Os segredos da Costa Brava: uma viagem pelo litoral da Catalunha

Bem vindo a Costa Brava, um trecho de cerca de 200 Km localizado no nordeste da Espanha que se estende ao longo da província de Girona, na região da Catalunha. Renomada por sua beleza natural e charme, a Costa Brava conquista os corações dos visitantes com suas praias pitorescas, penhascos dramáticos e pequenas calas (praias) de águas cristalinas do Mar Mediterrâneo. A região combina a beleza natural de seus parques costeiros com uma herança cultural rica e história desde a época dos romanos.

Gastronomia caprichada e uma conexão deliciosa com o universo surrealista de Salvador Dalí completam a experiência linda e autêntica.

Calella de Palafrugell um dos destinos de praia da Costa Brava
Vilarejo de Calella de Palafrugell

Neste post dividiremos com você 10 dos principais destinos da Costa Brava, na Espanha, incluindo dicas do que fazer, detalhes históricos e onde ficar em cada um dos destinos. Pronto para uma viagem de carro inesquecível por uma das regiões mais lindas da Catalunha?

Uma viagem pela Costa Brava da Catalunha na Espanha

Barcelona é o ponto de início de uma viagem inesquecível pela Costa Brava, uma região que combina vilarejos pitorescos como Cadaqués, à destinos maiores e agitados como Lloret de Mar. Centrinhos medievais pitorescos como Besalú, Pals e Begur trarão punhados de história e oportunidades fotográficas, e a tríade de Salvador Dalí arremata a experiência de forma intensa e colorida.

Casa de Salvador Dalí em Portlligat
Casa de Salvador Dalí em Portlligat

Você pode escolher uma cidade para usar de base e explorar as melhores praias e os principais destinos da região ou optar por 2 ou 3 bases diferentes. Seja qual for a sua escolha, uma viagem pela Costa Brava é uma experiência linda e que merece ser vivida.

Principais destinos da Costa Brava na Catalunha

  1. Lloret de Mar
  2. Girona
  3. Figueres
  4. Besalú
  5. Púbol
  6. Palamós
  7. Calella de Palafrugell
  8. Begur
  9. Pals
  10. Cadaqués

1-Lloret de Mar

Lloret de Mar é o maior e mais popular destino de praia da Costa Brava. A cidade é reconhecida por suas praias, história e vida noturna animada com direito a cassinos e o parque aquático Water World. Sua avenida costeira salpicada de palmeiras tem restaurantes que funcionam até tarde e bares animados.

Lloret de mar na Costa Brava da Espanha
Castelo d’en Plaja, uma das vistas mais impressionantes de Lloret de mar | Imagem: Unsplash.com

Distância de Barcelona: 74 Km | 55 minutos

O que fazer em Lloret de mar?

As praias são, sem dúvida, o principal atrativo de Lloret de Mar. Há 5 praias sendo que duas delas tem uma atmosfera bem urbana. A praia principal e a maior delas é a Platja de Lloret. E a mais tranquila delas é a Praia de Fenals. Curiosamente as duas praias são separadas pelo Castell de Sant Joan, que data do século XI e tem vistas maravilhosas. O acesso ao castelo é feito por meio de trilhas ou de carro.

Castell de Sant Joan em Lloret de Mar - Espanha
Castell de Sant Joan | Imagem: Unsplash.com

Outro cartão postal da cidade é o Castelo d’en Plaja que fica nas margens da praia de Sa Caleta, ele não está aberto para visitas mas rende boas fotos, e algumas horas de praia.

