Vantagens e desvantagens de morar no Estados Unidos

Vale a pena morar nos Estados Unidos? Com tantos amigos e conhecidos querendo sair do Brasil, este post serve como uma reflexão e uma forma de mostrar que nem tudo são rosas e que toda moeda tem dois lados.

Bandeira do Estados Unidos de All Stars

COMO É morar no Estados Unidos

Sempre fui apaixonada pelo Brasil (não, não nego que sempre gostei e muito de viajar) e até vir morar na Califórnia há oito anos atrás não imaginava trocando o Brasil por nada. O Brasil é um país de clima agradável, sem grandes catástrofes naturais e repleto de pessoas que eu amo. Mas deixemos as qualidades do Brasil de lado e vamos as vantagens de morar nos EUA.

Vantagens de morar no Estados Unidos

1- Segurança

Nasci e cresci em São Paulo e nunca percebi o quanto  me incomodava com a questão da insegurança até eu ser exposta a uma realidade completamente diferente. Aqui na Califórnia são raros os casos de assalto a mão armada, as pessoas saem com o computador na rua sem dó, e o que eu acho mais fantástico, existe uma cultura de acampar em lugares remotos sem medo.

Fazer trilha sozinha? Morria de medo! Hoje me vejo entrando em florestas lindas e praticamente desertas e desbravando vários cantinhos legais com minhas família.

2 – O fim do jeitinho Brasileiro

Detesto (e sempre detestei) gambiarra, sabe aquele jeito espertalhão de querer sempre levar a melhor? Aqui não tem essa história de furar fila, de parar em vaga de deficiente. As regras são super claras (muitas vezes duras para o nosso padrão) mas as coisas em geral funcionam.

3- Contratar e cancelar serviços facilmente

Quem já tentou cancelar a conta da NET ou a assinatura de uma revista ou jornal sabe o sacrifício e a dor de cabeça que é tentar trocar/cancelar um prestador de serviços no Brasil. Aqui, pode até ser que demore para você conseguir falar com a atendente telefônica, mas passada a espera inicial o cancelamento é imediato.

4 – Poder me arrepender de uma compra

Outro dia comprei um abajur três vezes maior do que a minha mesa (deixando a minha falta de noção  de lado) simplesmente voltei na loja, devolvi o abajur e peguei meu dinheiro de volta. E isso se aplica pra (quase) tudo o que você comprar. A flexibilidade de mudar de opinião é super bacana pra quem tá montando uma casa e quer experimentar coisas diferentes ou até mesmo no dia a dia ao perceber que você fez burrada.

5 – Estradas sem buraco

Dirigir sem medo de deixar parte da minha roda na estrada é uma das minhas grandes alegrias ao viajar. A diferença é tanta que  aqui os carros duram bem mais. Cruzamos os Estados Unidos de carro e praticamente só pegamos estradas boas. E o que mais me impressionou:m da Flórida a Califórnia não pagamos um único pedagio (mas para entrar em cidades grandes da Flórida ou Califórnia sim teríamos que pagar pedágios)

6 – Variedade, variedade e mais variedade

Ir no supermercado aqui nos Estados Unidos, seja no Whole Foods que é mais natureba ou no Safeway que equivale a um Pão de Açúcar, é sempre uma diversão. São prateleiras e mais prateleiras de variedade, “n” opções de marcas e muitos produtos super práticos. O mesmo se aplica pra lojas de roupa, eletrodomésticos e etc…

7 – Diversidade

A quantidade de estrangeiros de todos os cantos do mundo é incrível. Sabem aquela velha história do “American Dream”? Muita gente veio pra cá com a cara e com coragem para tentar um futuro melhor e acabou ficando.

8- Andar de bicicleta sem medo

Sei que a história tá mudando, mas se virar de bicicleta no Brasil ainda é complicado. Quer um exemplo? Cheguei a morar a 30Km do trabalho e ir de bicicleta de 2 a 3 vezes por semana sem medo de ser feliz (sim, antes que você me pergunte, tem chuveiro no trabalho e essa é mais uma vantagem daqui) e nem medo de ser atropelada.

9 – Proximidade com a natureza

Moro a 1 hora da praia, a três horas de incríveis montanhas de esqui e bem perto de vários parques regionais incríveis. Tenho um contato com a natureza muito maior do que eu tinha no Brasil e sem abrir mão de todos os privilégios de morar na cidade.

10 – Transportes públicos que funcionam

Este é o último item da minha lista, mas poderia ser o primeiro. Ter e poder contar com transporte público é maravilhoso. O transporte público na Califórnia deixa muito a desejar, mas em San Francisco, por exemplo, dá para se virar super bem sem carro.

11- Viagens de trailer

Um dos nossos hobbies preferidos é acampar com o nosso trailer, o Rocky, e está sendo muito legal viver essa cultura de camping, e até mesmo contar com a hospitalidade alheia para dormir nos fundos da casa de um amigo, ou em uma vinícola (há um programa super legal para isso chamado Harvest Host). Não temos tanto costume de fazer camping seco, mas temos amigos que já estacionaram o trailer por vários lugares dos EUA e dormiram de graça e sem medo.

DESVANTAGENS DE MORAR NO ESTADOS UNIDOS

E pra quem pensa que morar nos Estados Unidos é só festa, aqui vão alguns dos meus motivos pra você refletir.

1- Família e Amigos

Essa é a decisão mais dura e a maior saudade de quem decide morar fora. A família e os amigos fazem muita falta. Morar fora é abrir mão de uma série de eventos especiais na vida de quem você mais ama: casamentos, nascimentos e por ai vai. Sinto muita falta dos meus sobrinhos e adoraria ver eles brincando com meus filhos com mais frequência.

2 – Ter que se virar

Os americanos são N vezes mais independentes que nós que crescemos – de certa forma – acostumados a ter ajuda pra tudo. Aqui a galera se vira mesmo, de fazer reformas na casa, até trocar uma peça do carro que quebrou. Pra quem nasceu acostumado a essas regalias, ter que aprender essas coisas de velho é chato pra caramba!

3- Serviço básicos caríssimos

Fazer um ajuste em um vestido, fazer unha e depilação ou qualquer outra coisinha básica custa bem caro. Se por um lado é muito legal a valorização dos profissionais envolvidos no serviço, pesa e muito no bolso.

