12 passeios grátis e Incríveis em San Francisco

São Francisco, na Califórnia, é uma cidade cara porém democrática, tem muita coisa bacana gratuita e dá para se divertir pra caramba sem gastar um tostão. Para te ajudar, fiz uma lista caprichada com 10 passeios grátis (e incríveis) em San Francisco. Vamos nessa?

O trivial: alguns dos principais pontos turísticos da cidade são grátis

Para começar, alguns dos principais cartões postais da cidade como Golden Gate (a ponte mais famosa do pedaço),  Lombard Street (rua tortuosa e charmosa), Palace of Fine Arts (um edifício lindo) e Alamo Square (ver casinhas vitorianas lindas de pertinho) são gratuitos por natureza. E, para rechear sua lista de desejos San Franciscanos de forma econômica, que tal descobrir passeios hiper diferentes que não custam um tostão?

Melhores passeios grátis em San Francisco:

  1. Se apaixonar pelo Fort Point
  2. Desvendar a cidade com tours grátis
  3. Ver os leões marinhos no Píer 39
  4. Se apaixonar pelas vistas da Golden Gate Bridge
  5. Conhecer o interior do Civic Center
  6. Explorar cada cantinho da Chinatown
  7. Visitar o interior da Grace Cathedral (e quem sabe até aproveitar uma aula de yoga grátis)
  8. Descobrir os murais coloridos de Mission
  9. Ver de perto como se move o bondinho (Cable Cars)
  10. Subir escadarias lindas e se apaixonar pelas vistas
  11. Escorregar em um escorregador gigante de um parque miniatura
  12. Se encantar com os parques de San Francisco

1- Se apaixonar pelo Fort Point

Demorei alguns anos para visitar o Fort Point, um forte histórico lindo que fica literalmente no pé da ponte. Para não te deixar cometer o mesmo erro, começo a lista de atividades grátis em San Francisco por ele. Vale a pena, viu?! O passeio é especial, as vistas da Golden Gate Bridge um espetáculo e com sorte você ainda verá alguns surfistas pegando ondas por lá!

Um detalhe que aprendi na visita é que o Fort é bem anterior a ponte e para que ele não fosse destruído, a ponte ganhou este pequeno arco que você vê na foto. Quer mais um motivo para visitá-lo? Você poderá subir até a cobertura do edifício (e leve casaco porque venta pra caramba) e entrar embaixo da ponte. É bem legal.

Passeios grátis em San Francisco

Fort Point & Golden Gates vistos do Crissy Fields

2- Desvendar a cidade com tours grátis

Tem um inglês legal e adora aprender de verdade sobre as cidades que visita? Essa dica é pra você!

O San Francisco City Guides oferece dezenas de tours grátis (e super interessantes) pela cidade. Para quem fala bem inglês e está afim de aprender um pouco de história ou desbravar segredos das vizinhanças de SF, esse é um programa bem legal. Já fiz vários tours e eles costumam ser muito bons, mas precisa ter um pouco de sorte com o guia. No final do tour, quem quiser pode deixar uma pequena contribuição. Veja a lista de tours e os horários do site do SF City Guides.

Tour por North Beach

Tour por North Beach

3- Ver os leões marinhos brigões no Píer 39

Um dos programas mais tradicionais e divertidos da cidade é assistir os leões marinhos preguiçosos (e briguentos) do Píer 39. Dependendo da estação do ano, o píer dos leões marinhos estará mais ou menos cheio (tanto de pessoas como de leões marinhos). Durante os meses de inverno, os leões ficam bem belicosos e o programa é mais divertido. Ao lado do píer dos leões marinhos está o ponto mais lindo da cidade para avistar e fotografar Alcatraz, aproveite e mande ver!

Pier 39 - San FranciscoOutro programa grátis ali pertinho é passear pelo píer do parque aquático onde estão estacionados navios e submarinos antigos. O passeio pelo píer é grátis, mas para visitar o interior dos barcos há uma taxa de $10.

