Roteiro: O melhor de Los Angeles em 3,4 ou 5 dias

90
O que fazer em Los Angeles

Este é um roteiro caprichado para quem vem para Los Angeles pela primeira vez e que ver um pouco de tudo. Faremos tour por uma estúdio de cinema, caminharemos pela Calçada da fama, visitaremos a famosa Rodeo Drive, etambém desvendaremos cantinhos menos conhecidos e igualmente especiais. Vamos nessa?

O melhor de Los Angeles em 3,4 ou 5 dias

Roteiro Resumido

[Clique no item acima para ir direto ao ponto]

Roteiro no mapa

Para facilitar, distribui as atrações em cores diferentes, cada cor representa um dia do nosso roteiro. Antes da viagem, baixe este mapa no seu telefone celular.

Dicas práticas:

Onde se hospedar em Los Angeles?

Para quem chega em Los Angeles vindo de San Francisco pela Highway 1, a dica é se hospedar pelo menos 1 ou 2 noites em Santa Monica, e as outras em uma região mais central de LA: Silver Lake ou Hollywood são boas pedidas. Trocar de hotel é chato, mas chato mesmo é o trânsito de LA. Assim, quanto menos deslocamentos, melhor para você.

E antes que você me pergunte…
Hospedagem em LA é um bicho de 7 cabeças, é MUITO difícil achar um hotel bom, bem localizado, com estacionamento (IMPORTANTÍSSIMO) e com um preço razoável. Dois lugares que já me hospedei e recomendo:

Veja mais ofertas de hoteis em Los Angeles aqui

Los Angeles e placa de Hollywood

Los Angeles e placa de Hollywood

Transporte: como se locomover em Los Angeles

Carro, carro e carro. Los Angeles é uma cidade imensa e com um rede de transportes públicso bem abaixo das expectativas. Você vai precisar de carro durante toda a sua estada, e para não perder muito tempo no trânsito, precisa planejar bem seus deslocamentos. Nesse roteiro, dividi a cidade em 5 áreas diferentes para minimizar seus deslocamentos e maximizar seu tempo passeando.

Quantos dias?

Los Angeles é uma cidade bem grande e bem diversa, para um marinheiro de primeira viagem que não faz questão de conhecer os Parques da Disney e Universal Studios três dias é um tempo bacana para ver as principais atrações da cidade. Com 4 ou 5 dias, dá para sair do circuito turístico tradicional e explorar atraçõess menos conhecidas porém especiais.

Para quem quer incluir os parques
Incluindo os parques, pense em pelo menos 5 ou 6 dias. Nesse post, estou sugerindo um roteiro de 3,4 ou 5 dias com a possibilidade de incluir o Universal Studios num dos dias. Para quem quer fazer a Disney, vale substituir pelos dias 4 ou 5 (ou 4 e 5 se seu interesse for muito grande)

Pôr do sol em Santa Monica

Pôr do sol em Santa Monica


Dia 1: tour pelos estúdios da Warner + Hollywood

Hoje faremos alguns passeios imperdíveis em Los Angeles: visitaremos um estúdio de cinema, veremos de perto como filmes e seriados são produzidos, e em seguida, passearemos pela calçada da fama, chegaremos bem pertinho da famosa placa de Hollywood e terminaremos o dia com um pôr do sol visto do alto do Griffith Observatory. Pronto para começar?

Paradas do dia 1:

  • Estúdio da Warner Bross
  • Calçada da Fama: Dolby Theater, Teatro Chinês e Hollywood & Highlands
  • Museu de Hollywood
  • Hollywood Bowl
  • Placa de Hollywood
  • Observatório Griffith

Expectativas x Realidade:
E para quem vem para Los Angeles pela primeira vez e não vê a hora de botar os pés na calçada da fama, aí vai um dica fundamental: prepare-se para encontrar um lugar muito menos pomposo e glamuroso do que seus sonhos imaginam. Hollywood é muito mais um estado de espírito que um lugar especifico, é o reflexo geral da industria de cinema e entretenimento e não uma cidade.

Com esse balde de gelo na cabeça e as expectativas no lugar, fica muito mais fácil achar Hollywood divertida. Agora deixemos o lenga-lenga de lado, e vamos ao que interessa: Bora passear!

Estúdios da Warner Bross

Na capital mundial do cinema, nada melhor do que começar a vista num lugar onde alguns dos seus filmes e séries preferidas foram produzidas. Certo? Minha sugestão, é o incrível Studio Tour da Warner Bross que é dividido em três partes: Visita aos cenários das ruas do estúdio, visita aos museus de objetos da Warner (fantástico) e por último uma visita aos estúdios atuais. Amei a experiência e super recomendo.

Antigo set de filmagens dos Friends

Antigo set de filmagens dos Friends

Um dos highlights do tour é visitar a réplica do estúdio onde o último episódio de Friends foi gravado. O máximo! Quem morreu de amores pelos Friends, ou morre de gargalhadas com a nerdice do Big Ben Theory vai amar esse tour

Veja todo os detalhes desse tour nesse post.

A Warner oferece dois tipos de tour:

  • Studio Tour: uma experiência bem bacana pelos estúdios da Warner e que custas $55
  • Deluxe tour: Uma experiência TOP pelos bastidores da Warner com almoço incluso e n filustrias. Custa $250.

Nesse post vou focar no Studio Tour:

Os tours são ofecidos em inglês, francês, ou espanhol. Quem optar pelo tour em Francês ou espanhol, terá que fazer o tour na parte da tarde e inverter o roteiro. Cuidado para não perder o horário de início do tour no trânsito.

Importante: compre seus ingressos com antecedência.

  • Endereço: 3400 Warner Blvd, Burbank, CA
  • Horário dos tours: 8:00am – 4:00pm
  • Duração do tour: aprox. 3 horas
  • Sugestão: para aproveitar seu dia ao máximo, reserve seu tour às 8:00 ou 9:00 da manhã

Alternativa: estúdio da Paramount

Uma alternativa mais próxima e menos concorrida que os estúdios da Warner, são os estúdios da Paramount, eles ficam bem próximos ao burburinho e tem um tour bem mais intimista que o da Warner. Uma boa opção para você considerar.

Informações sobre o tour

  • Endereço: 5555 Melrose Avenue
  • Preço: $ 53
  • Horários dos tours: todos os dias das 9:30 às 14:30
  • Duração do tour: aprox. 2 horas
  • Reserve com antecedência

Calçada da Fama

Terminado o tour pelos estúdios da Warner (ou Paramount), chegou a hora de visitar a Calçada da Fama, onde personalidades de Hollywood estão eternizados em forma de estrela. A tradição que começou em 1960, permanece até os dias atuais e atrai curiosos e turistas do mundo todo. A calçada da fama tem 1,6 Km de comprimento e ocupa os dois lados da Hollywood Boulevard. A vizinhança é bem turística, com dezenas de lojinhas vendendo lembrancinhas e bugigangas de Los Angeles, milhares de vendedores de tours, algumas lanchonetes e alguns museus. Zero de Glamour e até um pouco trash para falar  verdade.

Calçada da fama

Calçada da fama – Estrela do diretor de cinema Champlin

Para comprar lembrancinha
Para quem quer comprar algo, a dica é buscar lojinhas menores nas extremidades da Calçada da Fama, quanto mais longe do burburinho, melhores os preços. Na dúvida, peça desconto e pechinche!

Faremos um passeio de alguns quarteirões parando em alguns dos meus lugares preferidos de Hollywood.

Para quem quer achar uma estrela especifica:
Para quem faz questão de fotografar uma estrela especifica, a dica é buscar no Star Finder e anotar a localização, assim você poupa o esforço de andar para lá e para cá que nem barata tonta e olhando para o chão em busca de estrelas.

Calçada da fama

Calçada da fama

Para estacionar:

As ruas paralelas a Hollywood Blvd tem estacionamentos grandes e com preços bem em conta. Pra quem achar vaga na rua, leia bem as placas para não correr o risco de ser guinchado. Pague o que for devido, e não passe de jeito nenhum do limite de horas estipulado.

Outra alternativa bem boa é estacionar no Hollywood & Highland, que custa $2 pelas primeiras duas horas com o carimbo de alguma loja ou restaurante.

Para quem quiser saber mais sobre a calçada, veja outras dicas e um pouco de história nesse post.

Teatro Chinês

Nossa primeira parada do dia é no Teatro chinês [6925 Hollywood Boulevard], é aqui que foram feitas muitas pré estreitas de filmes de Hollywood e que desde 1927 artistas famosos deixam suas pegadas e assinaturas nas calçadas.

Quem quiser visitar o teatro por dentro, que é bem decorado, pode fazer um tour guiado [Custa $13.50 e dura pouco mais de 30 minutos] ou assistir um filme. Eu achei que o tour não vale a pena, mas que assistir um filme lá dentro pode ser bem legal].

Veja fotos do tour nesse post.

Teatro Chinês - Los Angeles

Calçada do teatro chinês em Los Angeles

Hollywood & Highland

De frente para o teatro, suba a escadaria que tem desenho de piano (quem enfrentar os degraus de verdade, pode brincar de tocar música ;)) e que estará do seu lado direito. Pronto, você chegou na nossa próxima parada o dia, o Shopping Center Hollywood & Highland. Começaremos pela Sweet: The Greatest Candy Store in Earth (a maior loja de doces do mundo), uma loja gigantesca, com centenas de opções de doces, sorvetes, e açúcares para nenhum glutão botar defeito. Acho uma parada bacana para ver como os americanos levam a sério esse papo de açúcar…rs

Los de doces gigante

Los de doces gigante

De volta ao shopping, lá você encontrará várias lojas legais como Victoria Secret, Sephora, Forever XII, Mac Cosmetics e muito mais.