4- Um sistema médico complicadíssimo

Apesar de ter um seguro de saúde bom, eu morro de medo de usar. Aqui tudo que é relacionado a medicina é tão caro e burocrático que bate aquela insegurança e ter uma surpresa desagradável com a conta. Na época da gravidez fiquei chocada ao ver a conta de mais de 100 mil dólares de hospital por um parto normal e sem anestesia – que o seguro cobriu 100% – mas ainda assim é chocante, né?!

Também me assustei ao descobrir que uma pomadinha de herpes labial – que o seguro não cobre – custa $200 a bisnaga. Nessa eu quase chorei de raiva e saí de lá sem a pomada. (E numa próxima ida ao Brasil, vou me estocar!)

Dentista? Qualquer coisinha custa uma facada, dependendo do que for, vale a pena voltar pro Brasil para resolver.

Não veja para cá sem seguro viagem

Se para mim, que sou moradora, serviço hospitalar é algo que eu evito pra não ter surpresas na hora da conta, imagino o viajante desavisado que vem para os Estados Unidos sem contratar um seguro viagem porque sabe que não é obrigatório. Nem pense em fazer isso.

Antes de viajar faça uma cotação na seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado e com valores que cabem no seu bolso (simples e rápido).

Faça aqui uma cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto no seguro.

5- Cada um por sí

Não sei se foi falta de sorte, sei que cai duas vezes da bicicleta e que ninguém me ofereceu ajuda (por sorte não foi nada de mais). Já carreguei malas enormes na escada do metro e ninguém se ofereceu para ajudar. Já vi muito velhinho em pé e ninguém dar lugar no trem. Sinto que aqui é cada um por si e que as pessoas se importam menos um com os outros. [Por outro lado, todas as vezes que pedi ajuda – uma delas para colocar a corrente da minha bicicleta que havia praticamente pulado fora fui e muito bem ajudada, e olha que o cara se sujou a beça].

6- A Maldita Liability

A história dos processos/ medo de ser processado é tão forte que as pessoas tem medo de se ajudar. Fiquei horrorizada quando uma colega chinesa passou mal na faculdade e nenhum dos funcionários pode ajudar. Eles disseram que o único que poderiam fazer era chamar uma ambulância. Exagero não? Também acho exagero que ao demitir um funcionário ele tenha que sair da empresa escoltado por um policial. Falta Flexibilidade nas regras, algo que nós brasileiros fazemos super bem.

7 – Pular almoço

Hora de almoço (mesmo em empresas que servem comida/ tem refeitório) tá longe de ser algo sagrado. Aqui as pessoas comem muito depressa, quando comem e aquele socialzinho gostoso do almoço é praticamente inexistente.

Nos escritórios, o “lunch meeting” é super comum, e não confunda com o nosso “sair para almoçar brazuca”. Aqui é todo mundo na mesa, comendo e discutindo coisas de trabalho do jeito que der. Odeio lunch Meeting, e sempre que posso bloqueio minha agenda para ter um horário só meu.

8 – Desvantagem de ser estrangeiro

As regras trabalhistas americanas são super pesadas para nós estrangeiros, e não tem choro nem vela e muito menos jeitinhos. Quem quiser ficar, terá que seguir, e na risca, todas as regras impostas por eles.

9 – Comidinhas

Por mais que eu cozinhe em casa e compre muitas coisas nos mercadinhos brasileiros. Comer aquele feijãozinho com farofa ou aquele pãozinho francês com queijo minas, sempre que eu quiser, é um sonho quase impossível.

10 – Poucas férias

Na média, as empresas americanas dão apenas duas semanas de férias por ano. Pra quem gosta de viajar e está acostumado a 4 semanas + um montão de feriados. É muito pouco!

11. Clima & Catástrofes naturais

Dois cliches que não poderiam faltar na minha lista mas:

(a) São Francisco é quente uma Ova, se fizer três semanas calorentas no ano, é muito. O Vale do Silício é um pouco mais agradável, mas esqueça entrar no mar.

(b) Não sou das mais encanadas, mas depois de acordar com terremoto, preferia nem ter que me preocupar com eles.

E ai, alguém tem mais algum ponto lista?

[Vale lembrar que essa lista é extremamente pessoal e que os pontos que mencionei refletem a minha experiência]

 


Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

Morar nos EUA: vantagens & desvantagens

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Eliane DORNELAS disse:

Mt bacana seu post acabei d voltar dos EUA adoro ir ai passear desta vez fui ao Tenesse e a região Mississipe lugares lindos .Mas amo meu Brasil to nos seus 10 motivos para ficar aqui, admiro mt os 10 motivos d viver lá ,adoro o frio,mas o calor humano do Brasil vence a competição do meu coração. A próxima vou a Califórnia…abrcs e mt sucessos

Sobre o alto custo da medicina, já ouvi, de fato, muitas reclamações.

Avatar Eduardo disse:

Tenho amigo nos EUA que mora a 5 anos lá.
Me convidou para ir como turista e trabalhar lá com ele.
Tenho mulher e 3 filhos.
Eu irei primeiro e depois de 1 anos a familia vai.
teremos boas chances? neste caso green card é possivel, mesmo que demore?
Vale a pena essa mudança de vida?

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Eduardo!
Para responder sua pergunta, precisaria de mais infos. Com visto de turista você não pode trabalhar.
Existem algumas empresas que revisam sua documentação e dizem se o green card é possível ou não. Procure se informar sobre isso, antes de tomar uma decisão.
Abraços

Avatar Jerê disse:

Eu gostei muito desse seu jeito de se expressar! Muito bem entendível.

Obrigado!

Avatar Rafael disse:

Estou com uns planos mirabolantes de iniciar uma vida nos Estados Unidos, eu esposa e um filho de dois anos, temos amigos em Boston e na Califórnia, porém e difícil dicas com eles, trabalham muito e não ficam tanto tempo disponível p todas as minha dúvidas !!!
Adoramos suas dicas !!! Me fez dar Maia um passo rumo ao sonho

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Rafael!
Obrigada 🙂
Boa sorte!
Abraços

Avatar Patrícia disse:

Muito importante ter a opinião de alguém que está aí, assim poderemos nos preparar. Foi muito informativo parabéns pelo texto.

