Roteiro de 1 mês na Ásia: Por onde começar

Vai passar um mês na Ásia e não sabe por onde começar? Veja essas dicas práticas para você montar seu roteiro de um mês pela Ásia sem cometer nenhuma loucura. Dicas de como escolher os países, as cidades e montar um  itinerário que funcione.


Uma das coisas que mais me impressionou durante minha última viagem pela Ásia foi a pessoas tentando cobrir boa parte do continente em 20 ou 30 dias. O ritmo da viagem da galera era tão insano que eles visitavam em média um aeroporto a cada dois dias, e mal tinham tempo de visitar as cidades e ir além das 2 ou 3 atrações principais.

Um novo carimbo no passaporte? Sem dúvida! Uma selfie com o principal templo da Tailândia pra mostrar pra todo mundo que você esteve lá? Check. Mas ai acaba a experiência, bem superficialidade do destino e sem conhecer as minúcias e todos os encantos que a Ásia tem para te mostrar. Nesse post darei ideias concretas para você aproveitar seu um mês na Ásia ao máximo. Muito provavelmente você perceberá que não dá para visitar tudo o que você gostaria em um mês, mas não tem problema, essa é só a sua primeira, quem sabe de muitas, viagens pela Ásia!

Roteiro: 30 dias na ásia

Contexto desse post

Hoje recebi uma pergunta de um leitor que em breve embarcará para sua primeira jornada pela Ásia. Como marinheiro de primeira viagem, ele quer conhecer “tudo”: China, Vietnã, Camboja, Tailândia e ainda dar uma passadinha na Índia. E como a maioria de nós, seres humanos trabalhadores, ele só tem um mês de férias. Ele me mandou um roteiro que em teoria faz todo sentido, mas que na prática tem bastante chance de dar errado.

  • China: 10 dias (Pequim, Hong Kong, Ningxia, Xangai e Macau)
  • Vietnam: 5 dias
  • Camboja: 5 dias
  • Tailândia: 5 dias
  • Índia: 5 dias

Como acho que a minha resposta pode ajudar muita gente, ao invés de responder somente para ele, resolvi transformar a resposta em um post detalhado e com dicas práticas que irão ajudar tanto o leitor que fez a pergunta, como você que tem um dilema parecido para montar seu roteiro. Antes de qualquer coisa, faça um reflexão pessoal…

Templo Bang Malea - Camboja

Templo Bang Malea – Camboja

Qual o objetivo da viagem?

A) Você quer realmente conhecer os lugares que vai visitar, vivenciar um pouco da cultura e ter a experiência mais autentica possível que seus 30 dias de férias permitirem.

B) Você quer carimbar o seu passaporte o maior número de vezes possível, você não faz questão de conhecer tudo, mas quer ter a chance de fotografar as principais atrações turísticas antes de seguir para o próximo destino.

Seja sincero na sua resposta, e consigo mesmo. Não existe certo ou errado, são as suas férias e o que importa é que você fique feliz.

Pra quem escolheu a segunda alternativa

Se seu negocio é velocidade, não tem problema nenhum, basta saber que é isso o que você quer e planejar sua viagem da forma mais efetiva para estampar o passaporte. Esse não é o meu estilo de viagem, e a melhor que recomendação que eu posso te dar é planeje seus vôos da forma mais efetiva para que você faça o menor número de escalas (Na Ásia os vôos (e trens) costumam atrasar bastante, e qualquer cronograma apertado ou escala justa tem tudo para dar errado). O ideal é que você faça um circulo chegando e saindo do mesmo lugar.

Nós próximos parágrafos irei focar no estilo de viagem que eu gosto e recomendo: viajar devagar e realmente conhecer os lugares e culturas.

Templo em Ayutthaya - Tailândia

Templo em Ayutthaya – Tailândia

O que eu faria se fosse você:

Para quem escolheu a primeira alternativa, aí vão minhas dicas práticas:

1) Uma leitura que vai te ajudar

Antes de mais nada sugiro que você leia o post “Como montar um roteiro para a Ásia“. Nele eu explico passo-a-passo, como fiz para montar minha viagem de três meses para Ásia e dou um sugestão BEM REALISTA do número mínimo de dias para conhecer da país. É uma boa leitura pra começar!

