Um dia em Sacramento

7

Sacramento, a capital da California fica a 135 Km (cerca de 1:30h) de São Francisco e no caminho de Lake Tahoe. Depois de passar muitas vezes pela entrada da cidade sem nunca parar resolvemos trocar um domingo nas montanhas geladas de Tahoe pelos prédios da capital. E quer saber?! Adoramos Sacramento e voltaremos muito em breve! Veja o que visitamos e inspire-se você também!

Um dia em Sacramento, a capital da California

O Capitólio da Califórnia

Sacramento

Este bonito prédio com ares de oficial, é a sede do Parlamento, do Senado na Califórnia e escritório do Governador. O Capitólio abriga o governo do estado desde 1869 e já passou por uma série de reformas, primeiro para expandir o prédio e mais recentemente, entre 1975 e 1982 para reforçar as estruturas e protege-las de terremotos.

Uma visita pelo Capitólio começa pelo enorme parque que rodeia o prédio e esta repleto de arvores bonitas, flores coloridas – e claro, como estamos falando de um dos prédios mais importantes da Califórnia, um montão de estátuas oficiais.

A entrada no Capitólio é feita por uma porta lateral onde todos os visitantes passam por uma pequena checagem de segurança (nada muito dramático pra quem já visitou Nova Iorque) e pronto. Você estará dentro de um dos prédios mais importantes e mais bonitos no estádo.

Capitolio CaliforniaRecomendo que você comece sua visita pelo terceiro piso e venha descendo. Você pode subir pela grande (e maravilhosa) escadaria, ou por um elevador antigão super estilo. Subimos de elevador e fomos descendo de escada.

O Senado e a Câmara dos deputados

No terceiro piso piso estão as entradas para a parte superior do Senado e da câmara dos Deputados, se for dia de semana, você poderá assistir a uma sessão ao vivo, já que de acordo com as leia da Califórnia, o publico tem direito a observar o processo legislativo.

E quase esqueço de contar que este piso esta decorado com quadros dos antigos governadores da Califórnia.

Senado California-Senado

O Sanado Califórnia é todo pomposo, decorado com carpetes vermelhos, uma parede com colunas gregas e detalhes dourados. No centro há uma inscrição em Latim que diz: “É dever do senado proteger aos direitos cívis”. A parte de cima, de onde o publico pode ouvir as sessões é repleto de cadeiras de madeira.

Camara dos deputados Senado California-Câmara dos Deputados

Do lado oposto ao Senado, está a câmera dos deputados, com um número muito maior de cadeiras e tapetes verdes. A inscrição em Latim no centro da sala diz que “ É dever dos legisladores criar leis justas”. Aqui também há algumas fileiras de cadeiras para o público.

Primeiro e segundo andar e o Subsolo.

Cúpula do Capitolio da California

– A cúpula

Desça as escadas para o segundo andar e observe a linda Cúpula, aqui é o ponto mais alto que se pode chegar e ver a cúpula. A cúpula foi inspirada na arquitetura Greco-romana. A estátua no piso de baixo é a Estatua de Cristovam Colombo com a rainha Isabella e foi doada para o Capitólio em 1883.

-A grande escadaria

Agora você pode descer pra o primeiro piso, mas antes disso repare nos detalhes da escada, com lindos relevos e lustres bem bonitos, a escada foi o pedaço preferido do Gu no Capitólio.

Capitolio California

No primeiro andar há algumas exposições fotográficas, e uma estátua em tamanho real do Urso Californiano que é um “must” para fotos, e no subsolo há uma lojinha e um vídeo de cerca de 15 minutos sobre os detalhes do prédio. Gostei do vídeo do ponto de vista de historia, mas nada imperdível.

