Costa norte da Califórnia de carro: Melhores paradas entre San Francisco e Crescent City

Paisagens marcantes, praias paradisíacas, rochedos ponteagudos, e o melhor: pouquíssima gente! Prepare-se para se encantar com o litoral norte da Califórnia, uma viagem de carro recheada de cantinhos incríveis, e uma daquelas viagens que você vai lembrar para sempre.!

Costa de Mendocino na Califórnia
Costa de Mendocino – Norte da Califórnia

Nesse post detalharemos as melhores paradas da viagem entre San Francisco e Crescent City (fronteira com o Oregon) com dicas de onde ficar, melhores parques naturais e onde comer no caminho. Vamos nessa?

Costa norte da Califórnia de carro

Enquanto todo mundo fala do trecho sul da Highway 1, a incrível viagem de carro entre San Francisco e Los Angeles, pouca gente sabe que o trecho norte da rodovia mais linda da Califórnia é tão bonito e especial quanto o trecho sul.  

Jardim Botânico de Mendocino
Jardim Botânico de Mendocino, parada incrível

São tantas cidades lindas e pouco conhecidas, bosques de árvores gigantes, praias desertas e um visual tão exótico que quanto mais visito a região, mais vezes quero voltar. O segredo da costa norte da Califórnia é fazer boas escolhas nas paradas e ir com tempo para dirigir menos e curtir mais

Neste post você vai encontrar:

  1. Costa Norte da Califórnia: Mapa de todas as paradas
  2. Planejando sua viagem de carro pela Costa Norte da Califórnia
  3. Melhores paradas da Costa Norte da Califórnia
Fern Canyon no Prairie Creek Redwoods Statel Park
Fern Canyon no Prairie Creek Redwoods Statel Park

Costa Norte da Califórnia no mapa

Antes de começar a detalhar as melhores paradas da costa norte da Califórnia, resolvi colocar esse mapa completo detalhando o roteiro.

Logo de cara já dá para perceber que são muitas paradas e muitas possibilidades, arrisco dizer que esse é um roteiro que você vai querer repetir e reinventar.

Planejando sua viagem de carro pelo Norte da Califórnia

Comece em San Francisco e sem carro

Nossa viagem pela Costa Norte da Califórnia começa em San Francisco e sem carro. SF tem um sistema de transporte público ótimo, e (se você quiser) sempre dá para complementar com um Uber/ Lyft. Acredite, você gastar 1/5 do valor do aluguel + estacionamento do carro e evitar a chatice de estacionar na cidade.

Aqui nesse post eu explico em detalhes como se virar em San Francisco sem carro. Para se der bem na cidade a dica é ficar bem hospedado, e para te ajudar a escolher o hotel preparei um guia com as melhores pedidas de onde se hospedar em San Francisco.

Ponte Golden Gate vista dos mirantes de Marin Headlands
Ponte Golden Gate no final da tarde

Aluguel de carro na Califórnia

Para o aluguel de carro, uso e recomendo o buscador da Rentcars, um site que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem. Com ele você pode pagar em reais, sem iof e parcelar em até 10 vezes sem juros.

Minha dica é selecionar uma locadora grande (caso você tenha um problema na estrada, o suporte é sempre mais rápido) e reservar com antecedência para garantir o melhor preço.

Reserve seu carro com o melhor preço

Dirigir na Califórnia é bem tranquilo, e há sinal de telefone na maior parte do trajeto. Você vai tirar de letra

Veja também: Aluguel de carro na Califórnia

Quanto dias na Costa Norte da Califórnia

Essa é uma viagem de pelo menos 5 dias (sem contar os 3-5 dias de San Francisco), mas quanto mais tempo você tiver, melhor. Com muita pressa, até dá para fazer em três, mas você terá que deixar muita coisa linda para trás. Já fiz em dois dias e foi corrido a ponto de detestarmos a viagem, erramos feio no planejamento e você não deveria fazer igual.

Praia em Fort Bragg
Praia em Fort Bragg

Se você tiver 5, ou 6 dias melhor, poderá conhecer melhor as cidades pequeninas e parar nas praias (que são maravilhosas) sem medo de ser feliz.

Com 7 ou mais dias você poderá explorar bem a região do Redwoods National Park (na minha última viagem passei 7 dias inteiros por lá, mas com 2 já dá pra começar) e até encaixar paradas nas regiões vinícolas de Russian River ou Anderson Valley que são maravilhosas

Para quem segue até Portland ou Seattle, o ideal é alugar o carro em San Francisco, devolver em Seattle (ou Portland) e voltar de avião. Mas quem tem muito tempo pode voltar pelo centro do estado e conhecer a Rota dos vulcões na volta

Olhe bem antes de cruzar a estrada!

Infelizmente estaremos dirigindo do lado oposto a costa, assim, toda parada significa cruzar a pista. Antes de parar, veja se você tem espaço para fazer a conversão com segurança. Mas nenhum mistério quanto a isso, como eu disse, é super bem sinalizado e é fácil ver de longe as paradas para diminuir a velocidade e se preparar para entrar.

E sim, fazer esse roteiro de trás para frente, ou seja, de Crescent City para San Francisco é uma opção mais fácil.

Sugestão de roteiro de carro pelo litoral norte da Califórnia

Assumindo um roteiro de 6 dias, eu faria:

  • Dia 1: San Francisco – Point Reyes
  • Dia 2: Bodega Bay – Point Arenas
  • Dia 3-4: Mendocino
  • Dias 5: Humboldt State Park
  • Dia 6: Redwoods National Park

Com 5 dias você pode fazer o trecho Bodega Bay – Point Arenas com menos paradas e dormir apenas uma noite em Mendocino.

Melhores paradas da Costa Norte da Califórnia

1. San Francisco

Começaremos nossa viagem em San Francisco, uma cidade multi personalidade e com muita coisa legal para ver e fazer. No nosso roteiro San Francisco, indico o fazer na cidade em 3,4 ou 5 dias incluindo pontos turísticos como a ponte Golden Gate, o famoso bondinho de SF e outras dicas menos óbvias e que você vai adorar.

Dolores Park, gramadão maravilhoso com vistas bonitas da cidade. Ideal para Picnic
Dolores Park, gramadão maravilhoso com vistas bonitas da cidade. Ideal para Picnic

Parada no mirante da Golden Gate

Depois de pelo menos 3 dias em San Francisco, é hora de alugar um carro e explorar o norte da Califórnia.

Para se despedir da cidade com chave de ouro, daremos uma passadinha no meu mirante preferido. O Hawk Hill em Marin Headlands. São 3 mirantes com vistas espetaculares da ponte Golden Gate, e um dos meus faróis preferidos da Califórnia, o Bonita Light house (aberto somente as sextas, sábados, domingos e segundas das 12:30 às 15:30).

Ponte Golden Gate - San Francisco
Ponte Golden Gate – San Francisco

Quanto tempo demora?

A parada nos mirantes é relativamente rápida, mas a volta para chegar lá leva meia horinha sem trânsito. Durante a alta temporada, pode ser que você demore um pouco para estacionar. Caso você decida incluir a Bonita Light House na parada, considere umas 2 horas.

2- De San Francisco a Point Reyes

Muir Woods

Nossa primeira parada oficial é Point Reyes, mas quem tiver com bastante tempo, pode aproveitar para conhecer dois lugares que eu amo, e que ficam (quase) no caminho.

O primeiro é o Muir Woods, um parque recheado de Sequoias do tipo Red Woods (elas são mais compridas porém menos espessas que as sequoias que você encontra no Sequoia National Park ou no Yosemite National Park) maravilhosas. O Muir Woods tem muitas trilhas, sendo que a principal é acessível mesmo para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê. O parque é lindo e super vale a parada.