2) Dicas para selecionar os países

Estação do ano: cuidado com a época das chuvas e com invernos bravos

O primeiro passo, e o mais desafiador de todos, é escolher quais países você quer visitar. Meu primeiro critério para selecionar países é olhar o clima e a estação do ano, no caso do nosso leitor, ele fará a viagem em janeiro, que é uma excelente época para visitar Vietnã, Camboja e Tailândia. Longe da estação das chuvas e com uma temperatura bem agradável. O único problema dessa época é a alta temporada, os lugares poderão estar um pouco cheios e os preços estarão altos… mas são ossos do ofício. Certo?!

Koh Phi Phi - Tailândia

Koh Phi Phi – Tailândia

Janeiro também é uma ótima época para visitar a Índia, mas prepare-se para pegar um frio considerável tanto em Nova Delhi, quanto no Taj Mahal (Agra). E falando em frio, é na China que o bicho pega. Prepare-se para um frio bravo, com temperaturas abaixo de zero e grandes chances de pegar neve. Mas vale a pena ir pra China em janeiro? Se você não se incomoda com frio, e esta preparado para enfrente um inverno daqueles. Vá fundo!

Para quem faz questão de combinar a China com algum outro país asiático, lembre-se que a mudança brutal de temperatura será um desafio tanto na hora de arrumar a sua mala com peças de roupa de verão e de inverno quanto na hora de segurar sua imunidade e não pegar uma gripe no meio da viagem. Capriche nas vitaminas antes e durante a viagem e não dê bobeira.

Logística

Meu segundo critério para selecionar países é sempre a logística. Seja na Ásia, ou na Europa, escolher um roteiro que faça sentido e com o menor número de possível de vôos com escala, faz toda a diferença para que sua viagem flua bem. Na Ásia achar vôos diretos é um mega desafio, mas com um pouco de antecedência e muita paciência, tudo funciona . Fiz 100% dos meus vôos sem escala, e achei preços muito bons.

Um exemplo bacana de itinerário aéreo de um mês é : Bangkok – Chiang Mai – Luang Prabang – Siem Reap – Krabi. (Para baratear ainda dá para encaixar Phnom Penh e Vientiane).

Veja meu roteiro detalhado aqui

E como a ordem dos fatores não altera o resultado, faça um experiência rodando no sentido contrário e veja o que sai mais barato antes de fechar as passagens. Bangkok-Krabi-Siem Reap- Luang Prabang – Chiang Mai – Bangkok

Dica para baratear a viagem

Os dois trechos mais caros da viagem são Luang Prabang – Siem Reap e Siem Reap Phnom Penh. No meu caso, coloquei uma parada de um dia e meio em Vientiane e acrescentei Phom Phen no roteiro. O vôo entre Phnom Phen e Siem Reap estava absurdamente caro, então fiz a viagem de ônibus noturno (para não perder nenhum dia na estrada). Foi cansativo, mas valeu!

Assim fiz: Chiang Mai -Luang Prabang- Vientiane-Phnom Phen – Siem Reap – Phnom Penh

Vientiane: A capital do laos entrou no meu roteiro por uma questão de custo-benefício e conquistou meu coração

Vientiane: A capital do laos entrou no meu roteiro por uma questão de custo-benefício e conquistou meu coração

3)Alternativas bacanas e realistas de viagens de um mês pela Ásia

Assumindo que é sua primeira viagem para a Ásia, e que suas preferências são parecidas com as do leitor que enviou a pergunta, vejo três possibilidades de roteiro para você, sendo que os dois primeiros são mais recomendáveis para uma primeira viagem pela Ásia.

A) China & Vietnã

Eu ficaria 15 dias em cada lugar ou 20 dias na China e 10 no norte do Vietnã. Mas se você quiser MUITO fazer uma insanidade dá para fazer 15 dias na china, 12 no Vietnã e 3 no Camboja (voando direto para Siem Reap e esquecendo que Phnom Phen existe). No último caso, você terá um final corrido, terá que cortar algo do Vietnã, mas será recompensado com as belezas do Angkor.

Vale lembrar que a China é um país imenso repleto de lugares bacanas e super diferentes, e que se você quiser passar um mês inteirinho lá, ainda sim vai faltar tempo. O mesmo vale para o Vietnã, que não é tão grande, mas tem milhões de vilas fofas e pouco conhecidas.

Plantações de Arroz em Sapa, norte do Vietnã

Plantações de Arroz em Sapa, norte do Vietnã

B) Tailândia, Camboja e Vietnã

Esse é um roteiro MARAVILHOSO que combina três dos meus países preferidos. Como eu faria: 12 dias na Tailândia (com dor no coração querendo ficar 15), 3 dias no Camboja voando e saindo de Siem Reap) e 15 dias no Vietnã. Pra quem ama praia dá para deixar 15 dias na Tailândia e 12 no Vietnã.

