Planejando viagens com o Evernote

Depois de falar um pouquinho sobre os sites e aplicativos que geralmente uso para planejar minhas viagens. Resolvi falar sobre um outro aplicativo que comecei a usar para planejar  viagens e que estou amando, o Evernote. [E antes que você me pergunte sim, morar em plenos Vale do Silício me deixou ainda mais Tech Oriented…rs. E não, este não é um post patrocinado, estou recomendando a ferramenta porque realmente uso, gosto e acho que ela pode fazer uma SUPER diferença na hora de planejar viagens.

O que é o Evernote?

Costumo brincar que o Evernote é a solução da minha vida para organizar minhas anotações, planejar roteiros de viagens, guardar lembretes importantes e coisas que eu não quero esquecer. Mas na real, o Evernote é a evolução do caderno normal.

Além de escrever e armazenar textos e imagens, o Evernote permite que você faça buscas em todo o conteúdo que você digitalizou, inclusive palavras escritas dentro de imagens, e encontre tudo bem rapidinho. Pronto, depois dele nunca mais copiei uma lousa ou um slide, agora eu tiro foto de tudo e salvo as fotos nos meus cadernos.

Além disso o Evernote te permite acessar suas anotações de todos os seus aparatos eletrônicos ao mesmo tempo sem que você precise estar conectado o tempo todo. Para alguém desorganizada como eu, o Evernote significa uma economia de tempo TREMENDA. Mas o que isso tem haver com viagens? Muitas coisas…

Como usar o Evernote para planejar viagens?

Antes de descobrir o Evernote costumava organizar meus roteiros no bloco de notas do celular do Ipad ou do computador. Como os blocos de nota não se conversavam, eu tinha que ficar enviando anotações por email, copiando, colando. Isso sem falar nas n vezes que eu sem querer apertei o botão de delete – que fica mega mal posicionado no Ipad –  apaguei tudo e perdi dias inteiros de roteiro numa senhora besteira. RRRRRRRRR. Bloco de notas aposentado!

Meu caderno de viagens

Com o Evernote eu criei um caderno chamado viagens e cada vez que alguém me envia uma sugestão de viagem bacana ou cada vez que começo a montar um roteiro eu crio uma nova anotação e começo a adicionar conteúdo.

Meu Caderno de viagens no EvernotesMeu Caderno de viagens no Evernotes, cada viagem ganha uma anotação diferente. Muito mais fácil que colecionar emails.

Adicionando conteúdo com o clipper

Como leio 300 mil blogs de viagem, cada vez que encontro algum post bacana de algo que eu gostaria de fazer e que não posso esquecer, adiciono o conteúdo no meu caderno de viagens usando o Evernote Clipper, uma ferramenta que te ajuda a salvar coisas da internet, adicionar comentários e guardar tudo aquilo que te interessa e que é uma mão na roda para viagens.

Exemplo de uso do ClipperCom o Clipper você consegue, guardar,grifar e anotar coisas em páginas da internet

Imagine que você está organizando uma viagem para o Caminho de Santiago, na Espanha. Ao invés de ter que guardar cada post de cada blog e juntar tudo num big e-mail ou num big word, salvar em PDF e baixar no Ipad (ou imprimir) você pode juntar tudo no Evernotes e acessar durante a viagem mesmo estando Offline.

Nossa viagem de ano novo

Comecei a planejar nossa viagem de ano novo. Como ainda não sei quantos dias teremos comecei a desenhar várias opções de mapas no google maps e salvar todas as opções de mapas com seus respectivos links no Evernotes.

Screen Shot 2013-12-11 at 5.11.38 PM

Compartilhando um caderno de viagens

Como o Gustavo meu marido e meu pai também querem dar pitacos no roteiro, compartilhei essa anotação com eles. Assim podemos trabalhar juntos no roteiro sem um troca troca maluco de emails.

Definindo o roteiro

Assim que definirmos o número de dias conseguiremos saber exatamente que cidades visitaremos. Por enquanto nossa ideia é ir de carro até o Gran Canyon passando pelo Death Valley. E estamos colecionando dicas de materiais de cada uma das nossas possíveis paradas nesse caderno de viagens.

Colecionando reservas

Além de adicionar cada uma de nossas possíveis paradas no Evernotes, outro uso bacana é criar um caderno para organizar reservas de passeios, reservas de hotéis e reservas de voos. Sempre que faço um pagamento via internet faço um Print Screen no meu Desktop e colo no caderno de reservas, dessa forma tenho tudo num lugar só e sem colecionar papeis.

E onde foi parar o Moleskine?

Quem me conhece bem deve estar se perguntando… “Quer dizer que você abandonou o Moleskine?” Não, não… continuo levando meus caderninhos para cá e para lá e anotando dicas de passeios, dicas de comida e etc… Só que, toda vez que acabo com um caderninho, ao invés de colecionar pilhas de moleskines usados ou ter que me preocupar em passar informação de um caderninho para o outro eu simplesmente fotografo o que me interessa e jogo no Evernote, e pronto!

Caderninhos tradicionais complementam minhas anotações virtuais. Caderninhos tradicionais complementam minhas anotações virtuais.

E você? Já usou o Evernote ou algum outro app bacana para planejar viagens? Conte para nós.

Veja também:

Sites e aplicativos que vão deixar sua viagem mais divertida e mais barata

 

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Fernanda disse:

Você sabia que o evernote tem a sua linha de moleskines? Não lembro no que eles se diferenciavam para facilitar a captura da imagem. O mesmo se aplica para post it. Enfim, fiquei aguada e não sei se ja vendem para o Brasil. Vale a pesquisa no site do evernote.

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu tenho um Moleskini do Evernote e é bem bacana. Os post Its não mudam muito, só facilitam o contraste.
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fernanda,
Não sei porque seu comentário entrou no blog somente agora.
Eu sou mega fan da ferramenta.

Abraços

Já tinha ouvido falar no Evernote, mas era de um post assim que eu precisava pra começar a usar hehehe.