Muir Woods
Árvores do Muir Woods

Mt. Tamalpais

A segunda parada é igualmente especial, mas só vale a pena se o dia estiver sem nenhuma nuvem. O Monte Tamalpais, conhecido pelos locais como Mt. Tam, é uma montanha maravilhosa com vistas incríveis de toda a baía de San Francisco. Uma forma maravilhosa de se despedir da região.

Monte Tamalpais - Califórnia
Baía de San Francisco vista do alto do Monte Tam

Você pode dirigir até o topo, e se quiser uma vista ainda melhor, dá um pedacinho final a pé. Minha única ressalva é: quem costuma enjoar no carro vai sentir as curvas dessa estrada. Na dúvida, vá preparado.

Mirantes da Muir Beach

Terminada a sessão paradas extra, começaremos o roteiro pela costa norte da Califórnia de verdade. Assim como as trechos sul da Highway 1, a parte norte da estrada é repleta de mirantes e paradas incríveis e minha dica é, vá devagar e não economize nas paradas.

O primeiro grande destaque da Highway 1 norte são os mirantes da Muir Beach. O primeiro deles fica pouco depois da saída do parque Muir Woods. E é um mirante grande e bem sinalizado.

Pare, desça e dedique alguns minutos a essa vista LINDA!

Mirante da Muir Beach

Continue a estrada rumo a Stinson Beach, no caminho você passará por algumas dezenas de mirantes não tão bem demarcados quanto o que você acabou de parar.

Stinson Beach

A Stinson não é uma das praias mais bonitas do mundo (vista do alto do morro ela é bem mais fotogênica do que no cara-a-cara), mas é um dos lugares preferidos dos San Franciscanos para curtir o verão.

As águas aqui são um pouquinho mais quentes do que no resto da baía e como a praia é uma das melhores e mais próximas da cidade, ela acaba bombando. Assim, vale dar uma passadinha rápida para entrar no clima e mergulhar o pézinho na água gelada antes de tocar viagem.

Há alguns cafés e restaurantes na região para quem quiser aproveitar e almoçar. Park Side Café (43 Arenal Ave, Stinson Beach e Breakers Café ( 3465 CA-1, Stinson Beach) são dois clássicos da região.

Stinson Beach

Praia de Bolinas

Um pouquinho mais adiante está a praia de Bolinas, quem brincar de se perder no bairro vai se deparar com uma vista parecida com essa daqui:

E quando a gente erra o caminho e dá de cara com isso? | Imagem: Danielle Barg

Um visual exótico com uma lagoa de água salobra de um lado e o oceano no outro. O visual muda um pouquinho conforme a maré, mas as vistas sempre entregam!

Point Reyes Station

Por fim chegamos a Point Reyes, uma cidade gracinha e com MUITA coisa bacana para fazer.

Onde dormir:

A região de Point Reyes tem várias opções de hotéis charmosos como famoso Olema’s House, e a opção bem legal de se hospedar em um chalé dentro de uma fazenda de Ostras, os chalés são super charmosos mas se esgotam com muita antecedência.

Quer uma opção econômica? O HI de Point Reyes tem chalés com até 4 quartos, quartos de família, e a opção de dormitório compartilhado (estilo Hostel) que é bem legal pra grupos de amigos.

Farol de Point Reyes
Farol de Point Reyes
Quantos dias:

Se você fez todas as paradas sugeridas nesse post, você chegará em Point Reyes no final do dia e talvez precise de mais uma manhã para explorar o Point Reyes National Seashore.

Em um dia dá para explorar o básico, mas em dois dias dá para descobrir muita coisa legal e curtir a região como os locais.

O que fazer:

Point Reyes é um lugar bem natureza. E os principais atrativos do lugar são as caminhadas e trilhas, passeios de caiaque e cavalgadas. Para quem gosta de caminhar, algumas sugestões que já testamos e gostamos.

  • Point Reyes National Seashore: Um parque MARAVILHOSO repleto de animais selvagens, praias bonitas e vistas maravilhosas. Prepare-se para ver vários tipos diferentes de antílopes, e durante o inverno, baleias e elefantes marinhos)
  • Earthquake Trail: Uma trilha que começa no Visitor center de Tomale’s bay e te leva bem perto do epicentro do terremoto de 1906, um dos maiores da história da cidade. Impressionante ver a destruição causada.
  • Point Reyes Lighthouse: Um farol em operação desde 1870. O farol é mega fotogênico, e um lugar incrível para avistar baleias durante o inverno
  • Elefantes marinhos de Point Reyes: Uma trilha que chega relativamente perto dos grandalhões. Quem já fez o trecho entre Carmel e Santa Bárbara pode pular essa trilha
  • Naufrágio de Point Reyes: Parada linda e que rence fotos caprichadas. O naufrágio é acessível a partir do estacionamento da Inverness Store (12784 Sir Francis Drake Blvd, Inverness)
  • Alamere Falls (trilha de 20 Km) com uma cachoeira que desagua na praia no final. Especialmente linda durante a primavera. O percurso leva cerca de 5 horas, vá bem preparado.
Point Reyes - Praia
Para comer:

Outro programa bem comum entre os locais é comprar e devorar Ostras na Tomales Bay Oyster Company (5479 Highway One Marshall), você compra a ostra, a faca e come com os amigos na praia sem a menor cerimônia.

Para algo mais bonitinho a pedida é o Hog Bay Oyster Company (20215 Shoreline Highway, Marshall)  – que tem, inclusive, duas filiais em San Francisco.

Não sou chegada a ostra, mas tenho amigos tão enlouquecidos por ostras que fazem questão de ir para Tomales Bay come-las ostras pelo menos duas vezes por ano. O esquema é divertido e descontraído.

3- Bodega Bay a Point Arenas

Nosso segundo trecho de viagem vai de Bodega Bay a Point Arenas. Quem mora na Bay Area e quiser pular a primeira etapa pode colocar o GPS direto para Bodega Bay

Bodega Bay

Bodega Bay, uma cidade que não tem um centrinho específico, ela é toda espalhada. Um pedacinho aqui, outro ali, e quando você menos percebe, a cidade acabou.

Bodega Bay - Califórnia

Para os Fãs de Hitchcock, porém, vale mencionar que Bodega Bay é onde o filme “Os pássaros” foi filmado.

O complexo The Tides Wharf (835 Bay Hwy, Bodega Bay), onde algumas das cenas mais importantes do filme foram gravadas, continua no mesmo lugar, mas foi tão reformado que ficou irreconhecível. De qualquer forma, é um lugar super bacana e é um lugar ótimo para parar e comer.

Já provamos e aprovamos o restaurante, a lanchonete, mini mercado (com queijos e vinhos incríveis) e a doceria deliciosa. Peça a tortinha de limão com frutas vermelhas que vale a pena! Também há um hotel no local, o The Inn at the Tides que é super bem avaliado

Torta de limão - Bodega Bay
Minha Torta de limão com framboesas!

Para um picnic especial.

Compre seu picnic no mercadinho do The Tides, e devore alguns quilômetros para frente, num dos mirantes ou praias desertas do Sonoma State Park. #VemComigo

Locações do Filme Pássaros de Hitchcock

De volta as locação de pássaros, duas locações que continuam intactas são a “The Potter School (17110 Bodega Lane)”  e a “St. Theresa’s church” (17242 Bodega Hwy, Bodega). Só recomendo a segunda parada para quem é muito fã já que você terá que fazer um desvio de 7km para chegar nela

Onde comer em Bodega Bay

Outra pedida certeira em Bodega Bay é o Terrapin Creek (1580 Eastshore Rd, Bodega Bay | Uma estrela Michelin), o local combina um café super fofo com poltronas confortáveis decorado com pinturas no estilo mexicano com um restaurante que tem uma estrela Michelin. Adoramos o café e meu cházinho estava uma delícia.