Templo em Chiang Mai no Norte da Tailândia

Templo em Chiang Mai no Norte da Tailândia

Mas não dá MESMO para incluir o Laos?

Incluir o Laos no pacote significa deixar a viagem mais pingada do que eu gosto, eu pensaria duas vezes antes. Talvez você queira tirar a Tailandia completamente da jogada e fazer Laos, Camboja e Vietnã e deixar a Tailândia para uma próxima viagem junto com Mianmar?  Talvez você queira tirar o Vietnã da jogada e fazer o roteiro como eu sugeri no item anterior. Não dá mesmo? Ok, a sugestão menos kamikazi para quem quer fazer tudo isso é: 12 dias na Tailândia, 3 em Siem Reap (Camboja), 3 dias em Luang Prabang e 12 no Vietnã. Nesse caso, nem invente de colocar um vôo com escala no pacote, para dar certinho, tem que ser tudo direto! Pessoalmente, deixaria o Laos ou o Vietnã para depois (Veja meu roteiro e perceba que eu fiz esse trajeto em 7 semanas e não 4) mas a escolha é toda sua.

C) Índia

A Índia é um país incrível e um dos lugares mais diferentes que já visitei. Como viajar pela Índia não é fácil, não recomendo essa viagem para quem vai pela primeira vez para Ásia. Ir para a Índia só para ver o Taj Mahal é como ir para o Brasil  para ver as cataratas, eu não recomendo. A viagem é longa, cara e cansativa. Que ir pra Índia? Passe um mês inteiro ou pelo menos 15 dias por lá.

Veja aqui meu roteiro de um mês pela Índia.

Palácio em Jaipur - Índia

Palácio em Jaipur – Índia

Tudo depende dos seus interesses…

Vale lembrar que essas não são as únicas alternativas, dá para fazer Tailândia, Camboja e Mianmar, dá para fazer Laos, Camboja e Vietnã (explorando cidades incríveis que ficam de fora do roteiro de quem faz tudo na correria) e para quem quer algo diferente dá para fazer indonésia, Cingapura e Kuala Lumpur. Enfim, opção não falta. Tudo depende de você.

4) Escolhidos os países, chegou a hora de escolher as cidades

Aqui você tem que ser tão cuidadoso (ou mais cuidadoso) do que na hora de escolher os países. Clima e logística continuam sendo meus critérios preferidos, mas vale pesquisar em blogs de viagem quais as cidades que tem mais a ver com o que você gosta de fazer. Alguns blogs que me ajudaram muito durante minha viagem para a Ásia foram:

  • Achados: Dri Setti conta suas experiências pelo mundo de forma mega divertida. Ela tem várias dicas legais da Ásia.
  • Viaggiando: A Camila fez uma viagem bem legal pela Ásia, e eu usei muito o roteiro e as dicas dela do Vietnã
  • Idas e Vindas: A Carla Portilho foi uma fofa e me ajudou tanto com o mega roteiro de volta ao mundo dela quanto com perguntas que não cansei de fazer
  • Dividindo a Bagagem: A Lu Malheiros também me ajudou muito com seus posts e recomendações de outros blogs (pena que não anotei e nem lembro todos)
  • Viajoteca: Os posts da Mirella e do Oscar me deram várias ideias bacanas, especialmente no Camboja.

Enfim, tem muito blog Brazuca com conteúdo bacana, é só pesquisar que você vai achar. E claro, aqui no Ideias na mala tem MUITA dica bacana além desse post.

5) Hora de fechar tudo

Com o roteiro montado, é só comprar as passagens aéreas internas e reservar seus hotéis/ hostels. Se não for alta temporada, até rola chegar sem reserva e pesquisar da hora. Eu confesso que não curto nada essa sensação de chegar sem ter onde dormir e só saio de casa com tudo reservado e nos trinques!

Mergulho de Cilindo em Koh Haa - Tailândia

Mergulho de Cilindo em Koh Haa – Tailândia


Espero que essas dicas tenham te convencido a fazer uma viagem menor corrida e te dado uma luz para planejar sua viagem. Qualquer coisa é só gritar, a caixa de comentário tá aqui para isso e eu adoooro, ouvir opiniões, dúvidas e sugestões de vocês.

