10 Dicas para viajar mais

3
Defina prioridades

Uma das perguntas que eu mais escuto é: “Como é que você faz para viajar tanto?”Depois de refletir sobre o assunto, percebi que é pura questão de priorizar bem o meu tempo e dinheiro, e balancear as ofertas do momento com criatividade e organização. Nesse post, reuni 10 dicas para você viajar mais e melhor!

10 Dicas para viajar mais

1) Planeje com antecedência

Gosta de viajar e consegue planejar as férias com antecedência? Então marque suas férias o quanto antes e compre a passagem aérea o mais cedo possível. Quanto antes você comprar, maiores as suas chances de encontrar aquela barganha! O mesmo vale para a hospedagem.

Economizando nas duas partes mais caras da viagem, dá fácil para alongar a viagem ou pouco, ou, dar um upgrade nos passeios e jantares.

Desde que aprendi esse truque, comecei a me organizar e marcar minhas férias com 11 meses de antecedência e minhas viagens ficaram bem mais baratas. E antes que você pergunte, já aconteceu de eu mudar de trabalho com férias de 25 dias marcadas, mas em geral as empresas são bem flexíveis com férias já marcadas desde que você seja honesto com seus compromissos desde o início.

Para economizar: Evite as datas mais concorridas. Especialmente as férias de julho e o Réveillon.

2) Seja criativo

Seja Criativo

Pra quem gosta de viajar férias é questão de oportunidade. Lógico que tenho uma lista de lugares que quero muito conhecer, mas raramente me apego a um destino, e penso de forma grande. Qual o lugar mais legal que eu consigo viajar com xxx de dinheiro? O mundo não vai fugir, e nem os lugares que quero visitar. Então, porque não explorar agora um lugar que tá super barato e deixar os mais caros para umas próximas férias? Use a criatividade para explorar o mundo de forma barata!

Como a lista de lugares que eu quero visitar (ou repetir… repito sim, feliz da vida) é monstruosa. Sempre que encontro alguma mamata fora de preço, compro sem pensar duas vezes.

Minha última ida a Itália

Minha última ida a Itália: baratinha!

Numa dessas comprei uma passagem para a Itália e passei um mês na Europa voando de Low Cost por lugares que eu nem imaginava. Passei 10 dias na Itália e depois fui pra Suíça, emendei para Edimburgo com direito a uma esticadela em Londres para visitar uma amiga querida. Adoro passagens de 20 euros, ainda mais quando tenho tempo sobrando e o roteiro faz sentido!

3) Defina suas prioridades

Defina prioridades

Hospedagem:

Depois de muitos anos de estrada percebi que eu prefiro abrir mão de hotéis chiques para viajar mais tempo. Claro, que uma vez ou outra faço umas dessas curtas e caras viagens de luxo, mas em geral prefiro ter mais tempo para curtir as cidades e sem dó de não estar aproveitando aquele hotel tão bacana. Se você prefere viajar com mais luxo e ficar menos dias. Ótimo. O importante é conhecer seu estilo e ser coerente com ele.

O tal do meio termo:

Uma dica bacana para quem topa ter uma experiência mais intensa, mas quer se dar alguns luxos, é começar com hotéis piores e ir melhorando. Deixe o melhor hotel para a última, ou as duas últimas noites. Dessa forma você esquece o perrengue e volta pra casa com aquela sensação de conforto! O mesmo serve para lugares/ cidades, comece pelos que você tem chance de gostar menos e vá melhorando.

Comidas & Experiências:

Experiências gastronômicas

Embora eu abra mão de ficar hospedada no melhor hotel, gosto da parte gastronômica da viagem e tento sempre encaixar um ou dois bons restaurantes em cada parada. O mesmo serve para passeios, de que adianta chegar até o outro lado do mundo para ver tudo de fora para economizar 5 pilas? Quase sempre economizar em passeio é roubada! (Claro que muitas vezes você pode fazer tudo de forma independente por 1/5 do preço. Se esse for o caso, vai fundo amigão!)