Há diversas opções de passeios para curtir a vibe litorânea e as vistas lindas da Costa Brava como o Passeio de catamarã com churrasco

Quem curte história pode visitar a Igreja de Sant Romà, do século XVI, que tem telhados coloridos e um campanário que pode ser visto de longe. No seu interior destaca-se o santuário de Nossa Senhora de Loreto, padroeira dos navegantes. A devoção à Virgem Maria como protetora dos marinheiros reflete a histórica ligação da cidade com o mar e a pesca, que além do turismo continua sendo uma das fontes econômicas da Costa Brava

Trilhas

E pra quem quer fugir das noitadas intensas e curtir o visual de natureza, a região oferece trilhas lindas como Trilha Camí de Ronda (essa é uma trilha de mais de 500 Km que percorre toda a região da Costa Brava, mas você pode optar por um dos pequenos segmentos que cortam Lloret de Mar.), Turó Rodó (um sítio arqueológico no topo de uma colina com vistas preciosas da região) e a trilha que conecta Sa Caleta, até a praia mais selvagem e isolada de Sa Boadella.

Onde ficar em Lloret de Mar?

2- Girona

Casas del Onyar em Girona na Costa Brava da Espanha
Casas del Onyar, um dos símbolos de Girona | Imagem: Unsplash

Girona, detentora do título de maior IDH da Espanha, e de um dos centros medievais mais charmosos do país, é uma dessas cidades que se revela aos poucos. Fácil de chegar e fácil de se apaixonar, o destino é acessível de trem rápido a partir de Barcelona ou de carro (cerca de 100 Km de distância) e por isso muita gente arrisca um bate e volta.

Casas coloridas, banhos árabes, uma catedral lindíssima e vários locais de filmagem usados na 6ª temporada de Game of Thrones, são alguns motivos para incluir a cidade na sua viagem pela Costa Brava da Catalunha. E aliás, quem curte a série, vai adorar fazer o tour legal pelas principais locações de Game of Thrones.

Distância de Barcelona: 101 Km | 1h14

Quantos dias em Girona

Um bate e volta dá pra começar, mas Girona é uma dessas cidades que merecem mais de um dia do seu roteiro. Para curtir o melhor de Girona e explorar as cidades vizinhas, recomendo 3 dias. Se você tiver mais tempo, melhor, Girona é uma base excelente para viajar de carro pela Catalunha.

O que fazer em Girona

Como Girona tem muitos atrativos interessantes, a forma mais prática de descrever meus cantinhos preferidos da cidade foi montar uma lista.

  • Bairro velho e muralha de Girona: comece explorando suas vielas labirínticas e brinque de se perder até dar de cara com a Catedral que fica lá no alto. Atrás dela, nos jardins de La Francesa, há um dos pontos de acesso da Muralha de Girona. O passeio é lindíssimo e rende fotos espetaculares.
  • Catedral de Girona: A igreja fica no ponto mais alto da cidade – e as vistas são um espetáculo –tem a terceira maior nave gótica do mundo e vitrais lindos. A entrada é paga e inclui a visita a igreja de Sant Feliu.
  • Bairro Judeu: o bairro fica dentro do centro antigo e tem um excelente Museu de História Judaica (Calle de la Força, 8) que conta a história da comunidade na região. Quem quiser pode fazer um Tour pelo bairro judeu que inclui a entrada no museu e muitos detalhes históricos interessantes.
  • Casas del Onyar: As casas coloridas nas margens do rio Onyar são uma das marcas da cidade. Vá no final da tarde e curta um visual especial
  • Praça e igreja de Sant Feliu: a antiga catedral de Girona é mais uma visita interessante e que está incluída no bilhete da visita a catedral. Você poderá visitar as naves por dentro e aprender detalhes da igreja histórica
  • Banhos árabes: um conjunto de banhos cheios de história e que funcionam apenas como museu. Destaque para o apodyterium, local que servia como vestiário e conta com uma piscina octogonal com colunas no centro
  • Mosteiros de Sant Pere de Galligants: o mosteiro beneditino é um edifício do século XII. Destaque para as colunas do pórtico e para os arcos do Claustro.
Catedral de Girona, uma das locações de Game of Thrones
Catedral de Girona, uma das locações de Game of Thrones | Imagem: Unsplash.com

Onde ficar em Girona?