Beijo grande e boa sorte no planejamento,

Mari

Quer ficar por dentro de todas as dicas & fotos de viagens do Ideias na mala? Siga já nosso instagram!!!

[instagram-feed]

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Noelle disse:

Oi Mari, que coisa boa te ler e sorrir a cada linha ja me imaginando viajando pela Asia e agradecendo as suas dicas! Meus planos sao para uma viagem entre 2024/ 2025 e vc me inspirou a ja iniciar os rascunhos por aqui. Super obrigada! 🙂

Avatar Ana Paula disse:

Ah que delícia de post!! Estamos pela Ásia por uns meses e encontrei aqui tudo que precisava de informações!!
Obrigada por compartilhar!

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveitem muito a viagem!
Beijos

Avatar FERNANDA disse:

Olá Mari!!
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e pelas ótimas dicas! Montei minha viagem para a Califórnia a pouco tempo com suas dicas e foi tudo perfeito!!! Agora estou montando para a Tailândia, ficarei 22 dias por lá. A idéia inicial seriam ficar uns 4 dias em Bangkok e descer para o sul, para as ilhas. Entretanto talvez seja muito tempo para ficar somente nas ilhas, pensei no Camboja ou Malásia, mas não sei muito qual seria a melhor opção, assim como a quantidade de dias. Estou começando a montar o roteiro, e não consegui entender muito sobre os transportes internos por lá. Se puder me dar umas dicas agradeceria muito, pois estou beeem perdida heheheehe …Sucesso para você e parabéns de novo!! Bjoss

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Fernanda,
Feliz que o Ideias te ajudou bastante na viagem pra Califórnia.
Se seu negócio são ilhas, a alternativa mais prática é ir de Ferry de Koh Phi Phi para a Malasia. Ouvi falar mega bem das ilhas da Malásia. E não deixe de conhecer Koh Lipeh, não clube no meu roteiro, mas ouvi falar tãaaaaao bem!
Beijos e qq coisa é só perguntar (e agora to matando minha fila de comentários, assim que a próxima resposta será bem mais rápida! ;))
Beijos

Avatar marília aguiar ribeiro do nascimento disse:

Olá Mari,

Por gentileza, qual roteiro você sugere para Tailândia, Camboja e Vietnã, isto é, sem o Laos? Só temos 24 dias em janeiro.

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marilia,
Infelizmente não consigo te ajudar a fazer um roteiro personalizado. Dê uma olhadinha nesse post e veja o que tem mais a ver com você.
Abraços

Avatar jocielle disse:

Ola Mari , td bem ?

estou querendo ir de lua de mel ..fazer japao e tailandia ,e se possivel visitar cingaoura
temos um mes …
o q acha ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Jocielle, com um mês vc pode passar uns 12 dias no JP, 15 na Tailândia e 3 em Cingapura.
Beijos

Avatar Juliana Magalhães disse:

Oi Mari,
Parabéns pelo blog! Estou amando todos os posts!
Vou viajar para o sudeste asiático em abril com uma amiga e minha mãe (que é budista e está radiante com a viagem)…
Estou enlouquecendo com esse roteiro…queria ver a sua opinião…

6 abril: Bangkok
7 abril: bangkok
8: Bate-volta Ayutthaya
9: Bangkok -> Koh Samui -> Koh Tao
10: Koh Tao
11: Koh Tao
12: Koh Phangan
13: Koh Phangan
14: Koh Phangan -> Krabi -> Phi Phi
15: Koh Phi Phi
16: Koh Phi Phi
17: Koh Phi Phi
18: Krabi (Railay Beach)
19: Krabi (Railay Beach)
20: Krabi -> Chiang Mai
21: Chiang Mai
22: Chiang Mai
23: Chiang Rai
24: Chiang Rai
25: Siem riep
26: Siem riep
27: Vietnã (Hanoi)
28: Vietnã (Halong bay)
29: Vietnã (Halong bay)
30: Vietnã (Halong bay)
31: Vietnã (Ho Chi Minh)
01 maio: Vietnã (Ho Chi Minh – Cu Chi Tunels e Cao Dai Temple)
02: Bangkok
03: Bangkok -> Abu Dahbi -> SP

Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliana,
Que delicia de viagem.
Olhando de bate e pronto, acho dois dias muito pouco para Siem Reap, e como vc tem muita praia no roteiro eu talvez tirasse um dia de Phi Phi.
De Siem Reap veja se faz mais sentido ir para Hanoi do que Ho Chi Minh. Pela distância não vale, pela disponibilidades de vôos, talvez.
Acho roubada ir até o Vietnã e conhecer somente as duas pontas: Ho Chi Minh e Hanoi, eu escolheria ou norte ou sul para conhecer nessa viagem. Caso você escolha o norte, faz sentido fazer Ho Chi Minh e Hoi An.
Beijos e espero ter ajudado.

