Onde ver sequoias na Califórnia

Quem aí nunca sonhou em ver árvores gigantes de perto que atire a primeira pedra. Não é  atoa que ver sequoias gigantes (Yep, existem dois tipos de sequoias a comprida e a gigante, e já já eu te mostro a diferença) é um dos principais itens da lista de quem vem para a Califórnia pela primeira vez. O que pouca gente sabe é que as sequoias gigantes não ficam muito perto de San Francisco e nem de Los Angeles. Para chegar até elas você precisara encaixar no seu roteiro uma visita ao Yosemite Park, ou ao Sequoias National Park. E nem pense em fazer bate-e-volta. Tanto o Yosemite quanto o Sequoias são lugares M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S e que merecem pelo menos uns 2 dias do seu roteiro.

Mas antes de mais nada, voltemos ao assunto tipo de Sequoia.

Aqui na Califórnia existem dois tipos de sequoias, as Coastal Redwoods (sequoias costeiras) que são sequoias bem compridas de tronco alaranjado, conhecidas por serem as árvores mais altas do mundo e as Giant Sequoias ou Sequoias gigantes, não são tão altas como uma Redwood, mas  incrivelmente gordas e encorpadas. As Redwoods são mais comuns que as Sequoias Gigantes e você poderá vê-las até mesmo no centro financeiro de San Francisco, no parque Muir Woods, no Big Basin Red Woods e em vários outros lugares da Califórnia. Vale lembrar que o fato delas serem mais comuns não tira o brilho e muito menos a grandeza da coisa, as Redwoods são lindas e impressionantemente altas. [Sabe aquele passeio no Muir Woods? Eu se fosse você não perderia de jeito nenhum!]

Muir Woods

Árvores do Muir Woods

E a sequoias gigantes?

As Giant Sequoias são menos comuns, e muito mais impressionantes. Enquanto a Redwood é tão alta que você chega a perder a dimensão do tamanho da coisa, ver uma sequoia de frente chega a ser assustador. Grande é apelido perto da imensidão da coisa, especialmente quando se trata de uma gigante dentro da família das gigantes, como é o caso do General Sherman no Sequoias National Park e do General Grant no Kings Canyons National Park. A sensação de estar perto de algo tão gigante é algo estranho, e ao mesmo tempo emocionante. Surreal pensar que uma árvorezinha dessas tem mais de 3000 anos e continua em pé da siva, e crescendo!

Sequoia Gigante - Merced Grove no Yosemite Park

Sequoia Gigante de baixo pra cima

Sequoias National Park

Falei que a árvore era grande!

Onde ver sequoias na Califórnia

Sequoias National Park

Sequoias National Park

Tunnel Log, uma das atrações do Sequoias é dirigir dentro disso

A Floresta Sequoias do Sequoias NP é o maior e mais incrível floresta de árvores gigantes da Califórnia. Sem exagero, o paraíso das sequoias e um lugar como nunca vi igual. São centenas de Sequoias gigantes, uma maior que a outra e todas muito lindas. Além das sequoias gigantes o Sequoias NP tem montanhas maravilhosas, dezenas de opções de trilhas e uma caverna muito legal! A maior sequoia do parque (e do mundo) é o general Sherman, um gigante MUITO lindo rodeados por outras sequoias menores. Um parque muito especial e sem dúvida a melhor opção para quem quer ter uma experiência intima com esses gigantes tão especiais.

Como explorar?

O Sequoias pode ser explorado tanto de carro – e a estrada rodeada por árvores imensas é uma das mais lindas que já dirigi – quanto a pé. Na alta temporada minha recomendação é que você estacione o carro no estacionamento do Museu de Sequoias (bem no coração da floresta de gigantes) e faça todos os passeios usando o shuttle gratuito do parque. A floresta tem vários bosques, e quanto mais você estiver disposto a caminhar maiores as suas chances de ter uma experiência exclusiva com as Sequoias.

Sequoia gigante no Sequoias National Park

Um pedaço da maior árvore do mundo

Veja aqui um post completo com dicas do Sequoias National Park

Quantos dias?

Com um dia inteiro dá para curtir bem as sequoias e explorar bem o miolinho do parques, mas se você tiver dois ou três dias, opção de trilhas bacanas e lugares lindos para conhecer é o que não falta! Com mais tempo pegue a General Highways até o Kings Canyon, ela te levará até o bosque de Sequoias onde está o General Grant, a segunda maior sequoia do mundo.

