Roteiro de 15 dias na Grécia

9

Esse é um roteiro que combina os passeios históricos de Atenas com algumas das praias mais lindas da Grécia em Santorini, Mykonos e Rodes. Uma viagem ideal pra quem misturar natureza, cultura e praia. Veja dicas do que visitar, onde se hospedar e muito mais.

Roteiro de 15 dias na Grécia

Praia em Rodes - Grécia

Texto e Imagens: Gabriela Brandileone

Roteiro Resumido

Total: 15 Dias

Todos os vôos pela Aegean que é a cia local.

Para quem:

Essa é uma viagem ideal para casais. Como era nossa lua de mel, privilegiamos hotéis românticos, bem localizados e longe da muvuca. Escolhemos alternativas confortáveis e que tinham a ver com nosso gosto e budget.

Roteiro Detalhado:

Atenas

Atenas Grécia

Assim que chegamos em Atenas, já peguei o guia da cidade e fui dissecando, um comentário em um cantinho de página me chamou a atenção, dizia que a energia do lugar era mágica. Eu não sou parâmetro pois acredito muito nessas coisas, e não sei dizer se isto é um fato mas, posso afirmar pela minha experiência quando saí de lá fiquei completamente feliz e impressionada com a energia do lugar. Lavei minha alma ali, já no primeiro dia de viagem com a visita à Acrópole.

O que visitar em Atenas

Plaka, o bairro mais turístico de Atenas 

O bairro mais turístico da cidade é Plaka (é a vila madalena da cidade), é lá que fica localizada a Acrópoles, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo por sua importância histórica e claro, toda sua imponência e beleza!

Acrópoles - Atenas

Em Plaka se encontra de tudo, restaurantes aos montes, daqueles que você senta ao ar livre e pega uma cerveja logo de cara. A entradinha é clássica e servida onde quer que você vá: feta cheese, azeitonas e azeite sem limite!!! Uma perdição!!! A greek salad é obrigatória!

Acrópoles 

A visita a Acrópoles leva uma manhã toda e se completa com a visita ao museu da Acrópoles. Há quem diga que o ideal é ir primeiro ao museu e depois a cidade alta, eu estava muito ansiosa para isso e fizemos o contrário e eu adorei pois o museu é pequeno, não cansa, você reconhece os espaços que visitou nas maquetes e isso é bem bacana.

Acrópoles - Atenas

Acrópoles - Atenas

Acrópoles - Atenas

O museu da Acrópolis 

O chão da entrada do museu é de vidro para as pessoas verem as escavações. Eles trabalham ali até hoje e os visitantes vêem tudo!! Muito show. A taça é o troféu da primeira olimpíada realizada oficialmente.

Museu da Acrópolis - Atenas

Museu da Acrópoles - Atenas

Museu da Acrópoles - Atenas

Outros passeios: 

Além da visita a Acrópoles, Atenas possui inúmeros outros pontos importantes para serem vistos como o Templo de Zeus, o Arco de Adriano, entre outras ruínas e também construções mais recentes como o prédio do parlamento. O ideal é fazer tudo a pé, é muito fácil e tudo pertinho.

Atenas - Grécia

 Rua estreita em Plaka – Atenas

Atenas - Grécia

 Arco de Adriano – Atenas Grécia

Cape Sounion e o Templo de Poseidon: Bate-e-volta de Atenas 

Um passeio bacana que amamos e recomendamos para quem gosta de visitar as ruínas históricas é o passeio de Cape Sounion e o Templo de Poseidon. Fica a 69 Km do centro de Atenas, um passeio de uma manhã que vale muito a pena. Além da paisagem deslumbrante e do templo monumental existe uma curiosidade muito legal sobre o local. Lord Byron, escritor inglês do século XIX visitou o lugar em seu tempo e, assim como nós, ficou fascinado. Além de usar o local como inspiração para muitos de seus contos, deixou sua marca em uma das colunas do templo quando escreveu seu nome que está lá até hoje, é um pouquinho difícil de enxergar mas dá para ver. Lord Byron tinha um “Q” de vândalo e não deixa de ser um fato no mínimo curioso.

Templo De Poseidon - Grécia

Cape Sounion - Grécia

Cape Sounion – Grécia

Templo De Poseidon - Grécia

 Templo de Poseidon

Rodes: 

Rodes (ou Rhodes) é uma das ilhas mais visitadas das chamadas “Ilhas do Peloponeso” e a maior delas em extensão.

Rodes - Grécia

Alugue carro:
Lá é imprescindível alugar carro pois as duas maiores atrações turísticas ficam a 50 Km de distância uma da outra, e ambas são imperdíveis.

