Laos: O que ver e fazer em Vientiane

2

Vientiane, a simpática capital do Laos, é uma cidade super gostosa de visitar. Em 1 dia dá fácil pra conhecer os principais pontos turísticos e ainda dar uma esticadinha até o Buda Park. Adorei Vientiane (em português, Vienciana) e super recomendo a parada pra quem vai pro Laos.

Laos: O que ver e fazer em Vientiane

Wat Sisaket Vientiane

Vientiane é super pequena e bem dividida. As principais atrações turísticas (com exceção do Buddha Park e do templo Pha That Luang) – e os restaurantes mais fofos se concentram em nas duas ruas principais.

Veja no Google Maps o que visitar em Vientiane:

Vientiane - Google Maps

Transporte: como se virar em Vientiane

Para quem gosta de caminhar, dá fácil para conhecer todo o centrinho a pé. A caminhada é pra lá de gostosa. Para chegar ao Pha That Luang, que fica a 4Km do centro, alugue uma bicicleta ou contrate um Tuk tuk. Para chegar no Buda Park você precisará contratar uma excursão/ taxi privado, ou pegar o ônibus 14 (anote bem esse número) da estação de ônibus da cidade.

Dica: Como o sol dentre as 11:00 e 15:00 é de rachar de tão forte, priorize seus passeios antes das 11:00 e depois das 15:00.

O que visitar:

Templos:

Vientiane tem uma série de templos que sem dúvida nenhuma merecem uma visita.

Pha That Luang: o enorme Buda dourado

Pha That Luang - Vientiane

O templo mais sensacional da cidade, e o mais importante monumento nacional Laos, fica há 4Km do centro de Vientiane e para chegar lá você precisará alugar uma bicicleta ou contratar um tuk tuk.

Pha That Luang - Vientiane

Detalhe no teto do templo

O Pha That Luang é templo pra lá de bonito e tem alguns prédios interessantes, árvores decoradas com bundas meditantes, uma estátua dourada gigante de um buda reclinado e uma estopa dourada lindíssima que contém pedaços do osso de buda. Vale a pena mesmo para quem já viu uma milhão de outros templos.

Pha That Luang - Vientiane

Pha That Luang - Vientiane

Naga dourada pra lá de bonita no Pha That LuangBuda deitado - Vientiane

Wat Si Saket: o templo dos mil budas

Wat Sisaket Vientiane

Milhares de budas sentadinhos em duplas em pequenos buraquinhos decoram este templo que também funciona como escola para os monges locais. Com sorte você encontrará uma fila deles passeando pelo templo ou tocando algum instrumento. O salão principal do templo (ordination Hall) tem imagens de Budas dourados e paredes lindamente pintadas. Bem bonito.

Wat Sisaket Vientiane

Wat Sisaket Vientiane

Wat Sisaket Vientiane

Haw Pra Kaew (ou  Ho Pra Keo)

Haw Pra Kaew - Vientiane

Haw Pra Kaew fica de frente para o Wat Si Saket e bem na lateral do palácio presidencial, e serve como museu nacional de arte religiosa. Esse museu tem um dos melhores acervos de Budas do país, mas infelizmente esta fechado para reforma até o final de 2015.

Naga de pedra - Haw Pra Kaew

Para dar uma espiadinha:

Terminada a sessão templo, conheça os principais monumentos da cidade. O obelisco Patouxai é o mais bonito deles.

Palácio presidencial

Palácio presidencial - Vientiane

O palácio presidencial do Laos fica na Avenida central da cidade (Lanexang Avenue) e é um casarão cinza com telhado no estilo templo budista brando e detalhes brancos e dourados. Uma mistura de palácio ocidental com um toque oriental. Vale a foto.

Chao Anouvong park

Chao Anouvong park

Do lado oporto ao palácio e de frente para o Rio Mekong há um pequeno parque com uma enorme estátua em homenagem ao Rei Chao Anouvong. O parque é bem jeitoso, e senão estiver muito quente (especialmente de manhã cedo ou no finalzinho da tarde), você encontrará diversos grupos de locais praticando esportes.

Altar caprichado da estátua de Chao Anouvong

Altar caprichado da estátuade Chao Anouvong

Patouxai Monument

Patouxai Monument

Este bonito arco do triunfo é uma homenagem aos que lutaram pela independência do Laos durante a colonização francesa. O arco é inspirado no arco de triunfo francês com elementos arquitetônicos claramente locais: o telhado de templo, as serpentes “Nagas” e folhas e flores de lótus. O arco fica de frente para uma fonte e é especialmente fotogênico.

Detalhe do monumento Patouxai

Pra quem quer ver a cidade de cima, dá pra subir no topo do arco. Como a cidade é toda plana, eu confesso que passei.

Compras:

Talad Sao Shopping Mao

E pra quem quer fazer umas comprinhas, bem no centrinho da cidade e do ladinho da estação de ônibus está o Shopping Talad Sao. Confesso que não tive vontade de conhecer, mas fica a dica!

Buda Park: centenas de estátuas incríveis pertinho do Vientiane

Buda Gigantes no Budha Park

E pra fechar o dia com chave de ouro, que tal uma passadinha no Buda Park? O Buda Park é um parque repleto de estátuas budistas & hindus enormes e nada convencionais. Além de se impressionar com a delicadeza de um buda gigante deitado de 40 metros, vocês poderá, subir, e entrar em algumas das estátuas.

Escultura no Buda Park

Veja todos os detalhes desse passeio AQUI.

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

2 comments

Post a new comment

Veja também

Lucerna

Guia prático de Lucerna

Nesse guia prático de Lucerna (Lucerne) – Suiça, você encontrará tudo o que precisa saber antes e durante a viagem. Saiba o que fazer em ...