Um passeio de barco pela baía de San Francisco

A baía de São Francisco, Califórnia, é uma das mais lindas do mundo, um combinado de obras arquitetônicas imponentes como a Golden Gate e a Bay Bridge com paisagens espetaculares. Uma das formas mais bonitas de explorar a baía é com um passeio de barco e de preferência, durante o pôr do sol. Nesse post contarei todos os detalhes do passeio de barco pela baía de San Francisco. Pronto para se apaixonar por San Francisco?

Como é o passeio de barco pela baía de San Francisco

Para aproveitar vistas incríveis de San Francisco e curtir do pôr do sol na baía (o pôr do sol na Califórnia costuma ser especial, visto do mar então… um arraso!) escolhemos o Sunset Cruise da Red & White Fleet. O passeio começa às 19:00, o que é bacana porque dá para curtir o dia todo zanzando pela cidade e fechar o dia com chave de ouro.

Barco da Red and White Fleet

Nosso passeio de barco pela baía de San Francisco saiu do Pier da Red And White Fleet que fica no pier 43,5 (bem atrás do restaurante da Boudin). Para garantir um lugar no barco, chegamos às 18:30, o que fez toda a diferença. Pegamos uma mesa bacana e na janela.

E olha só a foto que tiramos do barco um pouquinho antes do passeio começar: Alcatraz sua linda!

Alcatraz vista do pier 43,5

Alcatraz vista do pier 43,5

O barco tinha três andares: O primeiro onde foi servido o aperitivo tinha algumas mesinhas  e poucas janelas. Essa é a pior vista do barco. No segundo andar, onde sentamos, havia um bar completo com diversas opções de drinks e comidinhas cobradas a parte, esse andar tinha um pequeno deck coberto, um lugar bacana para tirar fotos sem passar frio. E o terceiro andar, completamente aberto, era o melhor lugar do barco para curtir as vistas e tirar fotos. Como gosto de fotografar, passei bastante tempo por alí. Achamos o barco confortável, nada de outro mundo, mas atendeu e bem as expectativas. Os atendentes eram super educados e prestativos.

Segundo andar do barco

Segundo andar do barco

Um programa romântico

Além das vistas caprichadas da cidade, da ponte Golden Gate e Alcatraz, o passeio de barco pela baía de San Francisco é um programa super romântico (tanto que Gu e eu escolhemos este passeio para comemorar o dia dos namorados). Afinal, tomar um drink gostoso, embaixo da Golden Gate ao som de uma música ao vivo de primeira, não tem como não ser especial!

Drink grátis & mesa de aperitivos

E falando em drinks, o tour inclui o primeiro vinho, cerveja ou refrigerante da noite, os outros são cobrados a parte. Para acompanhar os drinks, aos 25 minutos do cruzeiro, é servido um buffet de aperitivos com sanduíches, queijos, saladas, cookies, brownies e frutas. Os sanduíches estavam ótimos, e os cookies bem gostosos. Confesso que tinha expectativas baixas em relação a comida e fui muito bem surpreendida. Gu e eu bebemos um vinhozinho, servido em copinho de plástico e com tampinha para não derramar na roupa com o vento. Dei risadas da apresentação da bebida mas logo agradeci, se estivesse sem a tampa o vinho teria detonado minha roupa. O Gu migrou do vinho para a cerveja, ele adora a cervejaria local Ancor Steam, e eu segui com água com gás. Alguém precisa dirigir, né?! 🙂 (Tô aqui fazendo graça, geralmente eu que bebo e ele que dirige)

Aperitivos Red & White Fleet

Aperitivos Red & White Fleet

Aperitivos Red & White Fleet

Música ao vivo

Outro ponto mega bacana desse passeio é a música ao vivo. Nosso barco tinha um músico super carismático que fez uma seleção bem bacana de músicas bem conhecidas com músicas da modinha. Todo mundo cantou e curtiu bastante!

Música do Red and White Fleet

Os momentos mais especiais do passeio

Logo que o barco começou se movimentar, Gu e eu fomos para o deck do terceiro andar e começamos a fotografar San Francisco. Tanto a saída quanto a chegada na cidade são mega especiais. Aos poucos, os prédios começam a “encolher”, a Bay Bridge começa a mostrar seu tamanho e magnitude, de dentro do barco a imensidão da ponte fica bem óbvia. E os morros começam a mostrar porque San Francisco é conhecida por suas ladeiras. Os contornos da cidade são impressionantes.

San Francisco vista do mar

Bay Bridge - San Francisco

 Bay Bridge - São Francisco

De dentro do barco, dá para ver bem o contraste entre o centro financeiro da cidade – com arranha-céus – pontudos e modernos e a parte residencial da cidade, o Rusian Hill – morro da Coit Tower – serve como uma divisão natural entre as duas áreas. E aos pouco o barco começa a se afastar sentido ilha de Alcatraz. No caminho vimos alguns cartões postais da cidade: o pier 39 e seus leões marinhos, a Ghirardelli Square e o parque aquático.