Hospedagem em Rodes

A agente de turismo que organizou nossa viagem nos recomendou ficarmos hospedados para os lados de Lindos e foi a melhor sugestão que ele poderia dar! Além da vista deslumbrante do palácio do miniaturo, a cidadezinha de Lindos é só charme. Mesmo estilo de arquitetura com casinhas branquinhas e ruelas minúsculas de pedra, um labirinto de lojinhas e restaurantes, é de enlouquecer e ainda assim, diferente de tudo o que tínhamos visto até então. Impossível resistir ao artesanato local, as cerâmicas multicoloridas enchem os olhos e uma dica legal é visitar alguma das inúmeras fábricas ao longo das estradas de Rodes.

O que visitar em Rodes

Cidade Medieval:

Estou falando da cidade medieval, a maior e mais preservada cidade medieval do mundo. É uma cidade onde o comércio de rua, restaurantes e moradores locais convivem com milhares de turistas todos os dias. O chope na bota é um clássico do local, não deixe de provar!

Cidade Medieval - Rodes

Cidade Medieval - Rodes

Cidade Medieval - Rodes

O famoso chopp na bota

 

Por fora da cidade tem o suposto local das gigantescas estátuas do “Colosso de Rodes” – onde hoje é a entrada do porto.

Anthony Quinns Bay

Pertinho da cidade medieval, está Anthony Quinns Bay, uma praia que adoramos.

Anthony Quinn's Beach - Grecia

A praia tem este nome pois quando Anthony Quinn foi filmar o clássico “Zorba, o Grego”, diz a lenda que ele ficou apaixonado e comprou a praia para ele. É o paraíso na terra. Como na maioria das praias da Grécia, o solo é de pedrinhas e não areia o que faz da água do mar um transparente cristalino. A paisagem é deslumbrante. Chegue cedo para conseguir um guarda sol. Na alta temporada as praias ficam sempre lotadas até o sol se pôr.

Anthony Quinn's Beach - Grecia

Lindos:

Como o próprio nome fala, é LINDA DE MORRER! Uma cidade fofa que combina praias incríveis com o castelo do Minotauro.

Lindos - Grécia

O que visitar em Lindos: O castelo do Minotauro e as praias:

O castelo do Minotauro (Monolitho’s Castle )

Localizado a aproximadamente 70 quilômetros da cidade de Rhodes, o passeio às ruínas do Monolithos vale pelo contraste do mar azul deslumbrante com a vegetação intocada e as pedras da ruínas.

Monolitho's Castle

Monolitho's Castle

Monolitho's Castle

Palácio do Minotauro - Grécia

O Castelo foi construído em 1480, em um lugar estratégico no alto da montanha para proteger a ilha de eventuais ataques. Em meio as ruínas há uma pequena Capela dedicada a Agios Panteleimon (Santo Pantaleão).

Praias de Rodes

Em Rodes vimos as mais belas praias da viagem. Algumas das nossas preferidas são:

Saint Paul’s Bay 

Saint Paul’s Bay é uma das praias mais lindas da ilha. É uma baia com duas praias de mar cristalino e paisagem paradisíaca. Obrigatório comer no Tambakio Restaurant, tanto de dia enquanto pega uma praia, como à noite, o programa é imperdível. Atenção para os rochedos vistos do alto que dão a impressão de ser uma baía fechada mas na verdade não é. O castelo visto no alto da montanha é lindo demais!

Saint Paul's Beach - Grecia

Monolitho's Castle

Lindo’s Main Beach 

É uma praia bem gostosa para passar o dia. Uma praia maior com vários restaurantes na beira da praia. A vista da praia lá do alto do castelo é maravilhosa!! Tem que ser vista.

Lindo's Main Beach

Rhodes - Grécia

Santorini:

Santorini é conhecida por ser uma das ilhas mais lindas da Grécia e não é a toa.

Oia Santorini - Grécia

É uma ilha vulcânica e sua paisagem é completamente diferente de tudo que já vi na vida. As cores são muito impressionantes pois é uma mistura de solo escuro com as casinhas brancas e azuis, sinos por toda parte, um céu absurdamente azul e ainda tem as primaveras hiper coloridas. Se não bastasse a peculiaridade da arquitetura local…. você olha para o lado e vê um horizonte de mar sem fim. É indescritível e, de repente…. começa o espetáculo do pôr do sol.

Santorini é dividida por várias vilas, as mais famosas e turísticas são Oia ( se fala “ia”) e Fira (a capital).

Santorini Grécia

Hospedagem em Santorini

Nós optamos por ficar em uma Vila mais distante pois nossa lua de mel caiu bem na semana de maior pico de férias européias e queríamos também um pouco de sossego. Foi espetacular e não nos arrependemos!

Ficamos me Megalohori, uma vilinha linda onde o sino toca de hora em hora e os cachorros locais são cidadãos comuns como qualquer outro. Poder andar a noite, sem cruzar com ninguém no meio dos bequinhos e ruelas foi uma experiência única que nunca vamos esquecer. Valeu a pena pois nosso hotel oferecia transfer para o centro todos os dias e não perdemos nada com isso.

