Dubai: Safari no deserto

Safari no deserto é um dos principais programas de Dubai e uma boa chance de sair da cidade de pedra e ver paisagens completamente diferentes. Os safaris geralmente incluem passeio de 4×4, Sandboard, jantar no deserto com apresentação de danças típicas e passeio de camelo. Nesse post, conto todos os detalhes desse passeio com direito a dicas para você se dar bem.

Faço ou não faço?

Sabe aquela dúvida? Li um monte de avaliações e fiquei mega na dúvida se o tal do Safari no deserto era tipo pega turista trouxa ou se era um programa bacana. Cheguei em Dubai sem reservas, mas logo no primeiro dia mudei de ideia. Meu amigo Mohamed, que não costuma errar nenhuma, tinha feito o passeio e achado super bacana. Tentei reservar nas duas companhias que ele recomendou, ambas estavam lotadas, e então achei uma terceira companhia que tinha vagas disponíveis e reservei.

E não é que o passeio começou bem?

Eles haviam combinado de me buscar entre 15 e 15:30 e chegaram 15 minutos antes. Gostei.

Mas logo depois comecei a estranhar. O suposto Safari fica há uns 25-30 minutos de Dubai de carro, e o ponto inicial, tava um nojo de tanto lixo de turista porco espalhado.

Dubai: lixo no desertoTirei foto pra vocês verem que não é exagero

E o tal do deserto era completamente fabricado, repleto de postes e completamente diferentemente do cenário realmente desértico que eu esperava encontrar. Chegando lá, o motorista do nosso carro começou a barganhar com motoristas de 4×4 nossa ida até a próxima parada do dia. Até aí, um pouquinho desorganizado, mas não grave.

4×4 pelas dunas de Dubai

E foi no 4×4 que o passeio começou de verdade, acelerando subindo descendo as dunas do deserto. Esse foi sem dúvida, o ponto alto do passeio. O motorista era super bom desceu as dunas com muita segurança e um pouco de emoção. Bacana, mas nada que impressione alguém que já fez um passeio de bug pelas dunas do deserto brasileiro em termos de emoção, mas vale pelo visual.

4x4 no Deserto de Dubai

O passeio durou uns 15 minutos e nesse meio tempo passamos por vários pseudo- acampamentos montados no “meio do deserto”. Vale falar que o tráfego de 4×4 é bem intenso e a quantidade de pessoas é bem maior do que o desejável.

Safari no deserto - Dubai

Chegando no pseudo “acampamento”

E depois do passeio super legal de 4×4, chegamos no grande “acampamento/ restaurante” onde faríamos todas as outras atividades do dia. A turma do meu carro foi esperta e tratou de pegar e reservar uma mesa rápido, assim ficamos na melhor mesa que não era das VIPs (aliás, grande porcaria ser VIP, a diferença é sentar em um lugar um pouquinho melhor para assistir aos shows e ter a comida servida na mesa).

Safari no deserto de DubaiNosso “Pseudo” acampamento no deserto

O passeio de camelo

No acampamento cada um podia fazer as atividades extra na ordem que quisesse. Eu comecei pelo passeio e camelo que foi a grande piada da viagem. Subimos no camelo, que levanta de forma pomposa e interessante e demos uma volta minúscula que não durou nem dois minutos. Era sentar no camelo, mais para tirar foto que qualquer outra coisa, o que faz zero meu estilo de passeio. Fiquei com pena do camelo que definitivamente não tava feliz com tanto sobe e desce.

Passeio de Camelo em Dubai

Tatuagem de Henna

Minha segunda atividade foi uma tatoo de henna. A tatoo inclusa no pacote é um pseudo rabisco minúsculo que tenta imitar uma flor. A moça da tatoo era super impaciente com quem queria a versão gratuita, se era para pagar extra, seria bacana que ela tivesse exemplos de desenhos com preços. Fiz o grátis que é zero elegante e fique lá espiando ela fazer alguns pagos, mas não gostei de nenhum. Os traços dela eram super grossos e as flores não eram delicadas. As outras vezes que fiz henna, vi coisas bem mais lindas.

Tatuagem de henna

 Minha “super” tatoo e henna. Bem meia boca!

Fotos com roupa típica

A terceira atividade, que teoricamente estava inclusa no pacote, mas que na hora do vamos ver custava dez dinheiros, era tirar fotos com roupas típicas. Não achei as roupas nada bonitas (a burca que eu tinha usado algumas horas antes para ir na mesquita era dez vezes mais elegante.

