0695

Pedras empilhadas na cratera do vulcão

A trilha é relativamente fácil, na ida uma super descida, depois uma mega reta para cruzar o vulcão e na volta… Subidinhaaa. (Pegamos um pouco de chuva e mesmo assim valeu e muito a pena)

Vents – “Vapor que sai da terra”

Vents do vulcão
A parada mais sem graça e mais cheia do dia, um monte de gente “lutando” para tirar fotos com uma fumaça tosca no fundo (realmente não gostei…rs). Mas para quem quiser parar, é esquema japa total. Sair do carro, fotografar e zarpar. Tá, tá,tá… Tem o lance de “sentir” a fumaça, que não me convenceu.

Turistas "sentindo a fumaça"Turistas “sentindo a fumaça”

***

Dos vents até o vulcão, tem alguns mirantes, mas sinceramente nem perca seu tempo e vá direto ao último, que sim estará cheio de gente, mas por outro lado você será recompensado com a melhor vista do parque. Tem também Vents não oficiais, bem mais legais que os lotados de turistas…rs

Fumaça que sai da terra - Volcano National ParkFumaça que sai da terra – Volcano National Park

O mirante eo museu do vulcão Kilauea

Vista do mirante - Parque nacional dos vulcõesVista do mirante – Parque nacional dos vulcões

Aqui a chuva deu uma apertada e o museu encheu de gente que não tinha a mínima vontade de aprender sobre o vulcão. O resultado… Quem que vos escreve e que queria aprender sobre o vulcão não conseguiu nem chegar perto do museu. E como gosto de tirar fotos mesmo que seja para me molhar um pouco, fui direto para o mirante da cratera ( que é sensacional) e tratei de botar minha câmera para trabalhar. Essa vista é a caminhada pela cratera valeram todo o dia e todo o passeio

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

2 comments

Post a new comment

Veja também

Salada Rainbow do Jane - San Francisco

Onde comer bem e barato em San Francisco

San Francisco, é um dos melhores lugares dos Estados Unidos para comer. Acredite, tem MUITOS restaurantes, foodtrucks e lanchonetes incríveis. E quer saber o melhor? Apesar ...