Hard Rock Café Hollywood 
Outra parada que muita gente adora, e que fica dentro do shopping, é o Hard Rock Café Hollywood. Pedida certeira para quem quer mandar ver num burguer. Meu drink não alcólico preferido é um drink rosado de Berries o “berrylicious”. E para acompanhar o “pé na jaca”, as Potato Skins (casca de batata) recheadas com pedacinhos de bacon e creme azedo são sempre uma bela pedida.

Placa de Hollywood vista do Hollywood & Highland
E que tal aproveitar seu passeio para tirar a primeira foto do dia da placa de Hollywood? Suba na varanda no terceiro andar do shopping para ver uma vista lindas das montanhas da cidade decoradas com a plaquinha. Muito legal.

Placa de Hollywood vista do Hollywood & Highlands

Placa de Hollywood vista do Hollywood & Highlands

Dolby Theatre: O teatro do Oscar

E para encerrar nossa sessão Hollywood & Highlands, chegamos ao Dolby Theatre, o teatro onde todos os anos é realizado a cerimônia do Oscar.

Dolby Theatre Los Angeles

Pra quem quer visitar o teatro por dentro

  • Os tour acontecem diariamente das 10:30 às 16:00
  • Preço: $19 por pessoa. (Ainda não fiz esse tour, mas ouvi falar que vale bem a pena pra quem curte cinema).

[Alguém aí já fez o tour e quer dividir com a gente o que achou?]

El Capitain Theatre & Disney Fountain Store
Outra parada bacana (especialmente para quem está com crianças) é a loja da Disney e o Teatro el Capitain, uma lanchonete caprichada com vários produtos & comidas fofas da Disney. O teatro El Capitain, um dos mais antigos e bonitos de LA fica exatamente na frente do Hollywood & Highlands e tem uma programação de cinema BEM interessante para quem viaja com crianças ou curte desenhos. (Lembrando que é tudo em inglês)

The Egyptian Theatre

Outro cinema cuja fachada merece uma foto, é o Teatro Egípcio, do mesmo criador de teatro Chinês, e que também é bem chamativo.

The Hollywood Museum

Nossa última parada nesse pedaço da cidade é num museu que eu ADORO, mas que só vale a pena para quem curte cinema. O museu de Hollywood [1660 Highland Ave] tem uma coleção incrível de roupas, objetos e artefatos usados nas telas de cinema, além de uma coleção espetacular de fotos da Marilyn Monroe. Na minha opinião, o museu mais interessante desta região.

  • Aberto de quarta a domingo das 10:00 às 17:00
  • Entrada: $15
Hollywood Museum

Cartaz e foguetes usados no Pearl Harbour

Hollywood Bowl

Terminado o passeio pela região da Calçada da Fama é hora de voltar para o carro e explorar a região. Olhe no relógio e dependendo da hora você pode optar por parar e visitar o Hollywood Bowl [2301 N. Highland Ave], um anfiteatro a céu aberto onde ocorrem muitos shows e concertos importantes. Durante o verão, é aqui que toca a orquestra filarmônica de Los Angeles. O palco do Hollywood Bowl foi projetado pelo filho de Frank Lloid Wright e já foi replicado em vários outros cantos do mundo.

Dica: Assistir a um show ou concerto no Bowl é ainda mais legal que visitar a casa vazia. Veja a programação na internet. Os ingressos mais baratos custam a partir de $1

Museu do Hollywood Bowl

Além do palco bacana, o Bowl tem um museu bacaninha (e grátis) com algumas peças de cinema interessantes.

No verão (Junho, julho e agosto)

  • Aberto de terça a sábado das 10:00 às 16:00
  • Domingo: Aberto das 16:00 até a hora do show

Nos outros meses:

  • De terça à sexta das 10:00 as 17:00
  • Sabado: aberto para grupos de mais de 30 pessoas com reserva prévia

A placa de Hollywood | Hollywood Sign

Sabe aquele letreiro famoso do cinema que diz “Hollywood?” Essa é a nossa próxima parada de hoje. Chegaremos bem próximos a placa de Hollywood (que é propriedade privada e fechada para visitas).

Placa de Hollywood vista do parque de cachorros

Placa de Hollywood vista do parque de cachorros

O endereço de ouro é: 3000 Canyon Lake Drive. Cuidado que a maior parte da rua tem placas de proibido parar e estacionar e a polícia multa mesmo. Estacione no parque de cachorros que fica um pouco a baixo desse número e prepare-se para tirar fotos lindas!

Bônus: e como recompensa pelo passeio, você terá vistas lindas para o reservatório de água e para a cidade de LA.

Vista de Los Angeles

Griffith Observatory: Los Angeles vista do alto

Para terminar o dia com chave de ouro, vamos até o Griffith Observatory [2800 East Observatory Road), onde fica o planetário da cidade. Daqui você terá vistas MARAVILHOSAS da Los Angeles e um pôr do sol arrasador. A entrada é grátis e num dia sem névoa, as vistas são lindas.

  • Horários de funcionamento: Aberto de terça a domingo das 12:00 às 22:00
  • Entrada no observatório é grátis
  • A entrada no Planetarium custa $7 por pessoa.

Aguenta passear mais?

Dê uma voltinha de carro pela Sunset Boulevard, a rua tem várias construções históricas importantes (muitas delas marcaram a história do entretenimento em Los Angeles como o Rainbow Bar n 9015, ou o famoso “The Comedy Store”) e é uma das regiões mais animadas da cidade para sair a noite. Para caminhar, a Melrose Ave. (paralela) a Hollywood Blvd. é muuuito bacana. A rua tem bons restaurantes e várias lojinhas lindas.


Sugestão para quem quer visitar o Universal Studios Hollywood

Substitua o estúdio da Warner pelo Universal Studios, um combo SUPER legal que combina parque de diversões com visita ao estúdio de cinema, e junte Hollywood e Beverly Hills da seguinte maneira: Placa de Beverly Hills, Rodeo Drive, The Grove, Almoço no Farmer’s Market, Calçada da fama, placa de hollywood e termine o dia no Griffith Observatory

Como funciona o tour pelos estúdios da Universal:

  • Para comemorar os 50 anos dos Estúdios, eles abrem uma hora antes do resto do parque
  • Ingresso para o estúdios incluso no preço do parque ($85 comprado online em Julho 2015)
  • Tours podem ser feitos em inglês ou espanhol

Dia 2: Beverly Hills + LACMA (ou museu que você escolher)

Se Hollywood e a Calçada da Fama não foram bem o que você esperava, relaxa que Beverly Hills entrega. Prepare-se para ver uma das maiores concentrações de lojas luxuosas do planeta, mansões espetaculares, Ferraris para todos os lados e muita badalação.

Paradas do dia 2:

  • Placa de Beverly Hills
  • Rodeo Drive &  Golden Triângulo
  • Passeio de carro por Beverly Hills
  • Farmer’s Market
  • The Grove
  • Museu a sua escolha: LACMA, La Brea, Peterson, Getty Center ou Campus da UCLA

A placa de Beverly Hills

Começaremos nosso passeio pela placa de Beverly Hills, uma placa toda bonitinha que fica numa pracinha pequenina quase em frente a Rodeo Drive. A foto é a mais turística do planeta, mas tenho certeza que muita gente aí vai adorar ;).

Placa de Beverly Hills

Placa de Beverly Hills

Para estacionar:
Veja nesse mapinha onde estacionar grátis por até 2 hors na região de Beverly Hills.

Parking Beverly Hills

Imagem: https://www.beverlyhills.org

Parking Beverly Hills

Imagem: https://www.beverlyhills.org

Legenda:

  • Em vermelho: Grátis por até duas horas
  • Em verde: uma hora grátis
  • Em azul: pague por hora
  • Em laranja: Estacionamento pago de até três horas na rua

Rodeo Drive

Nossa próxima é uma das mais chiques da viagem. Aqui você encontrará dezenas de lojas de grife caríssimas com vitrines maravilhosas. Tem Prada, Channel, Dior, Bakarat, Gucci e muito mais. Isso sem falar na rua, que é maravilhosa. Pra quem curte tendências de moda e tá afim de se inspirar ou pra quem tá afim de comprar aquela bolsa ou aquele sapato do marca x, taí o endereço mais chique de todos. As lojas são lindas e o atendimento é impecável.

Rodeo Drive -Beverly Hills

 

Para os Fãs de cinema:
O Hotel Beverly Hills Wilshire, onde foi gravado o filme “Pretty Woman” (Uma linda mulher) fica no final da Rodeo Drive, quase de frente para a escadaria.

O triângulo dourado:
A Rodeo Drive é a rua central de uma região conhecida como triangulo dourado de LA, o triângulo é formado pelas Santa Monica Blvd., North Crescent Drive e Wilshire Blvd. a região é inteira caprichada, e a Rodeo Drive, é sem dúvida nenhuma a cereja do bolo, mas vale a pena dar uma passadinhaa pelas outras ruas.

Pra quem quer fazer compras:
As ruas paralelas a Rodeo Drive, N Beverly Hills Drive e N Canon Dr. tem uma série de lojas de grife acessíveis como a Levi’s, Lululemon (uma loja de roupas de ginástica & yoga fantástica), Nespresso Boutique, Pottery Barn & Create & Barrel ( minhas lojas preferidas de móveis e decoração), GAP, Willians Sonoma (loja incrível de utensílios de cozinha), Taschen (livros arte & decoração lindíssimos)… Enfim, varias opções para quem quer fazer umas comprinhas depois de se inspirar na Rodeo.