Avatar Ariane Moreth disse:

Obrigada! 🙂

Avatar João Gabriel de Araujo Oliveira disse:

Meu não sei se este post ainda tem respostas, mas só me resta tentar.

Meu nome é João Gabriel, estou terminando meu Doutorado no Brasil e gostaria de pleitear uma vaga nos EUA, seja de instructor, assistant professor ou pos-doc. Você sabe como funciona o processo aí? Aqui no Brasil apenas por concurso ou em universidades particulares. As unis particulares pagam em média 25 reais a hora aula, e as públicas estão quase fechando as portas e tornando os concursos cada vez mais escassos. Se puder me ajudar com isso, mesmo em community colleges, gostaria dessa informação.

Grande abraço,
Parabéns pelo post

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, João Gabriel!
Normalmente para pos-doc você precisa enviar um dossiê com todo sua documentação, cartas de recomendação, provas de ingles (toefl), GRE etc. Cada universidade pede coisas diferentes. Sugiro que você entre no site da universidade que deseja pleitear a vaga e se informe melhor.
Boa sorte!
Abraços

Daí a gente vê q pode ser legal viver nos EUA até ler as ressalvas. Contudo o capitalismo selvagem estadunidense acaba com a graça. é só trabalho, comida variada porcaria, “este é um País livre”(tá bom!), praticidade sem emoção, falta de consideração com o outro, distanciamento social NATURAL, cada um por si e por aí segue. Estive nos EUA há mais d 20 anos. lembro que subi nas torres gêmeas e andava pelas cidades bem policiadas. na verdade não me senti segura, mas vigiada, incomodada. EM NY andei no metro e sempre havia intervençao policial por algum assalto ou briga. Estive, tb, algumas vezes em SFO. tinha vontade de morar lá pelo seu espírito mais latino, mas recentemente uma colega d minha irmã esteve por lá e disse q o capitalismo está afundado o cidadao californiano. É algo a se pensar. Toda esta variedade de consumo, esta falta de buracos, esta segurança ilusória em contraposição a uma assist. d saúde popular, mais tempo de lazer e verdadeiros encontros de almoço. A se pensar. todo lugar vale muito! Saúde para vc.

Avatar elvis pires disse:

I enjoyed reading it seems that living in the UAS would be fantastic and cool and I would like to travel there(gostei de ler parece que morar no UAS seria fantastico e legal e gostaria de viajar para lá)

Avatar pauoo disse:

ola boa tarde meu nome e paulo venho acompanhando alguns post aonde fala que os estados unidos estao precisando de motorista de caminhao que tambem eles fizerao um site global entry onde facilita a entrada de estrangeiros no pais.voce que esta ai oque eles comenta sobre isso e veridico?
sendo assim eu sou profissional na área e isso facilitaria um visto de trabalho para mim?
oque voce pensa a respeito?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi paulo,
td bem?

O Global Entry é para agilziar a entrada dos turísticas no país e não tem relação com o visto de trabalho. Quanto a necessidade de motoristas de caminhão, não ouvi nada a respeito – mas também não estudei o assunto.
Abraços,

Avatar Herbert Luiz Braga Ferreira disse:

O mundo é pra visitar. Pra morar, é o Brasil. Sou professor universitário de língua e literatura francesa, estudei na França, mas jamais pensei em me estabelecer por lá. Sei que nascimento ñ é destino e que todo mundo tem o direito de construir (ou reconsstruir) sua vida em qualquer lugar do planeta, mas o que me deixa muito chateado são esse brasileiros que vão embora e ficam chamando o Brasil de horroroso. Coisa triste..

Avatar Graça Rezende disse:

Meu filho é negro e sonha estudar aí. Mas tenho muito medo. Como vê essa questão racial?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Graça
Depende da cidade e da região. Meu filho tem vários colegas negros na escola e o acolhimento é bem legal.
Espero que ele realize 0 sonho e que seja muito feliz por aqui!
abraços

Avatar Daiane disse:

Wellingtona: Moro do Brasil a 30 anos sou casada tenho 1 filha 10 anos.
Estamos querendo morar no EUA procurar mais qualidade de vida e segurança.
Gostaria de saber sua opinião si vale a pena ir pro EUA.
Ganhemos na faixa de 4 mil Reais por mês
Só q o custo de alimentação, combustível e etc estão bem abusivos..

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniane,
Os Estados Unidos não é um país fácil de migrar legalmente. Vale esperar a pandemia passar e buscar alternativas mais receptivas como o Canadá ou a Austrália.
Abraços

Avatar Beatryz disse:

Sou estudante de Odontologia aqui no Brasil e estou muito em dúvida se realmente vale a pena passar por um processo de revalidação tão rigoroso e burocrático para no final me ver insatisfeita com o estilo de vida americano e passando por perrengues. Apesar disso, sempre me pego pensando nessa possibilidade de ir trabalhar aí, pois a situação dos dentistas no Brasil parece só piorar, estão desvalorizando nossa área aqui cada vez mais. Tenho medo de viajar e não conseguir levar uma boa vida aí nos EUA, mas também tenho medo de ficar no Brasil e não conseguir boas oportunidades de emprego que me ajudem a realizar meu sonho de ter um consultório próprio.
Gostaria que alguém desse uma opinião pra ajudar a esclarecer os caminhos. Ótimo post.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Beatryz,

“O estilo de vida americano” depende MUITO da cidade que você escolher, eu por exemplo, tenho uma vida bem mais divertida que no Brasil, livre de padrões e livre de julgamentos que me assombravam por aí.
Aqui a vida é mais prática, muitas vezes mais simples, e não menos divertida.