4) Estique suas férias

Emendar as férias com uma feriado prolongado é a melhor forma do mundo de multiplicá-las. Para ganhar ainda mais dias, quebre suas férias em dois (Eu gosto mais do 20 e 10 do que 15 e 15, porque assim faço uma viagem mais longa outra mais perto). Emendando uma férias de 20 com um feriado caprichado, ela vira fácil uma férias de 25 dias 🙂

5) Economize dinheiro para as férias mensalmente

Defina uma quantia mensal para suas férias e inclua essa quantia no seu orçamento. A grana das férias passa a ser algo sagrado, algo que você não pode mexer no dia-a-dia. Essa grana das férias te permite fazer viagens mais planejadas, pagar algo à vista para ganhar um descontão e etc…

Para os gastões

Se a poupança, ou seja lá qual for a sua forma preferida de juntar dinheiro não estiver funcionando, apele para o jeito antigo. Compre um cofre desses que só abre quando quebrar e coloque uma quantia mensal. Não vale não colocar! Toda vez que sobrar um dinheirinho, ao invés de comprar algo que você não precisa, jogue no porco. Você ficará impressionado com o resultado final!

6) Transforme compras desnecessárias em economias para as férias

Sabe aquela bolsa linda que você não precisa? Aquele sapato novo? Se você parar pra pensar bem, essas comprinhas por impulso detonam suas economias e o pior, o Brasil tá tão caro que você economizar esse dinheiro para comprar algo durante as férias vai pagar metade do preço por algo igual ou melhor.

Assim como todo mundo, eu adoro roupas novas (tudo bem que detesto entrar na loja experimentar, e todo esse ritual mala), mas gosto mais de viajar. Cada roupa que eu não compro se transforma em uma nova experiência durante uma viagem. E enquanto a moda vem e vai, minhas memórias de viagem ficam aqui pra sempre!

Toda vez que você for comprar algo novo, faça as contas do valor e ao invés de comprar deposite ou guarde a grana do cofrinho viageiro. No final do ano você vai se assustar com o tamanho da economia e o potencial das suas próximas férias.

7) Promoções de último minuto

Sobrou um feriado e uma graninha? Fique ligado nas promoções de último minuto. Muitas vezes você encontrará passagens ou até mesmo pacotes baratíssimos para um lugar que você nunca pensou em visitar. E por que não? 😉 Numa dessas passei um final de semana em Montevidéu com menos do que eu gastaria para passar um final de semana no Rio.

DSC02109

Montevidéu – Uruguai

8) Aproveite feriados regionais para viajar para outros estados dentro do Brasil

Seja uma viagem de carro ou de avião, fugir do feriado no seu Estado (e do trânsito para descer para o Litoral) e aproveitar estes dias livres onde não é feriado, é uma ótima forma de conhecer coisas lindas sem muvuca!

9) Explore o potencial das escalas

Transforme suas escalas em stop-overs para visitar mais lugares numa mesma viagem pagando muito pouco por isso. Veja todos os detalhes nesse post.

10) Use e abuse da economia compartilhada.

Sites como Couch Surfing, Air Bnb, Rent a Local Friend, Eatwith, Cookening entre outros, te ajudam a viabilizar a viagem dos seus sonhos de forma economica e descolada.

E você? Quais suas estratégias para viajar mais? Conte para nós.

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

3 comments

  1. Tulia 9 fevereiro, 2017 at 16:15 Responder

    Estou adorando suas postagens!!!
    Como você acompanha essas oportunidades de viagens mais baratas? algum site ou app?
    E as viagens low cost? Como funciona?
    Obrigada!!!

    • mari vidigal 9 fevereiro, 2017 at 19:11 Responder

      Ai Tulia,
      Fico de olho mesmo. Leio notícias, olho promoções e vou fuçando.
      Tem gente que cria uma receita no IFTT para receber avisos por email. Pode se uma boa alternativa pra você!
      Beijos

Post a new comment

Veja também

Lua de Mel: Grécia e Turquia

Nossos queridos amigos Carol e Eric fizeram uma viagem de lua de mel espetacular pela Grécia e pela Turquia. Um roteiro de 16 dias passando ...