Para comer:
Minha sugestão para o almoço de hoje é o Farmer’s Market – um pouquinho adiante nesse roteiro – um mercado gastronômico sensacional e um dos meus lugares preferidos de LA. Mas se a fome apertar, minhas sugestões são:

A) Para um almoço estrelado
Para combinar com clima chique da região o Bouchon (235 North Canon Drive) do chefe estrelado Thomas Keller é sempre uma boa opção. Outra dica bacana Rê Vidigal (manja tudo no quesito restaurante e não dá ponto sem nó) é o Mr Chow (344 N Camden Dr), a graça é deixar o chefe escolher, você fala se prefere frutos do mar, pato, peixe e etc… e ele te surpreende com um banquete maravilhoso!

B) Para um almoço rápido e gostoso
Tanto a Cheese Cake Factory (364 North Beverly Drive) como o  Il Fornail (301 North Beverly Drive) são opções gostosas e com um excelente custo benefício. Para quem quer algo mais local, o Urth Cafe (267 S. Beverly Drive) é uma graça e é uma excelente pedida.

C) Para um almoço rápido & econômico
O mercado natureba Whole Foods Market (239 North Crescent Drive) tem uma sessão de comidas bem gostosa. Dá para montar sua saladona, pedir um burrito ou sanduba feitos na hora, e ainda complementar com um bom suco ou doce.

Beverly Hills Civic Center

Para quem não gastou tanto tempo na Rodeo Drive, uma parada super legal é o Civic Center , um prédio super bonito alí pertinho e repleto de esculturas bacanas do lado de fora. Vale sem dúvida dar uma passada.

Um passeio pelas ruas de Beverly Hills

Antes de seguir para o Farmer’s Market, você pode aproveitar e fazer um passeio pelas ruas de Beverly Hills. Um programa MUITO legal para quem visita a região pela primeira vez, é brincar de se perder (e se encantar) pelas ruas do bairro e descobrir dezenas de mansões, algumas delas habitadas por astros de Hollywood.

Algumas das ruas mais legais (e com mais casas de famosos) são:

  • Roxbury Drive
  • Carolwood Drive
  • Bedford Drive
  • Benedict Canyon Drive

Para descobrir a casa dos Artistas
Quer descobrir a casa (ou antiga casa) do seu artista preferido? Este site tem uma lista em ordem alfabética com nome e endereço dos artistas. Outra parada clássica para fotos é no “The Beverly Hills Hotel”, um dos hoteis mais chiques da cidade.

Farmer’s market: o mercado mais legal de LA

Farmer's Market - Los Angeles

Terminado o tour de celebridades seguiremos para nosso almoço, o lugar escolhido é o Farmer’s market, um dos mercados mais bacanas de LA. O Farmer’s market tem várias opções bacanas de restaurantes e lanchonetes (tem até uma churrascaria Brasileira, o Pampas Grill, que o Gustavo e eu adoramos e é uma ótima pedida para quem tá com saudades de comida Brasileira. A churrascaria funciona no esquema buffet à quilo e tem carnes gostosas, feijoada e até pão de queijo).

Farmer's Market - Los Angeles

Pampas Grill no Farmer’s Market de LA

O Farmer’s market tem tantas opções gostosas, que é difícil errar, mas na dúvida, aposte na velha (e sempre efetiva) lei da casa cheia. Filas gordas na hora do almoço, quase sempre significam comida gostosa. Escolha uma boa fila, espere com carinho e mande ver!

Sugestão de restaurante da Rê Vidigal: The little next door,  um bistro com uma outdoor area bem aconchegante!

The Grove

Saindo do Farmer’s market faremos um passeio pelo The Grove, meu shopping preferido em LA. O The Grove tem poucas lojas, porém boas, e é todo bonitinho com direito a laguinho e fonte no meio do shopping. o the Grove fica especialmente lindo durante o natal (prepare-se porém para uma fila quilométrica na entrada do estacionamento do shopping)

Cheese Cake Factory - The Groove

Dica: em frente ao Farmer’s Market há uma das minhas lojas preferidas do shopping, a loja de livros de arte e Design Taschen, quem não visitou a loja da Taschen no triângulo dourado, não pode perder a do The Grove.

Agora você pode escolher passar o final da tarde fazendo compras no The Grove ou visitar um dos incríveis museus de Los Angeles. Outra alternativa super bacana, é visitar o bonito campus da University of California – Los Angeles (UCLA), um passeio lindo e bem agradável.

Parte da tarde: Compras, o museu que você escolher ou o campus da UCLA

LACMA: Los Angeles County Museum of Art

O LACMA é maior museu da Costa Oeste dos Estados Unidos é um verdadeiro playground para quem curte arte. Começando pela fachada do prédio principal, com uma escultura de lustres super moderna e fotogênica.

São 9 prédios diferentes com uma seleção incrível de obras de arte que vão desde a antiguidade, passando pelo renascimento, barroco holandes (com direito a uma obra linda de Rembrandt), impressionismo, pós-impressionismo (com direito a Monet, Degas, Van Gogh…) (…) arte moderna, fotografia, gravuras. Enfim, tem MUITA coisa legal.

LACMA Los Angeles

Eu adorei o museu, e pretendo em breve escrever um post somente sobre ele. Pra quem curte arte, taí um lugar imperdível.

  • Horários de funcionamento: Aberto segundas,terças e quintas das 11:00 às 17:00 | as sextas aberto até as 20:00 | sábados e domingos das 10:00 às 19:00
  • Ingresso: $15

Museu of La Brea Discoveries (Museu de história natural)

O La Brea é uma opção espetacular para quem curte história natural, se interessa por fósseis diferentes ou está viajando com crianças. O museu é uma coletânea dos esquelentos encontrados nos poços de La Brea.

La Brea - Los Angeles
Os poços, lotados de uma superfície pegajosa, o alcatrão, foram responsáveis pelo atolamentos de milhões de fósseis diferentes que se acumularam no interior do poço ao longo dos séculos. Em 1906 os primeiros fósseis foram descobertas, e 70 anos depois o museu foi aberto com um acervo de mais de 500 animais diferentes. São aves, répteis, mamíferos e até insetos. O acervo tem fósseis bem especiais como o Tigre dente de Sabre e o Mamute-imperial. O único fóssil humano encontrado é o da mulher de La Brea, cuja história dos ossos é contado no museu.

Além disso, do lado de fora do museu medelos do “La Brea Tartar Pits (ou seja, poços cobertos de material pegajoso) mostram como os animais atolavam.

  • Horários de funcionamento: Todos os dias das 9:30 às 17:00
  • Ingresso:  $12 | Exibições especiais cobradas a parte

Museu Automotivo Petersen

O Petersen Automotive museum conta a história do automóvel nos Estados Unidos, e tem um acervo com vários carros históricos, carros famosos (alguns deles usados nos filmes de Hollywood e outros que pertenceram a artistas) e tudo que o que se relaciona com o universo automobilístico.

  • Horários de funcionamento: Todos os dias das 10:00 às 18:00
  • Ingresso:  $15

Getty Center Museum

Essa é uma opção bem bacana para quem curte arte e arquitetura. O Getty Center, e seu irmão Getty Village (que visitaremos amanhã cedo) são dois museus particulares que exibem a coleção de Paul Getty, uma coleção espetacular de pinturas, arte decorativa, desenho e fotografia. Além de uma coleção sensacional, o Getty Center tem uma arquitetura incrível, jardins lindos e uma vista especial de Santa Monica. A visita vai além da arte pela arte, vira contexto que vira aprendizado.

Dica: para quem escolher o Getty, vale a pena inverter o roteiro. Comece o dia no Getty Center, almoce no Farmers Market, visite o The Grove e termine o dia na Rodeo Drive.

  • Horários de funcionamento: terça a sexta das 10:00 às 17:00 e aos sábados, até as 21:00
  • Ingresso: grátis | Estacionamento: $15,00

Universidade de Los Angeles – uma alternativa bacana para quem não curte museu

E pra quem não curte museu, uma alternativa BEM legal de passeio é visitar o campus da UCLA. Os prédios mais lindos e mais antigos da universidade são os do Royce Quadrangle construidos com blocos de pedra avermelhados. Tanto o Royce Hall quanto a biblioteca Powell foram inspirados em igrejas italianas.

Campus lindo da UCLA

Campus lindo da UCLA

Outra parada obrigatória é o museu Armand Hammer, gratuito (aberto de terça a sexta das 10:00 às 20:00 e durante os finais de semana das 10:00 às 17:00) e com obras de arte de Monet, Van Gogh, Pissarro e etc.

E para fechar a visita, vale dar uma passadinha no incrível jardim de esculturas Frankiln D. Murphy.


 

Dia 3: Santa Monica & Venice Beach

Santa Monica é minha área preferida da cidade e onde eu gosto de ficar hospedada. A praia é bonita e super convidativa, e a ciclovia (também usada como pista de patinação) é o que há de mais especial em LA.

Paradas do dia 3:

  • Getty Villa
  • Pier de Santa Monica
  • Venice Beach
  • Canais de Venice
  • 3rd Street Promenade

Getty Villa

Começaremos nosso dia no Getty Villa, o mais novo museu do grupo Getty, está instalado na antiga casa do milionário e sede do primeiro museu. O lugar foi projetado para expor as antiguidades etruscas, gregas e romanas de forma similar ao local original das peças e o resultado é sensacional. A villa é uma réplica da Villa dei Papiri com um jardim externo, em estilo persa, que é a parte mais linda do museu.

