#198livros: Tunísia

OLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de dois meses lendo muito menos do que eu gostaria, mas tentando acompanhar – não muito de longe as meninas do projeto #198livros – consegui finalmente sentar e escrever a review desse livro triste porém lindo que marcou nossa passagem pela Tunísia.

É o terceiro país árabe que pegamos em seqüência, mas dessa vez a história se passa em Paris com direito a idas e vindas a infância do personagem principal, Mahfouth.

THE SCENTS OF MARIE CLAIRE, Selma Habib

O livro conta de maneira muito linda e poética a a triste história de amor entre Mahfouth e Marie-Claire, ele tunisiano e ela francesa, sob o ponto de vista de Mahfoth. A história se passa em Paris.

Screen Shot 2013-10-11 at 9.30.26 AMO choque entre as duas culturas e o esforço de Mahfouth para se adaptar a cultura de Marie-Claire com medo de perde-la estão presentes em várias passagens do livro.Ela francesa, ama comer, ir a restaurantes e adora passar horas tomando café da manhã. Enquanto para ele, tunisiano, comida é algo sagrado e essa coisa de restaurantes é praticamente incompreensível.  Ela adora aniversários, e ele vindo de uma zona rural da Tunísia onde se registravam por registrar e as datas de nascimento são pouco precisas, não gosta de aniversários pois não vê graça em comemorar algo que ele não tem certeza. Ela ama viajar (alguém ai se identifica?) e para ele férias é sinônimo de ficar em casa e relaxar (socorrrrro). E por ai vai… são muitas diferenças interessantes.

Desde a primeira troca de olhares – que foi descrita de maneira absolutamente linda – até o momento que os dois passam a viver juntos, Mahfouth vai se adaptando a cultura dela. Passa a tomar banho e trocar de meia todos os dias todos os dias, passa a curtir os cafés da manhã e a viajar durante as férias. Mas aos pouco o relacionamento – que já sabemos desde o começinho do livro que um dia irá terminar – vai se degradando, e as descrições ficam menos bonitas e um pouco mais pesadas… e para saber como e onde termina você terá que ler o livro… e esse vale a pena!

O livro custou $9,99 na versão Kindle em inglês.

***

Continuando nossa volta ao mundo em #198livros, nosso próximo destino será a Argentina! Dessa vez escolhi um livro um pouco diferente das meninas, como moro nos Estados Unidos comprar um livro em português seria um pouco caro e demorado de mais então acabei optando por outro livro disponível em Kindle.

 

Outros Blogs que também viajaram para a Tunísia

Viaggiando: http://www.viaggiando.com.br/2013/08/198-livros-tunisia.html

 

Saiba mais sobre o projeto:

https://ideiasnamala.com/2013/07/29/volta-ao-mundo-em-198-livros/

Próxima Parada: Argentina | Parada Anterior: Emirados Árabes

 

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Lu Malheiros disse:

Marina,
Ainda não comprei o livro, mas estou me preparando para encarar essa triste estória! Depois de ler o livro da Malásia (bom, mas pesado) fiquei feliz em ler coisas mais leves.
um abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lu,
Obrigada pela visita!
Malasia é minha próxima parada (to no finalzinho de Gana). Vamos ver como encaro.
Abraços