San Francisco: Chinatown em 5 paradas espetaculares

A Chinatown de San Francisco, uma das maiores e mais completas cidades chinesas fora da China do mundo, tem dezenas de segredos e lugares bacanas para visitar. Nesse post reuni minhas 5 paradas preferidas, lugares diferentes e que não canso de visitar. Pronto para desvendar a Chinatown de San Francisco?

O que visitar na chinatown de San Francisco

Entraremos na China Town pelo Dragon’s Gate (Portão do Dragão) que fica na rua Grant esquina com a Bush St. bem pertinho da Union Square e terminaremos na esquina da Broadway com a Columbus, que é a entrada de North Beach, o bairro italiano de San Francisco. Quem quiser dar uma esticadinha no passeio poe continuar até a Coit Tower,

Veja o trajeto no google maps:

1- St. Mary’s Church

St. Mary's church

St. Mary’s church

A igreja de St. Mary ocupa o lugar da primeira catedral erguida na Califórnia por missões espanholas. A igreja foi construída por trabalhadores chineses em 1854 com pedras de Cape Horn e granito trazido da China. O grande terremoto de 1906 detonou a estrutura da igreja que foi reconstruída em 1909 e é uma mistura BEM interessante de igreja ocidental com influencias claramente chinesas.

St. Mary's church

St. Mary’s church

A St. Mary’s tem uma fachada de tijolos linda e uma parte interna branquinha e bem parecida com igrejas européias. O ponto alto da visita são as imagens de São José, Viagem Maria e o baby Jesus de olhos puxados. Um sinal claro de que estamos na Chinatown ;).

Virgem Maria & Jesus Chineses na St. Mary's church | Foto: Mila Frohlich

Virgem Maria & Jesus Chineses na St. Mary’s church | Foto: Mila Frohlich

2- Tien Hau (Tin How) Temple

Templo Tien hau

Templo Tien hau

Escondido no terceiro andar de um prédio, o Tien Hau (125 Waverly Pl) é um templo de 1852, época em que os chineses de San Francisco não podiam habitar ou trabalhar em outras áreas da cidade. Com enfeites vermelhos e incenso pendurados no teto, detalhes dourados e dezenas de divindades em miniatura, o templo faz com que você se sinta na China ou no Vietña. Uma experiência bem bacana e bem diferente! Antes de sair, não deixe de ver a Chinatown do alto da varanda do templo. Bem legal

Templo Tien hau

Templo Tien hau

A entrada é grátis, mas doações são sempre bem vindas.

3- Fábrica de biscoitinhos da sorte

Fábrica de biscoitos da sorte Golden Gate

Fábrica de biscoitos da sorte Golden Gate

Um beco pequenino, guarda um dos segredos mais cheirosos de China Town, a Golden Gate Fortune Cookie (56 Ross Alley) uma fábrica de biscoitos da sorte que produz biscoitinhos de diversos tamanhos e formatos desde a década de 60. A máquina de fazer biscoitos operada por uma chinesinha habilidosa faz dezenas de biscotinhos que serão montados com o papelzinho da sorte ou receberão um recheio especifico antes de serem embalados, um processo manual e bem interessante.

A entrada na fábrica é grátis, mas para tirar fotografias é cobrado uma taxa de $0,50. Depois de provar os biscoitinhos, você provavelmente sairá com uma sacolinha de biscoitos.

4- Degustação de chás na Vital Tea Leaf

Degustação de chá na Vital Tea Leaf

Degustação de chá na Vital Tea Leaf

Minha parada preferida da China Town! A Vital Tea Leaf (1044 Grant Ave) é uma loja de chás que graças a seu divertido e carismático dono, um chinês figura, que faz absoluta questão de ser chamado de “Uncle” (Tio), conquista locais e turistas. A degustação de chás grátis, servidos quentíssimos e num copo pequenino vem acompanhado de histórias interessantes, sabedorias chinesas e possivelmente algumas lorotas inventadas pelo uncle. Sempre saio de lá com uma ou duas bolsas de chás diferentes. Os chás da Vital Tea não são baratos, mas são deliciosos e de altíssima qualidade. Se você curte chá de Jasmin, peça para provar o deles, impossível sair de lá sem uma bolsa.