Jardins espetaculares do Getty Villa

Jardins espetaculares do Getty Villa

  • Horários de funcionamento: das 10:00 às 17:00 – Fecha as terça feiras
  • De 30 de maio a 29 de agosto: Aberto até as 21:00 aos sábados
  • Entrada grátis, mas deve ser reservada COM ANTECEDÊNCIA neste site | Estacionamento $15

Pier de Santa Monica (aluguel de bicicleta)

Terminado o passeio pelo museu, dirija até o Pier de Santa Monica, a ideia é estacionar por alí e fazer o resto do passeio de bicicleta ou a pé (quem cansar pode pegar um Uber ou taxi para voltar).

Pier de Santa Monica

O Pier de Santa Monica é o pier mais antiga da Califórnia, uma construção de 1909 ocupada por um parque de diversões bem retrô. A roda gigante fica especialmente bonita depois do pôr do sol, quando as luzes começam a tomar conta da paisagem. O carrossel coberto, e o carrinho de algodão doces fazem o maior sucesso entre os pequenos.

O pier é também o ponto final da antiga Route 66, que liga Chicago a Los Angeles, e ponto de início de nosso passeio, alugaremos bicicletas e sairemos para passear pela ciclovia da região. Siga sempre reto pelo calçadão de Santa Mônica até chegar em Venice Beach.

Venice Beach

Venice é exatamente o oposto de Santa Monica, uma área repleta de hippies modernos e de artistas. Venice fica especialmente animada durante os finais de semana quando artistas de rua, e músicos entretém a galera.

Venice Beach

Veja as lojinhas de rua animadas, grafites coloridos, os doutores verdes vendendo receitas médicas nada ortodoxas, a Muscle Beach, uma academia ao ar livre repleta de grandalhões malhando e as pistas de skate de Venice que reúnem os melhores skatistas da região. O lado esquerdo depois do pier é a parte mais legal da praia, e as casas em frente ao mar são lindas e super modernas.

Para quem quiser dar uma esticadinha para o lado de dentro do bairro, a rua Abbot Kinney tem dezenas de lojinhas charmosas. Para comer o Gjelina (1429 Abbot Kinney Blvd) é sempre uma boa opção.

E não se preocupe, apesar de “feinha” a região é bem segura durante o dia. A noite, a rua fica mais vazia e é bom não dar bobeira.

Canais de Venice

A parte mais bonitinha de Venice é um conjunto de canais – a pequena parte que restou dos 11 km construídos em 1905 para imitar a Veneza da Europa, um projeto que jamais prosperou, com pequenas pontes de madeira. A parte mais linda dos canais é na Dell Avenue.

Little Venice - Califórnia

Venice, pertinho de Santa Monica

Third Street Promenade

Terminando o passeio pelos canais de Venice, volte para o pier de Santa Monica, devolva a bicicleta e saia para dar um passeio pelo Third Street Promenade, o shopping ao ar livre mais bacana da região. O Shopping está repleto de lojas bacanas (e acessíveis) e é um lugar SUPER gostoso para caminhar.

Third Street Promenade em Santa Monica

Third Street Promenade em Santa Monica

Para comer:

Minha sugestão para o almoço de hoje é o Blue Plate Oisterette (1355 Ocean Avenue, Santa Monica), um restaurante super gostoso. Veja mais detalhes sobre ele no finalzinho deste post.

Outra sugestão imperdível é o Sugarfish (1345 2nd St) – um japa delicioso e um dos queridinhos da Rê Vidigal que mora na região. Para comer ela recomenda o “Trust me” ou o Nozawa!

[Dica: Os únicos lugares bons para comer na Promenade são o Sugareis e o Michels. Fuja de todos os outros.]


 

Dia 4: Bate e volta a Pasadena

Pasadena é um charme. Uma cidade bacana, com bastante verde, um jardim botânico espetacular e um dos nossos museus preferidos da California. Uma Bate-e-volta bem gostoso, e que vai te surpreender.

Paradas do dia 4:

  • Rose Bowl
  • Museu Norton Simon
  • Huntington Library & Gardens

Rose Bowl

Comece o dia no Rose Bowl, o estádio onde o Brasil conquistou a Copa de 94, é o estadio de Futebol Americano local. Já que estamos em Pasadena mesmo, vale uma foto, não vale?
O Estádio abre para visitas em grupo somente na última sexta feira de cada mês (as 10:30 e as 12:30 da manhã).

Rose Bowl - Pasadena

Norton Simon Museum

Nossa segunda parada do dia é no Museu Norton Simon, um museu pequenino e que tem um acervo impecável de obras de arte. São mais de 2000 anos de história de arte ocidental e oriental com destaque para os resnacentistas, impressionistas, pós impressionistas e expressionismo alemão. Pra simplificar: tem Picasso, tem mais de 100 Degas, e tem um autorretrato espetacular de Rembrandt. O museu é compacto e fácil de visitar.

Museu Norton Simon - Pasadena

Picasso no Museu Norton Simon

Outro ponto alto de Norton Simon é o jardim de esculturas maravilhoso rodeado por um lago. O jardim é uma delícia de visitar e de fotograr. E para fechar a visitar, um pensador de Rodin lindão do lado de fora. Bem especial!

  • Horários de funcionamento: segunda, quarta e quinta: 12:00-17:00| | sexta e sábado das 11:00 às 20:00 | Domingo das 11:00 às 17:00
  • Ingresso: $12,00

Huntington Library & Gardens

Depois de tantos quadros, chegou a hora de relaxar em meio aos jardins maravilhoso do Huntington Gardens. São dezenas de jardins temáticos, um mais bonito que o outro. Tem um jardin japonês incrível com uma coleção de bonsais de chorar de tão linda, um jardim com cactus e plantas do deserto impressionante, e algumas estufas repletas de plantas tropicais de plantas de outros climas. O Huntington Gardens é bonito durante o ano todo, e fica ainda mais bonito na primavera quando as flores desabrocham.

Jardim Japonês - Huntigton Gardens

Além dos jardins, o complexo conta com alguns pequenos porém bons museus. O melhor deles é a antiga casa dos Huntington, e uma biblioteca divina.

A biblioteca do Huntington Gardens

E falando em biblioteca, não saia de lá sem dar uma espadinha na biblioteca, que tem vários livros e iluminuras raros, incluindo um dos exemplares da Biblia de Gutemberg, o primeiro livro da história a ser impresso em uma prensa.

Biblia de Gutemberg

Biblia de Gutemberg

Jardins & Chá da tarde

O programa mais tradicional do Huntington é combinar a visita com um chá da tarde lindo e super caprichado. A reserva deve ser feita com antecedência. O Buffet custa $31 por pessoa e você pode conferir detalhes do menu e fazer as reservas neste site:

  • Horários de funcionamento:  de quarta a segunda das 1o:30 às 16:30
  • Ingresso: $23,00 durante a semana e $25 aos finais de semana

Onde comer em Pasadena

Uma sugestão de restaurante DIVINO em Pasadena é o Shiro (1505 Mission St). Veja mais detalhes sobre ele no final deste post


Dia 5: Centro de Los Angeles

De todos os dias desse roteiro esse é o menos emocionante. O centro de Los Angeles é bacana, mas não é nada de outro mundo. Assim, se você tem vontade de conhecer um dos parques da Disney, o parque de Montanhas Russas Six Flags ou passar o dia fazendo compras no Outlet, taí uma sugestão de troca. Falarei um pouco mais das opções de trocas na última sessão deste post.

Centro de Los Angeles

Centro de Los Angeles

Paradas do dia 5:

  • Union Station
  • El Pueblo (Villa Adobe, coreto, Olvera Street)
  • Catedral de Los Angeles
  • The Music Center
  • Walt Disney Concert Hall
  • Biblioteca de Los Angeles
  • California Plaza Watercourt
  • Bradbury Building & mercado central de LA
  • Little Tokyo
  • MOCA

Union Station

A antiga estação ferroviária de LA é o ponto de partida do nosso roteiro pelo centro da cidade. O prédio é de 1939 e tem um estilo que lembra uma antiga Missão espanhola, com traços mouriscos e traços modernos.

El Pueblo

Terminado o passeio, basta atravessar a rua para explorar um dos cantinhos históricos mais bem preservados da cidade “El Pueblo”. Essa é a parte mais antiga de Los Angeles e tem muita coisa bacana para quem curte história. É aqui que acontecem as celebrações mexicanas: dia da independência do México, Dia dos mortos e 5 de Maio.

A pracinha tem um coreto fofo, e pertinho do coreto há uma lista com nomes dos primeiros colonos da região. A igreja mais antiga da cidade, a Old Plaza Church. A praça tem várias casas históricas, a mais antiga é a Villa Adobe, transformada em museu, e mobiliada a moda de 1840.

Olvera Street

Outro cantinho que vale a passagem é a Olvera Stret, um conjunto de lojinhas de rua coloridas que verdem coisas & comidas mexicanas. Um pedacinho do México em Los Angeles.

Deixando a parte antiga de Los Angeles para trás, é hora de seguir para a parte moderna da cidade. Começaremos pela Catedral, um prédio bem diferente das catedrais do mundo e bem polêmico já que a catedral não tem torres e nem vitrais

Catedral de Los Angeles

A Catedral da “Our Lady of Los Angeles” é um edifício super bonito e moderno. Vale a visita tanto por fora quanto por dentro. Saindo da Catedral, repare na vista e nos contornos da cidade de Los Angeles, dalí você conseguirá avistar a placa de Hollywood lá longe.

Catedral de Los Angeles

The Music Center

Nossa próxima parada é o “The Music center” Um complexo de com três pavilhões projetados para receber apresentações musicais, a orquestra filarmónica e a ópera de Los Angeles. É aqui, e no prédio da frente, que acontecem grande parte dos concertos da cidade. Quem puder assistir um concerto ou uma ópera terá uma experiência ainda mais completa do potencial artístico de LA, vale a pena pesquisar e comprar os ingressos com antecedência. Caso contrário, aproveite para tirar umas fotos do lado de fora do prédio.