Onde dormir

Bodega Bay também é uma opção legal de pernoite para quem preferir passar batido por Point Reyes e ganhar umas horinhas de estrada. Algumas boas pedidas na região são:

  • Valley Ford Hotel: um hotel histórico super estiloso e com um custo x benefício bem legal
  • The Lodge at Bodega Bay: Um clima bem gostoso para uma viagem de casal com direito a fogueira, vistas da baía e jacuzzi.
  • The Inn at the Tides: O hotel fica bem em frente do complexo do The Tides, basta atravessar a estrada. possui quartos amplos e um complexo de lazer com piscinas. É muito bem avaliado (nota 8,1 para mais de 1000 avaliações no Booking.com)
Quanto tempo?

Bodega Bay é uma parada rápida, perca o menor tempo possível para passar mais tempo na estrada e para poder parar mais vezes.

Sonoma Coast State Beach

Passando Bodega Bay começa uma das minhas partes preferidas da estrada. O trecho do Sonoma Coast State Beach se estende por pouco menos de 30 km, e é maravilhoso. A estrada ganha um aspecto mais curvo e os penhascos esbanjam beleza. Um mais bonito que o outro.

Costa de Sonoma no litoral norte da Califórnia
Salmon Creek em Sonoma Coast

Faça esse trecho com calma e sem economizar paradas. São muitas, e todas muito bem sinalizadas. Geralmente você vai encontrar algo muito parecido com isso: um “bolsão” que sai da estrada com vagas para os turistas estacionarem, e um amplo espaço para se deliciar com a vista. Dá para perder uns bons minutos olhando as fortes ondas quebrando nas pedras.

Sendo assim, não necessariamente precisa parar nas paradas que indiquei, pare nos pontos que achar mais legais e onde estiver mais propício.

Atenção surfistas: Esse é um dos lugares mais perigosos para surfar na Califórnia. As ondas mudam de tamanho e de direção do nada, e suas chances de dar de frente com um rochedo são altas. Muito cuidado ao escolher onde surfar.

Algumas paradas em Sonoma Coast:

Salmon Creek State Beach

Uma praia bonitinha onde o Riacho “Salmon” desagua. Bem fotogênico e vale a parada pra começar a esquentar. Para os surfistas, um dos picos de surf mais seguros da região. Se comparada com o Brasil, a praia é mais ou menos.

Arched Rock Overlook

Um trecho bem bonito onde dezenas de pedregulhos de tamanho considerável tomam conta da costa. Vale a pena parar no mirante, e nas outras paradas que surgirem pelo caminho

Carmet Beach

Um praia bonitinha em meio aos pedregulhos. Um cantinho gostoso para relaxar.

Você vai encontrar mil motivos para parar na Highway 1. Uma delas é a Carmet Beach! | Imagem: Danielle Barg
Portuguese Beach

Uma praia maior, e bem querida pelos locais. A cor da areia nem é tão bonita. Eu passaria batido.

Duncans Point

Essa é outra parada que vale a pena e que me deixou de boca aberta pelo contraste de cores. A vegetação da Califórnia é muito específica, com cores que vão do laranja ao roxo. Tudo isso combinado com a diversidade de tons de azul do oceano…aí já viu, né? Haja espaço no celular para tanta foto!

A vegetação do litoral californiano é uma atração à parte: muitas cores! | Imagem: Danielle Barg
Duncan’s Cove

Um ponto bem bonito e com pequenas trilhas para caminhar. Recomendo a parada.

Highway 1 - Norte da California

E para a turma do picnic…

Escolha uma parada bonita, de preferência com mesa de picnic e mande ver! Algumas paradas com mesas de picnic: Rock Point, Duncan’s Landing e Writer’s beach.

Highway 1 - Norte da California
Curvas da estrada!

Jenner

Nossa próxima parada, Jenner, também conhecida como Jenner-by-the-sea, sempre que passo pela região me pergunto: porque não vim com mais tempo?

Jenner by the Sea
Jenner by the River

Em Jenner as águas calmas do Russian River (queridinho dos locais para driblar o calor do verão) se encontram com as águas do mar e para completar o cenário, uma colônia de leões marinhos preguiçoso habita o local. A foz do rio é linda, um delicia para remar com stand up paddle e especialmente fotogênica do alto da estrada.

Goat Rock State Beach

Para chegar na Goat Rock State Beach siga as placas com cuidado. A entrada é escondida e fica ANTES da ponte. Você será presenteado com duas praias lindas divididas por uma península e um acesso ao rio. As águas do mar são bravas e geladas portanto, entre com cuidado. Já o rio é bem tranquilo, muito mais quente e perfeito para explorar com caiaque ou SUP.

Jenner Beach

Para avistar a colônia de leões marinhos do alto, a melhor pedida é a Jenner Beach. Entre março e junho é a estação de reprodução e você verá muitos bebês.

Onde comer e onde ficar em Jenner

O restaurante River’s End (11048 CA-1 Jenner) tem vistas espetaculares da baía. Confira os horários de funcionamento e reserve com antecedência.

Para se hospedar a dica é o Jenner Inn, um bed & breakfast aconchegante e com vistas preciosas da região. Chegue a tempo para o pôr do sol, a experiência é linda.

Fort Ross

A próxima parada oficial (a regra do achou bonito, parou continua valendo) é o Fort Ross, uma das construções históricas mais lindas da Califórnia.

Forte Ross - Califórnia

Trata-se da reconstrução do antigo forte de 1812 construído pelos Russos, na época em que eles dominavam esse pedacinho da Califórnia. Foi só em 1850, após a guerra com México, que esse trecho da Califórnia integrou os Estados Unidos.  

O local visa preservar a história e os costumes russos vividos no local, conta com um museu excelente e com uma igrejinha de madeira linda. A visita ao Forte leva entre 1 e 3 horas dependendo do quanto você está disposto a andar, e do quanto de informações você deseja ler e absorver. O lugar é lindo, lindo mesmo e rende belas fotos. Vá com sapato confortável.

Cachorros & comida

Entrada de cachorros não é permitida e apesar de haver mesas de picnic, a lojinha do Fort Ross não vende absolutamente NADA de comer. Traga lanchinhos ou piquenique.

Cemitério Russo

Para quem se interessa por história, o cemitério fica alguns quilômetros antes do Fort Ross. Nós passamos batido e ficamos com preguiça de voltar.

Paisagens da Highway - Norte
Paisagens da Highway 1 North no rumo a Point Arenas

Salt Point State Park

Este parque de 5 milhas tem três entradas e várias opções de trilha. Gu e eu vacilamos e acabamos passando o último estacionamento, que é onde fica o mirante para a Sentinel Rock (uma subidinha boa, mas que promete ter vistas lindas) e a Fisk Mill Cove, uma pedra toda furada que parece colmeia de abelha (como sou louca por pedras, queria ter caminhado por lá). Nós deixamos para uma próxima, mas se alguém fizer a caminhada e quiser dividir com a gente o que achou, vou adorar saber mais!

Sea Ranch

Entre o Salt Point e Guelala há um trecho da estrada SUPER bonito dominado por casas de madeira com uma arquitetura super legal e pelo Sea Ranch Lodge, um hotel boutique bem bacana.

Passar um final de semana no Sea Ranch é um programa bem gostoso para famílias da Bay Area e há muitas casas lindas para alugar por lá. As praias do condomínio são lindas, mas só acho que vale a parada para quem se hospedar por lá

Uma das praias do Sea Ranch
Uma das praias do Sea Ranch
Para comer

Essa também é uma boa parada para comer, há dois restaurantes por lá o The Café (aberto das 8:00 às 16:00) e o The Dining Room (17:00 às 21:00), ambos com vistas para o mar. Eles são sua melhor pedida até chegar em Point Arenas.