Veja também: Roteiro de 15 dias na Califórnia

Onde se hospedar?

O Sequoias NP tem apenas 1 hotel dentro do parque, e algumas áreas para Camping que se esgotam com bastante antecedência (especialmente nos meses de verão e durante as férias escolares. Fora do parque, na pequena cidade Three Rivers (boca do parque) existem diversas opções de hotéis e campings. Antes de reservar o hotel, verifique a distância em milhas entre o hotel e a Floresta Gigante.

Sequoias National Park

Sentinela: uma sequoia mediana

Kings Canyon National Park

O Kings Canyon é quase uma extensão do Sequoias National Park. Os dois parques estão conectados pela rodovia dos gigantes que liga as duas maiores sequoias gigantes do mundo. O general Sherman e o General Grant. O bosque de Sequoias gigantes do Kings Canyon é lindo e muito bem cuidado. Como o parque recebe muito menos visitas que o Sequoias, a experiência mais exclusiva.

Grant Grove -Kings Canyon

Foto com o General Grant

Como explorar?

Estacione o carro no estacionamento mais próximo ao bosque dos gigantes e pronto! Você terá dezenas de árvores linda e gigantes para abraçar.

Quantos dias?

Para conhecer o bosque de Sequoias gigantes, um dia tá mais que bom, quem tiver mais tempo poderá curtir os lagos e as vistas incríveis do parque.

Onde se hospedar?

Cedarbrook e Pinehurst são as duas “cidades” mais próximas do bosque de Sequoias gigantes e ficam há cerca de 30 minutos de carro. [Antes de reservar um hotel, confira a distância no Google mapas para não se frustrar.

Yosemite National Park

Tunnel View - Yosemite

Tunnel View: um dos principais cartões postais do Yosemite Park

Um dos lugares mais incríveis que já visitei e sem dúvida meu parque Nacional preferido. O Yosemite combina paredões gigantescos de granito com cachoeiras maravilhosas (atenção que boa parte delas seca durante o verão), e opções de trilha para ninguém botar defeito. O Yosemite tem três diferentes bosques de Sequoias, o mais famoso o Mariposa Grove, acabou de ser reaberto depois de mais de dois ano de restauração. Os outros dois, o Toulumne Grove e o Merced Grove ficam mais próximos ao Yosemite Valley.

Mariposa Grove

O Mariposa Grove, na parte sul do Yosemite, é um bosque com mais de 500 sequoias adultas e várias possibilidades de trilhas para caminhar em meio as árvores e fotografar. Para chegar ao bosque, dirija até o Mariposa Grove Welcome Plaza e de lá pegue o shuttle gratuito (que opera entre meados de março a final de novembro e tem saídas a cada dez minutos – nos outros meses você poderá dirigir até o pé do bosque.) até o bosque.

As três trilhas mais populares do Mariposa Grove são:

  • Big Trees Loop: 0.5 km – fácil
  • Grizzly Giant Loop: 3.2 km – Moderada (planeje cerca de 1,5 para a trilha)
  • Guardians Loop: 10.5 km – Difícil (planeje cerca de 4 ~6 horas para a trilha)

Toulumne Grove

Toulumne Grove - Yosemite

Com o Mariposa Grove fechado, Toulumne – que fica bem pertinho do vale, e bem no caminho de quem entra no parque por Big Flat Oak – se tornou a trilha de sequoias mais concorrida do parque. O bosque é relativamente pequeno e as árvores estão bem espalhadas. Dois pontos legais da visita são: poder subir numa sequoia caída e entender a grandeza da coisa e passar por dentro de um túnel em uma antiga sequoia morta. Acho a experiência fotográfica do Tuolumne muito bacana, mas acho a experiência no Merced muito mais interessante. A caminhada de ida e volta para ver as Sequoias é de 4 Km. Veja neste post todos os detalhes do Toulumne Grove.