Sinto muito a falta da família mas sou grata pelas oportunidades que os EUA me proporcionou.
A vida não é fácil por aqui (falo disso direto no insta @ideiasnamala) e trabalhamos MUITO, mas a conta fecha para nós.
Abraços

Mari

Avatar Guilherme disse:

Muito bacana!!! É aquilo né… TODO lugar vai trazer desvantagens tbm, não tem jeito gente rsrs eu tenho muita vontade de conhecer os EUA, pra morar acho q não rs acho q iria preferir o Canadá se fosse pra me estabelecer… O q eu acho MUITO injusto e inadmissível nos EUA é não ter um sistema de saúde gratuito!! Como assim?? Investem e injetam milhões em poderio militar,mas não dão saúde gratuita p/os + pobres! É tão absurdo num nível q nem sei expressar… Eu penso muito em quem não tem condições, como faz? Li q possuem os bens tomados, é verdade? Pessoal, sei q não funciona de maneira 100% eficaz ,mas é preciso e muito valorizar o SUS.

Avatar Anna disse:

Moro aqui ha anos, sou professora de criancas especiais e nao tenho ninguem aqui, nem familia nem amigos. Peguei meus diplomas, juntei uma grana e estou voltando pra ficar com a minha mae que tambem esta sozinha no Brasil. Claro que tudo valeu a pena, mas ja me realizei aqui financeiramente e professionalmente, o problema e a solidao pois nao tenho amigos nem familia aqui.

Avatar José disse:

Isso é um dos meus medos. Tenho uma oportunidade de ir,mas ficar longe da família e do costume de conversar com todos é complicado.

Avatar Cintia disse:

Adorei sua sinceridade! Gratidão Deus lhe abençoe linda💜

Avatar Matheus Ferrari disse:

Gostei também deste depoimento!

Avatar Wellington disse:

Achei interessante que você mencionou o item 6 -A MALDITA LIABILITY como uma desvantagem. Sendo que é exatamente essa mania do brasileiro de querer felixibilizar as regras ao seu próprio entendimento, que fazem o país ser a catástrofe social que é.

Avatar Thiago Sanches disse:

Moro na Europa e em relação a não comer comida brasileira é assim também, em relação a perder o jeitinho brasileiro mais ainda os europeus são ainda mais organizados que os americanos. Eu só tenho vontade de conhecer EUA caso alguém pague senão estou feliz aqui. Abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thiago,
Super obrigada pela visita e pelo comentário.
Tirando os clichês americanos tem muita coisa legal por aqui. Parques nacionais lindos, praias… acho que se você pesquisar melhor vai descobrir 1000 razões para visitar os EUA.
Amo a Europa, e moraria aí fácil, mas o mundo e as possibilidades de viagens não se limitam a europa.
Abraços

Avatar Leo disse:

Respeito a opinião, mas não concordei com nada que foi comentado no texto na parte das coisas que não valem a pena, cada pessoa é uma pessoa, aqui é o melhor lugar para se viver, e eu dou muito apoio para os que não gostam daqui irem embora, se não está feliz, que procure um lugar para poder ser.

Avatar Celia disse:

Sou Brasileira cidadã americana e casada com Americano, já moro aqui a 21 anos e estou planejando voltar a morar no Brasil pois a vida aqui no USA está carissima e o sistema de saúde é absurdo para qualquer tipo de tratamento. Temos segurança e moramos em uma cidade maravilhosa, tenho tudo que precisamos para viver uma vida confortável mas se tem q trabalhar muito com poucas ferias. Faculdade aqui é caríssima também.
Nas minhas pesquisas com familiares que moram no Brasil gastarei 1/4 do que gastamos aqui para viver e a diferença e que não precisaremos trabalhar. E seguro de saúde ai no Brasil cobre 100%👍🏼

Avatar Wellington disse:

Celia, moro nos EUA há cinco anos, e vou ao Brasil à cada seis meses. Não sei se você esta convertendo os valores, mas o Brasil nos últimos anos tem se tornado um país extremamente caro pra se viver. Chego a dizer que, pra quem tem a possibilidade de morar nos dois países, morar no Brasil hoje em dia é “se dar ao luxo”.

Avatar Karina disse:

Ola Célia, tudo bem??
Vou te falar os pontos de vista de quem mora aqui e pensa em ir para aí.
Não sei como andam as coisas no Estados Unidos, mas aqui já te adianto que estão mega complicadas. Para voce ter uma ideia eu vou pagar a minha conta de luz esse mes de juho 1.047,00, teve reajuste novamente, isso pq nao tenho ar condicionado e nem uso o aquecedor. Pago plano de saúde a parte, pq se depender do SUS vc morre. Eu tive Covid em março e fiquei 30 dias internada, isso pq 20 dias foram na UTI, se eu nao tivesse o plano de saude particular teria morrido pq nao tinha vaga em lugar nenhum do Brasil.
Para voce ter uma ideia, desde o inicio da pandemia, os postos de saude não atenderam ninguem em pronto socorro, somente se fosse Covid. As faculdades ate podem ser de graça, mas a qualidade de ensino esta deixando muito a desejar. Eu como empresaria apanho muito na questao de conseguir sobreviver em um país onde pago quase 15% de impostos, fora todos os impostos que precisamos pagar que estão embutidos em todos os setores do varejo. Combustivel aqui estamos pagando media de R$ 5,80 a R$ 8,00. Voce quere vir embora para cá, com um salario em dolar com certeza sera mais barato, mas se for em real, aí te falo que nao sera tao facil assim.
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ines,

A melhor coisa a fazer é procurar uma agencia de intercambio de verdade.
O preço das casas não parece real.

Abraços,

Avatar JOÃO BATISTA DA SILVA disse:

Esclarecimentos importantíssimos os que você presta. Esclarece dúvidas de qualquer pessoa que pretenda ir aos EUA. No meu caso, tenho 66 anos de idade, formado em Direito, aposentado estatutário do Poder Judiciário do Governo do Estado do Rio. Apesar da minha idade, meus sonhos permanecem de conhecer a América, especialmente Las Vegas. Penso em viver meus últimos dias nos EUA. Mas gostaria de fazer uma pós-graduação nos Estados Unidos, especialmente porque é uma fonte onde o Direito Brasileiro foi saciar-se. Penso em conseguir trabalhar em escritório de direito, mesmo que fosse em função básica, pra aprender um pouco o Direito Americano. Minha aposentadoria pode me dar condições mínimas de morar aí, pelo que pude observar. Ouvir opinião de quem conhece de perto as questões sui generis é muito importante. Me diga algo, por gentileza.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi João,
Para exercer direito nos EUA você precisa passar em um exame que varia de estado para Estado. Não é um caminho fácil, mas tem gente que consegue.
Abraços,
Mari

Avatar ronaldo disse:

Joao, voce tem 66 e esta aposentado.
Se vier para ca vai perder 25% de sua aposentadoria, mesmo que seje um salario minimo. Ela pode ser remetida para ca, mas chega com o desconto. No meu caso estou aqui e aposentei ai e recebo ai, tambem com 25% de desconto, e ai tenho de ter procurador para processar para mim.
Entre na google e procure por aposentados no exterior e vai se dar conta desta injustica do governo brasileiro.