Sea Ranch Chapel

Além das visitas lindas, vale para na Sea Ranch Chapel, um lugar para meditação, ou oração que tem uma arquitetura bem interessante.

Formas organicas de madeira e de pedra, com o interior decorado por vitrais coloridos, piso estampado com pequenos mosaicos, e um teto que parece torcer para o alto. A capela é bem diferente de tudo o que você já viu, e a energia é bem gostosa.

Sea Ranch Chapel: uma capela linda
Sea Ranch Chapel: uma capela linda

Gualala

Se você percorreu o trecho entre Bodega Bay e Guelala com calma, chegará em Guelala perto do fim do dia. Gualala é a maior cidade entre Bodega e Mendocino e tem algumas opções de hotéis simples bom preço, além opções de camping na margem do rio.

Gualala - Califórnia

Gu e eu passamos batido pela cidade, mas curtimos a vibe família do lugar. Fomos impactados pela arquitetura no estilo Russo do St. Orres e pelos dinossauros de ferro da Gualala Nursery.

O que fazer em Gualala

Estão na nossa lista para uma próxima viagem o Gualala Point regional Park, um parque maravilhoso com praia boa e muita natureza. Uma opção bem família que fiquei com bastante vontade de visitar, fazer caiaque no Gualala River e um jantar no St. Orres.

Onde ficar em Gualala

As opções mais bem avaliadas em Gualala são o Surf Inn, que é simples porém ultra bem localizado e limpo, e o Gualala Country Inn, que é o típico hotel de beira de estrada americano, bom para dormir uma noite antes de pegar estrada no dia seguinte.

Point Arena

Nossa próxima parada é Point Arena, uma cidade pequenina, porém super fofa. A highway 1 passa dentro da cidade, e se tornando a Main street, ou rua principal de Point Arena.

Onde comer em Point Arena

Ali, não deixe de provar um doce DIVINO do Franny’s Cup & Saucer (213 main street, Point Arena), a dona dessa simpática padaria trabalhou muitos anos no Chez Panisse, um dos restaurantes mais famosos da Califórnia. Os doces são lindos, deliciosos e a lojinha é uma graça.

Point Arena Light house

Terminada a comilança, siga até o farol Point Arena Light House (aberto 10:00 – 15:30 e no verão até às 16:30 | Ingresso: $10 por pessoa | crianças menores de 6 anos não podem subir), esse é o farol mais alto da Califórnia e um dos poucos que permite subida na torre.

Farol de Point Arenas - Califórnia
Farol de Point Arenas

O farol de Point Arena foi construído em 1870, mas foi destruído em 1906, quando um dos maiores terremotos da história da Califórnia atingiram a região. Por ficar bem próximo da falha de San Andreas, a destruição foi grande. Mas ele foi reerguido e, desde 1908.

Na entrada, você encontra um pequeno museuzinho e, se curte interessa história, poderá aproveitar as informações do tour guiado. Para mim, a graça mesmo foi subir! As escadas em formato de caracol levam até o topo do farol e, de lá, você vai conseguir ver o oceano em toda sua amplitude.

Para subir prepare-se para encarar centenas de degraus em forma de caracol. Juro que a vista vale a pena!

Os arredores do farol

O pedaço de costa que margeia o farol é super bonito e merece uma boa parada para fotos, o Stornetta public Lands tem formações rochosas bem desgastadas pelo impacto das ondas, e que formam uma espécie de linha no oceano, são mais de 3 Km de costa e uma diversidade de paisagens bem interessante. O farol no fundo deixa as fotos ainda mais caprichadas.

Point Arena Pier

Se você estiver na região no horário do pôr-do-sol, não pense duas vezes e adiciona uma parada no Point Arena Pier (810 Port Rd, Point Arena). Por uma dessas belas coincidências da vida, chegamos por lá exatamente no fim do dia, e olha que presente que ganhamos.

Pôr-do-sol em Point Arena | Imagem: Danielle Barg

Dá para passar um bom tempo ali meditando, olhando o mar e observando o poder da natureza. Dá gosto também ver os corajosos surfistas enfrentando aquelas ondas – como se não bastasse o monte de pedra e a água gelada.

Onde ficar em Point Arena

Point Arena não decepciona no quesito hospedagem, há apenas 2 hotéis listados no booking.com e ambos são muito bem avaliados.

Adorei o estilo do Wildflower Boutique Motel, que tem quartos simpáticos decorados com a temáticas de flores silvestres e café da manhã incluso na diária.

E o caprichado Wharf Master’s Inn, que tem quartos confortáveis com vistas do oceano, e a opção de quartos com lareira, jacuzzi e banheira de hidromassagem.


Opção de conhecer o Anderson Valley

Aqui você tem outra oportunidade de escapar da rota e desvendar uma região vinícola pequena porém super acolhedora. O Anderson Valley tem 15 milhas de extensão e dezenas de vinícolas fofas. O desvio para região leva pouco mais de 20 minutos, e é feito por uma estrada divina e rodeada de Redwoods, a Hwy 128, que já é a estrada das vinícolas.

Anderson Valley - Califórnia

No post de Anderson Valley dou detalhes sobre a região, dicas de vínicolas e de onde ficar na região.


Little River

Continuando pela costa da Califórnia, passaremos por três cidades bonitas Little River, Mendocino e Fort Bragg, uma bem pertinho da outra. Todas essas cidades tem opções charmosas de pousadas, restaurantes caprichados e paisagens lindas. Recomendo que você durma pelo menos uma noite na região.

O que fazer em Little River

O Van Damme State Park é desses parques que tem uma natureza bem selvagem, com trilhas repletas de árvores e samambaias.

O parque tem um cânion de samambaias, acesso ao mar e uma floresta anã (parece estranho, mas é bem legal e super bem explicado nas trilhas) e para vê-la você pode optar um calçadão acessível que demostra um pedacinho dessa floresta, ou uma trilha de 6Km que recorta a floresta e passa por um lindo cânion de samambaias. O parque também possui acesso a uma baía protegida onde é possível passear de caiaque.

Onde ficar em Little River
  • Heritage House & Spa: quartos maravilhosos com vistas privilegiadas do mar, praia privativa linda e atendimento de primeira. O hotel tem uma pegada romântica e não vai te decepcionar.
  • Little River Inn: Pousada charmosa com vistas lindas do mar e um excelente restaurante dentro do hotel. Um refúgio junto a natureza.
  • Mendocino Farm: Hotel fazenda aconchegante com quartos amplos e bem iluminados e um café da manhã gostoso incluído na diária.

4 – Mendocino

Minha paixão. Uma das cidades mais fofas e cheias de personalidade da Califórnia. A cidade é minúscula, um quadradão de 8 blocos por 8 blocos rodeada por rodovia e mar, repleta de prédios históricos e casas como as de antigamente. Linda demais.

Centrinho de Mendocino na Califórnia
Centrinho de Mendocino

O que fazer em Mendocino:

Passear pelo centrinho

O centrode Mendocino é uma graça e está repleto de lojinhas fofas, e pequenos restaurantes. Dê uma boa volta pelo centro e não deixe de passar na Ford House, uma casa de 1854 toda construída de madeira do tipo Redwood que hoje serve de museu e de centro de visitantes. A estrutura da casa é impressionante.

Outra casa antiga que foi transformada em museu e que merece ser visitada é a Kelley House, de 1861 e que tem tour temático com guias vestidos com roupas de antigamente.