Sandboard

O passeio também incluía Sand board numa tábua de madeira bem zuada. Como os espaços não eram demarcados, tinha gente descendo de sandboard e maluco dirigindo quadriciclo no mesmo lugar. Mega perigoso. A chance de acidente é altíssima. Muito adolescente de 13-15 dirigindo o quadriciclo no cacete dividindo a duna com o Sandboard. Não cheguei nem perto do Sandboard e nem do quadriciclo (que era opcional).

Pôr do sol no deserto

Uma das partes bacanas do passeio, foi assistir o pôr do sol do alto das dunas do deserto. Foi bem bonito!

pôr do sol no deserto - Dubai

Jantar típico

E o jantar (que era a parte que eu tinha menos expectativas) foi até que bacaninha. O churrasco de frango tava bem gostoso, e o resto tava descente. O único problema foi a fila enorme para pegar comida já que o lugar estava realmente bombando. Para acompanhar, água ou café grátis ou refri e bebidas alcólicas cobrado a parte.

Jantar no deserto de Dubai

Show de dança: dança do ventre e Tanoura

E aqui outra parte bem legal do passeio foi o espetáculo de dança. Primeiro uma dança local chamada Tanoura que é basicamente uma série de rodopios super legais combinados com equilíbrio de objetos e show de luzes. Bem especial.

Dança típica árabe

O show de dança do ventre foi prejudicado pelo luto nacional (devido a morte do Rei da Arábia Saudita) as festas ficaram proibidas por três dias, então o show foi com uma música bem pouco animada. Só pra não passar em branco. Foi bacana, mas nada de especial.

Dança do ventre

E por fim, uma rápida volta de 4×4 pela areia para chegar no carro.

Deserto de Dubai

Areia do deserto iluminada pela lanterna dos carros. Bonito, não?!

E vale a pena?

Nesse esquema de massa, não. Se pudesse voltar atrás teria feito um esquema mais exclusivo desses que eles fazem o churrasco árabe na hora para grupos bem menores, com passeio de camelo de verdade. Meu grande erro foi deixar para a última hora pois quando cheguei lá já estavam todos cheios.

Quer mas uma dica valiosa? Ao menos que você ame multidões, fuja dos passeios baratos! O passeio que escolhi foi bem barato. 150 dinheiros (cerca de 41 dólares). E na real, não podia dar certo. Como é que um passeio (em Dubai, uma terra cara) pode oferecer tanta coisa por 40 dólares? Cai numa mega roubada e reconheço!

Passeio de Camelo em Dubai

Não detestei, mas preferia ter ficado na cidade e curtido algo diferente do que fazer essa turistada toda, Dubai tem muita coisa bacana para oferecer e tanta coisa legal pra fazer que senti que perdi meu tempo com algo BEM mais ou menos.

Depois da minha experiência frustrada, bati um papo com pessoas que já fizeram o tour. Todos concordaram comigo que a parte mais legal é o passeio de 4×4 e o pôr do sol nas areias do alto das dunas. Amigos que fizeram uma versão com 45 minutos no camelo e a versão do 4×4 parrudo adoraram! Pesquise e pergunte antes de reservar.

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar maria clara disse:

mari,
qual o nome da agencia que voce usou?
Eu vou agora em dezembro e estou na duvida se compro ou deixo na hora pra pesquisar….
beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maria Clara,
Eu não lembro o nome da agencia de jeito nenhum #Falhaminha total
Deixei para comprar na hora e tive muita dificuldade, quase todos os lugares estavam cheios, eu se fosse você, compraria antes
Beijos

Avatar Cassia disse:

Oi Mari, como é o nome das agências que seu amigo Mohamed indicou e a do seus amigos que gostaram? Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

O Mohamed fez o tour com a Viator e gostou muito. A outra eu não lembro.

Avatar Akemi disse:

Olá
Adorei seu post. Eu estava com essa dúvida e vc me ajudou a decidir. Já achava esse programa pegadinha pra turista, meio fake demais. Como vou ter só dois dias na cidade, eu prefiro ficar por lá. Se for depender de sites de rurismo é tudo perfeito. Nada como blogs pra dar uma real do lugar. Obrigada pelo relato!

mari vidigal mari vidigal disse:

Feliz que te ajudei na escolha. Com apenas dois dias, tbm pularia fora!
Aproveite a viagem!
Beijos,
Mari

Avatar Titi Brandileone disse:

Otimas dicas ! pena o passei não ter sido tão bom, mas valeu pela experiencia e poder compratilhá-la conosco.