Los Olivos: Charme e bons vinhos na Highway 1

Saiba o que fazer em Los Olivos, uma cidade pequenina e charmosa pertinho de Santa Bárbara, e uma parada certeira para degustar vinhos deliciosos na Highway 1.  Bons restaurantes, vinícolas espetaculares e muito charme, farão desta parada um dos momentos mais especiais da sua viagem pela Highway 1. Quer ver?

Sabe a aquela velha máxima “Tamanho não é documento?” ela se aplica direitinho a Los Olivos, seu centrinho charmoso tem 3 ou 4 ruas, e uma quantidade impressionante de vinícolas ótimas, um dos meus restaurantes preferidos na Califórnia e lojinhas fofas. Neste post dividirei com vocês algumas dicas certeiras para aproveitar sua passagem por Los Olivos, seja uma paradinha rápida, ou uma passagem mais caprichada, a cidade tem muita coisa legal para fazer.

Artiste em Los Olivos

O que fazer em Los Olivos na califórnia

  • Caminhar pela rua principal;
  • Degustar vinhos no centrinho;
  • Curtir música ao vivo com vive gostosa no Crocked Path
  • Explorar as vinícolas da Fox Canyon Road;
  • Comer bem no Los Olivos Café & Wine merchant.

Caminhar pela rua principal

A rua principal de Los Olivos é um charme. A rua está repleta de casinhas de madeira fofas, lojas bonitinhas, salas de degustação (Tasting Rooms) de algumas das melhores vinícolas da região e restaurantes.

Los Olivos - California

Degustar vinhos da região

 Artiste Winery: Vinhos maravilhosos & uma experiência espetacular

Artiste - Vinhos em Los Olivos

Artiste – Degustação de vinhos em Los Olivos

Uma das degustações mais agradáveis da cidade. Na Artiste você degusta vinhos maravilhosos rodeado de arte e decoração de bom gosto. Quem quiser pode até pintar um desenho enquanto degusta os vinhos. Me apaixonei pelo lugar, e amei a experiência.

Los Olivos

Decoração da Artiste  em Los Olivos – Teto repleto de desenhos.

Degustação de vinhos - Artiste

E quem quiser, está confiadíssimo a pintar sua própria obra de arte

Endereço: 2948 Grand Ave, Los Olivos

Degustação de vinhos na Tercero Wines

Tercero Wines - Los Olivos

Nossa segunda degustação do dia foi ainda mais incrível e especial. A Tercero Wines é um salão de degustação pequenino e bem escondido. Eles trabalham com misturas de vinhos bem interessantes e pregam um conceito de que não existe nem certo e nem errado quando se trata de vinho. A graça e experimentar e decidir.

Fomos atendidos pelo Winemaker (esqueci o nome dele, começava com J). Um cara super simpático e falante que adora combinar seus vinhos com pães que ele mesmo faz. Provamos vários vinhos diferentes e dois pães, um de cheddar e bacon e outro de cerveja preta. Ambos deliciosos. O vinho também estava ótimo e saímos de lá com duas garrafas.

Los Olivos

Winemaker da Tercero Wines – Los Olivos

E finalmente experimentei o primeiro um vinho Shiraz Californiano bom. Fazem dois anos que moro aqui e nunca havia tomado nenhum médio (detalhe que quando se trata de vinhos Australianos, e Sul Africanos, os Shiraz são de longe meus preferidos – então não me venha com esse papo de eu que não gosto da uva. A uva é ótima. Longe da Califórnia. Quer dizer, o vinho da Tercero tava bem bom e era Shiraz.)

Tercero Wines - Los Olivos

Endereço: 2445 Alamo Pintado Ave Unit 105, Los Olivos

Coquelicot: um tasting room super arrumadinho

Coquelicot - Los Olivos

O Coquelicot é um tasting Room (salão de degustação) super agradável com direito a um fofíssimo jardim. Os vinhos são bons, mas nada que valha a pena tomar a garrafa. A experiência é bacana e o atendimento é excelente.

Los Olivos

Jardim da Coquelicot – Los Olivos 

Degustacao de vinhos na Coquelicot

Curtir música ao vivo com vive gostosa no Crocked Path

Compre sua comida, traga seu vinho e venha escutar música ao vivo e curtir a vibe deliciosa do Crocked Path (2885 Grand Ave, Los Olivos), um jardim ajeitadinho no centro da cidade. Crianças são bem vindas e a animação é garantida!

Experimentar o delicioso Los Olivos Café

Los Olivos Cafe

O Restaurante Los Olivos Café & Wine Merchant (obrigada Dri Lima pela dica) é um dos melhores restaurantes da Highway 1. Com uma das cartas de vinho mais completas dos Estados Unidos, pratos impecáveis e bem preparados. Não tem como não gostar.