3 – Figueres

Girona fica coladinho em Figueres, é a terra natal de Salvador Dali, e o local da última grande obra do pintor espanhol, o Teatro-Museu Dalí, que proporciona uma vivência na mente do pintor surrealista e a chance de ver de perto algumas de suas obras mirabolantes. Taí uma visita incrível para incluir no seu roteiro da Costa Brava.

Museu-Teatro Dali em Figueres
Museu-Teatro Dalí em Figueres

O que fazer em Figueres

O Teatro-Museu Dalí foi projetado pelo próprio artista, e combina pinturas com algumas esculturas surrealistas e instalações que são a cara de Salvador Dalí. O museu ocupa o espaço do antigo “Teatro Municipal” de Figueres e é o típico local que até quem não é muito chegado à arte curte e se diverte.

O local foi comprado pelo pintor após um incêndio, completamente reformado e decorado pelo próprio Dalí. Da fachada ao interior, tudo tem a cara e remete ao universo criado pelo gênio catalão. Além de suas obras, Dalí inseriu pinturas de outros artistas que ele achava que “mereciam um espaço por lá”, seja por gostar deles, ou por considerá-los fonte de inspiração.

Obra de arte no Museu Dali em Figueres

Quer aprender sobre a vida de Dalí? A dica é fazer o passeio guiado: vida de Dalí + Teatro Museu (que inclui entrada sem fila ao museu), além de paradas na cidade de Figueres que relatam a vida do pintor.

Reserve seu tour de Dalí

Centro histórico e Castell de Sant Ferran

Tem mais tempo? Vale dar um giro pelo centro histórico de Figueres que tem várias esculturas interessantes incluindo uma do próprio Dalí; a Casa Mas Roger (Carrer Monturiol, 17), onde o artista viveu com sua família por alguns anos, e a Escultura de São Jorge (com direito a dragão!) em frente a prefeitura da cidade.

Saindo do centro, a dica é Castell de Sant Ferran, uma fortaleza do século XVIII, que é considerada a maior da Europa e desenvolveu um papel importante durante a Guerra dos Pirineus e a Guerra da Independência Espanhola.

A fortaleza instiga os visitantes a explorar suas muralhas imponentes, fossos profundos e edifícios históricos, proporcionando uma experiência envolvente que combina história, arquitetura e vistas maravilhosas da região.

Banyoles

No verão, vale combinar a visita ao museu com o lago de Banyoles (17820 Banyoles, Girona) , o maior lago de água doce da Catalunha. Há algumas áreas onde o mergulho é permitido. Nós entramos na região da La Casita de Fusta, e curtimos a experiência. Não achei o lago tão lindo como as fotos, mas o mergulho foi super refrescante.

Lago de Banyoles na Catalunha
Lago de Banyoles na Catalunha

4- Besalú

Besalú é um vilarejo medieval todinho de pedra, com uma ponte emblemática, a Pont Vell, e ruas de paralelepípedos sinuosas que conduzem os viajantes por um labirinto de edifícios históricos revelando a riqueza de séculos passados. Sabe aquela sensação de “mal te conheço e já te considero pacas”.

Pont Vell em Besalú na Espanha
Pont Vell, uma das construções mais lindas da Costa Brava

Depois de passar e se encantar com os ângulos e com os arcos da Pont Vell, que rende fotos lindas com os reflexos do rio Fluvià, a graça é se perder pelo centrinho e viajar por seu passado histórico, seja admirando a arquitetura, explorando os museus ou simplesmente absorvendo a energia de suas ruas.