O que visitar:

Fira:

Fira é a capital de Santorini. Passeio obrigatório e minha dica é jantar de frente para o pôr do sol no SPHINX. É preciso fazer reserva pois o lugar é muito disputado.

Fira Santorini

Fira Santorini

Fira Santorini

Fira Santorini

Fira Santorini

Fira Santorini

E olha só o pôr do sol que sensacional!

Fira Santorini

Fira Santorini

Oia:

Quando vemos qualquer imagem de Santorini certamente se trata de Oia. A vila localizada no centro da ilha de Santorini é um dos pontos mais visitados de toda a Grécia. Em Oia não entra carro, é tudo a pé e vale se embrenhar pelas ruelas e passear no meio das casinhas, pousadinhas, hotéis, restaurantes, lojinhas. Tem de tudo o que é turístico por ali, saia um pouco das vielas principais para se deparar ângulos surpreendentes da vila. O pôr do sol em Oia é super disputado, chegue cedo pois todo mundo quer arranjar o cantinho com melhor ângulo. Vale a pena aguardar um pouco para assistir ao espetáculo.

Oia - Santorini

Oia - Santorini

Praias de Santorini

Muitas pessoas vão a Santorini achando que não tem praia, ledo engano. As praias são simplesmente maravilhosas e vale entre tantas opções pelo menos conhecer uma.

As mais famosas são a Black Beach (é a praia privada do nosso hotel – o que deve se levar em consideração quando você não fica nas vilas mais famosas, muitos hotéis tem suas praias privadas), Red Beach e White Beach. As cores fazem referência a cor do solo que obviamente dá a cor a paisagem. Essa é a Black Beach.

Black Beach - Santorini

Black Beach - Santorini

Outra praia que eu recomendo muito a praia Theros, o ideal é fazer reserva no restaurante Eros, que é o dono do pedaço (só tem esse restaurante na praia e os guarda-sóis são deles).

Eros Beach - Santorini

Theros Beach – Santorini

Mykonos:

Mykonos é diferente de tudo o que vimos na Grécia. As pessoas parecem se transformar neste lugar onde a regra número um é o prazer de ser livre.

Agios Stefanos - Mykonos

Alugue carro: 

Alugar carro em Mykonos é obrigatório pois para toda a ilha existem apenas cerca de 30 táxis. Além de você precisar de carro para se locomover entre as praias, durante a noite é praticamente impossível conseguir um táxi. Por isso, a maioria dos hotéis dispõe de transfer para o centrinho, que é Chora.

Mykonos - Grécia

Ficamos pouco tempo em Mykonos e optamos por um esquema mais tranquilo, de lua de mel mesmo. Fomos para uma praia bem familiar e conhecida por sua beleza, a Agios Sostis.

Hospedagem em Mykonos

Ficamos no Grace Hotel – o hotel é pequeno, muito charmoso e super caprichado. Mantém a famosa identidade arquitetônica da Grécia, onde tudo é branquinho. O serviço é excelente.
Fica localizado a 5 minutos de carro do cais. A vista do hotel é linda com os cruzeiros e iates atracados ou indo e vindo.

Dicas de Restaurantes em Mykonos

Marechiaro

Um restaurante super charmoso mas esquema relax. A pizza napoletana é excepcional, vale a pena para um jantar mais tranquilinho, eu amei e super indico.

Nammos

Imperdível para quem quer ver o agito da ilha. O local é super famoso pela comida mas principalmente pelas baladas, onde é comum as meninas subirem nas mesas para dançar.

O que fazer em Mykonos

Chora, a capital de Mykonos

É a capital e o vilarejo mais famosa da Ilha. Chora é cheia de lojas e restaurantes para todos os gostos.

Chora Grécia

Moinhos de little Venice

Em Chora ficam os famosos Moinhos de frente para Little Venice (pequena Veneza), região dos restaurantes de frente para o mar. Uma delícia de programa. Nós tivemos a imensa sorte de cruzar com um dos mais conhecidos habitantes de Mykonos, o pelicano Petros. Eu adorei andar ao lado de um pelicano enorme e ver que ele convive com os turistas e moradores com a maior naturalidade.

Little Venice - Mykonos

Little Venice - Mykonos

Praias em Mykonos:

Ágios Sostis: uma praia maravilhosas em Mykonos

A praia é linda demais, bem típica de Mykonos (que é uma ilha um pouco mais plana do que as outras que conhecemos) o que muda bem a paisagem.