Avatar Deley disse:

Minha namorada esta nos USA, ela quer vir pro Brasil! obrigado pelos comentários!

Avatar Laura disse:

Oii Mari!Tudo Bem? Eu e meu Marido estamos pensando em ir morar nos Estados Unidos daqui um tempo com nossa filha, mas tem aquela história de green card e que é bem difícil conseguir morar aí sem ele, você poderia me explicar como funciona para de mudar para os Estados Unidos?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Laura,’Vc precisa investigar a melhor forma de fazer a mudada. OS EUA atualmente não é um país super receptivo e o caminho “mais comum” é transferência de trabalho.
Abraços,

Avatar amanda disse:

oii! entao, amei o conteudo dos pros e contras! muito bom. entao, eu tenho o green card, casada com americano. mas super to na duvida se vou ou nao, ja que meu marido pode ir e vir.. (ele anda meio cansado disso…) mas entao, eu sou advogada aqui, ganho um salario razoavel… , e tenho familia.. casa propria… morro de medo de largar minha estabilidade aqui. temos 2 filhos com dupla cidadania, iria mais por eles. vc acha que vale a pena?? ele nao tem casa propria, iriamos comecar do zero.. nao do zero… mas bem do inicio.. ele mora aqui a 8 anos. alem disso, tenho familia na Florida (prima) e Maryland. Ele e da California, lugar carissimooooo, aonde vc acha melhor?? mega perdida estou mas com calma e colhendo informacoes, tomarei minha decisao com mais certeza. obrigadaaaa

mari vidigal mari vidigal disse:

Amanda querida que decisão difícil.

Vamos lá, primeiro recomendo que você escute o podcast da Laura Peruchi, ela falou sobre independência financeira para nós mulheres, algo que vc vai perder nesse início pois seu diploma não vale nos EUA sem tirar um Bath (acho que escreve assim). Tenho várias amigas que já tiraram e são bem sucedidas, mas não é fácil.

Para seus filhos arrisco dizer que os EUA pode ser mais fácil que o Brasil neste momento, mas como já disse no post sinto muita falta da família.
Para onde ir: não vou conseguir te ajudar nessa! amo a Calif´ronia mais sei que é realmente caríssimo.

Abraços.

Avatar Ralph disse:

Oi tudo bem? Gostei muito do seu artigo, achei bem interessante, bem resumido e mesmo pensamento que o meu. Posso fazer um vídeo pro YouTube usando seu artigo? Me autoriza? Um abraço

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ralph,
Não. Por favor crie seu próprio conteúdo.
Abraços

Avatar Sccicorp disse:

Tah bem “americanizada”.

Avatar Um Rapaz Normal disse:

Olá, gostei muito de ler seu post. Eu sou negro e sou angolano e também carrego o sonho de ir viver nos EUA e gostaria de saber quais são as principais dificuldades que os negros estrangeiros enfrentam nos EUA

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jadilson,
Não sou negra e assim não consigo responder sua pergunta com certeza absoluta.
Há cidades com uma herança negra linda, como Oakland, outras tem uma distribuição racial equilibrada.
O movimento Black Lifes Mater está pegando forte por aqui – e já era hora. Espero que em breve tudo fique mais igual.
Abraços

Avatar Bernadete disse:

Respondendo Ao “ rapaz normal “ aqui nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar do planeta, o que conta é sempre contará, não é a cor da pele, a diferença física em qualquer sentido. O que conta, e o caráter, a inteligência, a honestidade, a seriedade, a alegria, a simpatia, o amor ao próximo, a educação, o respeito a natureza, o respeito ao seu vizinho e a todos. Estados Unidos e um País incrível . Tem o lado bom e o lado ruim. Só vivendo aqui para saber. Nem tudo são estrelas ou arco iris, tem dias de tempestade e chuva. Boa sorte.

Avatar Kellyene de Almeida Coelho disse:

Oi Mari, primeiramente obrigada pelo post. Eu e minha esposa pretendemos passar 1 ano na Flórida estudando Inglês. Você acha que 1 ano é um tempo razoável para aprender a lingua ? Eu já tenho um inglês intermediário, mas mina esposa não. Como foi pra você ?
E outra coisa … como foi a sua relação com os americanos ? eles afinal são frios ?

mari vidigal mari vidigal disse:

OI Kellyene,
Ao menos que vc tenha algum esquema diferenciado, a Flórida não é o melhor lugar para aprender inglês – e aqui to falando de Miami e Orlando, nas outras cidades é um tiquinho melhor – já que todo mundo fala espanhol.
Tirando isso, 1 ano é um tempo legal para começar em outro idioma desde que vcs se dediquem MUTO.
Abraços

Avatar Daniel disse:

Oi Mary, uma coisa tem me incomodado muito ultimamente, se vc puder me dar um conselho ou dica me ajudaria muito!
Eu estudo para um concurso no Rio a 1 ano, minhas perspectivas são boas e caso eu passe, o salário é 5 mil. Mas ultimamente em meio a esta pandemia uma ansiedade tem surgido no meu coração rs, a de passar e ficar acomodado, não poder morar em outro país, e me sentir um eterno presidiário do meu próprio conforto e acabar não ficando satisfeito. Eu sempre admirei os EUA pela qualidade das moradias, pelo valor da grana que lá de fato vale, pela liberdade de poder viver de diversas formas e criar diversas coisas e por aí vai… e isso tem ficado forte dentro de mim e me atrapalhado até mesmo a manter minha rotina de estudos, pq eu penso: oras, o que eu quero não é no Brasil.
O que me animou, foi pensar que se eu passar terei 5 mil pra poder juntar e ir pra lá podendo de fato ir, fazer algum curso bacana por lá e de forma legal com passaporte europeu q eu tenho direito ficaria mais facil legalizar tudo. Vc acha que nessas condições no Brasil, valeria à pena largar e ir? É seguro e lá dá pra arrumar empregos que vc ganhe na mesma faixa (5 mil) estando legal mas sendo “latino”?
Outra coisa também que me incomoda é a questão das mulheres, eu acredito que pra um homem latino namorar lá é dificil, não tanto pras mulheres (eu acho,n sei). Então talvez seja melhor eu ir já casado ou namorando. Vc acha esse tema pertinente, e no meu lugar o que vc pensaria/faria?! Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniel,
Os EUA está cada vez mais fechado. Se alguém te disse que com seu passaporte europeu será mais fácil legalizar, a pessoa não sabe nada. Não é!
Inclusive o país está fechando para imigração para se recompor da crise.
O que eu faria se fosse você: Passa no concurso agora, junte uma grana legal e no futuro, co uma posição financeira mais estável e com um dólar mais baixo, ficará mais fácil tomar uma decisão.
Abraços

Avatar Marcia disse:

Nao largue essa oportunidade no Brasil para vir para ca, (USA) Você vai se arrepender. Venha passear, não jogue fora uma oportunidade dessa, você vai se arrepender. o sonho americano e falso!

Avatar Scci corp disse:

Respeitosamente discordo.
Cada caso eh um caso.
O sonho americano nao eh falso…talvez a expectativa de algumas pessoas sejam falsas.
Moro aqui e vim limpar chao com visto de estudante, dormi na rua e comia uma vez por dia.
Mesmo assim nao deixei as dificuldades iniciais ofuscarem meu sonho de viver aqui, ateh pq nao vim apenas pelo dinheiro.
Alguns anos depois tenho 2 empresas muito bem estruturadas, fiz mestrado (paguei cortando grama), e ano que vem inicio o doutorado.
No Brasil, que amo demais, eu nao conseguia trabalho por ter muita instrucao (bacharelado, pos graduacao e 3 idiomas) aih vivia de sonhos e frustracoes. Fui fincionario publico antes de sofre com o desemprego, mas nao queria me enterrar vivo numa reparticao publica, aih pedi exoneracao para viver meu sonho de ter uma vida mais dinamica. Tomei no toba e fiquei sem ter com comer as vezes.
Aqui eh a terra das oportunidades e oq vc adquire pode usufruir com relativa tranquilidade.
Nao sou materialista nem consumista, mas me sinto seguro de poder trabalhar, investir e ter um peh de meia.
Mais uma vez, respeito as opinioes alheias, mas tenho a minha propria e acredito que cada caso eh um caso. Para mim, aqui eh o melhor lugar do mundo e pude realizar muitos sonhos e viajar para muitos outros paises com o $$ daqui.

mari vidigal mari vidigal disse:

Super Obrigada pela opinião e parabéns de verdade pelas conquistas.

Avatar Francine disse:

Gostei ??????

Eu esrudo comércio exterior, e sonho tanto em morar EUA ..

Avatar Luciana disse:

Tudo depende de qual o seu objetivo de vida, se viver longe de familia e amigos pra ter dinheiro, e comprar coisas eh o q vc quer, beleza, vem com tudo, mas saiba q o caminho nao vai ser facil.

Moro na Carolina do Norte desde 2015, tenho GC, trabalhando de gerente de bar e bartender dava pra tirar uma media de $3.000 ~ $4.000 por mes, porem ralando todos fds e feriados ate 3, 4 hrs da manha. A Vantagem era poder tirar ferias (nao remuneradas) ilimitadas, facilitando meu objetivo q era viajar. Covid chegou e ja era. To pronta pra voltar, apesar da situacao do Brasil estar uma m…eh o nosso lugar, nossa gente, n sei como eh a vida de cada um, possuo uma boa familia, muitos amigos, e uma vida confortavel no Brasil, entao facilita..cada um sabe onde seu calo aperta.

Os empregos para imigrantes aqui nos EUA em sua maioria sao na area de servicos ( Hoteis, Uber, Bares, restaurantes) essa area foi muito atingida pela pandemia, nao quero enganar ngm que aqui eh paraiso pq nao eh, existe preconceito, existem dificuldades, mas tbm eh uma oportunidade excelente para se reinventar, viajar, aprender uma nova lingua e abrir a mente a novas culturas, so nao venham achando q eh tudo um mar de rosas.

Tive filho aqui, e com plano de saude empresarial de meu marido tivemos q pagar mais de $5.000, dentista para extrair siso por ex. $2.000. O sistema de saude eh cruel ate com plano, sem plano eh surreal!

Aqui eh muito facil se encher de dividas para comprar coisas, a oferta de credito eh boa, comprar carro, casa, emprestimo estudantil para fazer faculdade, entao muita gente passa a impressao de estar levando uma boa vida, quando na verdade esta cheia de dividas e sem juntar dinheiro nenhum.
Mas se quiserem vir com um plano certinho da pra voltar com um bom dinheiro em uns 3..5..10 anos ainda mais agora com a cotacao dolar X real.

Pensem bem no querem nos proximos 5..10 anos! Toda experiencia eh valida, mas nao venham iludidos, tem mta gente q tem vergonha de falar a verdade e mente para quem ainda esta planejando!

Boa sorte a todos!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luciana,
Adorei o comentário super pé no chão!
Boa sorte na sua volta para o Brasil e muitas felicidades para vc e para a sua família
Beijos

Avatar Thiago disse:

Eu moro aqui em Jackson Ms! Se você não gosta dede: calor, preconceito, serviços mal feitos, falta de comunicação, ruas esburacadas, falta de profissionais principalmente nas áreas odontológicas , etc… não venha morar no Mississipi! Mas por outro lado o custo de vida aqui é muito barato! Já tenho a minha casa própria ! Só não tenho amigos! Mas ja sou casado com um americano!