2014-04-06 11.11.54

Dados para quem planeja visitar o Capitol:

-Endereço:
10th and L Streets
State Capitol, Room B-27
Sacramento, CA 95814

-Aberto todos os dias das 8:00 as 17:00 (nos finais de semana, abre as 9:00)
Entrada grátis!
-Tours guiados: todos os dias das 9:00 às 16:00 de hora em hora

Tower Bridge Gateway

Tower Bridge GatewaySaindo do Capitol, seguimos reto pela Lincow Way – que é a Avenida principal que sai de frente o Capitóli –  até a Tower Bridge Gateway, uma ponte dourada bem extravagante que já havíamos visto “n” vezes da estrada e tínhamos muita curiosidade de ver de perto.

2014-04-06 11.47.27A ponte é bem bonita de perto e a parte mais interessante é que ela foi construída para se elevar verticalmente durante a passagem de barcos grandes. Lá de baixo nos sentimos na verdadeira “Golden Gate”, e ficamos bem curiosos para saber porque é que a ponte é dourada…

O porque do dourado da ponte

Pra quem também ficou curioso, ai vai um pouquinho de história:
A ponte foi concluída em 1935 para substituir uma ponte antiga e bem mais modesta, sua cor inicial era prateado e depois de anos e de muitas reclamações de moradores, a ponte ganhou uma cor compatível ao seu significado: amarelo para representar a capital do estado e o Capitol!

Tower Bridge GatewayMas a polemica da cor não parou por ai, em 2007, chegou a hora de repintar a ponte, e houve uma senhora votação para escolher a nova cor. E Adivinhe só?! Ganhou o dourado, que tem tudo a ver com as origens do estado que ganhou grande parte da sua população durante a corrida do ouro. E como não se pode agradar gregos e troianos, nem todos gostaram da nova cor, mas como votação é votação…

Old Sacramento

Old SacramentoComo sou apaixonada por coisas antigas e pelas cidades do ouro da California, esse era o pedaço de Sacramento que eu mais queria visitar.

Sacramento era o principal central comercial durante a corrida do ouro Californiana, e principal ponte de conexão entre os trilhos de trem que traziam o ouro das minas a São Francisco por meio de barco a Vapor.

Old Town SacramentoE chegamos na Old Town da forma mais esquisita possível… pela beira do Rio e depois de passar por cima de uma ponte dourada, ao som melodia nada harmoniosa de uma buzina incessante do trem. É, minhas expectativas caíram na hora, por sorte alguns minutos depois eu mudaria de opinião e passaria a adorar este pedacinho de história viva (com um fundo absolutamente comercial, porém interessante e divertido).

As margens do rio, começa a cidade antiga, mas esse pedacinho inicial me pareceu o mais turístico de todos. Haviam dois grandes restaurantes na beira da água, ambos tão lotados e com cara de turístico e o trilho do trem por onde de tempos em tempos passava um trem apitando. Passado o choque inicial, resolvemos atravessar a rua e buscar uma Old Sacramento um pouco mais autentica. E não é que encontramos…

Saindo das margens do rio, a antiga cidade de Sacramento ganha um aparência bem mais original com alguns prédios históricos, lojas de bugigangas, doces antigos e alguns restaurantes. Aqui a graça é passear pelos prédios históricos e imaginar uma sacramento do passado. Entrar nas lojinhas, fazer um passeio de trem (o que devido ao barulho quase incessante da buzina, eu me recusei), e bater perna pra lá e prá cá sem muita direção.

Sacramento

O Que visitar?

B.F Hastings Biulding | Mais conhecido como museu do Wells Fargo

Old Town - SacramentoEste prédio de 1953  abriga um pequeno museu com alguns carros antigos bem preservados e um montão de objetos da época do ouro e um centro de informações turísticas da cidade. Esse é um dos lugares mais autênticos da Old Town de Sacramento.

Eagle TheaterEagle TheaterEste pequeno teatro é uma réplica do primeiro teatro da California fundado em 1849. O prédio durou três meses antes de ser alagado por uma enchente terrível.

Lojinhas bacanas:

-Sacramento’s Sweets

Sacramento SweetsUma dessas lojas de doce antigas com uma vitrine repleta de guloseimas apetitosas e uma máquina de pipocas estilosíssima

-Evangeline’s

SacramentoUma loja de quinquilharias 1000, tem um montão de coisa engraçada e divertida: de jogos a fantasias. Tem de tudo um pouco!