Quer continuar o passeio? Caminhe pelo Crissy Fields (gramadão bem pertinho da ponte) até chegar em um outro píer. Dali, você terá vistas bem caprichadas de San Francisco.

4- Se apaixonar pelas vistas da Golden Gate Bridge

Atravessar a Golden Gate de bicicleta, a pé (versão grátis do passeio), ou de carro (as duas primeiras opções são mais legais e mais divertidas) é um must na lista de qualquer visitante a San Francisco.

Ponte Golden Gate - San FranciscoPara aproveitar sua visita ao máximo pare nos dois mirantes, antes da ponte (Golden Gate Welcome Plaza) e depois da ponte (Golden Gate View). Ambos são lindos e te dão visões bem diferentes da cidade. E, claro, aquela paradinha no meio da ponte (só para quem está a pé ou de bike) também rende vistas bem especiais.

Marin Headlands o mais bonito dos mirantes

Uma dica bacana para quem está de carro (ou aguenta pedalar bem morro acima) é visitar os mirantes de Marin Headlands e o lindíssimo farol Bonita Lighthouse (aberto apenas aos sábados e domingos). Dois passeios grátis que valem cada segundo do seu tempo na cidade.

Outros mirantes espetaculares e mais fáceis de acessar são:

  • Golden Gate Overlook: na boca da ponte e acessível de ônibus ou a pé;
  • Battery Crossby: ponto de início da trilha maravilhosa Battery to Bluffs;
  • Battery East: outra vista lindona da ponte;
  • Crissy Fields Marsh: vista linda da ponte com o mar;

5- Visitar o Civic Center: um dos edifícios mais lindos da cidade

Civic Center - San FranciscoA prefeitura de San Francisco (o City Hall) é um dos prédios mais vistosos e imponentes da cidade. O lado de dentro tem uma cúpula linda, escadarias que parecem ter saído das telas de cinema e vários ornamentos arquitetônicos interessantes. Quem visita o edifício pela manhã, leva de bônus dezenas de noivinhas tirando suas fotos de casamento (com direito a poses e mais poses). O prédio esta aberto para visitação de segunda a sexta das 08h às 20h.

6- Explorar cada cantinho Chinatown

Um das maiores Chinatowns do mundo fora da China, a Chinatown de San Francisco é colorida, perfumada e tem um monte de passeios bacanas e gratuitos.

China Town - San FranciscoComece visitando a St. Mary’s Church e descubra San José, Mari e Baby Jesus de olhos puxados. De lá toque para o Tin How temple, um joia chinesa escondida no alto de um prédio – o templo tem um cheiro bem forte de incenso e dezenas de divindades miniatura. Bem legal! Em seguida, visite a fábrica de biscoitinhos da sorte Golden Gate, a entrada é grátis, mas para fotografar há uma taxa de $0,50. Encerre o dia com uma degustação de chás grátis e deliciosa no Vital Tea leaf.

E, claro, prepare-se para ver grafites coloridos, lojas vendendo produtos estranhos (pedaço de cobra, língua de pato, rabo de bambi e outras coisas bem diferentes), restaurantes chineses (bem baratos), lojas de lembrancinhas e lojas de decoração.

7- Visitar o interior da Grace Cathedral (e quem sabe até aproveitar uma aula de yoga Grátis)

A Grace Cathedral é uma igreja episcopal pra lá de imponente e cheia de elementos interessantes, arquitetura inspirada na Catedral de Notre Dame de Paris, portas que são réplicas batistério de Ghiberti em Florença, dois labirintos, dois órgãos e um conjunto lindíssimo de vitrais coloridos. A entrada na catedral é gratuita e a visita vale mega a pena.