Avatar Bruno Lima disse:

Muito bom o seu tópico Mari, tenho uma irmã que mora na Filadélfia, eu pretendo ir em breve morar 1 ano com ela e estudar inglês em alguma escola boa, mas não penso em morar, como o nosso colega Dunha comentou, o Brasil é bom demais kkkkkkkk, porém eu vejo os EUA como uma porta de entrada para um futuro mais promissor, então pretendo estudar lá.

mari vidigal mari vidigal disse:

Sem dúvida Bruno. Um inglês bem faladinho e um diploma dos US fazem uma mega diferença na hora de conseguir um bom emprego no Brasil.
Aproveite a temporada nos EUA.
Beijos

Avatar Dunha disse:

Na boa. Brazil tropical o ano todo. Fazer churrasco, praticar esporte, visitar lugares pode ser feito 365 dias no ano sem qq influencia do tempo. Não troco o Brazil pelos usa nem a pau kkkkkkk. QQ um que tem o salario acima da media aqui vive melhor do que o americano.

Abraço!!! =D

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pela opinião Dunha!
Abraços,

Avatar Marcia disse:

Sim, verdade!!

Avatar Scci corp disse:

Isso eh verdade mesmo. O brasil eh muito, muito melhor do que aqui se vc tiver uma renda que nem precisa ser tao alta.
Infelizmente, ou felizmente, nao era a minha realidade daih vim para cah e agora sou turista aih…

Ola, me chamo Matheus Ferrari!
Estou com 17 anos nesse exato momento, recebi uma proposta de ir para os EUA, mas não é tão certo ainda.
Mau mau sei o BEABA do inglês, tenho medo dessa falta de comunicação e teria por lá.
E estou meio perdido do que faria por lá (além de trabalhar), sinto que acabarei deixando 90% do meu corpo aqui no Brasil, pois sou muito sentimental kkkkkk
A minha forma de ir para i é com uma família que “me adotaria”, minha família legítima ficaria aqui no Brasil.
Oque me aconselharia?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Matheus,
Uma escolha completamente sua e não é das fáceis.
A lingua, vc apanha no início, mas se vc se empenhar aprende!

Abraços e boa sorte

Avatar Regiane disse:

Acrescentaria a dificuldade de conseguir a driver’s license aqui na California. Nunca imaginei que os EUA pudesse ter um serviço täo pessimo como o DMV…preparem para muita fila, atendentes sem educação e dificuldade pra tirar sua carteira! Como eles mesmo dizem: It is your problem…not mine.
Tirar a Permit é facil, mas ter permissao pra dirigir só com motorista da California achei bem estranho!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Regiane,
Concordo que o DMV seja uma BOMBA e morro de saudades do nosso poupa tempo, mas confesso que. minha carteira de motorista foi bem tranquilo tirar. Agendei horário online, fiz a prova, agendei o teste, fiz o teste e chegou em casa e desde então já renovei duas vezes sem problemas.
Que droga que isso esteja sendo tão chato com vc!
Abraços,
Mari

Avatar Goes disse:

Tenho muita vontade de morar nos EUA mas as vezes fico desanimado por ouvir muitos problemas em relacao à seguranca. Nesse ano, por exemplo, o EUA ficou pra trás do Brasil no Global Peace Index. Quando fui à Los Angeles, ouvia casos de shootings toda semana. O que você acha sobre a segurança?

Obrigado

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Goes,
Acho que os Estados Unidos não é um lugar perfeito, mas me sinto 500 vezes mais segura do que no Brasil. Aqui uso meu laptop no trem ou no parque sem pensar duas vezes, ando com o carro destrancado e atras coisas.
Abraços,

Avatar krygor disse:

A vida no Brasil, ta difícil, eu não trabalho em empresas e não teria outro jeito de eu ir morar ai, a não ser entrando como turista e tentando me legalizar. Sabendo disso, o que tu acha melhor eu fazer, ja que eu só quero ir pra trabalhar e tentar ter uma vida melhor ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Krygor,
A vida de imigrante ilegal aqui nos Estados Unidos não é fácil e eu não recomendo para ninguém. As chances de você conseguir legalizar a sua situação estão cada vez mais remotas, eu não me arriscaria, e não recomendo.
Abraços,
Mari

Avatar paulo disse:

oi mari, estou pensando ir morar legalmente com minha familia nos usa estou em um processo de legalizaçao que esta finalizando; vale mesmo a pena largar tudo e sair

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paulo,
Legalmente é o primeiro passo pra dar tudo certo.
Não gosto muito de pensar em “largar tudo”, mas sim em fazer uma escolha diferente, e pra nós sim vale a pena.
Beijos e boa sorte

Avatar Matheus Nunes disse:

Ei Mari, queria saber como vc lidou com a saudade da família, como foi ver sobrinhos ou irmãos crescerem e isso de longe, e como foi essa questão em relação aos pais, e tbm aos amigos, pq tomar uma decisão de morar aí, oq pesa é a distância da família e amigos.

mari vidigal mari vidigal disse:

Essa é a parte mais difícil Matheus. Muito FaceTime e sempre que bate aquela saudades penso: A Califórnia me oferece X, Y, Z e por isso estou aqui.
Abraços

Avatar diego licinio disse:

Oi tudo bem como eu e muitos Brasileiros têm curiosidade de mora fora do Brasil.
Como eu não tenho ninguém nos estados unidos o que eu precisaria para mora fora
E as condições de trabalhos e entre outros casos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Diego,
Para morar fora legalmente você precisa encontrar um trabalho no Brasil que te transfira para os Estados Unidos, ou fazer um curso/ mestrado aqui. Há também opções de vistos para investidores que exigem um investimento alto aqui no EUA. Não sou nenhuma especialista no assunto, vale procurar ajuda de um especialista
Abraços

Avatar Gustavo disse:

Ou seja, as desvantagens são simplesmente coisas fúteis, que o brasileiro simplesmente não aceita!

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho que você não leu o post Gustavo. A questão do respeito com os mais velhos, a solidariedade em poder ajudar quando alguém passa mal entre outros que citei no post não me parecem coisa futeis e sim valores diferentes. Como falei na introdução, não existe lugar perfeito, e nem mil e uma maravilhas todo lugar tem seus prós e contras.
Abraços e obrigada pela visita!