Ágio Sostis - Mykonos

Ágio Sostis - Mykonos

Vale mencionar que o canto mais afastado de muitas praias em Mykonos é reservado para nudismo. Nós não sabíamos e acabamos ficando na área de nudismo, o que não nos incomodou mas é bom se informar antes, caso isso seja algo que se queira evitar

Dica: Ah, para ir a Ágios Sostis não deixe de parar em uma lojinha e comprar seu próprio guarda-sol, porque lá não tem.

Thea Chapel

Outra dica para quem pretende passar o dia em Agios Sostis é visitar a capelinha – Thea Chapel. Uma das mais lindas que vi pela Grécia.

Thea Chapel - Mykonos

Thea Chapel - Mykonos

Kikis Tavern em Ágios Sostis 

Outra dica legal é o super famoso restaurante Kikis Tavern. A comida é fantástica, o ambiente é rústico e familiar com vista para Ágios Sostis. O único inconveniente é que não é possível fazer reserva e a espera, normalmente, é de pelo menos 2 horas. Mas vale a pena pela experiência.

Ágios Stefanos: Uma praia bonita e tranquila.

Como ficamos pouco tempo, optamos por usufruir no nosso último dia de lua de mel da infra-estrutura do nosso hotel. Pegamos a praia em frente ao Grace – Ágios Stefanos. Uma praia bonita, calma e com a infra de uma private beach.

Ágios Stefanos - Mykonos

Piscina do Hotel Grace – Ágios Stefanos

Praia em Ágios Stefanos - Mykonos

Dica prá se dar bem na Grécia

Uma que os gregos adoram é quando os turistas aprendem algumas palavrinhas de Grego, tudo muda!! Durante a viagem aprendemos várias palavras essenciais que vão te ajudar durante a viagem:

  • EFHARISTO – obrigada (H COM SOM DE R)
  • PARAGALO – de nada, licença
  • KALIMERA – bom dia
    KALISPERA – boa tarde e boa noite no cumprimento
  • KALINICHTA- boa noite quando vai embora
  • IAMAS – saúde, brinde IASU – olá
  • IASAS – olá para um grupo

 

About author

9 comments

  1. Rita de Cassia 3 maio, 2016 at 20:40 Responder

    Amei o post com certeza será muito útil. Estamos pensando em ir no ano que vem, mais ou menos na metade de maio. Queremos comemorar os 25 anos de casados rsrs. Vocês foram com alguma agência de viagens ou foram por conta própria? Como fizeram com o idioma?

  2. Kelly Pimentel 3 maio, 2016 at 08:14 Responder

    Olá! Linda postagem!
    – Vc viu crianças nessa viagem?
    (Pretendemos ir em julho, temos um filho de 2 anos. )
    – vc acha possível passear com carrinho de bebê pelas ruas e ruínas? Já viajamos muito com ele, mas em alguns lugares não conseguimos usar o carrinho…
    – Faz muito calor?
    Obrigada pelas suas dicas!

    • mari vidigal 3 maio, 2016 at 18:16 Responder

      Oi Kelly,
      Grécia não é o melhor destino para um carrinho de bebê. Santorini e Atenas – por exemplo – envolvem dezenas de escadas.
      Julho é pleno verão na Europa. Prepare-se para um calor DANADO.
      Beijos

      • Kelly 7 maio, 2016 at 13:58 Responder

        Pois é, nós moramos na França… Ano passado fomos para Toscana nessa época. Usamos carrinho em algumas cidades, em outras não… Vamos ter que adaptar, então… Beijos e obrigada.

  3. Simone Majewski 12 janeiro, 2016 at 14:36 Responder

    Olá Gabriela,
    que mês vocês fizeram esta viagem?
    Indicas ir no meses de maio/junho?
    Obrigada.

    PS: adorei seu post sobre Grécia. Muito completo e gostoso de ler. Parabéns!

    • mari vidigal 14 janeiro, 2016 at 17:52 Responder

      Oi Simone,
      A Gabriela fez esta viagem no finalzinho de julho.
      Maio e junho são dois bons meses para visitar a Grécia.

      Abraços,
      Mari Vidigal

  4. ana Luiza 22 março, 2015 at 15:16 Responder

    Ola Gabriela!
    Estamos planejando viajar para Grecia em julho. Vc sabe se é alta temporada? Iremos ficar 12 dias, na sua opinião qual lugar daria pada cortar do nosso roteiro?
    Bjo

    • mari vidigal 23 março, 2015 at 13:29 Responder

      Oi Ana Luiza,
      Julho é alta temporada na Europa toda e a Grécia estará movimentada
      Bem difícil essa pergunta de cortar uns dias, deixa eu perguntar pra Gabi e te respondo assim que tiver resposta.
      Abraços,
      Mari Vidigal

Post a new comment

Veja também

O melhor de Londres em três dias

Tá indo para Londres pela primeira vez e quer aproveitar a cidade ao máximo? Esse é o seu roteiro! Um roteiro completíssimo com as principais ...