Pier 39 - San Francisco

Pier 39 e seus “mini” leões marinhos vistos do barco

O dia estava um pouco nublado – como de costume no verão – e as nuvens gordinhas traziam um efeito todo especial as ilhas. A ponte Golden Gate estava tímida – e muito bem escondida – atrás de uma grossa capa de nuvens gorduchas.

O cruzeiro percorre toda a baía de San Francisco. Algumas dos lugares mais especiais que navegamos foram:

A famosa ilha de Alcatraz

Ainda que você não tenha visitado a ilha, ver Alcatraz de perto é sempre interessante. O Barco passa bem pertinho da ilha – que ainda hoje – tem um jeitão de lugar sombrio e temido. Pessoalmente, Alcatraz me lembra nossa Fuga de Alcatraz, o dia em que nadamos de Alcatraz até a cidade de San Francisco, um momento que nunca esquecerei.

Alcatraz vista do barco

Alcatraz vista do barco

E sim, pra quem tem tempo, eu SUPER recomendo visitar Alcatraz.

Angel Island

A maior das ilhas da baía de San Francisco. Angel Island equivale a Elliot Island em Nova Iorque, a ilha que era usada para fazer quarentena nos asiáticos que chegavam para trabalhar nas minas de ouro da Califórnia. Hoje a ilha é um dos destinos preferidos de final de semana dos locais. Um lugar bacana para fazer caminhadas e passeios de bicicleta. O ferry para a Angel Island sai da cidade de Tiburon.

Angel Island - Califórnia

Angel Island no final da tarde

Sausalito e Tiburon

Amo Sausalito e sua vizinha Tiburon. Vê-las, ainda que seja do oceano, me traz uma alegria danada. Tiburon é toda verdinha e repleta de casinhas fofas. Sausalito é toda desenhada no morro. Um espetáculo.

Sausalito - Califórnia

Restaurante Spinakker em Sausalito

Sausalito - Califórnia

Marina de Sausalito

Tiburon - Califórnia

Tiburon, uma simpatia até do barco

Ponte Golden Gate, o auge do passeio

E por fim chegamos até o momento mais esperado do passeio, passar por baixo da Golden Gate. Como o dia estava nublado e o mar próximo a ponte costuma ser um pouco rebelde, o músico recomendou pelo microfone que todo mundo se segurasse bem e fosse para o terceiro andar tirar fotos.

Quando vi a ponte desse jeito, achei que não ia dar pra ver nada. UFA! Que bom que era só uma camada de nuvem.

Quando vi a ponte desse jeito, achei que não ia dar pra ver nada. UFA! Que bom que era só uma camada de nuvem.

Passamos por dentro da nuvem de neblina – que estava gelada pra burro – e começamos a finalmente enxergar a ponte e sua vermelhidão impressionante. Sou mega fã da Golden Gate, e mesmo com três anos de São Francisco e trocentos encontros não consigo resistir a seu charme, preciso fotografar. Tirei várias fotos da ponte em todos os possíveis ângulos.

Golden Gate - San Francisco

Golden Gate - San Francisco

A neblina, ou o famoso San Francisco fog, deixou a paisagem mais exótica, e apesar do friozinho, curtimos e muito o momento. Foi um ótimo programa de dia dos namorados, não acham? 🙂

Golden Gate - San Francisco

E pra fechar…

E pra fechar o passeio, a vista da cidade de San Francisco começando a acender sua luzes. Bem especial.

São Francisco vista do mar

Adoramos o cruzeiro pela baía de San Francisco e a escolha para o dia dos namorados. Tanto o Gu como eu já havíamos feitos passeios pela baía de San Francisco com outras empresas, e adoramos o cruzeiro da Red & White Fleet. Adoramos a rota do barco (que passa pela Angel Island e Tiburon), a qualidade dos snacks servidos, a música ao vivo e o atendimento carinhoso de todos os membros da equipe. Eles foram impecáveis em todos os quesitos. Super recomendo.

Dicas pra quem planeja fazer algo parecido:

Escolha o passeio do pôr do sol

Embora os outros horários sejam mais baratos, é durante o pôr do sol que a cidade de San Francisco atinge seu esplendor. Se a neblina não atrapalhar – as vezes ela até ajuda – você terá as condições de luz ideal para aproveitar a paisagem e tirar fotos incríveis.

Primeira vez que fiz o passeio. Olha o pôr do sol que maravilhoso!

Primeira vez que fiz o passeio. Olha o pôr do sol que maravilhoso!