Avatar Irwing disse:

Racismo por ser Latino?

mari vidigal mari vidigal disse:

Nada que eu sinta aqui na Califórnia. Em estados mais tradicionais, a história é bem diferente

Avatar Júlia disse:

Oi, Mari! Adorei seu blog e me fez ficar mais animada pra ir pros Estados Unidos. Quero muito fazer intercâmbio, mas ainda fico com um pouco de medo pq nunca viajei pra fora do país. Vc se importa de me passar seu email? Queria muito saber mais como é viver aí. Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Júlia,
Infelizmente não consigo responder perguntas por email (recebo mais de 100,000 leitores por mês no site, e sou – por enquanto – apenas uma.
Mas acho que este post aqui pode te inspirar. Tbm me coloco a disposição para responder todas as perguntas que vc tiver aqui pelo site. Pode ser?
Beijos e faça sim o intercâmbio.

Avatar Scci corp disse:

Prezada Julia,
Se me permite, gostaria de te dizer para nao ter medo do intercambio! Faca sim! Pode ser aqui ou em qualquer pais!
Vim 2 vezes como intercambista e mudou minha vida. Uma dica de OURO: FIQUE LONGE DAS BOLHAS DE COMUNIDADES BRASILEIRAS se quiser usufruir da experiencia plenamente.
Sei que soa pesado, mas eh a mais pura verdade. E tenho experiencia suficiente para te dizer isso. Nao fique na zona de conforto e nao peca ajuda mais do que o necessario.
Detalhe: vivo aqui a 19 anos, legalmente e tudo comecou com os 2 intercambios. Nao cabe aqui entrar em detalhes.
Muito boa sorte e sucesso!!!

Gostei também deste depoimento!

Avatar Mateus disse:

Adorei o post . Devido as coisas que vem acontecendo no brasil … Estou pensando seriamente em morar ai com minha namorada . De fato as desvantagens sao ínfimas em relaçao às vantagens. Muito obrigado.

Avatar Meire disse:

Adorei o seu blog. As desvantagens são tão pequenas diante das vantagens. Eu conheço várias cidades dos EUA e moraria ai numa boa. Já morei na Alemanha e me arrependo de ter voltado. Só a segurança vale tudo.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pelos elogios Meire.
E que delícia morar na Alemanha, estudei no Porto e apesar de ter perdido todo meu alemão, adoro aquele país!
Beijos

Avatar Evelyn disse:

Oi Mari, eu estava procurando artigos exatamente igual a esse seu! Moro aqui no Brasil, pretendo ir pra i em Janeiro, e suas informaçoes me ajudaram muito… Obrigadaa 😀

mari vidigal mari vidigal disse:

Que bom que o post te ajudou Evelyn 🙂 🙂 🙂
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijos

Avatar Bernardo disse:

olá, gostei muito dos itens e gostaria de ler o artigo da Dri mais não consigo achar o Blog dela, poderia deixar um link com o artigo ?
desde já, agradeço ..

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bernardo,
O artigo da Dri tá linkado aí no post, dê uma olhadinha no pedaço grifado.
Abraços
Mari

Avatar Elisangela Ferreira Silva disse:

Oi Mary.
Eu conheci um americano pela internet e ele me pediu em casamento, porém ele gostaria que eu fosse morar lá no EUA, mas caso eu não queira ele vem pro Brasil, tenho muita vontade de ir morar fora, estudar e trabalhar. Aqui sou técnica de enfermagem, queria saber pra mim arrumar um emprego por aí o meu diploma de técnico aqui do Brasil é válido aí, ou eu tenho que complementar com mais alguma coisa. Tenho muita vontade de conhecer novos caminhos. Se puder me ajudar nessa questão com ideias e conselhos.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Elisagela,
Seu diploma não vale aqui nos Estados Unidos. Você terá que revalidar tudo.
Não sei quanto tempo demora e nem quais os caminhos, mas sei que não é super simples.
Abraços, parabéns pelo pedido de casamento e boa sorte!

Avatar Hozana disse:

Curso de Técnico de Enfermagem não é revalido, apenas onde Bacharel… falo isso pois iniciarei meu processo próximo mês .

Avatar Hozana disse:

*Revalidado

Avatar Mario disse:

Desvatagem não, é porque aqui nos E.U.A tem lei, estou morando aqui há 2 anos e estou adorando e dou graças a Deus por ter saído daquele Brasil horrível

Avatar Roberto disse:

Mesmo com essas desvantagens, se comparar o Brasil e Estados Unidos, o brasil perde feio, na parte de segurança, governo, sistema de saúde e educação.

Avatar Iris disse:

Concordo com tudo!! Só acrescentaria na lista das desvantagens, o preço exorbitante do aluguel e caso vc queira comprar uma casa aqui… 🙁 E quando vc tem filhos, como a questão da escola limita a sua escolha de lugar para morar. Também acrescentaria o trânsito horroroso!! 😉

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Iris,
Obrigada pelos comentários e obrigada pelas sugestões 🙂

Avatar Titi Brandileone disse:

Adorei os comentários! Bem legal. Sempre há vantagens e desvantagens! Escolhas fazem parte da vida.

Avatar Felipe Manoel da Silva disse:

Vi numa matéria da BBC ,que Estados Unidos têm os piores índices de pobreza do mundo entre os países Desenvolvidos ,quase 40 milhões vivem nessa situação.também outra questão é a saúde aí, é muito cara ,eu sinceramente prefiro passear aí no EUA,do que morar . Não tô criticando os Estados Unidos não , mas tô relatando o que eu li .Admiro pessoas que buscam seus sonhos e que vão morar fora do Brasil e realizam seus objetivos . O Brasil têm sim, muito,muitos problemas e depende de cada brasileiro(a) ,mudar essa realidade ,mas também não é o pior país do mundo.Eu por exemplo sou Técnico de Enfermagem e trabalho em dois Hospitais , já conseguir viajar pra Uruguai ,pretendo repetir isso se deus quiser novamente .Sobre a questão da violência, é um males da nossa sociedade , que está nas grandes e médias cidades ,mas tem lugares do Brasil , com taxas de mortes violentas por 100 mil habitantes ,muito menor,comparada alguns países Europeus .Como Portugal,Lituânia ,quem quiser saber mais à respeito das cidades mais seguras ,pesuisem no o Atlas da Violência do Brasil .Se alguém aqui aparece e dizer, ,que eu tô metido. Abraço à todos .