-Loja de pipas

Loja de pipas, SacramentoAtravessando o trilho de trem do outro lado da rua esta colorida lojinha de pipas. Eu que já sou bem crescidinha e já passei da idade faz tempo quase comprei um desses gigantes coloridos pra tentar empinar. As pipas são lindas e a loja merece uma visita mesmo que seja para sair de mãos vazias.

-Rocky Mountain Chocolate Factory

Rocky Mountain Chocolate FactoryEssa é uma franquia de chocolate que tem em todo canto mas que é ótima! As maças com cobertura de chocolate são incríveis.

PARA ALMOÇAR:

La Terraza, SacramentoComemos num Mexicano delicioso e super autentico chamado La Terraza. Pedimos dois pratos o que foi um erro, por que os pratos eram enormes. Os pratos custaram por volta de 16,00 dólares cada um. Amamos o restaurante!

PARA BEBERICAR:

Old City Saloon, SacramentoO River City Saloon é um dos bares mais tradicionais da cidade, um uma decoração antífona e um ambiente do século passado, esse é o bar ideal para você tomar uma bebidinha!

Old City Saloon, Sacramento

Califórnia State Railway Museum

Califórnia State Railway MuseumE chegamos a nossa última parada do dia, o Califórnia State Railway Museum (ou museu da locomotiva) que fica dentro da Old Town e encerra o dia na cidade com chave de ouro. O museu resgata um pouco da história dos trens norte Americanos por meio de 20 locomotivas, lindas e em ótimo estado.

Sacramento, Railway Museum

Sacramento, Railway Museum
Começamos nossa visita com um videozinho de 20 minutos sobre a história dos trens na Califórnia, e assim que o filme termina a tela se abre para o museu e sua impressionante coleção de trens antigos. São mais de 20 trens inteirinhos, além de uma série de vagões e outras partes. O museu é bem interativo e os visitantes são convidados a subir nos trens e caminhas pelos vagões. Vários dos trens tem monitores de plantão e você pode fazer perguntas sobre o que quiser. Bem interessante.

Sacramento, Railway MuseumNa parte de cima do museu há uma senhora coleção de trens em miniatura que fazem o maior sucesso com as crianças e uma parte de trens para brincar, montar e desmontar. Gu e eu passamos quase duas horas no museu, felizes da vida!

Sacramento, Railway Museum Sacramento, Railway Museum

Antes de deixarmos a Old Sacramento, preciso fazer dois parêntesis:

1) Trem barulhento! O condutor deve pensar que é todo mundo surdo e não para de buzinar, impossível sair do centro velho sem nenhum pintainho de irritação. (Mas preciso fazer a ressalva pra contar que as crianças estavam encantadissimas com o trem e amando a oportunidade de passear).

2) Que pena que é permitido a entrada de carros nesse pedaço da cidade, a quantidade de carros estacionados tirou um bom pedaço do ar de antiguidade da Old Sacramento.

Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

7 comments

  1. Eliete 6 junho, 2016 at 23:25 Responder

    Mari boa noite!!! Gostei do seu comentário sobre Sacramento. Gostaria da sua opinião se possível .
    Estarei chegando em S.Francisco dia 18/09 tenho ate o dia 25 para passear por aquela região. Em principio pensei em ficar alguns dias em Napa, já desisti.Resolvi que vamos para Lake Tahoee, agora quero parar em Sacramento. J Você acha que dá para fazer Sacramento e LT em 5 dias contando ir e vir de S.Francisco . Assim como você amo viajar.
    Obrigada Eliete

    • mari vidigal 8 junho, 2016 at 22:08 Responder

      Oi Eliete,
      Assumindo que vc não planeja passar nenhum dia em SF, 3 dias em Tahoe e um dia em Sacramento (no caminho para Tahoe) + 1 dia para viajar (meio dia na ida e meio na volta) é mais que suficiente!
      Abraços

Post a new comment

Veja também