Natal em San Francisco

Vitrais da Grace Cathedral

yoga no labirinto

Quer torna a visita ainda mais especial? A dica é a sessão semanal de Yoga que acontece toda terça-feira dentro da Grace Catedral de San Francisco. O instrutor Darren Main dá uma aula aberta e bem interessante na parte de dentro da catedral. O show de luzes naturais é parte do espetáculo. A aula é grátis, mas doações (entre $10-$15) são bem vindas.

Mais detalhes neste site.

Image: http://ratherexposethem.blogspot.com

Image: http://ratherexposethem.blogspot.com

8- Desvendar os murais de Mission

Mission, um dos bairros mais cools de San Francisco, tem dezenas de murais de grafite coloridos espalhados pelas ruas e becos. Alguns dos murais mais famosos estão nos becos Balmy Alley e Clarion Alley. Além desses dois becos, a Casa das mulheres (meu mural preferido de todos os tempos, uma homenagem linda as mulheres do mundo) e a piscina de Mission tem murais bem caprichados e que merecem ser vistos.

Clarion Alley - San FranciscoAproveite sua visita pelo bairro para explorar as lojinhas da Valencia Street, tem muita coisa bacana. Termine o dia relaxando nos gramados do Dolores Park (a vista do alto do parque é bem bonita).

9- Descobrir como se movem os cable cars

Passear de Cable Car é um dos passeios mais tradicionais da cidade. A viagem custa ($8 dólares) e independentemente da linha que você escolher, você terá vistas bacanas e uma experiência para lá de tradicional.

Museus de San Francisco

Cable Car Museum – San Francisco

Duas experiências grátis relacionadas ao mundo dos bondinhos são: ver como o bondinho é girado na intersecção das ruas Powell x Market (pertinho da Union Square), e o Cable Car Museum (1201 Mason St), que na verdade é onde cabos das três linhas de bondes se encontram. Ver o maquinário de perto, entender toda a genialidade por trás de cada bondinho é uma experiência mega San Franciscana e para lá de interessante.

E claro, tirar um selfie com o bondinho é grátis e também faz parte da experiência.

10- Subir escadarias lindas e se apaixonar pelas vistas

Depois de alguns dias em San Francisco você descobrirá que além de ladeiras caprichadas San Francisco tem dezenas de escadarias famosas (e fotogênicas). Algumas das mais especiais são:

  • Lyon Steps: pertinho do parque Presidio, com uma vista linda para a baía de San Francisco com direito ao Palace of Fine Arts e Alcatraz no horizonte;
  • Filbert  & Greenwich Steps: as escadarias que levam a Coit Tower tem vistas lindas da Bay Bridge e do oceano. Rodeadas por casas bonitas e jardins caprichados, o que deixa a subida mais especial. Lá no alto, você terá vistas espetaculares da cidade, da Golden Gate e de quebra poderá conhecer os murais da Coit Tower (a subida na torre é paga, mas a parte dos murais é grátis). Prepare as pernocas porque a subida é braba, mas a vista compensa;
  • Moraga Steps: a escadaria mosaico mais famosa de San Francisco é a Moraga Stepssaico, ela tem desenhos lindos de natureza e, lá no alto, uma vista bem caprichada da cidade. Outras escadarias mosaico são a Hidden Garden Steps (16th Avenue at Kirkham Street), Flights of Fancy (Northridge Road e Innes Avenue) e Lincoln Park Steps;
  • Peberton Steps: uma escadaria linda na parte alta do Castro. Ela está rodeada por jardins bonitos, tem uma vista bacana de SF e meu pedaço preferido: uma roda de som acústica que fará o som da sua voz ecoar.
Escadaria Mosaico - San Francisco

Moraga Steps – San Francisco

11- Escorregar num escorregador gigante de um parque miniatura

O Seward Mini Park (70 Corwin St. Aberto de terça a domingo), no Castro, tem dois escorregadores gigantes, um mais rapidinho e outro mais lento. Pegue uma caixa de papelão (lá no parque mesmo tem várias a sua disposição) e se jogue! Um programa divertido tanto para adultos quanto crianças.