Este é o restaurante do filme Side Ways, quem vier a noite pode comer o menú especial do filme (que custa 35 dólares por pessoa).

Nós pedimos uma tábua de queijos de entrada e de prato principal, um Gnochi de pesto (bem servido e espetacular) de massa super leve com molho na medida certa e um Salmão com melho de feijões brancos também delicioso.

Jantar Caprichado no Los Olivos Wine Merchant

E para fechar nossa estada em Los Olivos com chave de outro, fomos no Los Olivos Cafe & Wine Merchant, um dos meus restaurantes preferidos da Califórnia. Pedimos o menu degustação de ano novo (o que foi um exagero de tanta comida).

Los Olivos Café

Primeiro veio uma salinha verde com molho de Grapefruit e abacate.

Saladinha Los Olivos Café

[Como detesto grapefruit, achei a salada cítrica demais para meu gosto. Nota 6 porque eu estava com MUITA fome e a fome costuma melhorar o gosto das coisas]

De segundo prato eu pedi um Crab Cake (bolo de carangueijo) e o Gu pediu o Pato (que também veio em forma de bolo frito). Ambos vieram crocantes, quentinhos e desmanchando na boca. Nota dez.

Bolo de Pato - Los Olivos Café

Crab Cake - Los Olivos Café

E o menu podia ter parado por aí, que eu já estaria pra lá de satisfeita, mas não, ainda haviam dois pratos.

De prato principal, eu pedi uma pescada branca acompanhada de Ravioli e o Gu pediu um contra filé com pure de batatas e couve de bruxelas. Meu peixe estava ok, mas a massa estava uma delicia. E a carne do Gu estava dentro das expectativas: macia e suculenta, mas nada de outro mundo. Nota 8.

Massa & Peixe - Los Olivos Café

Massa e peixe – Los Olivos Café

Contra Filé com purê de batatas - Los Olivos Café

Contra filé com pure de batatas e couve de bruxelas

E de sobremesa, um petit gateau (que passou do ponto e virou bolo) com uma bola de sorvete de creme. Bem ok. Nota 6. Esperava mais.

Petit Gateau

Veja sugestões de onde comer bem na Highway 1 nesse post.

As vinícolas da Fox Canyon Road

A Fox Canyon Road é uma rua pertinho de Los Olivos repleta de vinícolas, mas como nosso tempo era curto, entramos na primeira que vimos, a Andrew Murray – e que por sorte havia sido bem recomendada pelo nosso amigo Wine Maker da Tercero.

Vinícola Andrew Murray

Degustação de vinhos na Andrew Murray

A vinícola é super bonita com um jardim aberto e mesas de Picnic. Do lado de dentro, um salão de degustações caprichado, todo de madeira e vidro. Através do vidro dá para ver um pouco da produção e das caves de vinho. Curti o lugar.

Vinícola Andrew Murray

Balcão de degustação da vinícola Andrew Murray

Vinícola Andrew Murray

A degustação também foi bem agradável – mas um pouco corrida porque eles estavam fechando para o ano novo – e saímos de lá com uma garrafa de Viognier.

Degustação na Andrew Murray

Degustação na Andrew Murray

Planejando sua visita a Los Olivos

Um pitstop rápido

Se você tem pouco tempo para conhecer Los Olivos (lembre-se que as vinícolas fecham pontualmente às 17:00 horas), estacione seu carro na rua principal, e dê uma voltinha a pé. O centro é super charmoso e tem cantinhos lindos para ver e fotografar.

As vinícolas Artiste, e Solminer são duas pedidas excelentes para fazer uma degustação rápida, memorável e ainda levar vinho bom para casa.

Quer caprichar a parada?

Vá até o Los Olivos Café e peça uma tábua de queijos acompanhada de uma taça de vinho. E como bebida e direção não combinam, o motorista da rodada pode dar um golinho -bem de leve – no vinho e se fartar com os queijos.

Uma parada mais caprichada

Eu geralmente chego em Los Olivos para almoçar (ou jantar), me explico, o Los Olivos Café & Wine Merchant é um dos meus restaurantes preferidos da Califórnia. A vibe é deliciosa, a comida é ótima e carta de vinhos é um espetáculo.

E como não dá para falar em Los Olivos sem falar de degustações de vinhos, eu faria pelo menos uma ou duas. Artiste ou Solminer são minhas queridinhas na cidade, mas a degustação intimista da Tercero também é bem especial!

Quanto tempo de parada?