Merced Grove

Sequoia gigante -Yosemite

Se você aguenta encarar um subidinha boa e uma caminhada de 5 Km, taí minha recomendação para ver sequoias no Yosemite. O Merced Grove, o menor bosque de Sequoias do Yosemite,  é menos conhecido e mais vazio do que o Tuolumne Grove. Outra vantagem é que aqui as árvores estão mais próximas umas das outras e a sensação de floresta gigante é um pouco mais real. [Nada comparado com o Sequoias #Sorry.] Veja todos os detalhes do Merced Grove neste post.

Mariposa Grove

O maior e mais famoso bosque de Sequoias do Yosemite está passando por reformas, mas se você tiver pic e fôlego, ainda pode visitar a parte alta dele fazendo uma trilha de 20 quilômetros com direito a uma boa elevação. Se você curte caminhar e tem muito tempo, vale a pena. Caso contrário, escolha entre os bosques de Tuolumne e Merced.

Programe sua viagem para o Yosemite

O Yosemite Park é um lugar que merece pelo menos uns dois dias inteiros do seu roteiro. Veja dicas do que fazer, onde comer, e muito mais nesse post. E leia este post para te ajudar a escolher Onde ficar no Yosemite Park.

Calaveras Big Tree Park

Dos parques de Sequoias gigantes na Califórnia esse é o único que ainda não conheço, mas pelo que ouvi falar (e pelas fotos do Google) tem bastante árvore gigante. Assim que visitar o parque atualizarei o post com dicas para vocês.

Leget – Tree Drive Thru Park

Chandelier Tree - Califórnia

Viagem pelo Norte da Califórnia

Uma parada legal para quem vai para o Norte da Califórnia e gostaria de passar de carro por dentro de uma sequoia viva! A Chandelier Tree (árvore castiçal) é muito linda, e o passeio, apesar de turisticão, vale super a pena!

Quantos dias?

Basta um desvio pequeno da rota principal para chegar nesse parque. Pode ser que haja uma pequena fila para passar na árvore.

Onde se hospedar?

Veja as principais cidades do Norte da Califórnia e todas as dicas para quem quer fazer essa viagem neste post.

Sequoias gigantes no mapa

Veja no mapa onde estão os principais bosques de Sequoias na Califórnia.

E aí, pronto para abraçar uma dessa gigantes! S2

Só faltou um detalhe: o seguro viagem!

Não ser obrigatório não significa que não é necessário! O seguro viagem é a garantia que sua viagem será tranquila, sem intercorrências. Imprevistos podem acontecer, como por exemplo você ter uma emergência hospitalar, ou então descobrir que sua mala foi extraviada  e o pessoal da companhia aérea não tem previsão para entregá-la (terrível, né?)

Quem viaja segurado não passa aperto. Recomendamos que você opte por um seguro com boa cobertura e que cubra tudo no ato, para que você não fique sujeito a aguardar o reembolso sabe-se lá por quanto tempo. Atualmente estamos usando (e gostando) dos serviços da Seguros Promo, pois eles fazem uma busca de apólices e apresentam um comparativo com o que há de melhor no mercado em termos de seguro. Assim ninguém perde tempo indo atrás de cotações.

Para mais comodidade, clique aqui e faça sua cotação com a Seguros Promo inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, Siga nosso instagram!
[instagram-feed]

 


Viaje sem stress:
Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

sequoias califórnia

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Daniel Maragna disse:

Olá Mari. Parabéns pelos post. Muito ricos! Estou horas lendo todos da California.
Uma dúvida: também vou pra California de RV e queria saber se você tem indicações de parks pra parar o RV e também queria saber se vocês chegaram fazer overnight park em algum e onde..

Obrigado
Daniel

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniel,
Como moro aqui na Califórnia acabo sempre viajando com meu carro e acampando com barraca, ou ficando em hotel. Assim, infelizmente não tenho dicas de hospedagem testadas e aprovadas 🙁
O que sim te recomendo é, reserve com antecedência, especialmente para os meses de junho, julho e agosto.
Abraços

Avatar Liz disse:

Mari, tudo bem?! Parabéns pelo blog. Faremos uma viagem pela Califórnia em abril e muitas dicas estamos tirando daqui. Minha pergunta é sobre o caminho entre Anahein e Mariposa. São aproximadamente 5h30 de estrada e teremos que parar no caminho para almoçar. Você tem sugestão de lugar?
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Liz,
Infelizmente nunca fiz este trecho especifico então não tenho nada de sugestões. 🙁
Beijos e aproveite a viagem