Igreja de Besalú na Espanha
Igreja de Besalú na Espanha

O que fazer em Besalú

Aí vão alguns dos principais destaques de Besalú

  • Explorar a Ponte Medieval (Pont Vell): Comece sua visita caminhando pela Ponte Medieval, que oferece vistas lindas do rio Fluvià e algumas das melhores oportunidades fotográficas do dia.
  • Passear pelo Bairro Judeu: Explore o antigo bairro judeu de Besalú, onde você encontrará ruínas de uma sinagoga, casas e outros edifícios que lembram a coexistência multicultural da cidade até 1492. Vale fazer um tour guiado para conhecer a história e explorar os banhos de um Mikvá (ou banhos judaicos).
  • Visitar a Igreja de Sant Pere: Explore a Igreja de Sant Pere, uma bela construção que combina elementos românicos e góticos. O interior abriga obras de arte religiosa e possui um caráter histórico notável.
  • Fazer um tour grátis: Uma forma de conhecer os principais pontos turísticos e aprender sobre a história da cidade.
  • Parque Natural La Garrotxa: Quem curte trilhas vai enlouquecer com o visual e as possibilidades desse parque natural lindo.

Não vale a pena se hospedar em Besalú. Girona, Begur, Palamós e Cadaqués são melhores pedidas.

5- Púbol

Púbol é um vilarejo pequenino e que entra no nosso roteiro da Catalunha graças a sua conexão com o pintor surrealista Salvador Dalí. Em 1969 o pintor adquiriu o Castell de Púbol, um castelo do século XIV que estava em péssimo estado de conservação, para presentear sua esposa Gala que sonhava em ter um castelo. O castelo de Puból foi todo reformado, mobiliado e planejado para Gala. Foi para lá que Dalí se mudou após a morte de sua amada quando ele deixou sua residência em Portlligat para nunca mais voltar.

Castelo Gala Dalí

Subindo as ruas da pequena Púbol, entre casinhas de pedra e arcos medievais, chega-se à rua Gala-Dalí que conecta o vilarejo ao antigo castelo medieval. Dali residiu em Puból durante seus últimos anos de vida após a morte de Gala, que está enterrada em um mausoléu no castelo.

Vilarejo de Púbol na Catalunha
Casa medieval na entrada do vilarejo de Púbol

O castelo não tem elementos surrealistas encontrados tanto na casa em Portlligat como no Museu-Teatro Dalí em Figueres. Mas o contraste entre o estilo de vida a lá Dalí e o castelo medieval, é bastante interessante.

Destaque para os jardins com esculturas de elefantes de pernas longa,s elemento recorrente nas obras do artista que figuram a fragilidade da realidade e a distorção da percepção.

Também gostei do eclético guarda-roupas de Gala, com vários figurinos em exibição, e o Atelier de Dalí que tem uma lareira linda de formas arredondadas.

Guarda-roupas de Gala a mostra no Castelo Dalí
Parte do guarda-roupas de Gala a mostra no Castelo Dalí

6- Palamós

Platja Fosca em Palamós na Espanha
Platja Fosca em Palamós na Espanha

Palamós é uma das vilas de pescadores mais bem preservadas da Costa Brava e uma base bem legal para explorar algumas das praias mais lindas da região. A cidade tem excelentes restaurantes e uma boa estrutura hoteleira.

Não é uma cidade super charmosa, mas sua localização é estratégica, e a trilha rumo à Platja Fosca foi uma das surpresas mais gostosas da viagem. Suas praias têm areia dourada e mais fina que a média da Costa Brava e as águas são tranquilas e muito cristalinas.

Graças a minha amiga belga Betse, que tem uma casa de veraneio por lá, me hospedei em Palamós por 5 noites e pude aproveitar os tesouros da Costa Brava.

O que fazer em Palamós

  • Visitar as praias: Platja Gran (a praia do centrinho), Platja Castell (tem aluguel de caiaque e ruínas fotogênicas de um antigo castelo) e Platja Fosca (a mais bonita da cidade)
  • Fazer a trilha centro rumo a Platja Fosca: Um passeio Lindo e cheio de oportunidades fotográficas. Quem curte caminhar pra valer pode seguir pela costa até Calella de Palafrugell (10.6 km)
  • Museu da pesca: Para saber mais sobre a história e as técnicas usadas na região.
  • Passear pelo centrinho de Palamós e comer super bem. Nós adoramos o restaurante Vostra Llar (Carrer President Macià, 12)
  • Mercado Municipal: uma pedida bem local para comprar frutas, verduras e peixes fresquíssimos.
  • Fazer bate e voltas para outras cidades da Catalunha.