Ainda no centro, procure e fotografe o maior número de torres de madeira que você encontrar, essas torres fotogênicas, são sobreviventes da época em que Mendocino tinha mais de 34 delas.

Mendocino também tem muitas lojinhas que valem a parada:

  • Mendocino Jams & Preserves (440 Main Street) uma lojinha de geléias deliciosas.
  • Mendocino Chocolate Company (10483 Lansing St): é super bonitinha, e um ótimo lugar para adoçar a vida
  • Gallery Bookshop (319 Kasten Street St 270) uma livraria linda e que tem um bichano maravilhoso e super manso de mascote oficial. Para quem curte ler é uma parada super bacana

Mendocino Headlands State Park:

 A costa de Mendocino é linda, e é toda recortado por morros e falésias, desenhados com flores silvestres e enfeitados com o azul do oceano. A paisagem muda a cada curva, e parece sempre mudar para melhor. Este pequeno trecho da costa tem 4 parques estaduais diferentes.

Visitamos o Mendocino Headlands State Park, que fica quase dentro da cidade e é super bonito.

Costa de Mendocino

A graça aqui é dirigir, encontrar um lugar bonito, parar e caminhar. As trilhas são curtas e as vistas das falésias compensam cada passo.

Outros parques que não conhecemos, mas que prometem ter paisagens tão exóticas quanto o Mendocino Park são o Russian Gulch State Park e o Jug handle State Reserve.

E para quem gosta de faróis, Mendocino tem um farol pequenino, o Point Cabrillo Light Station, que também ficou na nossa lista para uma próxima empreitada.

Onde comer em Mendocino no norte da Califórnia

  • Trillium Cafe: O restaurante é uma graça e tem um dos pátios e jardins mais gostosos da cidade. Comemos uma saladinha gostosa (porém pequena para quem tá com fome) e uma costelinha com molho barbecue e milho. Adoramos sentar do lado de fora.
  • Heritage House: Um dos nossos hotéis preferidos da região tem um restaurante que merece a visita.

Onde se hospedar:

  • Agate Cove Inn: Este hotelzinho charmoso tem vistas lindas para o mar, quartos confortáveis com banheira de hidromassagem e um café da manhã delicioso incluso na diária.
  • Headlands Inn Bed & Breakfast: Uma pousada charmosa, ultra bem avaliada, com jardins bem cuidados e quartos confortáveis. Um café da manhã caprichado está incluso na diária. O custo x benefício é ótimo.
  • Seagull Inn: Pousada pequena e cheia de personalidade, quartos confortáveis, equipe muito gentil e um café da manhã delicioso incluso na diária.

Vale também olhar as três opções de Little River, que ficam coladinhos em Mendocino e são maravilhosas, o Heritage House & Spa, Little River Inn e Mendocino Farm.

Fort Bragg

A vizinha de Mendocino tem um passado de bases militares e extração madeireira, por sorte ainda restaram mais redwoods gigantes do que habitantes por lá. A cidade também tem uma costa caprichada com praias lindas e rechedos pontiagudos, um dos jardins botânicos mais lindos da Califórnia e um passeio de trem histórico e super divertido.

Jardim Botânico de Mendocino

O que fazer:

  • Mendocino Coast Botanical Gardens M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Repleto de árvores lindas, flores coloridas e vistas incríveis da costa.
  • Skunk Train: um passeio de trem histórico que encanta gerações de visitantes. As vistas são lindas e a experiência vale super a pena.
  • Rail Bikes: A experiência de pedalar bikes duplas pela linda estrada férrea. Ainda não testei o passeio, que é caro pra caramba, mas amigos que fizeram adoraram.
  • Glass Beach: Essa praia repleta de cristais de vidro coloridos é fruto de um grave descuido humano. Durante 1906 – 1967 a praia servia de deposito de entulho para indústrias locais. A praia foi limpa, e o vidro que sobrou foi desgastado pelo oceano formando bolas redondinhas e super bonitas. Hoje a praia se transformou em atração turistica e a graça é coletar pedrinhas coloridas para guardar de “recordação”. A melhor hora para visitar a praia é pela manhã, ou no final da tarde, com a maré baixa as pedrinhas de vidro ficam mais evidentes.
Glass Beach - Fort Bragg
  • Sea Glass Museum (303 N Main St Ste F, Fort Bragg): Para quem se interessar mais sobre a história da Glass Beach, a cidade tem um museu privado, dedicado ao assunto e aos achados da praia. Não visitei.
  • Historic Redwood: Uma árvore Redwood recortada que permite que os visitantes vejam ascamadas de uma sequoia milenar, e a quantidade de anos e de história que tem uma árvore desse porte.
  • MacKerricher State Park: Esse parque lindo começa na Glass Beach e segue serpenteando a costa. Um trechinho repleto de trilhas e praias muito bonitas.
Praia em Fort Bragg
MacKerricher State Park

Onde comer:

  • North Coast Brewing Company ( 444 N Main St, Fort Bragg): Pra quem curte cerveja a dica é um jantar descontraído na cervejaria da cidade. Nós pedimos uma pizza ótima e para acompanhar, uma degustação com 21 mini cervejas diferentes. Adoramos a experiência.
Degustação de cervejas - Fort Bragg
  • Cowlick Ice Cream (250 N Main St, Fort Bragg): A sorveteria mais tradicional da cidade, tem uma fila enorme na porta e dezenas de sabores diferentes. Tomei uma casquinha de framboesa com pedaços de chocolate que estava deliciosa
  • Silvers at the Wharf (32260 N Harbor Dr, Fort Bragg): um restaurante bem tradicional que fica em um píer, o que confere aquele clima delicioso de “restaurante de praia”. Durante o dia a vista deve ser bem bonita, porém, fui para o jantar. Estava bem lotado, a impressão que deu é que boa parte dos moradores locais curtem comer por ali. Mas apesar da “muvuca”, a espera não demorou mais do que 20 minutos, e pude aguardar no bar tomando uma cerveja. Pedi um prato com bacalhau que estava absolutamente delicioso. Se você não é fã de peixes ou frutos do mar, fique tranquilo que também encontrará opções de hambúrgueres, massas, pratos com frango, carne e muitas outras alternativas.
  • EggHeads (326 N Main St, Fort Bragg): um restaurante pequenininho mas bem tradicional e acolhedor. Pedi eggs benedict com batatas que realmente serviram como um almoço! Se você pedir o café de coador (que não tem muito a ver com o brasileiro, mas tem seu valor), vai poder tomar à vontade. Sempre que as garçonetes avistam as xícaras vazias já se prontificam a completar sem você nem mesmo pedir. Isso é uma coisa bem americana mesmo. 

Onde se hospedar:

Fort Bragg tem uma estrutura hoteleira maior e consideravelmente mais barata que as vizinhas Little River e Mendocino.

Algumas das opções mais bem avaliadas são:

5 – Legget, Humboldt State Park e Eureka

Deixando o clima de romance para trás e a costa da Califórnia um pouquinho de lado, chegou a hora de explorar a região das árvores gigantes da Califórnia. Passaremos por dentro de uma sequoia gigante e veremos centenas de sequoias do tipo Redwoods (as mais altas do mundo) tanto na Avenida dos Gigantes quanto no Redwood National Park.

Leggett

Nossa jornada pelas árvores gigantes da Califórnia começa em Legget onde faremos uma parada no Drive Thru Tree Park (67402 Drive Thru Tree Road | entrada $15 para carros e $10 para motos ou pedestres) onde você terá a chance de passar por dentro de uma sequoia do tipo Redwood que apesar de não ser tão larga quanto as sequóias do Sequoia National Park, é larga o suficiente para passar um carro.

