Napa Valley: o charmoso Castelo di Amorosa

10

Castelo di Amorosa, Calistoga - Napa Valley

Castelo di Amorosa, Calistoga – Napa Valley

A viagem entre São Francisco e Napa Valley (a região vinícola mais famosa da California) leva pouco mais de uma hora de carro e é uma viagem que não canso de repetir. Napa ou Sonoma (um pouquinho mais longe) tem n vinicolas fantásticas e a graça é exatamente essa, conhecer lugares novos, babar nas paisagens e aproveitar o  clima da região (sempre mais quente que São Francisco e Berkeley).

Veja aqui um guia completo de Napa Valley

Seja Bem vindo ao Napa Valley

 Seja Bem vindo ao Napa Valley

Como a distância é pequena, dá fácil para fazer um bate e volta, mas caso essa seja sua ideia, tome muito cuidado com a direção, as estradas aqui são super bem policiadas e se você beber demais a chance de ser parado aumenta. 

Nesse post, vou contar um pouco da nossa experiência no Castelo di Amorosa, uma vinícola bem especial.

***

Um tour pelo CASTELO di Amorosa

EXPECTATIVAS X REALIDADE

Castelo di Amorosa

Cheguei no Castelo di Amorosa com pouquíssimas expectativas já estes anos viajando pelo mundo  me ensinaram que construções no estilo “Disney” raramente são sinônimo de bom vinho, e que na grande maioria das vezes significam centenas de turistas brigando por cada milímetro fotográfico.

Mas como tinha ouvido falar que o castelo era bacana e meu marido – ao contrario de mim – costuma gostar mais das vinícolas maiores, decidimos arriscar…e quer saber? Felizmente ACERTAMOS e ERRAMOS.

Acertamos ao deixar o preconceito de lado e visitar um lugar que parecia turístico de mais para o nosso gosto e erramos ao pensar que o vinho seria ruim. Resultado, saímos de lá felizes da vida com a visita, com uma garrafa de vinho para tomar em casa e valeu tanto a pena que vou recomendar o passeio para vocês.

QUANTO CUSTA O TOUR?

Assim como na maior parte das vinícolas em Napa quem visita o Castelo di Amorosa pode optar por um tour + tasting (prova de vinho) – $33,00 ou somente um tasting $18,00 (com mais dez dólares você terá direito a provar os vinhos reservados (melhores). Como um dos grandes atrativos dessa vinícola é o castelo, optamos pelo tour e sem querer querendo, acertamos. Quer uma dica? Faça o tour!

PLANEJANDO SUA VISITA

Reserve com antecedência

Infelizmente não rola reservar pela internet e você terá que telefonar +1 (707) 967-6272. Mas cá entre nós, melhor queimar umas pratas no Skype que dar de cara no portão. Por se tratar do único castelo de Napa e uma das poucas vinícolas que aceita crianças, especialmente nos fins de semana, a vinícola costuma encher.

– Leve documento

O Castelo di Amorosa é uma das poucas vinícolas de Napa que checa documento e sem documento amigo, nem com cara de 90 anos vão te deixar a beber.

 

COMO é O TOUR 

Voltando a história dos erros e acertos, assim quem chegamos ao Castelo me dei conta do primeiro acerto do dia, fake ou não, o castelo é bonito para caramba e sem nem entrar já pirei trocando as lentes da câmera para enquadrar o castelo bonitinho.

Parreiras no Castelo di Amorosa

 

Parreiras no Castelo di Amorosa

O tour começa na igreja do castelo, lindamente pintada pela Brasileira Mônica Lima onde o guia introduz a vinicola e explica o porque do castelo. Dario Sattui, dono da V. Sattui, umas das vinícolas mais antigas e tradicionais de Nappa é absolutamente fascinado por castelos Italianos medievais e depois de comprar algumas propriedades na Italia, resolveu que construiria seu próprio castelo em Napa e que produziria ali, uma pequena quantidade de vinhos no estilo Italiano.O resultado, um castelo super fiel a arquitetura italiana com grande parte das objetos trazidos da própria Italia e um vinho super gostoso e diferente dos tradicionais vinhos de Nappa.

