Montevidéu: um roteiro pelo centro da cidade

5

O Centro Antigo ou Ciudad Vieja é a parte histórica de Montevidéu da cidade. O centro é pequenino, então dá para percorrer as ruazinhas com calma, entrar na lojas, experimentar comidinhas, e ir se apaixonando aos poucos e sem pressa.

Nesse roteiro caminharemos da Plaza de Independência até o mercado do porto, passando pela Catedral de Montevidéu e pelo teatro Solís.

Um roteiro pelo centro de Montevidéu

Praça da Independencia - Montevideu - UruguaiPraça da Independencia – Montevideu – Uruguai

Começaremos nosso passeio pela  calle de ciudadela, uma rua curva que divide o centro velho do centro novo que é uma ótima referência para este começo de passeio.

Praça da Independencia & arredores

Subindo a Calle da Ciudadela você vai dar de cara com o edifício Libertad, atual sede da presidência do Uruguai, é um prédio bonito espelhado que para nossas comparações paulistanas, poderia facilmente ser colocado na Berrine ou na Paulista sem chamar muita atenção, bem diferente do que temos de referência de palácio presidencial em Brasília.

edifício Libertad, atual sede da presidência do UruguaiEdifício Libertad, atual sede da presidência do Uruguai

Ao lado do edifício Libertad você verá o Palácio Estevez, antiga sede da presidência uruguaia e que atualmente funciona como um museu presidencial. Comparando uma sede com a outra, logo percebe-se as mudanças e transformações ocorridas no Uruguai nos últimos anos. E aproveitando o momento, o presidente não só atravessou a rua como posicionou a presidência como um dos edifícios mais modernos da Capital.

Palácio Estevez, antiga sede da presidência uruguaiaPalácio Estevez, antiga sede da presidência uruguaia

Na frente da sede presidência encontra-se a Plaza Independencia (praça da Independência), uma das praças mais lindas e um dos maiores pontos turísticos de Montevidéu. A Plaza Independência é um grande retângulo repleto de palmeiras – acho que são palmeiras –  e uma grande estátua de um homem sentado em um cavalo, este homem, José Artigas,cujos restos mortais estão guardados dentro de um mausoléu embaixo da estátua, é conhecido com fundador da nacionalidade Uruguaia. A estátua começou a ser construída em 1884 e só terminou 29 anos depois.

Plaza Independencia (praça da Independência) em Montevidéu Palácio do Salvo na praça da Independência

Numa das extremidades da praça você verá um grande prédio antigo, o Palácio do Salvo, inaugurado em 1925 foi por muitos anos o prédio mais alto da América do Sul, o prédio tem  95 metros de altura e 27 andares. O palácio do Salvo tem uma torre gordona que se assemelha com a foguete com quatro grandes cápsulas. Como gosto bastante de arquitetura, perdi alguns belos minutos olhando para ele.

É na lateral do Palácio do Salvo que começa a avenida principal de Montevidéu, a 18 de Julho. Quem tiver mais tempo pode passear pela avenida depois e brincar de comparar Montevidéu com São Paulo. Mas por enquanto deixaremos a avenida de lado vamos para outra extremidade da praça, onde há uma porta antiga, a porta da Ciudadela (puerta de la ciudadela).

Porta da Ciudadela Quase espremida entre os prédios da capital UruguaiaPorta da Ciudadela quase espremida entre os prédios da capital Uruguaia

Esta porta é o que restou dos tempos que Montevidéu era uma cidade murada, imaginem que a cidade toda era o que hoje se chama de ciudad vieja, bem pequena mesmo.

Teatro Solís

Do lado esquerdo da porta está a nossa próxima parada, o Teatro Solís que tem em sua fachada o sol da bandeira do Uruguai.

Teatro Solís - MontevidéuO teatro é super bonito e pode ser visitado com um tour guiado que custa bem baratinho (entre 2 e 3 reais dependendo do cambio) e é super instrutivo. O tour pode ser feito em Português, Inglês ou Espanhol. Veja aqui os horários do tour.