Viagem pelo Norte da Califórnia
Viagem pelo Norte da Califórnia

A Chandelier Tree ou árvore Castiçal é impressionate, ela tem quase 90 metros de altura, e mesmo com o enorme buraco no centro contínua vivíssima. Tirar uma foto dentro do carro e passando no meio da árvore é bem legal.

Atenção: em feriados prolongados a fila para passar por dentro da árvore chega a ultrapassar uma hora de espera. Chegue cedo, ou estacione do lado de fora e dê um passeio pelo parque. Esperei mais de uma hora e achei uma parda de tempo tremenda, acho que vale uma espera máxima de un 20 minutos.

Humboldt State Park: dirigindo pela avenida dos Gigantes

A Avenida dos Gigantes é uma avenida paralela a Hwy 101 e envolta de redwoods gigantes. O trajeto tem 49 Km é quase todo plano com direito a curvas lindas e muitos bosques que merecem ser explorados. A sensação é de dirigir em um túnel gigantesco de árvores imensas. E é aqui que ficam as árvores mais altas da Califórnia e do mundo.

Avenida dos Gigantes - Califórnia

Reserve pelo menos 1 dia inteiro (se tiver mais tempo melhor) para explorar as árvores e curtir essa região linda. Benbow e a vizinha Garberville são as melhores bases de hospedagem na região:

Onde ficar na Avenida dos gigantes

Tenho duas dicas de hospedagem bem legais e bem pertinho do Humbold State Park, o Benbow Historic Inn, um hotel histórico super charmoso e que vai render uma estadia memorável e fotos bem lindas. Sem dúvida a hospedagem mais caprichada da região.

Outra pedida bem diferente e muito legal é o Glamping in The Redwoods. Uma tenda com jacuzzi no meio do mato, uma experiência raíz.

Para quem não quer cacifar o Benbow Historic Inn, e não topa o esquema de Glamping há hotéis bem medianos na região como o Best Western de Garberville e o Dean Creek Resort. Não espere muito deles, hein?!

O que fazer na Avenida dos Gigantes

Minha primeira dica para explorar a Avenida dos gigantes é dar uma paradinha rápida no Humbold Redwoods State Park Visitor Center poucas milhas após a entrada do parque. O local recebe os visitantes com cafézinho de coador na faixa, pequenas exibições da fauna local, uma árvore fatiada que demonstra como a idade das árvores pode ser contada pelos anéis que se formam em seu interior e guardas florestais sorridentes que dão dicas de trilhas e paradas.

Humboldt Redwoods State Park, a famosa Avenida dos gigantes
Redwood oca no Humboldt Redwoods State Park

California Federation Women’s Clubs Grove (milha 3 da Avenue of Giants)

Localização: cerca de 3 milhas do Visitor Center

Aqui não há bem uma trilha mas sim um espaço lindo para caminhar, observar algumas raras redwoods albinas, e a enorme lareira construída em 1933 para celebrar a particição da liga feminina na conservação das Redwoods.

No verão essa parada também serve de ponto de acesso para nadar no Eel River, no inverno o acesso do bosque fica fechado e você terá que parar no acostamento (o que foi tranquilo mesmo com nosso trailer gigante) e caminhar alguns metros.

Founder’s Grove (milha 20.5 Avenue of the Giants )

O bosque mais famoso do parque é um verdadeiro espetáculo. A trilha completa tem cerca de 800 metros e passa pela árvore gigante caída Dyerville, ela tinha 110 metros de comprimento, 15 metros de diâmetro e cerca de 2000 anos de idade.

Founder's Grove no Humbold State Park
Founder’s Grove no Humbold State Park

A trilha é tranquila com direito a “cavernas de árvores” que deixaram nossos filhos encantados, raízes impressionantes e muitas oportunidades fotográficas lindas.

Rockfeller Forest (Saída para a Matole Road – Milha 20.6 da Avenida dos Gigantes)

Quem fez essa visita foi nossa colunista Dani Barg que contou:

É bem difícil encontrar a entradinha do estacionamento e nem mesmo o Waze nos salvou (aliás, o sinal de telefone não é grande coisa). Para encontrá-lo tivemos que perguntar para alguns dos poucos turistas que estavam andando por ali e passar umas três vezes, com o olhar bem atento, para encontrar o local.

Confesso que nessa hora eu já estava até com medo de fazer a trilha: “se foi difícil achar o lugar de parar o carro, não tenho dúvida vou me perder a pé nessa floresta!”, pensei. Mas como todos os parques que visitei nessa viagem, esse também tem trilhas muito bem orientadas. É só seguir o caminho “aberto pelo homem” que não tem erro.

Você vai fazer um círculo e voltar para o lugar de onde partiu. Além disso, a maior parte é plana e o nível de dificuldade é bem baixo. A sensação de andar no meio das árvores é incrível. Não tenho dúvida que valeu a pena todo o empenho para encontrar o estacionamento!

Ferndale: uma cidade de casas vitorianas

Ferndale é cidadezinha fofa repleta de casinhas vitorianas lindas e palco de uma das corridas mais engraçadas do estado, a Kinetic Sculpure Race, uma corrida de engenhocas (tipo bicicleta maluca/carrinhos com roda de bicicleta) que acontece todos os anos no feriado de memorial day. “As maquinas” precisam aguentar areia, solo e mar para vencer a competição. Assistir é uma verdadeira festa!

O centro de Ferndale é pequenino, uma rua principal que contém algumas das casas vitorianas mais lindas da Califórnia, e que sobreviveram o terremoto de magnitude 6.4 que chacoalhou toda a região em dezembro de 2022.

Casa Vitoriana em Ferndale na Califórnia
Casa Vitoriana em Ferndale na Califórnia

Recomendo duas paradas:

Mind’s Eye Manufactury (393 Main St, Ferndale): um café criado por dois artistas locais que serve cafés e chás locais em cerâmicas criadas por uma artista da região e assa seus próprios quitutes diariamente. O ambiente aconchegante ainda conta com um calendário de experiências como xilogravura, aulas de violão clássico e entre outros.

Tuya’s (553 Main St, Ferndale): Um restaurante mexicano descontraído e delicioso. Pratos saborosos são servidos em mesas comunitárias dentro de um salão decorado com murais coloridos. A comida estava bem gostosa.

Quer aprender um pouco de história local? A pedida é o Ferndale Museum (515 Shaw Ave, Ferndale) com fotos da época vitoriana e uma coleção de objetos de época. Não visitamos.

Onde ficar em Ferndale na Califórnia

Uma das graças de se hospedar em Ferndale é dormir um dos Inn históricos em construções vitorianas lindíssimas. Tenho duas recomendações bem especiais:

Victorian Inn: Um edifício lindo na rua principal da cidade, cujo interior também vai te surpreender. Os quartos, um diferente do outro, tem papel de parede combinando com o endredom. Uma graça! O café da manhã está incluso na diária.

Gingerbread Mansion: Mansão histórica e cheia de charme e que proporciona uma experiência de hospedagem bem especial. São poucos quartos, todos com decoração de época e um super café da manha incluso na diária.

Eureka

Nossa próxima parada é Eureka, a maior cidade da costa norte da Califórnia, e um bom lugar para pernoitar.

Eureka - California
Board Walk de Eureka. Repare na casa bonitona lá no fundo

Seu centro pequenino tem várias lojinhas, galerias e restaurantes bacanas e alguns prédios bem interessantes como o do Arley Center (412 G Street) que tem uma fachada maravilhosa, repleta de detalhes arquitetônicos diferentes, um interior super bonito e um mural lindo na parte de trás. O local recebe shows de dança, apresentações de teatro e pequenos musicais.