Onde ficar em Palamós?

Busque hotéis próximos ao centro da cidade para poder ir as praias de Palamós a pé. Algumas boas pedidas são:

7-Calella de Palafrugell

Calella de Palafrugell é um destino encantador para curtir as praias e as paisagens da Costa Brava, sem muitos edifícios grandalhões no visual. O antigo vilarejo pesqueiro mantém sua arquitetura histórica com sobradinhos brancos cobertos com telha e muros de pedra. Suas praias pequeninas, de águas bem transparentes e areias claras, atraem muitos turistas no verão.

Calella de Palafrugell na Costa Brava
Calella de Palafrugell: um destino de praia lindo e badalado

O que fazer em Calella de Palafrugell

As praias de Calella de Palafrugell estão conectadas pelo Cami de Ronda, uma rota linda que começa no centro da vila e se estende por cerca de 5 km, passando por túneis e subidas íngremes entre uma praia e outra. A rota antigamente usada como um caminho de patrulha para prevenir ataques piratas se tornou uma forma agradável de turistar e conhecer as praias da região. Algumas das nossas preferidas são a praia El Golfet, a Praia de Sant Roc e a Praia Port Pelegrí.

Calella de Palafrugell vista do alto
Calella de Palafrugell vista do alto

Visitei a região no auge do verão e havia muita gente na praia, mas amei o clima badalado sem ser esnobe e a ausência de hotelões gigantes na costa.

Com mais tempo vale incluir no roteiro a região de Castell-Cap Roig, onde há um castelo e prainhas protegidas.

Dica de restaurante

Para comer adoramos o La Blava (Carrer Miramar, 3, 17210 Calella de Palafrugell) que serve peixes, frutos do mar e carnes com vistas lindas do mar.

Onde ficar em Calella de Palafrugell

8-Begur

Begur é um vilarejo incrustado em uma montanha com ruínas de um antigo castelo no topo, um lugar charmoso em uma região que concentra algumas das melhores praias da Costa Brava, além de excelentes opções de hotéis.

Castelo de Begur e as vistas do vilarejo
Castelo de Begur e as vistas do vilarejo

O que fazer em Begur

Tem apenas algumas horas?

Concentre sua visita na parte antiga, onde fica o Castelo de Begur!

Castelo de Begur na Costa Brava
Ruínas do Castelo de Begur. As vistas lá do alto são lindas

Para chegar ao topo da fortificação você terá que percorrer as vielas estreitas de Begur, passar pela bonita igreja de Saint Pere e pela Torre de Saint Ramon que antigamente protegia a cidade de ataques piratas mouros.

Após a torre, você passará por uma escada de pedra chamada de “Carrer del Castell”. No passado, de acordo com a tradição, os habitantes dessa rua tinham que oferecer um copo de água para os senhores feudais quando passavam pela rua como tributo de vassalagem.

Agora é só subir a rua e contemplar vistas 360 de toda a região. Repare nos restos da muralha do castelo, nas casinhas lá de baixo e nas vistas da Costa Brava.

Fortaleza de Begur e as vistas da Costa Brava
Fortaleza de Begur e as vistas da Costa Brava

Tem tempo de explorar a região?

Para quem tem mais tempo Begur reserva uma série de praias lindas, como a Praia de Aiguablava (ótima para viajar com crianças e também considerada uma das mais belas da região, Praia de Sa Tuna (praia pequenina rodeada de casas de pescadores, e a Praia de Sa Riera (uma praia ampla com a opção de Beach club e muito espaço para nadar).

Quem curte trilhas pode (e deve!) aproveitar os dias na região para percorrer um trecho do Camí de la Ronda. Os mirantes Mirador de la Cova d’en Gispert e a vista da estreita Cala Marquesa são alguns dos tesouros da região.