Quer continuar o passeio? O Kite Open Hill Park fica ali do lado e tem vistas lindas da cidade.

Aguenta subir mais? Continue a caminhada até os Twin Peaks, um dos pontos mais altos da cidade e com vistas espetaculares da baía de San Francisco.

E olha só o tamanho do escorregador!

E olha só o tamanho do escorregador!

12- Se encantar com os Parques de San Francisco

São Francisco tem dezenas de parques bacanas, uns gigantes como o Golden Gate e o Presidio, e outros bem pequeninos, mas não menos especiais. Nessa listas alguns dos meus programas preferidos em três parques que amo: Golden Gate, Presídio, Alamo Square e Dolores Park.

Golden Gate Park

Golden Gate Park – San Francisco

Golden Gate Park

O Golden Gate Park é gigante e tem muita coisa bacana para visitar. Na lista das atividades grátis minha preferida é a subida na torre do Museu De Young (que tem vistas maravilhosas para a cidade), os pequenos jardins coloridos na frente do conservatório de flores, Stow Lake e Strawberry Hill (uma caminhada bem gostosa e com vistas bacanas do parque), o jardim chinês, o curral dos bisões e o moinho Holandês.

Presidio SF

O Parque Presídio tem muita coisa legar para fazer e dezenas de caminhadas maravilhosas. Alguns dos melhores passeio grátis do parque são:

  • Instalações de Andy Goldsworthy (Woodline, Tree Fall, The Spire e Earth Wall);
  • Visitar a fonte do Yoda e o lobby da Luca’s Film (aberto de segunda a sexta em horário comercial);
  • Mirantes lindos: Inspiration Point e cemitério nacional;
  • Trilhas e caminhadas espetaculares: Battery to Bluffs está no topo da minha lista de experiências sensacionais em SF;
  • Praias lindas: Crissy Fields e Baker Beach.
Passeios grátis em San Francisco

Fonte Yoda

Alamo Square

Indiscutivelmente uma das praças mais lindas de San Francisco, a Alamo Square é uma praça bem cuidada repleta de árvores gigantes cercadsa por algumas das casas mais lindas da cidade. Um dos programas que mais gosto é admirar fileira de casinhas vitorianas, as painted ladies, com vistas de San Francisco no fundo. Quer deixar o programa mais especial e barato? Compre um sanduba, ou queijos e vinhos, no Bi-Rite Market e venha desfrutar no gramado do parque.

Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco

Casinhas Vitorianas na Alamo Square em San Francisco

Dolores Park

Tão San Franciscano e tão especial, o Dolores Park tem vistas lindas da cidade de San Francisco, um parquinho sensacional para os pequeninos e um micro clima que o torna ligeiramente mais quente que o resto da cidade. Por essas e outras o Dolores Park é o cantinho preferido dos San Franciscanos. Eu, se fosse você, não deixaria de viver essa experiência.

Outros parques de San Francisco que também valem a visita são: Buena Vista Park, Corona Heights, Bernal Heights, Lafayette Park, Alta Vista Park e Fort Mason.

Outros programas grátis

E não é só isso não. São Francisco tem muita coisa bacana grátis. Concertos ao ar livre no Golden Gate Park, encontros de grupo de patinadores, trilhas urbanas maravilhosas como a trilha do Twin Peaks, Land’s Ends e Battery to Bluffs, praias lindas como a Baker Beach, museus grátis como o museu do Wells Fargo e o Randall Museum, parquinhos sensacionais para os pequenos.

Planeje sua viagem econômica para San Francisco

Agora que você já conhece as melhores atracões gratuitas da cidade, chegou a hora de planejar a viagem de verdade e definir alguns dos pontos mais importantes:

A) Hospedagem econômica em San Francisco

Um dos principais erros de quem quer fazer uma viagem econômica em San Francisco é apostar nos hotéis baratíssimos. Cuidado! Ficar mal hospedado na cidade é um divisor de águas imenso entre AMAR e ODIAR San Francisco.  No post onde ficar em San Francisco detalhei os melhores bairros da cidade e dei dicas certeiras de hotéis para diferentes orçamentos.