Eureka - California
Mural no Arley Center em Eureka
O que fazer em Eureka
  • Passeio pelo centro da cidade: Alguns lugares que gostei de visitar no centro foram as livrarias Eureka Books (426 2nd St, Eureka) para comprar livros. A fachada colorida rende fotos instagramáveis.
  • Romano Gabriel Sculpture Garden (315 Second Street) um pequeno espaço que expõe o “jardim de madeira” criado pelo arquiteto ao longo de suas três décadas em Eureka. Ele costumava brincar que Eureka era um lugar ruim para criar flores, e que o jeito era fabricá-las. O resultado: um jardim todo colorido e bem diferente.
  • Carson Mansion (143 M St, Eureka): “A casa mais vitoriana dos EUA tem uma fachada que merece ser vista. Fica um pouco afastada do centro mas vale o rolê.
  • Boardwalk de Eureka: um calçadão de madeira com vistas bonitas da baía.
  • Redwood National Park: a cidade é uma das portas de entrada do parque nacional, e muita gente se hospeda por lá para fazer passeios de bate e volta ao parque
Onde comer em Eureka
  • Restaurant 301 (301 L St, Eureka)o restaurante fica em um um dos inns mais agradáveis de Eureka, o Carter Inn. Os pratos são bem servidos e típicos americanos. Reserve com antecedência.
Onde ficar em Eureka

Seja cuidados ao escolher seu hotel em Eureka, as opções da cidade são caras e há muitos hotéis ruins por lá. Aí vão as melhores opções da cidade:

6- Redwoods National Park

Demorei anos para conhecer o Redwood National Park & State Park (com direito a duas tentativas bem frustradas), mas quando finalmente visitei o parque fiz com calma – passei uma semana inteirinha na região – e com muitas paradas incríveis. Como fiquei hospedada no sul (escolhi Trinidad como base), concentrei minhas visitas nesse trecho, numa próxima viagem quero ficar em Crescent City e explorar os parques do norte.

Árvores gigantes no Redwood National Park
Árvores gigantes no Redwood National Park

Diferente dos outros parques nacionais da Califórnia, o Redwood National Park é a junção de várias reservas estaduais e uma uma área nacional que se mescla entre os parques, não há uma cancela indicando seu ponto de início mas há vários centros de visitantes pelo caminho.

Trinidad na Califórnia – uma base linda para explorar o Redwood NP

Antes de falar dos principais atrativos do Redwood Park quero contar que a pequena cidade de Trinidad é uma base espetacular para explorar o parque, e de quebra curtir vistas lindas e praias encantadoras. As hospedagens são bem limitadas na região, mas quem curte acampar ou está viajando de motorhome terá mais opções.

Vale dar um giro pelo centrinho de Trinidad, visitar o porto de pescadores onde está o píer da cidade e se você tiver pique, esticar rumo ao Trinidad Head, a trilha pela península tem 2,7 Km e vistas bonitas da baía.

Vista da trilha Trinidad Head no norte da Califórnia
Vista da trilha Trinidad Head

Não deixe de comer no Lighthouse Grill (355 Main St, Trinidad, CA) uma verdadeira instituição da cidade e de sobremesa comprar uma torta doce caseira no mercadinho ao lado, o Murphy’s Market. Para peixes e frutos do mar fresquisímos o Seascape Restaurant (Bay St, Trinidad, CA ) é uma ótima opção.

Praias de Trinidad

As praias de Trinidad são lindas, a partir do centro você pode acessar a Old Home Beach (exige uma trilha na ribanceira, mas bem de boa. Tem escada e tudo) e a Trinidad State Beach que tem estacionamento caprichado e um pôr do sol especial.

Descida rumo a Old Home Beach em Trinidad na Califórnia
Descida rumo a Old Home Beach em Trinidad na Califórnia

Luffenholtz Beach (1639 Trinidad Scenic Dr, Trinidad, CA) é a mais bonita da região mas exige uma descida por um barranco bem sem vergonha. Desci com as crianças e valeu a pena, o riozinho à beira mar rendeu muita brincadeira. Próximo a praia há alguns mirantes com vistas bem impressionantes da costa

Sue-meg State Park

Antigamente conhecido como Patricks Point State Park (entrada: $8) o parque é tão maravilhoso que fiz questão de ir duas vezes na mesma semana. Na primeira fomos até o Palmer’s Point ver as piscinas formadas pelas marés. Vimos estrelas do mar coloridas, peixinhos e siris. Na sequência fizemos uma trilha curta e cheia de vistas impactantes no Wedding Rock.

Sue-meg State Park em Trinidad no norte da Califórnia
Piscinas formadas pela maré no Sue-meg State Park

Alguns dias depois retornamos ao parque para conhecer a Agathe Beach, que é famosa entre os locais por suas pedras lindas.

O que fazer no Red Woods National Park

Prairie Creek Redwoods State Park

Se você tiver que escolher apenas um parque para visitar na região, escolha o Prarie Creek, uma reserva estadual lindíssima e com várias paradas espetaculares.

Fern Canyon

A região mais visitada do parque se chama Gold Bluffs, onde fica a famosa trilha Fern Canyon, um paredão verde recheado de semambaias e recortado por um pequeno riacho. Uma caminhada bem fácil de de 1,2km e que leva em torno de 1h. Entre 1 de maio e 30 de setembro reservas são indispensáveis. Veja o site do parque para mais detalhes. Aproveite a visita para dar um pulinho da praia de Gold Bluffs.

Fern Canyon no Prairie Creek State Park
Fern Canyon no Prairie Creek State Park

Elk Prarie

O centro do parque e residência de centenas de alces da espécie Roosevelt elk. Eles são lindos mas nem pense em chegar perto, especialmente entre agosto e outubro – período de acasalamento – eles são extremamente agressivos.

Alce gigante no Elk Prarie, parte do Redwood National Park
Alce gigante no Elk Prarie, parte do Redwood National Park

Ainda em Elk Prarie, vale visitar o centro de visitantes para pegar dicas de trilhas, e se você viaja com crianças, os desafios de guarda florestal que são gratuitos e rendem pequenos prêmios no final.

Alí do ladinho, a Revelation Trail (400 metros) é uma trilha todinha pavimentada e com acessibilidade tanto para cadeirantes e carrinhos de bebês quanto com exibições pensadas para deficientes visuais.

Big Tree Wayside

Outra parada sensacional do parque é a Big Tree, uma árvore gigantesca – ela tem cerca de 1500 anos – e que fica há apenas 68 metros do estacionamento. Quem curte trilhas pode (e deve!) fazer um circuito de 3,2 milhas (pouco mais de 5 km) que começa no centro de visitantes, sobe a Cathedral Trail e desce a Karl Knapp Trail.

Árvore gigante no Big Tree Wayside - Redwood National Park
Árvore gigante no Big Tree Wayside

Fizemos parte da trilha com nossos filhos de 2 e 4 anos na época e foi uma experiência inesquecível. Ficamos encantados com as árvores, subimos em alguns troncos, brincamos de esconde-esconde.

Newton B. Drury Scenic Parkway

Essa estrada cênica de 16 Km é um dos giros mais lindos do Redwood National & State Parks. Há alguns pontos de parada para trilha incluindo a Big Tree que mencionei no paragrafo anterior

Trillium Falls

Outra experiência linda para viver em família é a Trillium Falls, uma cachoeira pequenina que fica dentro de um bosque de redwoods. Você pode ir até a cachoeira e volta (1.6 Km) ou fazer o loop completo (cerca de 5 Km, meus filhos pequenos fizeram a trilha, mas reclamaram um tiquinho no final. Foi uma conquista e tanto completarmos 5km em família.