Interior do Teatro Solís - MontevidéuQuem tiver com preguiça pode fazer um tour virtual que não é a mesma coisa, mas dá para o gasto. http://www.teatrosolis.org.uy/visitavirtual/visita.asp?p=5&i=eng&s=0

 

Saindo do teatro, volte até a Porta da Ciudadella e caminhe pela rua em frente, a – a Sarandi –  repare que o chão desta rua tem vários sols dourados, o Símbolo do país – o mesmo que está na bandeira.

Detalhe no chão da rua Sarandi - MontevidéuDetalhe no chão da rua Sarandi – Montevidéu

Aos sábados esta rua é Palco de uma feirinha que começa na saída da porta da Ciudadela e  termina na bonita Plaza da Constituición, a feirinha não é tão famosa quanto a grande feira Uruguaia Tristan e Najava, mas já dá um belo gostinho. Talvez lá você se anime a aderir a moda Uruguai e compre uma das tradicionais canecas para beber o quentissimo chá Mate.

caneca de mate - Uruguai

A feira parece ser dividida em dois pedaços: presentes e lembrancinhas na calle Sarandi e Antiguidades na Plaza da constituición

Nesse pequeno caminho, você passará em frente de alguns lugares que valem a pena a parada:

COMIDINHAS

Sorveteria Fredo: É uma famosa rede de sorveterias argentina, que também esta em São Paulo, é sem dúvida uma das minhas sorveterias preferidas do mundo (sem exagero). Peça ‘um cucurucho de dulce de leche’ (casquinha de doce de leite) e mais algum outro sabor do seu gosto.

Ah, esqueci de dizer que comparando com São Paulo, tudo em Montevideu é barato, menos o sorvete! Uma casquinha de 2 sabores custa mais ou menos R$ 7,50. Mas não economize este dinheiro, muito pelo contrario, tome o maior número de casquinhas que conseguir pois são deliciosas!

La Pasiva: É uma rede de lanchonetes bem grande e bem famosa no Uruguay. Se você ficar de olho, vai encontrar várias delas durante sua visita. Experimente os “panchos” (cachorro quente),o  ‘chivito’ (sanduiche de filet mignon muito típico) e o Misto quente na Croissant. Se tiver com muita fome peça o “Chivito Canadense”, que ainda por cima leva ovo, presunto, queijo e mais mil outras coisas. O La Passiva tem ainda uma famosa Pizza quadrada que é servida por metro. Mas, nada de almoçar agora porque o almoço de hoje será no Mercado do Porto que fica não muito longe da Calle Sarandi.

Fonte na  Plaza da Constituición Fonte na  Plaza da Constituición 

Plaza da Constituición & Catedral 

Nossa próxima parada está a poucos passos de distancia, A Plaza da Constituición. (Praça da constituição) uma praça quadrada muito fofa, com uma fonte de anjos no centro e pequeno canteiro de flores em volta e rodeada de prédios históricos. Como estávamos no inverno as arvores estavam sem folhas e repleta de passarinhos, dando um toque bem especial na praça.

Passarinho na  Plaza da Constituición - MontevidéuFalando dos prédios ao redor da Plaza, aproveite para visitar a Catedral de Montevidéu, apesar de parecer que está fechada, não está não, basta empurrar a porta e entrar. Por dentro, a catedral é bem interessante, pena que é um pouquinho escura.

feirinha da praça da constituição - Uruguai

Saindo da catedral siga caminhando em frente sentido Mercado do Porto, se estiver perto do horário de almoço, basta seguir o cheiro de churrasco – quer dizer parillada – e a multidão de pessoas. O cheiro é realmente impressionante e delicioso (para quem gosta de carne, óbvio).