Walt Disney Concert Hall

Um dos edifícios mais legais de Los Angeles, um prédio prateado repleto de curvas lindas foi projetado por Frank Gehry (O The Music Center que acabamos de visitar, também é projeto dele). Ouvir falar que o interior do prédio é tão bacana quanto a fachada e não vejo a hora de assistir um concerto lá dentro. Enquanto isso, deixo a dica, suba as escadas, e veja o prédio de diferentes ângulos porque ele é TODO bonitão.

Disney Concert Hall

Biblioteca de Los Angeles

Um dos pontos altos do passeio, o prédio é super interessante e diferente tanto por fora quanto por dentro. Do lado de fora, esculturas espalhafatosas, degraus decorados com palavras, fontes e até um sino da paz refletem o tema da biblioteca que é a “luz do saber”.

biblioteca

No lado de dentro, que infelizmente estava fechado durante minha visita, há uma coleção de murais que retratam a história da California pintados por Dean Cornwell.

California Plaza Watercourt & Angels Flight

Nossa próxima parada é numa pracinha bem fofa (especialmente linda e bem decorada no natal) e que tem a menor linha de funicular do mundo. O “Angels Flight”. O bondinho, pra lá de fofo, é uma tradição da cidade.

Angels Flight - Los Angeles

Mercado Central de LA

O mercado central de LA é um mercadão de frutas e verduras – bem no estilo dos mercados que temos no Brasil – e com com alguns estandes de comida. Gu eu eu, arriscamos um estande que estava mais cheio, o Tacos Tumbras a Tomas (Estande A5), e gostamos. Nada maravilhoso, mas bem barato e bem local. Se alguém aí tiver afim de comer num “sujinho” BBB, vale a garimpada!

Mercado Central - Los Angeles

Bradbury Building

Quase em frente do mercado Central de LA está o Bradbury Building, o prédio comercial mais antigo da cidade; tem estilo vitoriano, um interior super bonito e que pode ser visitado. Vale a passada! A entrada é grátis.

Parte de dentro do prédio comercial mais antigo de LA

Parte de dentro do prédio comercial mais antigo de LA

Esticadinha até a Little Tokyo

No caminho entre o Bradbury e o MOCA, passaremos em frente a Little Tokyo, a cidade japonesa de LA, que tem predinhos fofos, uma torre vermelha (East Second street 335) super bonitinha, e dezenas de lojas bacanas como a livraria Kinokuya.

Geffen Comtemporary at MOCA

Por fim chegamos ao MOCA, o museu contemporâneo de LA. O prédio é super legal e merece uma visitinha mesmo que seja do lado de fora. Antes de entrar, veja se a exibição temporária em cartaz tem a ver com o que você gosta. Em geral, elas são muito boas, mas depois de tantos museus…

Dica pra quem curte esportes:

O estádio do Lakers fica na parte central de LA e é bem bacana. Veja o calendário de jogos do Lakers em Los Angeles. Durante a pré temporada, dá para achar ingressos de jogos menos disputados a partir de 20 dólares. Além do Lakers, LA também tem o LA Clippers, outro time de basquete fera! O programa é SUPER divertido. Outra alternativa é assistir a um de futebol americano do Los Angeles Galaxi. (Obrigada Félix pelas correções!)


 

Outras opções bacanas para quem tem mais dias, ou quer substituir um dos dias do roteiro

A) Visitar a Disney da Califórnia

Disney fica há pouco mais de 1 hora de LA e é super especial. Aqui está o parque original, onde tudo começou. Diversão e magia garantidas para toda as idades.

Foto: Lele Gianetti

Foto: Lele Gianetti – It Yourself

B) Curtir as Praias de Malibu e Santa Monica

Outra opção bacana para quem tá cansado do ritmo intenso da viagem, é passar o dia curtindo uma das praias da região. Santa Monica, o lado esquerdo de Venice Beach depois do pier e Malibu (Matador & Zuma Beach) são muito gostosas, mas para quem tá disposto a dirigir um pouco mais, minha sugestão é a Laguna Beach. Veja mais sobre Laguna Beach aqui.

Santa Monica

Praia em Santa Monica

C) Fazer um bate e volta a Long Beach

Long Beach fica bem pertinho de LA e tem algumas atrações bem legais como o Aquário do Pacifico, o Navio Queen Mary, e o pier caprichado da cidade. Veja mais detalhes nesse post.

Queen Mary e Scorpion - Long Beach

Navio Queen Mary e submarino Scorpion

D) Curtir as montanhas Russas do Six Flags

Six Flags, o parque de montanhas Russas mais famoso dos Estados Unidos, fica há pouco mais de 40 minutos de LA. Pra quem curte montanhas russas, e muitas delas num só dia, taí uma opção BEM legal.

E) Fazer compras no Outlet

O Citadel Outlet é o único complexo grande de lojas do tipo Outlet que está dentro da cidade de Los Angeles. Não conheço o shopping, mas a lista de lojas me chamou bastante a atenção.

O Premium Outlets mais perto de LA é o de Camarillo, cerca de 1 hora e meia de Los Angeles. Esse é um outlet BEM top e com várias lojas legais. Para quem topa viajar um pouco mais, é sem dúvida a melhor opção.

E aí, curtiu o roteiro?

Se ainda não reservou hotel, confira aqui ofertas de hotéis para Los Angeles!!!

Quer ficar por dentro de todas as dicas & fotos de viagens do Ideias na mala? Siga já nosso instagram!!!

Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

90 comments

  1. Flavia Ribeiro 3 fevereiro, 2017 at 02:19 Responder

    Primeiramente, suas dicas me parecem SENSACIONAIS! Parabéns pelo site! <3

    Estamos (casal) com viagem marcada para o início de maio/17 e vamos ficar 11 dias, chegando e saindo por Los Angeles, mas não queremos ir a Las Vegas. Tem tanta coisa linda na California pra ver, não é mesmo?! 😉

    Além do turismo tradicional de Hollywood (3 noites já reservadas) e de San Francisco (penso em 2 noites apenas), queremos conhecer parques, muitas praias, 1 vinícola (dicas??) e 1 cervejaria artesanal (dicas??). Confesso que estou meio perdida também quanto à logística e em dúvida se da pra fazer tudo isso só de carro ou pegamos um aéreo pra voltar de SF pra LA… E será que dá tempo de conhecer San Diego também? Se puder me dar uma luz, agradeço muito!!!

    • mari vidigal 3 fevereiro, 2017 at 04:01 Responder

      Oi Flávia,
      Tenho algumas sugestões de roteiro de 15 dias na Califórnia nesse post. Veja se alguma das sugestões bate com suas vontades. Definido o roteiro, falamos de cerveja e de vinho (dois assuntos que amo).
      Beijos

      • Flavia Ribeiro 10 fevereiro, 2017 at 02:13 Responder

        Oi Mari! Obrigada!
        Que maravilha que ama degustar vinho e cerveja!
        Acho que o ROTEIRO 2 feito ao inverso (pois, chego por LA) é o que melhor se encaixa… lembrando que ficarei apenas 11 dias e não 15, dessa forma não sei se consigo ir ate Yosemite e nem pernoitar em Napa Valley! 🙁 Gostaria muito, mas acho que ficará apertado, né?
        Então, fiquei curiosa! Quais vinícolas e cervejarias teria pra indicar próximas a esse trajeto?! 😉

  2. Julia Kohler 17 janeiro, 2017 at 13:05 Responder

    Usar o uber lá é uma opção válida ou você achar que devemos ficar com o carro mesmo? Quanto você estima que vamos gastar com gasolina? Muito obrigada!

    • mari vidigal 10 fevereiro, 2017 at 20:00 Responder

      Oi Julia,
      O Uber funciona super bem, mas eu alugaria um carro. Gasolina é relativamente barato aqui nos Estados Unidos e com cerca de 30 dólares da pra encher o tanque.
      Beijos

  3. Rose campos 8 janeiro, 2017 at 12:17 Responder

    Quero conhecer o parque disney. Studio da Warner. O letreiro de hollywood. O museu hollywood , teatro chines e a calçada da fama. Só isso. Consigo em 4 dias? Devo me hospedar onde? Obrigadaaaaa

  4. Rose campos 8 janeiro, 2017 at 12:12 Responder

    Poxa Mari e pra quem não dirige como faz pra conhecer los angeles? No caso de adolescentes que não dirigem é melhor viajar em grupo,?

  5. Ludson Farah 29 dezembro, 2016 at 02:19 Responder

    Oi. Muito bom o post. Vou aproveitar e dar uma adaptada para a minha viagem. Ficarei 8 dias la e queria usar pelo menos dois dias em outra cidade. Você recomendaria dar um pulo em San Diego ou San Francisco?

  6. Felix 14 dezembro, 2016 at 02:56 Responder

    Só um comentário ao post…além do Lakers, tem o Clippers e o LA Galaxy não é futebol americano, é futebol mesmo. Para o futebol americano tem o Rams.

  7. Marco 25 novembro, 2016 at 12:45 Responder

    Olá Mari, vou passar 8 dias na califórnia indo e voltando por São Francisco, você poderia sugerir quantos dias em SF e proximidades? Vale a pena ir a Los Angeles e San Diego?

    • mari vidigal 26 novembro, 2016 at 03:14 Responder

      Oi Marco,
      Depende muito do que você gosta, eu com 8 dias ficaria uns 3 em San Francisco, 2 no Yosemite Park, 1 bate e volta a Napa e 2 noites em Carmel
      Beijos

  8. Marina 13 novembro, 2016 at 15:04 Responder

    Dicas muito boas! Gostei bastante.
    Vou para LA e Las Vegas, mas você sabe qual outlet seria melhor para compras? Com lojas melhores e preços mais acessíveis….
    Obrigada!