Planeje chegar em Los Olivos perto da hora hora do almoço ou do jantar. Almoce no Los Olivos Café e passe algumas horas explorando os tasting rooms da cidade. Quem puder passer a  tarde inteira, ou até uma noite por lá, não vai se arrepender.

Como chegar?

Los Olivos fica há 40 minutos de Santa Bárbara, encostado em Solvang e nas vinícolas de Santa Inez.

Solvang ou Los Olivos?

A maior parte das pessoas que faz a Highway 1 visita Solvang, que cá entre nós, é 200 vezes mais turística e mais sem graça do que Los Olivos. Se tiver em dúvida entre as duas, nem pense e vá direto para Los Olivos.

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Elisa Hernandez disse:

Mari, estamos encantados com suas dicas e seu jeito transparente de falar com a gente, as fotos também ajudam muito, tenho a impressão que estou vendo tudo enquanto passeio por suas frases. Estamos montando nossa viagem pela Highway 1 e seus esclarecimentos fazem toda a diferença para equilibrar a viagem com os melhores lugares para contemplar. Parabéns!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pelo comentário carinhos Elisa!
Tenho novas dicas de Los Olivos da viagem passada – deixei salvo nos favoritos @ideiasnamala (instagram) e logo atualizarei aqui.
Beijos

Avatar Julienne Martins disse:

Oi Mari tudo bem? Cada post que leio mais uma duvida surge rsrsrs Vou pernoitar em San Luis Obispo e no caminho até Santa Barbara (onde vou pernoitar) pensei em fazer uma Vinicola e almoçar em Los Olivos. O tasting room Caliquot é de uma única Vinicola ou é tem vinhos de outras vinícolas também? Existe algum Wine bar em Los Olivos?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Julienne,
Tem vários wine Bars em Los Olivos. Essas que citei no post possuem produção própria e você degustará os vinhos da casa.
Beijos

Avatar Camila disse:

Mari, no caminho de Carmel a Santa Bárbara, pra quem não está tão disposto a fazer degustação em vinículas, vale a pena trocar a parada El Paso de Robles, por Los Olivos?
Para esse dia de viagem, pensei: Carmel – San Luis Obispo – Los Olivos – Solvang – Dormir em Santa Bárbara
Tks ; )

mari vidigal mari vidigal disse:

Sem dúvida. Só recomendo Paso para quem curte vinho e vai dormir por lá.
Beijos

Avatar Renata Gomes Costa disse:

Mari, primeiramente queria te parabenizar pelo blog repleto de informações valiosas e fotos, ele estáme ajudando muito a organizarmeu roteiropara Califórnia. E segundo, gostaria de pedir sua ajuda pois estou bastante na dúvida se paro em Paso de Robles ou Los Olivos, porque gostaria de ir em uns 2 wine bar para degustar vinhos de vinícola diferentes. Qual dos dois você acha que seria melhor? E você teria algumas wine bar para me indicar?
Desde já agradeço toda ajuda.
Um abraço 🙂

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Renata, boa noite!
Conversei com a Mari e deixo abaixo a resposta dela:

Adoro os dois destinos, mas se vc prefere wine bar, Paso Robles é uma melhor pedida.
Recomendo MUITO o tasting room da Justin que fica na rua principal

Boa viagem!

Avatar Julia disse:

Mari, suas dicas são sensacionais! Queria me hospedar na região, ficarei a primeira noite em Monterey, a segunda pensei em ficar em Los Olivos (para poder tomar alguns vinhos) e no terceiro dia, chegar em LA. Você tem alguma dica de hospedagem?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Julia,
Palace ótimo plano! Só fique de olho no fechamento da estrada!
Considerando que a estrada já esteja aberta, vale falar tem que as vinícolas fecha cedo, e que para curtir algo aberto você vai precisar ser eficiente em Big Sur.
Minhas dicas de hospedagem em Monterey estão aqui! As da região de Los Olivos devem sair logo!
Beijos

Avatar Fred disse:

Olá, Mari! Dicas muito bem-vindas pra quem pretende fazer enoturismo na região! Vou pernoitar na HW1 em Carmel, San Luis Obispo e Santa Barbara. Entre SLO e SB, vou trocar o pit-stop em Solvang por Los Olivos, com certeza! Mas além das indicações urbanas de Los Olivos, que lugares você sugere no Vale de Santa Ynez, tipo vinícolas para degustações, rotas passando por vinhedos e locações do filme Sideways?

mari vidigal mari vidigal disse:

Duas vinícolas que eu gostei bastante foram a Bridelwood e a Sunstone. A André Murray também é interessante.
Se tiver tempo, não deixe de jantar no Los Olivos Café (restaurante do Sideways) que é maravilhoso!

Abraços,
Mari Vidigal