Onde ficar em Begur

9-Pals

Pals em viagem de carro pela Catalunha
Centro medieval de Pals. O vilarejo é rodeado por plantações

Mais uma cidade medieval linda para o seu roteiro da Costa Brava. Pals é uma cidade inteirinha de pedra e que fica numa região mais agrícola em meio a plantações verdejantes e vinhedos. Um visual bem diferente do que vimos até agora.

As casas de pedra são uma característica marcante do centro histórico de Pals. Muitas delas têm fachadas bem preservadas, detalhes ornamentados e flores coloridas em janelas e varandas. Ruas de paralelepípedo contornam o centro da cidade e vão subindo rumo à torre principal completando o cenário.

Com olhos atendo e um pouco de sensibilidade você será presenteado com pequenas surpresas: mirantes naturais, pontes elevadas, torres de defesa, igrejas, uma Plaza Mayor (algo bem típico das cidades espanholas)

O que visitar em Pals na Costa Brava

  • A muralha medieval: A muralha de Pals esconde algumas das vistas mais lindas da cidade.
  • Torre del Homenaje: Essa torre circular é uma antiga torre de vigia e o que restou de um castelo do século IX que sucumbiu durante a guerra civil espanhola. A torre fica no ponto mais alto da cidade e tem as melhores vistas da região.
  • Torre de Ramonet: Torre quadrada e mais baixinha do que a torre del Homenaje. Essa torre é toda aberta para facilitar manutenções e evitar encruzilhadas caso haja um ataque.
  • Igreja de Saint Pere: Uma igreja românica do século X com detalhes góticos em seu interior.
  • Praça Major: é o coração do centro histórico de Pals e está rodeada por cafés e restaurantes

Onde ficar em Palls

10-Cadaqués

Cadaqués na Costa Brava da Catalunha
Centro de Cadaqués

Um dos cantinhos mais bonitos da Costa Brava, Cadaqués surpreende desde a chegada, com direito a curvas sinuosas e vistas gritantes de sua costa escarpada. Mal havia chegado e já tinha entendido porque Salvador Dalí escolheu o vilarejo para chamar de lar e construir a sua casa dos sonhos. E que sonhos!

O centrinho de Cadaqués ainda guarda vestígios do tempo em que a cidade era um vilarejo de pescadores, com ruas estreitas e sinuosas e suas casas brancas debruçadas sobre o mar azul. Já falei que o lugar é lindo? Como bem dizem os espanhóis: “Cadaqués: difícil de llegar y aún mas difícil de marchar”.

Centro de Cadaqués e igreja de Santa Maria
Centro de Cadaqués

O que fazer em Cadaqués

  1. Explorar o Centro Histórico: Passeie pelas ruas estreitas do centro de Cadaqués explorando suas pequenas praias, procure a estátua de Salvador Dalí e visite a Igreja de Santa Maria que fica na parte mais alta da cidade.
  2. Casa-Museu Salvador Dalí: Uma atração tão especial que vai ganhar um destaque à parte neste post, mas adianto por aqui: essa visita íntima pelo universo surrealista de Salvador Dalí é imperdível!
  3. Passeio de barco: um passeio por toda a costa de Girona, visita ao farol de Cap de Creus e uma parada de duas horas pela pitoresca vila de Cadaqués. O passeio conta com áudio guia em vários idiomas.
  4. Atividades Aquáticas: As águas calmas ao redor de Cadaqués são perfeitas para atividades aquáticas como mergulho, caiaque e snorkeling. Alugue equipamento ou participe de passeios guiados para explorar o ambiente marinho.
  5. Passeio até o Farol de Cap de Creus: o Parque Natural de Cap Creus é um segredo muito bem guardado dos espanhóis. Uma região praticamente intocada, com praias escondidas (e difícil acesso) e um mar azul que faz todo esforço valer a pena. A estrada de acesso é estreita e nos meses de alta temporada tem congestionamento, então se programe para chegar cedo. O parque fica aberto 24h. A estradinha termina no farol, onde ter um bar com uma vista maravilhosa, um restaurante e um pequeno museu.
  6. Melhores praias da região: As praias de Cadaqués, são lindas mas tem o chão de pedrinhas, então minha primeira dica nesse quesito é vá de havaianas, e se tiver um sapatinho de praia, ainda melhor! Playa Grande é a mais central; Es Llané é uma praia muito frequentada por famílias e sua irmã Llané Petit é uma praia mais tranquila e a preferida de pescadores da região. A Playa Sa Conca é para aqueles que preferem uma vibe mais naturalista, já a Playa de Portlligat é bem popular, principalmente porque fica próxima a casa de Dalí.