    • Marina 13 novembro, 2016 at 15:19 Responder

      AH, e eu vou dia 01/02, com minha família e gostaria de saber sobre o clima também…
      Ficaremos 15 dias nos EUA, mas ainda não decidimos totalmente o roteiro hahahah não sabemos se iremos primeiro a Las Vegas ou então se ficamos primeiro alguns dias em LA. Na Califórnia, nossa ideia é conhecer o centro de LA, Hollywood, Beverly Hills, Santa Monica, San Diego e talvez San Francisco. Depois de ler suas dicas, ficamos interessados em Long Beach também! Hahahah O que você acha?
      Gostei das dicas dos museus, queremos muito conhecer o LACMA!

      Obrigada

      • mari vidigal 14 novembro, 2016 at 04:51 Responder

        Oi Xará,
        Acho que eu não perderia SF de jeito nenhum, na minha modesta opinião mais legal que Long Beach.
        Quanto ao clima, estará friozinho e poderá chover um pouco. É estação chuvosa aqui na Cali.
        Abraços

    • mari vidigal 14 novembro, 2016 at 04:51 Responder

      Las vegas é mais barato que a Califórnia já que tem menos impostos, mas veja o sortimento das lojas no site dos outlets.
      Abraços

  9. Loise 12 setembro, 2016 at 15:11 Responder

    Olá,
    eu e minha irmã vamos ficar em um hotel em Los Angeles (Redondo Beach), e iremos alugar um carro pra passar 6 dias por la. Gostaríamos de conhecer os piers, a placa de hollywood, six flags, outlets, mas teríamos que ir e voltar para o mesmo hotel todos os dias. Você teria alguma sugestão de roteiro legal pra ajudar??
    e também já li muito sobre os horários de pico, mas ninguém fala quais horários realmente são esses, você saberia informar para que a gente evite ficar presa em trânsitos?

    e parabéns pelo blog, é um dos mais completos que encontrei pela internet! Realmente ajuda muito!!

    Abraço!!

    • mari vidigal 12 setembro, 2016 at 16:08 Responder

      Oi Loise,
      Essa é minha sugestão de roteiro em LA. vale você adaptar para a localização do seu hotel.
      Horários pico geralmente são até as 9:30 da manhã e das 16:30 às 18:30

      Abraços

  10. Andrea Boldrim 1 setembro, 2016 at 01:28 Responder

    Oi Mari,

    Ameeei suas dicas. Parabéns!
    Estamos indo eu, marido e filho de 10 anos pra Califórnia de 18/01 a 02/02. Será nossa primeira vez na Califórnia e nossa primeira vez na neve :))
    Nosso roteiro: 3 e meio em Los Angeles na ida, 7 dias em Mammoth Montain e mais 3 dias em Los Angeles na volta. Fizemos assim pra não ficar muito cansativa a viagem, pois de LA pra Mammoth são 5 horas de carro.
    Minhas perguntas: é melhor ir de carro para Mammoth e depois voltar de carro de lá ou alugar um transfer? Nos 7 dias lá não usaremos carro. Nosso medo é dirigir numa estrada na época de neve, gelo na pista…
    Nessa época, esse roteiro indicado por vc de 3 dias é viável, ou em função do tempo algumas coisas terão que ser excluídas?
    Temos ideia de visitar a disney, universal studios e talvez trocar um desses pelo Six Flages. No mais, visitaremos o museu de historia natural, museu do automóvel, Bervely Hills, Santa Mônica…
    A temperatura fica tão baixa a ponto de não aproveitarmos o parque?

    Muito obrigada, desde já.

    P.S. Vc conhece Mammoth? É bacana?

    Andrea

      • Andrea Boldrim 2 setembro, 2016 at 14:10 Responder

        Oi Mari, Obrigada pelo retorno.
        Vou alugar o carro em Los Angeles, mas em Mammoth pensamos em não alugar carro pq o hotel oferece transfer free para a cidade e estação de esqui. Nossa maior dúvida é se conseguiremos ir de carro até mammoth por conta da estrada ser perigosa com neve e gelo. A estrada é perigosa?
        obrigada.

        • mari vidigal 2 setembro, 2016 at 18:55 Responder

          Quando fiz o trajeto no inverno não achei perigoso não. Claro que num dia de Nevascas as correntes serão necessárias.
          Abraços

  11. Ana Luiza 21 agosto, 2016 at 20:12 Responder

    Oiee!!! Estou amando as suas dicas! Esbarrei com o seu site pesquisando no Google e, desde então, suas dicas têm me ajudado muito!! Bom, eu estava planejando viagem com a família para NY, mas, no momento de comprar as passagens, deu uma loucura total e eu adicionei 7 dias em Los Angeles e Las Vegas rsrs nenhum de nós conhece nada dessas cidades, e, por isso, o objetivo é turistar meeesssmo, conhecer o basicão, mas que é essencial! Primeiro vamos pra LA, onde queremos conhecer Santa Monica, calçada da fama, aquele letreiro Hollywood, passear por Beverlly Hills, e visitar algum estúdio (não temos interesse em parques). A pergunta é, 3 dias para isso são suficientes? Depois vamos de carro para LV, e pelo que entendi, é uma única rua que concentra tudo que interessa né? Lá nosso objetivo é tirar umas fotos no Welcome to Las Vegas, naquele show de águas do Bellagio, Torre Eiffel, entrar em alguns hotéis famosos rs, MASSS, também queremos conhecer o Grand Canyon. Andei me informando, e descobri que, para o nosso caso, o Grand Canyon West é mais indicado, pois fica mais perto que o “verdadeiro”, e como nós não temos muito tempo, teremos que ir e voltar no mesmo dia. Vale a pena? Ou devemos fazer um esforço e ir ao Grand Canyon mesmo? Quantos dias você acha que são suficientes para nossos passeios por Las Vegas? Será que 4 da? ahhh outra coisa, o sonho do meu pai é passar pela Rota 66. Nem que seja só uns metrinhos kkk, então eu queria te perguntar, tem algum trecho emblemático da Rota 66 que nós possamos ir? Lembrando que teremos exatamente 7 dias entre LA e LV, então terá que ser 3 dias em uma cidade e 4 na outra, ou vice-versa (com direito a ida ao Grand Canyon e Rota 66 dentro disso ai!!!). Será que vai dar?? Obs.: não temos medo de loucura e já planejamos dormir o menos possível kkkk gentee esse comentário deve ter ficado enorme, desculpa rs

    • mari vidigal 22 agosto, 2016 at 23:00 Responder

      Oi Ana Luiza,
      Obrida pela visita e pelo comentário, vou tentar responder tudo e como estou com um baby no colo, serei objetiva, tá?! (Se minhas palavras soarem duras lembre pense que o baby está irritadinho)
      Como você mesmo adiantou será uma correria louca. O que eu faria se fosse você:
      3 dias em Los Angeles, 1 dia para fazer a viagem de carro (já viu o preço dos voos? Com tão pouco tempo, pode ser que valha a pena), 3 dias em Vegas. Em Vegas – se você tiver budget, vale cacifar a ida ao Grand Canyon West de helicóptero. Tbm dá para ir de carro, mas não sei se é tão impressionante. Fui de helicóptero e gostei.
      E não vale a pena ir para o Grand Canyon de verdade? Com apenas 7 dias de viagem, DE JEITO NENHUM! Seria uma insanidade 3 horas para ir, 3 para voltar e pouquíssimo tempo para curtir o lugar que merece pelo menos uns dois dias de viagem. Quem minha opinião sincera? Deixe o Grand Canyon de verdade para uma próxima e combine com os parques de UTAH, veja este post.
      Quanto a Rota 66, vou deixar para você pesquisar, mas tenho a leve impressão que vocês estão querendo abraçar o mundo em pouquíssimo tempo, e na real, Califórnia e Vegas são destinos que merecem um pouquinho mais de tempo para serem degustados. Faça a viagem com menos pressa e se você amar, volte. E não pense que repetir destino é besteira, muito pelo contrário, especialmente porque não dá para dizer que você conhece a Califórnia em apenas 3 dias de viagem. Ficou tanta coisa linda para trás. Mesmo!
      Beijos

  12. Andressa 16 agosto, 2016 at 12:41 Responder

    Olá!! Amei seu blog!! Eu e meu marido vamos p Los Angeles mês q vem e ainda nao tinhamos definido o roteiro, agora ja temos uma noção do q temos q conhecer… Queria tirar uma duvida, nós vamos alugar um carro e eu li em alguns lugares sobre o seguro viagem, vc sabe me explicar o q é e se realmente tem necessidade de fazer?

    Mtooo obrigada!!

    Bjs

    • mari vidigal 19 agosto, 2016 at 03:48 Responder

      Oi Andressa,
      Seguro viagem – de saúde, vc está falando né? – Cobre qualquer custo médico se você tiver emergencias nos EUA.
      Eu que moro aqui e sei como é complicado e caro qualquer probleminha por aqui, não viajaria sem seguro!
      Veja o da World Nomads que gerlamente tem bons preços, mas infelizmente está em dólar
      Abraços

  13. Martina 15 agosto, 2016 at 14:34 Responder

    Oi Mari!! Que bom, fico mais tranquila! rsrss outra dúvida, nossa viagem é entre os dias 17 de dezembro e 03 de janeiro, ou seja, entre Natal e Ano Novo.. Aí é que te pergunto, muita loucura? Muita gente? Tudo lotado? Tudo mais complicado? Ou não? Ano passado fizemos um roteiro por Miami e Orlando, mais ou menos nos mesmos dias, e achei tranquilo.. Naquela ocasião não tivemos grandes problemas por conta disto.. Mas como eu disse, primeira vez para os lados da Califórnia, tenho muitas dúvidas kkk e aproveitando, como é o clima lá nessa época do ano? Faz frio? Desde já obrigada pela atenção Mari!