Também criei um post específico com 8 hotéis baratos em San Francisco além de hostels que valem a pena. Já leu?

Apostes nas redondezas, mas escolha bem!

Além dessas dicas gosto de pontuar que Oakland (Downtown & Jack London Square) são duas cidades coladinhos em San Francisco, acessíveis por BART (o metrô/trem da cidade) e que tem preços MUITO melhores que SF. Oakland é a nova pedida para quem vem para a região, o turismo da cidade tem explodido nos últimos anos, mas os hotéis continuam baratos (cerca de 1/3 do preço de SF). Emeryville é uma pedida incrível para quem quer ficar em um hotel top por preço de hotel meia boca em SF eu adoro o Hyatt House e já me hospedei lá algumas vezes.

Onde ficar em Oakland:

Onde ficar em Emeryville:

B) seguro viagem com desconto

Chegou a hora de escolher seu seguro saúde para a Califórnia, algo que eu que moro aqui há 8 anos não deixaria de investir. O seguro te protege contra qualquer imprevisto (vôos cancelados, bagagens perdidas e, claro, eventualidades médicas) e te dá a segurança de viajar em paz.

Você sabia que uma consulta médica comum pode custar mais de $500 por aqui? Uma bateria de exames ou uma internação custam uma pequena fácbula. Por outro lado, um seguro de viagens excelente custa menos de R$10 por dia de viagem. Vai arriscar pra que?

Para comprar o melhor seguro viagem com desconto nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem.

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
[vc_row][vc_column]

[gem_button position=”center” corner=”3″ icon_pack=”elegant” text=”Faça já sua cotação” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.segurospromo.com.br%2Fp%2Fideiasnamala%2Fparceiro%3Ftt%3DSan-francisco-gratis|title:Seguros%20Promo|target:%20_blank|rel:nofollow” hover_text_color=”#737172″][/vc_column][/vc_row]

Já viu que dá para se divertir muito gastando pouco?

Conte para nós o que achou da nossa lista de passeios grátis em San Francisco, deixe um comentário!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Regina disse:

Eu e meu marido vamos para California e não somos nada bom em inglês, dá para se virar ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Dá! Mimica e sorriso no rosto vão te ajudar!

Avatar Adriane disse:

Oi adorei as dicas, estou indo com três crianças, e uma adolescente. vou seguir as suas dicas. Ate mais.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia de viagem Adriene,
Espero que aproveite SF.
Beijos

Avatar Estela disse:

Estou para San Francisco daqui uma semana, amei as dicas do blog e da Claudia também.
Vou tentar aproveitar ao máximo com as dicas de vocês.
Obrigada!

Estela

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Estela,
Aproveite bastante a viagem e qualquer dúvida é só gritar!
Beijos
Mari

Avatar Claudia disse:

Eu morei em SF entre 2011/2012 e mais 3 meses em 2014. Amo muito essa cidade e morro de saudades!! Eu fui uma vez em uma aula de graça de Lindy Hop no Golden Gate Park domingo de manhã, tem que vez se ainda tem, foi muito legal!! Uma vez por ano, no verão, tem o Stern Grove festival (http://www.sterngrove.org/), com vários shows de música, dança e ballet de graça num parque. Para mais atividades de graça, programas divertidos, baratos e únicos de SF, você pode checar no site http://sf.funcheap.com/, onde você encontra programação de festas, parades, shows de graça, guerras de travesseiros entre desconhecidos na rua (é sério! rs), corridas de carrinhos estilo carrinho de rolimã (é sério de novo! rs). Só não se surpreenda se encontrar alguém pelado nesses eventos, é bem característico da cidade também, é só fazer cara de paisagem… No verão também tem sessões de cinema ao ar livre no Dolores Park. Aliás, Dolores Park, vá mesmo sem cinema!! É lindo, tem vistas lindas de downtown, clima legal, gente interessante (só não compre cookies nem doces de estranhos, geralmente eles são batizados com substâncias ilegais, se é que vc me entende…) e a melhor sorveteria do mundo a uma quadra de distância, Bi-Rite Creamery!!! Você vai ver a fila dobrando a esquina em domingos de sol, mas vale a pena cada minuto pra tomar o sorvete de Salted Caramel e Balsamic Strawberry…. No ramo de atividades que são pagas, mas não são caras, tem o Castro Theater com sessões de sing along, em que passam musicais famosos com legendas para todo mundo cantar junto, e todo mundo canta mesmo a plenos pulmões!!
Eu também amava a Cal Academy of Sciences e o Exploratorium, que têm tbm eventos super legais só para adultos, com shows e bares dentro do museu (na Cal Academy, se chama nightlife e acontece uma vez por semana, já no exploratorium é mais eventual, tem que se informar). O Exploratorium é ótimo para crianças, super interativo e super interessante!
Para comer, meu restaurante preferido do universo é o Chez Maman (http://www.yelp.com/biz/chez-m…, em Potrero Hills. Não deixe de pedir os mariscos (mussels), todos são absolutamente deliciosos!! Os hamburgueres são os melhores que eu já comi na vida. A sopa de cebola com queijo gratinado, a vitela (veal) e o créme brulée de sobremesa também me dão saudade até hoje!
Mais perto de Union Square, se você quiser se aventurar com comida indiana, tem o Little Delhi (http://www.yelp.com/biz/chez-maman-san-francisco-9). Peça o Chicken Tikka Masala, ou o Butter Chicken, ou Badami Chicken, com garlic naan!! Não é caro e vale muito a pena! Em Mission tem muitos restaurantes bons também, muitas taquerias e mexicanos, mas o que eu e meu marido amamos é o Gracias Madre (http://www.yelp.com/biz/gracias-madre-san-francisco) Tudo é vegan, sem nada de origem animal, mas absolutamente delicioso (porém é um pouco mais caro)!!
Na Haight, perto do Golden Gate Park e da loja Amoeba, tem o Cha-Cha-Cha (http://www.yelp.com/biz/cha-cha-cha-san-francisco-4), restaurante cubano que tem tapas inesquecíveis. Peça a sangria e a banana frita que eles
servem com feijão refrito e sour cream (fried plantanos maduros).
Acabei escrevendo demais, mas espero que alguém tenha paciência de ler até o final aproveite (um pouco por mim – mas daqui a pouco estou lá de novo matando saudades!)

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Claudia!
Quantas dicas incríveis! Escrevi sobre o Chez Maman essa semana mais ainda não publiquei. Tm AMOOOOO o Dolores Park e o sorvete incrível da Bi-Rite! As baadas do Exploratorium e Cal Academy são realmente ótimas!
Enfi, adorei as dicas, e sempre que vc tiver alguma nova, é só dividir com a gente!
Beijos e obrigada,
Mari

Avatar Titi Brandileone disse:

Preciso voltar para San Francisco !!!! Deixei de ver muita coisa !

Avatar Carol disse:

Estou em SF vou ficar seis meses. E estou adorando as dicas!!! Tem o parque do balanço que da pra tirar fotos lindas sem contar que o visual é maravilhoso !!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carol,
Que parque do balanço é esse que vc está falando? Fiquei curiosa!
Beijos

Avatar Thais disse:

Adorei o seu blog, já é a terceira vez que venho para Califa e através do seu blog consegui desvendar o que sempre tem algo novo para conhecer, além de passeios que estamos acostumados a fazer 😉

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thais,
Que delicia de comentário! Fico feliz em saber que o Ideias na Mala tem te acompanhado nas viagens!
Beijos e super obrigada pelo carinho!

Avatar Bóia disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

Obá!!!! Super obrigada!
Beijão