Yosemite: Como organizar sua trilha para o Half Dome

0
Glacier Point

Subir o Half Dome e ver o Yosemite National Park lá do alto foi uma das coisas mais legais que já fiz na vida. Descrevi a subida trecho-a-trecho aqui. Nesse post vou me focar em aspectos um pouco mais técnicos. e em como se preparar para este passeio. Pronto para encarar uma das subidas mais interessantes da sua vida?

Veja aqui um guia completo para explorar o Yosemite National Park

No pé do Half Dome

Como organizar sua trilha para o Half Dome

A trilha para o Half Dome

Half Dome, é uma das formações rochosas mais famosas e interessantes do Yosemite. Para chegar no topo, são 13 Km de subidas pesadas com mais de 1200 metros de elevação e uma subida final super inclinada feita com o auxilio de cabos de aço (a pedra escorrega muito) e mais 13 Km de volta. As vistas são maravilhosas, e lugares impressionantes não faltarão durante todo o trajeto.

Quanto tempo demora

Segundo o site do Yosemite, o passeio leva em torno de 12 horas (nós levamos um pouquinho menos, mas muita gente levou bem mais). 3 da tarde é o horário limite e independentemente do ponto onde estiver, você terá que voltar. Assim, recomendo que você comece o passeio bem cedo, se possível, antes mesmo do sol nascer. Nós começamos um pouco antes das 7 da manhã, e já havia bastante gente na trilha. Outra vantagem de começar o passeio cedinho, é caminhar o máximo possível sem o sol forte na cabeça.

Subindo o Half Dome

Em que época do ano

O Half Dome fica aberto de Meados de Abril até o finalzinho de Outubro. Assim que começa a nevar, a montanha fecha até o ano seguinte quando termina o degelo. O passeio é lindo durante todo o ano. Entre maio e julho, as cachoeiras ainda estão com água deixando o passeio ainda mais bonito.

COMO OBTER A PERMISSÃO

Para subir o Half Dome é necessário que você aplique para uma permissão (permit). O objetivo da permissão é limitar o número de pessoas que escalam a pedra por dia para preservar a trilha e os cabos.

A) Com antecedência

O primeiro passo para quem deseja fazer essa trilha é aplicar para uma vaga no sorteio. Todos os anos entre 1 e 31 de Março, o Yosemite abre um grande sorteio para o Half Dome. Nele São sorteados 225 lugares por dia. Você pode se inscrever para quantos dias quiser, e cada nome pode levar de 1 a 3 acompanhantes. Os sorteios são nominais para evitar que haja um comércio ilegal de permissões.

B) Em cima da hora

Além desse sorteio antecipado, você pode aplicar para uma permissão em cima da hora até dois dias antes da escala. Todos os dias são sorteados cerca de 50 lugares.

Veja aqui mais detalhes sobre o sorteio (em inglês) http://www.nps.gov/yose/planyourvisit/hdpermits.htm

Recebendo e imprimindo as permissões

No final do sorteio você receberá um aviso se foi ou não contemplado (como a trilha é concorrida, tivemos que tentar algumas vezes antes de conseguir), em caso positivo, você deve pagar a taxa, imprimir e levar a permissão com você para a trilha.

Quanto custa?

Ao aplicar para o Half Dome, você deverá pagar uma taxa de 4,50, e caso seja sorteado, a permissão custa 8 dólares por pessoa. Vale lembrar que a entrada no Yosemite custa mais 20 dólares por carro.

-Água e alimentação para a Trilha

Como o Half Dome é uma trilha longa, tão importante quanto estar bem preparado fisicamente, é levar quantidade ideal de comida e água. Como o Yosemite é muito quente, especialmente a tarde, é melhor pecar pelo excesso de água do que ter uma possível desidratação. Levamos 5 litros de água no total e bebemos tudo. Talvez daria para ter feito com 4 litros, mas com menos, de jeito nenhum.Vale lembrar que desidratação é uma das grandes causas de morte em trilhas na Califórnia.

Para comer levamos 3 sanduíches por pessoa, nozes, maças e um gelzinho desses repositor de energias. Deu certinho.

-Roupas & calçados adequados

Outro ponto que vale ressaltar é a importância de usar roupas e calçados apropriados para trilha. A caminhada é longa e escorregadia, um bom calçado de trilha (de preferencia de cano alto para proteger seu tornozelo) será o seu melhor amigo contra lesões. Apesar do calor da trilha, os ventos podem incomodar e um casaco desses leves corta-vento pode ser necessário no alto da montanha. Para a subida, luvas são uma excelente companhia.

-Forma Física

A importante saber queo Half Domeé uma subida para quem está em excelente forma física. Antes de subi-lo, recomendo que você se prepare e faça outras trilhas pesadas e inclinadas para ir acostumando as pernas e os joelhos. Treinar inclinação na esteira também ajuda.

Yosemite Valley do alto do Half Dome

-Medo de altura 

Quem tem medo de altura pode subir o Half Dome? Pode, mas vai sofrer um pouco. A montanha é alta pra burro. O Gu tem um pouco de medo de altura e subiu bem, mas evitou olhar para baixo. Chegando no alto da montanha, ele amou a experiência. Pessoas com pavor de altura tiveram experiências péssimas. Se esse é o seu caso, pense se realmente vale a pena fazer este programa.

-Cabos de proteção

Quem quiser adicionar um pouco de segurança ao passeio, o que eu não fiz, mas recomendo, pode alugar um destes cabos de segurar alpinista e amarrar isso na cintura durante a subida e a descida. O negócio é tão inclinado, que um pouco de segurança adicional não faz mal a ninguém.

Half Dome - a subida

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

No comments

Veja também