Avatar Patricia Mit disse:

Oi Mari,

eu e minha filha de 22 anos, vamos fazer uma viagem para o sudeste asiatico iniciando em 28 de dezembro e ficaremos ate 08 de fevereiro.
Vamos começar por Bangkok, onde ficaremos ate dia 05/01.
A ideia é conhecer um pouco mais da Thailandia, Cambodja, Vietnam e Laos.
Queremos sim para alguma ilha, mas não é nossa prioridade- Talvez seja muito lua de mel para uma mae e filha.
Consegue me dar uma sugestão? estou meio perdida ao sair de Bangkok se devo ir pro norte da Tailandia e deixar Cambodja e ilhas no final, ou se começo por Cambodja.

Te agradeço muito se puder ajudar,
Patricia

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Patrícia,
Que delícia de viagem mãe e filha!
Eu começaria pelo Norte e terminaria nas Praias: BKK – Chiang Mai – Luang Prabang – Hanoi – SAPA – Halong Bay – Hoi An – Hue – Ho Chi Minh – Siem Reap – Krabi – Ko Phi Phi – Bangkok

Beijos

Avatar Guto disse:

Parabens pelos relatos, Mari! Ajudam bastante…
Estou montando minha viagem para o sudeste asiatico para Abril/Maio 2015.
Gostaria da sua opinião quanto ao meu roteiro. – Meu objetivo de viagem se encaixa na segunda opção que vc citou (conhecer apenas os principais pontos turisticos na maior quantidade de países possível).

26/abr chegada em Bangkok Thailandia
27/abr Bangkok Thailandia
28/abr Bangkok Thailandia
29/abr Bangkok – Krabi Thailandia
30/abr Krabi/Ao Nang Thailandia
01/mai Krabi/Phi Phi Thailandia
02/mai Krabi – Kuala Lampur Malasia
03/mai Kuala Lampur Malasia
04/mai Kuala Lampur – Singapura Singapura
05/mai Singapura Singapura
06/mai Singapura – Bali Indonesia
07/mai Bali Indonesia
08/mai Bali Indonesia
09/mai Bali – Ho Chi Min Vietnam
10/mai Ho Chi Min Vietnam
11/mai Ho Chi Min – Phnom Penh Camboja
12/mai Phnom Penh Camboja
13/mai Phnom Penh – Bangkok Thailandia
14/mai Bangkok – SP

Obrigado!
Guto

Avatar Guto disse:

onde está 2015, entenda-se 2016, claro.. 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Guto,
Seu roteiro parece bem redondinho. Tenho poucas sugestões: troque Ao Nang por Railay Beach. Não conheci Ao Nang, mas Railway foi uma das minhas paradas preferidas na Tailândia.
O segundo ponto é: o bate-e-volta para Phi Phi é meio complicado, vc chegará na cidade junto com um maremoto de turistas orientais e terá pouco tempo para curtir a ilha como ela merece. Se der para repensar, recomendo dormir pelo menos uma noite lá.
Em Ho chi Minh eu faria: Cu Chi Tunels de manhã e passeio pela cidade a tarde.
Vc tá indo para o Camboja e não vai para Siem Reap? Acho uma MEGA roubada! Siem Reap é sensacional, e um dos lugares que mais curti na Ásia.
Beijos

Avatar Viviane disse:

Oi Mari, tudo bem?

Estou planejamento a minha próxima viagem, mas acredito que não vai dar tempo de fazer tudo que quero.
Queria fazer em um mês Índia, Tailândia, China e Japão.

Acho difícil né?

Tem dicas para me dar?

Obrigada.

Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Difícil né? Eu se fosse você escolheria no máximo 2 desses países para conhece-los com o cuidado e carinho que eles merecem.
Beijos

Avatar Carla disse:

Uau, Mari, que post!!! Queria eu ter encontrado algo assim, com detalhes tão explicadinhos, quando estava planejando a volta ao mundo… 😉

mari vidigal mari vidigal disse:

Que fofa Carla! Super obrigada por toda a ajuda antes e durante a viagem!
Beijos