Porta dentada Castelo di Amorosa

Castelo di Amorosa

Castelo di Amorosa

Castelo di Amorosa

Detalhes no castelo: portas, bandeiras e lustres. Tudo muito real

Saindo da igreja, percorremos o patio, o imponente salão de jantar repletos de pinturas e afrescos e dali entramos na área de produção de vinho, com grandes toneis e muitas galerias subterrâneas para guardar os barris de vinho até que ele esteja pronto para beber.

Pintura da igreja - Castelo di Amorosa

Pintura da igreja

Patio Italiano - Castelo di Amorosa Olha o patio que bonito

Corredor do Castelo di Amorosa

 

Corredor do  Castelo di Amorosa

Salão de Jantar -  Castelo di Amorosa

Salão de Jantar -  Castelo di Amorosa

Salão de jantar todo pintado

Muro do Castelo di Amorosa

Muro do Castelo di Amorosa

Produção de vinhos - Castelo di Amorosa

 

Muro & produção de vinhos no Castelo di Amorosa – Califórnia

E falando em Barril… alguém ai já provou vinho direto do Barril? Várias outras vinicolas de Nappa te cobram mais caro por este privilegio, e no Castelo di Amorosa isso já faz parte do tour.

Barrís de vinho no Castelo di Amorosa

DEGUSTANDO DIRETO DO BARRÍL

degustação de vinho no Castelo di Amorosa

Degustação de vinho no Castelo di Amorosa

garrafas de vinho no Castelo di AmorosaGarrafas de vinho no Castelo di Amorosa

São vários e vários corredores subterrâneos repletos de garrafas, barris e claro, como não podia faltam em um “castelo europeu”, salão de armaduras, sala de torturas e uma porção de antiguidades italianas.

engenhoca de torturar - Castelo di Amorosa

Uma das engenhocas de torturar

DEGUSTAção de vinhos NO CASTELO DI AMOROSA

Terminado o tour fomos conduzidos a uma salinha de tasting privativa, onde pudemos escolher 5 vinhos diferentes de uma lista enorme. Quem tiver em grupo pode optar por dividir os tastings e foi exatamente o que eu e o Gu fizemos, provamos dez vinhos diferentes, 2 brancos, 7 vermelhos e 1 de sobremesa. O Merlot 2009 estava delicioso e compramos uma garrafa.

Sala de Tasting do Castelo di Amorosa

Na saída da sala de tastings (sala de degustações) há uma loja gigantesca com tudo quanto é artigo de castelo que se possa imaginar e um jardim lindo com direito a gansos,emas e ovelhas.

Ema no Castelo di Amorosa

E AFINAL, VALE OU NÃO VALE A PENA VISITAR?

SIM! O Castelo di Amorosa é uma ótima opção para quem curte arquitetura e está afim de visitar uma vinicola menos tradicional. Para quem viaja com crianças tai um passeio que vai deixar os pequenos entretidos enquanto você prova seu vinhozinho

IMG_3745

 

Uvas no Castelo Di Amorosa

Localize-se

http://www.castellodiamorosa.com

4045 North St. Helena Highway – Calistoga,Ca

Reservas: (707) 967-6272

 

Veja também:

Napa Valley: Um passeio de bicicleta regado a champagne

 

 

 

 

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

10 comments

  1. Adriana Lima 4 dezembro, 2013 at 23:05 Responder

    Mari, estava na dúvida mesmo se devia ir ou não e no final achei que valeu a pena também! É uma paisagem bonita e diferente das outras vinícolas ne?
    Mas é artificial mesmo!

    Beijos e obrigada pelas dicas de Napa! Amei!

Post a new comment

Veja também