  14. Martina 10 agosto, 2016 at 16:47 Responder

    Olá!! Que post legal, adorei! Eu estava bem apreensiva quanto ao tempo de viagem, achando que 4 ou 5 dias, que é o tempo que eu pretendo ficar, não seriam suficientes para turistar por LA! Fiquei mais feliz rsrs bom, será minha primeira vez na Califórnia, eu queria saber se você pode me ajudar com um problema que estou tendo aqui em casa kkk marido e filho estão insistindo em pegar um motorhome ao invés de se hospedar em hotel. Isso porque meus cunhados viajaram recentemente para os mesmos destinos que vamos esse ano, optaram por ficar a metade do período em hotel, e a outra metade em motorhome, e disseram que a experiência foi tão maravilhosa que se arrependeram por terem reservado hotel, e isso que viajaram com uma criança pequena!! Acontece que eu não sou tão aventureira quanto o resto da família kkk você conhece alguém que tenha “se hospedado” desta maneira?? Estou tão preocupada kkk eu admito que seria mais prático, pois queremos viajar um pouco pelo região, para outros estados, mas tenho muito receio…

    • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 19:16 Responder

      Oi Martina,
      Fora San Francisco e Los Angeles que são grandes e movimentadas – acredite, estacionar um Motorhome nessas cidades é um GRANDE perrengue – O Motorhome é uma forma MARAVILHOSA de viajar pela Califórnia e não precisa ser aventureiro não! Voce vai amar a praticidade!
      Vá feliz!
      Beijos

  15. luciano 8 agosto, 2016 at 22:14 Responder

    vou em duas pessoas, você acha que compensa fazer os passeios utilizando um uber ou fazer o passei com o onibus de turismo/???

    • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 19:26 Responder

      Oi Luciano,
      Eu pessoalmente não recomendo visitar Los Angeles sem carro. Alugar carro é algo relativamente barato, as vezes até mais em conta que o ônibus de turismo. Se vocês dirigem, eu repensaria.
      Beijos

  16. Thais Gaspar 7 agosto, 2016 at 15:42 Responder

    Ameeiiii o roteiro de vcs, estou seguindo tudinho kkk.
    Só não entendi uma coisinha. Consigo fazer Universal Studios e Beverly Hills no mesmo dia?
    Obrigada

  17. Carlos 3 agosto, 2016 at 21:03 Responder

    Mari, boa tarde!

    Estou indo para LA ficar 6 dias, estou com receio de alugar carro, por estar em outro Pais e estar indo sozinho (primeira viagem, inglês mais ou menos). Por favor, saberia me dizer se teria alguma opção de ter um guia para seguir seu roteiro?

    • mari vidigal 4 agosto, 2016 at 04:21 Responder

      Oi Carlos,
      Infelizmente nunca fiz um passeio guiado em Los Angeles e por isso não posso recomendar nenhum guia. Sei, pelo Instagram, que sim existem guias pela cidade. Sugestão procure um deles e bata um papo antes de contratar.
      Pena que não ajudei muito,
      Beijos

  18. Fabio Pastorello 30 julho, 2016 at 03:53 Responder

    Oieee Mari, adorei o roteiro. Aliás, o blog todo, só conhecia as fotos do insta mas ainda não tinha passado por aqui, adorei tudo bem organizado e prático, vai ser ótimo para nossa viagem em setembro. Abraço grande.

  19. Clara 29 julho, 2016 at 22:08 Responder

    Notei algo engraçado nas suas fotos: a estrela na qual que você está com os pés é do crítico de cinema Charles Champlin, e não do ator e diretor Charlie Chaplin. Foi intencional ou um errinho?

    • mari vidigal 30 julho, 2016 at 00:05 Responder

      Oi Clara,
      Foi erro (loops, notou que meu conhecimentos de cinema são infinitamente menores que de viagem #Falhadablogueira), mas não consigo achar onde está isso escrito para corrigir, aqui no html não acho. Onde está?
      Obrigada pela correção e sempre que achar algo me avisa?
      Beijos

      • Clara 30 julho, 2016 at 01:44 Responder

        Quando vi sua foto com os pés na calçada da fama notei que estava escrito Charles Champlin, fiquei me perguntando se era um erro da placa ou se aquele seria o nome verdadeiro do “Carlitos”. Em uma busca rápida descobri que na verdade Charles Champlin é um crítico de cinema com um nome muito parecido com o do ator, e ambos tem estrelas na calçada da fama, Charles na altura do 6000 e Carlitos na altura do 1000. Quantas pessoas não devem ter se confundido na hora de tirar a foto, não é?
        Apesar disso, adorei o seu roteiro e estou me baseando nele para criar o meu, já que terei apenas dois finais de semana para passear, e durante a semana ficarei estudando kkkkk

  20. Carime 28 julho, 2016 at 05:38 Responder

    Dicas incríveis! Super obrigada!!
    chego em uma quinta cedo em Los angeles, quero fazer os dois parques primeiro pois estou com. Crianças (8 e 10 anos). Para o final de semana o que você aconselha? …
    Outra dúvida, estou com uma dificuldade enorme de montar meu roteiro, tenho 15 dias no começo de dezembro, sei que estará frio para curtir as praias, e quero fazer los angeles, san diego, voar paraSão Francisco e acabar em los angeles. Como você dividiria esta estadia?

    • mari vidigal 29 julho, 2016 at 16:41 Responder

      Oi Carime,
      Dê uma olhada na minhas sugestões de roteiro de 15 dias na California nesse post. Quem sabe um deles se encaixe na sua viagem?
      Eu passaria o final de semana em Los Angeles ou San Diego. Estara MUITO frio para curtir praia. Levem bons casacos.
      Abraços

    • mari vidigal 26 junho, 2016 at 16:42 Responder

      Oi Marcela,
      Empresa de aluguel é como companhia aérea: tudo é questão de uma boa promoção. Eu SEMPRE pesquiso online e vejo quais das conhecidas me oferecem o melhor custo-benefício.
      Abraços

  21. Rogerio Pereira 25 junho, 2016 at 13:06 Responder

    Olá, chego em LA na Sexta a noite, e fico até próximo Sábado quando volto a Miami. É melhor fazer os passeios de dia 1 e 2 como sugeriu no final de semana ou melhor ir para as praias e deixar essa parte para os dias de semana ? Digo isso pelo caso de ser mais vazio…
    Outra coisa, como tempo tempo, penso em dar um pulo em San Francisco ou San Diego. Qual vale mais a pena? E talvez tenha que pernoitar lá pois são perto de 3 horas de viagem não?

    Obrigado
    Rogerio

    • mari vidigal 25 junho, 2016 at 22:55 Responder

      Pulo em SF não é viável. São 5 horas de carro pela estrada mais rápida. San Diego é uma delícia e vale hiper a pena. Eu dormiria uma noite por lá.
      Beijos

  22. carol 24 junho, 2016 at 15:38 Responder

    Adorei as ficas e o blog…

    Embarco para LA dia 30/9/20116 e fico até 14/10/2016.
    Gostaria de saber sobre o clima.

    Você poderia me ajudar com dicas de o que levar na mala?

    Obrigada

    • mari vidigal 28 junho, 2016 at 20:31 Responder

      Oi Carol,
      Prepare-se para dias lindos e um solão. No final do dia esfria bastante.
      Leve roupas leves, e um casaco caprichado.
      Em SF e no Norte da Califórnia a temperatura é bem mais fria que em LA.
      Abraços

  23. Silvia 19 junho, 2016 at 21:02 Responder

    Amei seu blog, está me ajudando muito!
    Gostaria de saber se a Disney vale a pena mesmo, ficarei em LA 5 dias e estou viajando com meus filhos de 10 e 15 anos. Já conhecemos a Disney de Orlando.

    • mari vidigal 19 junho, 2016 at 21:06 Responder

      Oi Silvia,
      Eu pessoalmente amo a Disney e já visitei várias, acho que é sempre legal ver as atrações específicas e viver “um dia de magia”.
      Beijos

  24. João Pedro 3 junho, 2016 at 19:22 Responder

    Olá Mari, gostaria de sua ajuda por favor, no museu LACMA tem algum tipo de lanchonete dentro ou algo assim? Obrigado!

    • mari vidigal 3 junho, 2016 at 20:27 Responder

      Oi João. Não tenho certeza absoluta, mas apostaria que sim. Todos os museus grandes da Califórnia costumam ter um café bacana.
      Abraços

  25. Samuel 16 maio, 2016 at 13:13 Responder

    Olá bom dia,
    Farei minha primeira viagem internacional para Los Angeles do dia 3 a 17/08. Já comprei as passagens. Gostaria de saber mais ou menos quanto eu preciso levar para gastos, não sou consumista. Pretendo conhecer os pontos turisticos de los angeles e passar um final de semana em san francisco ou las vegas, o que você me recomendaria?