Trilha para a Trillium Falls no Redwoods National Park
Trilha para a Trillium Falls no Redwoods National Park
Lady Bird Johnson Grove

Minha segunda experiência preferida na região é o Lady Bird Johnson Grove, um bosque de redwoods bem especial. O circuito completo tem 2,5 Km e começa atravessando uma linda ponte de madeira. Chegue cedo, o estacionamento é bem limitado no local.

Lady Bird Johnson Grove no Redwood National Park
Lady Bird Johnson Grove no Redwood National Park
Coastal Drive

Em um dia sem nenhuma neblina, e realmente não pode ter neblina ou é perda de tempo, você pode fazer um desvio da 101 para dirigir pela Coastal Drive, são 16 Km de trajeto (que levam cerca de 45 minutos e não são recomendados para trailers ou motorhomes com mais de 21 pés) e vistas bem bonitas da costa recortada.

Sinceramente só recomendo o circuito para quem tem muitos dias na região

Klamath River Overlook

Uma mirante lindo captura o rio Klamath desaguando no mar. O desvio é rápido mas só vale a pena em um dia sem neblina.

Trees of Mystery

Esse é um parque privado que fica na beira da Hwy 101, e entre os parques do Redwood National & State Parks.

Trees of Mistery: uma forma de ver a floresta de Redwoods do alto
Trees of Mistery: uma forma de ver a floresta de Redwoods do alto

O parque tem um conjunto de 8 passarelas suspensas e que proporcionam vistas bem legais da floresta de Redwoods, uma trilha bem cuidada com árvores lindas incluindo a Brotherwood Tree (uma redwood majestosa com mais de 2000 anos) e um passeio de teleférico (que achei meio roubada já que as janelas estava bem sujas, mas como está incluso no ingresso, não fez tanta diferença assim).

As crianças AMARAM a experiência, e eu gostei mais do que imaginava. Tava quase certa que seria a típica atração pega turista e felizmente me enganei.

Planeje sua visita

Trees of Mystery

  • Endereço: 15500 US-101, Klamath
  • Ingressos: Adultos: $25 | Crianças de 3-12 anos: $13
Del Norte Coast Redwoods State Park

Esse parque tem um papel super importante na preservação das Redwoods, cerca de 45% das árvores existentes estão aqui.

Damnation Creek Trail, a trilha mais popular tem 5,4 Km com direito a muita inclinação. Você passará por uma floresta de Redwoods linda e madura e chegará juntinho do mar.

Jedediah Smith Redwoods State Park

Um dos parques mais lindos do complexo inclui uma estrada cênica e várias trilhas lindas.

Comece pela Howland Hill Road (chegue cedo pois o número de veículos por dia é limitado), são 10 Km de estrada e você levará cerca 1 hora sem contar as paradas. Trailers e motorhomes grandes não são bem vindos. Não deixe de parar no Stout Grove, uma trilha de 1 Km com vistas preciosas da floresta e acesso ao Smith River. Vale explorar as imagens desse rio lindo.

Na sequência vale explorar o The Grove of Titans, uma trilha de 2,7Km passando por alguns dos redwoods mais gorduchos da Califórnia.

Crescent City na Califórnia

Crescent City, a última cidade da Califórnia antes de chegar no Oregon é a melhor base para explorar a parte norte do Redwood National & State Parks.

Minhas duas passagens pela cidade foram breves e não vi nada além das árvores gigantes, mas sei que além dos parques Crescent City tem dois faróis fotogênicos, Battery Point Lighthouse que fica numa ilhota cerca de 30 metros da praia, e é acessível a pé durante a maré baixa, A St. George Reef Lighthouse que fica 11 Km da costa mais pode ser avistada das trilhas da Pebble Beach Drive. E um mirante bonito para a Crescent Beach.

Onde ficar em Crescente City

Não espero muito da estrutura hoteleira de Crescente City, há muitos hotéis de beira de estrada – os tradicionais motéis americanos – mas quase todos tem avaliações ruins.As exceções são o Shiraz B&B e o Hiouchi Motel


E aqui termina nossa viagem pela Costa Norte da Califórnia

Quem tiver mais tempo pode continuar pela Costa e seguir até Portland (Oregon), continuar até Seattle, e se o tempo permitir, ir até Vancouver no Canada. Todas essas cidades são lindas, e no caminho tem muitos lugares lindos.

Outra alternativa maravilhosa é seguir até o Crater Lake e descer pela rota dos vulcões passando por Shasta e o Lassen National Park.

Seguro viagem para a Califórnia

Viagem tranquila pede um seguro viagem, especialmente nos EUA, onde não há um sistema público de saúde e os custos relacionados à saúde são exorbitantes .

Escolha uma apólice com boa cobertura – recomendo pelo menos $50 mil dólares – e use Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros inteligente e te ajuda a buscar os melhores preços nas melhores seguradoras.

Inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.

Faça já sua cotação


Espero que você tenha gostado dessa viagem de carro pelo Norte da Califórnia, e caso tenham perguntas ou sugestões para melhorar o roteiro, é só deixar aqui na caixinha de comentários que eu respondo rapidinho.

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Andrea disse:

OLá Mari, td bem?
Estou querendo fazer essa viajem agora em janeiro, no começo, para chegar até Seattle, quantos dias devo reservar?
Obrigada!!
Andréa Marques

Avatar Odair disse:

Bom dia Mari
Pretendo fazer uma viagem de carro de Portland ate Los Angeles
Vi seus roteiros e gostei muito
Tenho disponibilidade de tempo
Em quantos dias vc calcula uma viagem dessas?
Qual melhor epoca?
Abs
Odair

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Odair,
Para o pedaço SF – LA recomendo pelo menos 7 dias. Para subir, masi 7 seriam incríveis, mas com 5 ou 6 já dá pra fazer.
Eu faria em Abril, Maio, Setembro ou outubro.
Abraços,

Avatar Andrea disse:

OLá Mari, td bem?
Estou querendo fazer essa viajem agora em janeiro, no começo, para chegar até Seattle, quantos dias devo reservar?
Obrigada!!
Andréa Marques

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Andrea,
Depende das suas pretenções e onde vc quer parar no caminho.
De 5 a 7 dias é um tempo bem legal.
Abraços

Avatar Laura Soares disse:

Oi Mari, amei seu site! Parabéns!
Estou começando a planejar uma viagem de motorhome saindo de San Francisco rumo ao norte do estado. O que vc me sugere só pra começar? rsrsrs Estava pensando em ir na segunda quinzena de Julho, por 2 semanas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Laura,
Não entendi a pergunta.
Beijos

Avatar Claudio Kraus disse:

Bom dia Mari,
Suas dicas são ótimas, vou fazer esse roteiro no inicio de setembro, saindo de São Francisco até Vancouver, depois vamos descer até Chicago e Detroit, passando pelo Mount Rushmore e Mineapolis, esse periodo é bom para essa viagem?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Claudio,
Que máximo de viagem.
Vou falar pela Califórnia, tá?! Setembro é uma época excelente! venha feliz!
Beijos

Avatar Rita disse:

Oi Mari!!
Suas dicas são sempre ótimas. Acabei de voltar do Japão seguindo o seu roteiro e foi fantástico.
Em que época do ano vc fez essa viagem pela costa norte? Acha q é tranquilo fazer em dezembro/janeiro?
Obrigada,
Rita

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rita,
Norte da Califórnia no inverno = loteria. Chove pra caramba e sua chance de pegar muita neblina na estrada é relativamente alta.
Dezembro e Janeiro não são as melhores épocas para essa viagem não. Não dá par deixar para Abril/ maio?

PS: Que delicia que você curtiu o Jp, estou morrendo de saudades e não vejo a hora de voltar!

Avatar Priscila disse:

Legal, muito obrigada pelas valiosas dicas.

mari vidigal mari vidigal disse:

🙂 🙂 🙂