Portlligat e a Casa de Dalí

Casa de Dalí em Portlligat
Casa de Dalí em Portlligat

Coladinho em Cadaqués está Portlligat, um vilarejo repleto de charme e perfeito para abrigar os sonhos (e as maluquices) de um dos maiores pintores surrealistas de todos os tempos. Pronto para se apaixonar pela Casa de Salvador Dalí?

Por lá as praias são pequeninas, de pedras grandes e rodeadas por encostas. Numa dessas prainhas está a Casa de Dalí, aberta para visitas somente com reserva antecipada (reserve aqui), e a visita acontece em pequenos grupos e é guiada em inglês, francês, espanhol ou catalão.

A casa de Dalí em Port Lligat nos aproxima do mundo e da realidade desse pintor muito doido. Com vistas incríveis para o mar e um atelier para nenhum gênio botar defeito, é muito gostoso percorrer o lugar em que muitas das obras de Dalí foram concebidas e pintadas.

Vista da Casa de Dali em Portlligat na Espanha
Vista da Casa de Dali em Portlligat na Espanha

O tour funciona da seguinte maneira: o guia te leva ao cômodo a ser visitado, te conta um pouquinho e depois disso você tem um tempo (geralmente dez minutos) para olhar o lugar e tirar fotos.

O tour percorre diferentes salas, um pátio, o ateliê do pintor, quarto e closet do casal e pelos jardins, minha parte preferida da visita, que tem alguns ovos gigantes, que são uma marca de Dalí e que simbolizam fertilidade, um pátio muito lindo com muitas árvores e flores, um terraço com vista para o mar, um boneco monstro de proporções gigantes montado com mil e um objetos diferentes no chão, e uma deliciosa piscina.

Outro ponto alto da visita é o ateliê onde há duas obras (originais) inacabadas. Dali estava trabalhando nelas, mas quando Gala faleceu ele deixou a casa e nunca mais voltou. Além das telas inacabadas, há uma série de objetos e personagens inusitados que Dalí usava como fonte de inspiracão.

Obra inacabada de Salvador Dalí
Obra inacabada de Salvador Dalí

Falando em personagens inusitados, ao longo da visita você vai reparar numa série de gansos empalhados. Os gansos, símbolo da eternidade recorrente nas obras de Dalí, eram animais de estimação do pintor e conforme eles foram morrendo foram sendo empalhados e viraram decoração da casa.

A casa de Dalí em Porlligat foi uma forma bem especial de concluir a tríade pelo universo do pintor, uma visita mais intimista e muito interessante de sua trajetória.

Viagem pela Costa Brava da Espanha no Mapa

Navegue por todas as nossas dicas da Costa Brava na Catalunha.

Como incluir a Costa Brava no seu roteiro pela Europa

A Costa Brava combina com uma viagem por Barcelona, alugue o carro no último dia da viagem e escolha uma ou mais cidades para fazer de base. Girona, Begur e Palamós são ótimas pedidas.

Para o aluguel do carro, recomendo a RentCars, um comparador esperto que ajuda a encontrar os melhores preços para a sua viagem, e permite o parcelamento em reais, sem Iof e sem juros.

A Costa Brava também combina com uma viagem pelo sul da França, ou de forma avulsa aproveitando um voo barato companhias low cost que voam direto para Girona.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Costa Brava
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Lia Regina Leme Forte de Camargo Vidigal disse:

Adorei!!! Muito legal viajar com vc através dos seus textos!