Pra garantir um lugar bacana no barco

Chegue no porto meia hora antes do embarque e fique na fila. Chegar mais cedo te garante um lugar melhor no barco. Ao entrar, vá direito para o segundo andar e escolha uma janelinha – de preferência, sente perto do músico ;).

Sausalito - Califórnia

O que vestir/ levar: roupas quentinhas & óculos escuros

Independentemente da estação do ano, a baía de San Francisco é fria, e os ventos são gelados. Leve um bom casaco e uma pashimina. Você vai precisar deles ;).

Leve óculos escuros, e câmera fotográfica carregada.

O que não usar: salto alto

Como o piso do barco não é dos mais estáveis, e pode até haver água no chão,  cuidado com salto alto. Um escorregão pode estragar seu passeio

Estações do ano: qual a melhor época para fazer o passeio de barco pela baía de San Francisco

A White and Red Fleet opera o passeio entre abril e outubro. Esse é um passeio bacana quando faz um tempo bacana e a visibilidade é boa, assim prefira o outono (setembro e outubro) e a primavera (março, abril e maio). No verão (entre junho e agosto) a neblina (fog) pode comprometer  a visibilidade.

Fog de São Francisco

Mari, Golden Gate e o Fog de São Francisco

Quanto custa fazer um passeio de barco pela baía de San Francisco

O tour que eu escolhi o Sunset cruise,  custa $64 dólares para adultos e $44 dólares para crianças. Você pode comprar o ingresso online no site da Red and White Fleet (em português!) ou no estande de vendas da Red & White Fleet localizado no pier 43,5 (Em frente a Padaria Boudin).

Quanto tempo demora o passeio de barco pela baía de San Francisco

A Red and White Fleet tem diversas opções de tours e rotas. O sunset cruise (que é o passeio que eu recomendo) tem duas horas de duração. Meu tour começou às 19:00, mas pode ser que haja uma diferença nos horários de inicio de acordo com a estação do ano.

E vale a pena fazer passeio de barco pela baía de San Francisco?

Muito. O passeio é lindo, ver a cidade do barco é super diferente e especial. Se você já conhece as principais atrações turísticas em San Francisco, taí uma opção bem bacana de passeio. 🙂

Pôr do sol visto do barco: Golden Gate & Coit Tower no fundo

Pôr do sol visto do barco: Golden Gate & Coit Tower no fundo

 

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Ariana Fraga disse:

olá

tudo bem ?

para ir para Alcatraz, é necessário pegar um barco e passa tmb pela ponte. Nesse caso, seria o mesmo trajeto ou diferente, pois se for o mesmo, compensa pegar o barco e descer em Alcatraz, ou não? Poderia me tirar essa dúvida?

mari vidigal mari vidigal disse:

O passeio para Alcatraz vai apenas para Alcatraz, mas se você vai fazê-lo, acho o cruzeiro de barco dispensável.
Abraços

Avatar Lidianne disse:

Mari, teu site é simplesmente incrível. Me ajudando bastante a planejar o passeio.
Queria pedir duas informações:
1-Preço do tour pela internet e na bilheteria são os mesmos?
2-Qual seria o melhor lado do barco para ver as paisagens?

Grande beijo!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lidianne,
Respondendo suas perguntas:

A) Precisa conferir no site. Sorry!
B) O barco não tem muito lugar fixo, as pessoas vão se movimentando. Quando chega na hora da ponte, vai todo mundo para frente para ver a passagem que é linda.
Beijos

Avatar Helo disse:

Mari, estou usando muito seus posts para planejar minha viagem de abril, obrigada! Vc acha que mesmo pra quem vai fazer a volta de Sausalito de Ferry este passeio de barco vale a pena? Seriam mais ou menos as mesmas vistas ou não?

mari vidigal mari vidigal disse:

Se você tiver bastante tempo vale.
E claro, se o tempo estiver bom 😉
Beijos

Avatar Fanny Araujo disse:

Seus posts me ajudaram horrores para me programar para minha primeira ida a SF! Super obrigada! Porém, queria ajudar em algumas experiências que tive!
Fiz esse passeio pela baía de SF de barco no fim de tarde. Compramos o City Pass e fomos as 4:30. Pensei que era um pouco cedo, pq como vc disse, o pôr do sol é muito mais bonito, mas pra minha surpresa, foi perfeito! Fomos em novembro (outono) e o sol se põe entre 5:00- 5:30. Super cedo para o meu gosto, maaaaasssss é o jeito! Tivemos que nos adaptar e foi Maravilhoso!!!! Fica a minha dica: 4:30 no outono!

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa Fanny! Obrigada pela dica!
Beijos e feliz que tenha curtido! E sempre que tiver mais dicas, é só mandar!