O divertido "uncle" da Vital Tea Leaf

O divertido “uncle” da Vital Tea Leaf

Vá com tempo e preparado para ouvir as histórias !

Atenção: eles tem dois endereços e eu recomendo este: 1044 Grant Ave que é onde o uncle costuma ficar.

5- A esquina literária

Cruzamento da Broadway com Columbus

Cruzamento da Broadway com Columbus

A esquina das ruas Broadway & Columbus (quase esquina com a Grant) divide três bairros muito distintos: North Beach (o bairro italiano), Chinatown e o poderoso distrito financeiro. Além disso, foi alí pertinho, na Livraria City Book Lights e no seu vizinho café Vesuvio, que o movimento do Beatnik atingiu seu ápice. Assim, essa esquina comemora a junção das três culturas (americana, italiana e chinesa) brincando com palavras escritas nos três idiomas. Os livros pendurados no alto da rua remetem aos poetas do movimento Beatnik.

Chinatown - San Francisco IV

Bônus: além de ver de perto a junção de três bairros super interessantes, olhe pra cima e você verá um dos poucos murais de Banksy que ainda estão vivos na cidade. Legal pra caramba, não?!

E pra quem quiser saber mais sobre o Beatnik, o The Beat Museum (540 Broadway | aberto todos os dias das 10:00 às 19:00) fica alí pertinho e é bem interessante.

É só isso?
É claro que não. A China Town tem centenas de lojas de bugigangas, restaurantes de comida chinesa (em San Fran, os Dim Sum’s são especialmente bons), lojas de especiarias e muito mais. É só passear com calma e procurar bem porque você acha tudo o que quiser e um pouquinho mais.

Chinatown - San Francisco


Contrate um seguro viagem

Não esqueça de contratar um seguro viagem antes de sair de casa, afinal, apesar de não ser obrigatório para quem viaja pelos EUA, imprevistos acontecem, certo? Escolha um seguro com boa cobertura, que cubra tudo no ato, assim você evita aquela burocracia toda para ser reembolsado depois.

Um bom seguro vai muito além de cobertura hospitalar, por isso pesquise o que se encaixa no seu tipo de viagem (e que cabe no seu bolso). Recomendamos e usamos o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como comparador de seguros, apresentando o que há de melhor no mercado.

Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, animado pra conhecer a Chinatown?
Você que já conhece a Chinatown, alguma dica pra compartilhar com a gente?

 

Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Guarde este post no Pinterest!

chinatown

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Sabrina disse:

Olá,
Estou relatando minha viagem a California no meu blog, e como o seu blog foi fundamental no planejamento dessa viagem, estou linkando e mencionando seu blog la no meu post.
Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Super obrigada Sabrina,
Assim que voltar de viagem darei uma passadinha no seu blog.
Beijos

Avatar Joice disse:

Mari, td bem? Será que consigo fazer um dia o passeio pela ponte de carro + Marin Headlands + Sausalito na parte da manhã e à tarde Chinatown? à noite gostaria de ir ao espetáculo do Cirque du Soleil às 20h. Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Joice,
Deve dar sim. Meu único ponte de atenção é a neblina. Especialmente no inverno as chances de você não ver a ponte pela manhã são mais altas.
Beijos

Avatar Mylene Parisi disse:

Oi Mari, sou amiga da sua irmã, Adriana. Vasculhando a internet, achei seu blog e peguei várias dicas para montar meu roteiro pela Califórnia e Nevada. Acabei de voltar de lá com meu marido e nossa filha de 10 anos. As suas postagens foram super úteis!!!! Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Que ótimo Mylene! Super feliz que os posts ajudaram a viagem de vocês!
Beijos

Avatar carol disse:

estou morando em SF e amando a cidade !!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia Carol. Aproveite bastante!

Avatar Jairo disse:

Parabéns, adorei! Competente e agradável. Nota 10!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela vista e pelos elogios Jairo.

Avatar Thaisa disse:

ADOREIIIII esse post <3

mari vidigal mari vidigal disse:

Eba! Feliz que você tenha curtido <3!