O Mercado do Porto

Mercado del Porto- UruguaiMercado del Puerto – Uruguai

O mercado del Puerto é um galpão enorme repleto de churrascarias quem servem a tradicional Parillada Uruguaia. O lugar é muito legal!! E se eu tivesse apenas algumas horas em Montevideu certamente é para lá que eu voltaria… preferencialmente de barriga vazia.

Tradicional Parillada Uruguaia - Mercado do PortoTradicional Parillada Uruguaia – Mercado do Porto

Uma das Parillas mais tradicionais, gostosas e disputadas Parillas do mercado do Puerto é a Parrila do restaurante: El Palenque.

Como comer?

Escolha uma das mil opções de restaurante e opte entre os dois tipos de programa:

A)    Sentar em frente ao forno no balcão e desfrutar o seu churras sendo preparado ao Vivo e a cores, o legal desse programa é que super rola você ficar de olho no que está sendo preparado e escolher aos poucos os pratos mais gostosos. Mas pode ser bem torturante para quem está morto de fome! Os contras desse programa é que sim, você vai sair de lá cheirando a Parrillada e em dias quentes vai passar um belo calor em frente ao forno

B)    Sentar em uma das mesas do lado de fora e acompanhar a movimentação da rua, as pessoas e a correria dos garçons. É um programa mais romântico que o primeiro, e para quem tá em família é sem dúvida uma melhor opção. Mas para conseguir uma das disputadas mesas do lado de fora você terá que reservar com antecedência, caso contrario corre o risco de ir parar em uma das mesas chatas do lado de dentro, chatas porque não são nem cool como as mesas de fora e nem te permitem observar o preparo das comidas.

O que comer?

Como Brasileiro, você certamente ficará tentado a comer um belo bife de Picanha, minha dica é resista ao Bife de Picanha e ao invés dele, peça o Bife de Tira (que é o mesmo pedaço da picanha com corte diferente), o Bife de Chorizo (Corte Nobre do contra filé) ou a Costela bovina (derrete na boca). Afinal você estará no Uruguai e por que não testar o corte tradicional deles?  Para acompanhar peça alguns legumes, são todos feitos na mesma churrasqueira da carne e são deliciosos. Se sobrar espaço no estomago, peça ainda uma lingüiças, ou para quem gosta, umas morcillas.

El Palenque - Mercado do PortoEl Palenque – Mercado do Porto

Repare que legal a técnica do churrasco, eles colocam enormes toras de madeira no fogo até virar carvão e com este carvão eles fazem o churrasco. Acho que é por isso que fica tão gostoso.

De entrada, peça o provolone derretido na chapa – é sensacional! E para beber uma Patrícia (cerveja uruguaia geladinha).

Para quem gosta de tomar uma cervejinha e ficar conversando com os amigos, as mesas do lado de fora são ideais, dá fácil para ficar a tarde toda tomando cerveja e comendo porçõezinhas.

Ah, bem pertinho do mercado do Porto tem esta linda frutaria, achei as fotos bonitas e resolvi dividir com vocês!

Frutaria em Montevidéu

Frutaria em Montevidéu

E aqui termina nosso passeio pelo centro, espero que tenham aproveitado e curtido bastante.

 

 

 

 

Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

5 comments

  1. Vinicius Tova 18 abril, 2015 at 19:03 Responder

    Olá tudo bem?

    Além do meu interesse em viagens e culturas, gosto muito de gastar meu tempo lendo artigos sobre lugares, experiências, comidas e afins. Gostei bastante da forma que foi escrito o artigo, sem contar que está bem ilustrado. Estou me programando para uma viajem ao Uruguai em 2016 e gostei muito das dicas acima, hahah, fiquei me imaginando sentado num balcão, tomando uma Patrícia e assistindo aquele monte de carne sendo assadas.

    Grande Abraço.

Post a new comment

Veja também

Photo Safari - Nova York

Safari fotográfico em Nova York

Tá indo para Nova York e quer melhorar suas habilidades fotográficas? Então você precisa conhecer a New York City Safari, uma empresa especializada em tours ...