    • mari vidigal 30 junho, 2016 at 04:06 Responder

      Oi Samuel,
      A questão de gastos depende MUITO de pessoa para pessoa, e do que você planeja visitar. Para comer eu estimaria pelo menos 15 para almoço (Bem apertado em SF e LA), 20 para janta + 10 para café da manhã + 20~30 de entradas e atrações por dia. (Claro que se vc fizer atracamos mais baratas, ou optar por coisas grátis sai mais barato.
      Abrazos

  26. Bruna 16 maio, 2016 at 02:21 Responder

    Oi Mari td bem? Estou encantada com o seu blog parabéns! Vou pra California no fim de agosto e estou amando as dicas!!! Terei 4 dias para ficas LA, estarei de carro e estava pensando em ficar hospedada apenas em Santa Monica ao invés de ficar 2 la e 2 em hollywood…o que vc acha dessa ideia? Mto obg bjs!

    • mari vidigal 16 maio, 2016 at 02:37 Responder

      Oi Bruna,
      Eu adoro Santa Monica e gosto de me hospedar por lá sempre que vou a LA, mas vale que eu já conheço a cidade e que evito grandes deslocamentos na hora de pico.O trânsito de LA é MUITO chato. Mudar de hotel de permite minimizar bastante os deslocamentos. Para tomar a decisão, vale ponderar o que é mais importante para você. Beijos

  27. Rafael 16 maio, 2016 at 00:55 Responder

    Boa noite, Mari.
    Parabéns pelo excelente trabalho que é o Ideias na mala. Tem me ajudado bastante!
    Me diz uma coisa: estou pensando em ir a Los Angeles e devo ficar uns 4 ou 5 dias na cidade. Vou alugar um carro e estou pensando em me hospedar em Pasadena pela oferta de hotéis ser mais em conta. To fazendo bom negócio ou dando um tiro no pé? Valeu!

    • mari vidigal 16 maio, 2016 at 02:32 Responder

      Oi Rafael,
      O trânsito em Los Angeles é tão ruim que se hospedar em Pasadena pode ser um Sr. tiro no pé.
      Vale ponderar se a economía vale as horas de deslocamento no trânsito. Como alternativa, eu pensaria em ficar pelo menos parte das noites em uma lugar mais central.
      Beijos

  28. João Pedro 13 maio, 2016 at 04:20 Responder

    oii MAri ^^ gostaria de sua ajuda por favor. Eu irei para L.A. em julho e já me programei pra ir a Disney, vc saberia de uma forma de chegar lá partindo de Hollywood ? algum shutle ou algo assim ? Obrigado!!

    • mari vidigal 13 maio, 2016 at 17:50 Responder

      Oi João,
      O aluguel de carro na Califórnia tem um preço bem em conta. Não recomendo ficar em Los Angeles sem carro, e acho que essa é a melhor forma de chegar na Disney.
      Beijos

  29. Lorena 5 maio, 2016 at 15:14 Responder

    Olá, excelente esse site!! Gostei muito.
    Queria perguntar uma coisinha, vou a LA, mas não vou alugar carro, como faço para ver todas as coisas de Metrô? É possível? Vou ficar 3 dias lá.
    Obrigada
    Lorena

    • mari vidigal 5 maio, 2016 at 20:38 Responder

      Oi Lorena,
      Sem carro eu recomendo que você faça um tour usando ônibus de turismo. O Metrô em LA é limitado e não te leva a quase lugar nenhum. Se der para repensar, eu alugaria um carro.
      Beijos

  30. Sonia Cristina Carvalho 27 abril, 2016 at 05:39 Responder

    Oi,Mar
    Estou indo de Santa Clara para passar 4 dias em L A, e as dicas que você passou, vai ajudar muito na minha viagem, obrigada

  31. elisabete 6 abril, 2016 at 02:36 Responder

    Ola , gostaria que me ajudasse em um roteiro de 8a17 de outubro. Gostaria de conhecer estúdios warner bross, hollywood ,Beverly hills, calcada da fama, Disney e ir ate san Francisco. Me ajude por favor. Obg Elisabete

    • mari vidigal 7 abril, 2016 at 21:35 Responder

      Oi Elisabete,
      Infelizmente não consigo te ajudar com roteiros personalizados (imagine só se eu fosse fazer um para cada leitor!) mas aqui no site tem um montão de dicas e roteiros já prontos. Dê uma olhadinha se algum se encaixa nos seus planos.
      Beijos

  32. Daniel Oliveira 23 fevereiro, 2016 at 20:19 Responder

    Olá Mari,
    Agora em setembro estarei indo a LA em viagem de lua de mel. Será minha primeira vez na cidade e estamos com muitas duvidas na elaboração do roteiro. O que acha da opção abaixo? (tentei resumir ao máximo rsrs)

    Dia 01: Chegarei em LA por volta de 10:30. Me hospedarei em Hollywood. Acredito que a partir de 13h estaremos disponiveis para começar os tours. A ideia seria reserbar o Getty perto de Malibu para 15h, e quando acabar o tour terminar o dia em Santa Monica e Venice.

    Dia 02: Hollywood e Beverly Hills terminando o dia no Griffith Observatory

    Dia 03: Universal Studios

    Dia 04: Sea World em San Diego (desejo da esposa rsrs)

    Dia 05: Pasadena. Acredito que consegueria voltar no começo da tarde e estava pensando em ir ao sul de Hollywood e conhecer o Leimert Park e o Exposition Park

    Dia 06: Sair bem cedo e ir a San Pedro, ao sul, depois de Redondo Beach e Los Ranchos. Após isso, ou conhecer o centro de LA ou algum outro lugar

    Dia 07: Estaremos indo a Las Vegas de carro, e vamos passar antes em Calico Ghost Town…acho que não vale a pena acordar cedo e conhecer algum lugar

    Temos certeza que muitas coisas vão ficar de fora e terão que ficar para uma próxima oportunidade, mas acho que esse planejamento nos permitiria conhecer um pouco de todos os lados de LA

    Obrigado e desculpa o livro rsrs

    Tks,
    Daniel

    • mari vidigal 28 fevereiro, 2016 at 18:39 Responder

      Oi Daniel,
      Parabens pelo Casório. Seu roteiro está fazendo MUITO sentido.
      Caso sobre um diazinho, Laguna Beach, no caminho de San Diego é uma das praias mais lindas da Califórnia e é um lugar bem lindo e romântico para passar algumas horas.
      Beijos

  33. rebeca 16 fevereiro, 2016 at 21:59 Responder

    mari, precisava de uma ajuda!! fui ao site dos lakers para ver oo ingresso e tem uns que custam 20 dolares escrito “parking” esse vale para assistir ao jogo? fiquei na duvida

  34. Fabio 28 dezembro, 2015 at 21:03 Responder

    Olá Mari,

    Inicialmente , parabéns pelo blog que está muito bem organizado e com dicas ótimas.

    Você teria a dica de um hotel bom e bem localizado para nos hospedarmos com um bebê? Um daqueles que você indica no início?

    Você acha que em 7 dias vale a pena irmos até São Francisco? De carro ou de avião (voo interno).

    Grato, Fabio.

    • mari vidigal 29 dezembro, 2015 at 17:57 Responder

      Oi Fabio,
      Tudo bem?
      Sabe que tenho a maior dificuldade do mundo com hotéis em Los Angeles, é praticamente impossível achar algo bom e bem localizado. Não amei de pais nada do que testei, e acho que vale procurar um pouco mais no Booking.com ou no seu site preferido de reservas.
      Com apenas 7 dias, eu voaria para SF. O trajeto pela hwy 1 é lindo, mas em menos que 3 dias não vale a pena. Deixe para uma próxima. Como vc tem pouco tempo faça: 2 dias LA, 1 dia Santa Monica, 3 em SF e um em Napa Valley.

      Beijos

  35. rafaelle 1 dezembro, 2015 at 00:30 Responder

    Mari, vou passar o Natal em Los Angeles. Queria uma dica de programação legal de Natal se vc souber e uma dica restaurante legal pra jantar dia dia 24/almoçar dia 25.
    bjs

  36. Nivea 26 outubro, 2015 at 00:48 Responder

    Oi Mari.

    Vou para LA em fevereiro. Havia pensado em passear pela califórnia mas fiquei com medo de não aproveitar muito por ser inverno. Então decidi fazer LA + San Diego + Las Vegas . O que você acha?
    E quanto aos passeios que você sugeriu aqui, algum que você acha que não seja uma boa idéia fazer?
    Muito obrigada pelas idéias. Fazem toda a diferença no nosso planejamento…

    • mari vidigal 28 outubro, 2015 at 04:26 Responder

      Oi Nívea,
      Depende muito do que você pretende ver e do número de dias que você tem.
      De qualquer forma, acho que esse roteiro se encaixa bem em todas as estações 😉
      Beijos

  37. Rafaela 23 setembro, 2015 at 14:54 Responder

    Oi Mari!
    Vou chegar em LA vindo de San Francisco e quando sair sigo rumo ao Grand Canyon.
    Será que dá pra passar nesse Outlet Camarillo?

    • mari vidigal 23 setembro, 2015 at 15:51 Responder

      Oi Rafaela,
      Tudo bem? Você planeja fazer viagem pela Highway 1? Se sim, é caminho.
      Caso você passe por Las vegas, vale a pena fazer as compras por lá, Nevada tem menos impostos que a Califórnia.
      Beijos
      c

  38. Um passeio pelo centro de Los Angeles | Ideias na mala 22 julho, 2015 at 00:13 Responder

    […] Post on: Dec 17, 2013 mari vidigal 2 Depois de visitar as principais atrações turísticas de Los Angeles: as famosas Hollywood e Beverly Hills, fazer um passeio por Santa Mônica e Malibu, visitar estúdios de cinema e parques de diversão,chegou a hora de você conhecer o centro da cidade, uma parte não tão Glamurosa, porém bem viva e com muita história para contar. Veja aqui um roteiro completo com o melhor de Los Angeles em 3,4 ou 5 dias […]

Post a new comment

Veja também