Cingapura: o incrível jardim botânico

2
Portão do Jardim Botânico de Cingapura

O Jardim Botânico de Cingapura, é um dos jardins mais lindos que já visitei. São 150 anos de história e centenas de plantas e árvores lindas e muito bem cuidadas. Um lugar gostoso para passar uma tarde (ou um dia inteiro) andando despretensiosamente e fotografando a natureza do lugar. Nesse post divido com vocês meu passeio pelos jardins. Bora?

Cingapura: o incrível jardim botânico

Primeiro dia em Cingapura, cansada depois de uma chegada tumultuada e de um vôo super atrasado, resolvi seguir as recomendações da minha “quase” prima Alê (quem além de morar na cidade, sabe tudo sobre a região) e começar minhas explorações pelo Jardim Botânico de Cingapura, o Singapore Botanic Gardens. E que ideia incrível! O lugar é MARAVILHOSO, muito bem cuidado e tem mais de 150 anos de história, milhares de espécies de plantas, árvores e o orquidário mais lindo que já visitei! Um lugar especial e que merece entrar no seu roteiro.

Orquídea rosa - Jardim Botânico de Cingapura

Orquídeas exóticas

Mas não confunda…

Além do jardim Botânico, Cingapura tem o Gardens by the Bay, um jardim Botânico mais novo e que combina flores lindas, com arquitetura futurista. Ambos são incríveis, e eu se fosse você visitaria os dois. Visite o jardim botânico de dia e o Gardens by The Bay no final da noite para assistir ao espetáculo de música e som das super trees.

Meu passeio pelo Jardim Botânico de Cingapura

O ônibus me deixou do outro lado da rua, o motorista gente boa, fez o favor de me avisar que já estávamos no lugar certo. Sorte, por que se não teria passado o ponto. Aliás, taí um dica boa para quem fala inglês, aproveite que em Cingapura todo mundo te entende, e solte o verbo a seu favor. Pergunte, pergunte e na dúvida pergunte um pouco mais (é, acho que depois de três meses de #IdeiasnaAsia, e ter que me virar com as línguas estranhas, adorei entender e ser entendida. Ponto pra Cingapura!)

Do outro lado da rua, meu primeiro encantamento do jardim, e olha que nem estou falando de planta ainda. Olha só esse portão que coisa linda! Amei os detalhes, e achei uma delicadeza única!

Portão do Jardim Botânico de Cingapura

Portão do Jardim Botânico de Cingapura visto de longe

Brincando de se perder pelo parque

Passei a primeira hora da visita caminhando sem rumo pelos jardins – um mais lindo do que o outro – brincando de descobrir árvores diferentes e variações (para mim desconhecidas de Bromélias gigantes). Subi as escadas construídas por prisioneiros japas durante a ocupação nipônica em Cingapura (1942-1945), uma escadaria de tijolos avermelhados que termina em um pequeno espelho d’água repleto de plantinhas aquáticas [atenção biólogos e entendidos de planta de plantão, sintam-se a vontade para comentar o post e me ensinar o nome das plantinhas em questão. Conheço BEM poucos nomes e vou adorar aprender um pouco mais. Se eu cometer algum erro bizarro, por favor me avisem!].

Árvore no Jardim Botânico de Cingapura

Jardim Botânico de Cingapura 38

Estátuas e noivinhas

Além de plantas caprichadas, o jardim botânico de Cingapura tem dezenas de esculturas lindas, olha que graça essa menina brincando no balanço, e essa outra se achando na bicicleta.

Estátua: menina de bicicleta - Jardim Botânico de Cingapura

Menina de bicicleta nos jardins de Cingapura

 

Estátua: menina balançando - Jardim Botânico de Cingapura

Fiquei até com vontade de balançar

Enquanto eu vasculhava os jardins a procura de pequenos tesouros e plantinhas lindas para fotografar, várias noivas aproveitavam o momento para fazer seu book de casamento (tava um calorão e fiquei com muita dó das que estavam com vestidos tipo bolo).

Jardim Botânico de Cingapura

Noiva e noivo se deslocando entre uma foto e outra!

Vanda Miss Joaquin

Um dos pedaços preferidos da minha visita, foi ver um canteiro lindo e super Florido da Vanda Miss Joaquin, uma orquídea Híbrida, que é a flor local de Cingapura. A tal da Vanda é super alta e tem florzinhas rosas muito delicadas. Nunca havia visto essa flor antes e adorei.

Flor nacional de Cingapura

Miss Vanda Joaquin: Flor nacional de Cingapura, não sei se dá para ter noção da altura da planta!

Flor nacional de Cingapura

Detalhe das flores da Miss Vanda Joaquin

Brincando de fotografar

Também aproveitei a visita para explorar a câmera fotográfica (uso uma Canon T3) e tentar ângulos diferentes. Gosto muito de fotografar flores e plantas, e sempre fico tentando achar formas diferentes de fotografa-las. Acho que consegui algumas coisas legais. Fotografei as texturas do espinho de uma árvore, as cachoeiras do jardim botânico (fiquei com uma vontade louca de mergulhar, tamanho o calor), tapetes de plantas aquáticas nos pequenos lagos e flores exóticas espalhafatosas.

Árvore no Jardim Botânico de Cingapura

Jardim Botânico de Cingapura42

Planta aquática em Cingapura

Cachoeira no jardim Botânico de Cingapura

Flor exótica - Jardim Botânico de Cingapura

Escadaria histórica - Cingapura

Escadaria histórica construída pelos prisioneiros

O Lago e o crocodilo

Um dos meus pedaços preferidos do jardim é esse lago. Reza a lenda que muito anos atrás um crocodilo fugiu do zoológico e tocou terror no lago, causando um problemão e muitas vítimas. Para pegar o danado, tiveram que esvaziar o lago. Imagina só o perigo de ter um crocodilo morando no lago no meio do jardim botânico da cidade?

Lago - Jardim Botânico de Cingapura

Lago, com uma estátua linda e sem crocodilos, ufa!

Flor - Jardim Botânico de Cingapura

Flor linda na beira do lago

O orquidário do Jardim Botânico de Cingapura

E por fim chegamos ao meu pedaço preferido do passeio, o incrível orquidário do jardim botânico. O grande highlight do passeio e um dos momentos mais especiais da minha passagem pela cidade. Logo depois da entrada um caminho repleto de chuvas de ouro me conduziu a um pedaço mais fechado do jardim.

Caminho de chuva de ouro no jardim botânico de Cingapura

Entrada do orquidário, a festa das orquídeas amarelas

Chuva de ouro Jardim Botânico de Cingapura

Fiquei encantada com as cores e formatos de algumas das orquídeas mais lindas que já vi. Uma quantidade impressionante, e uma mistura de espécies como nunca vi igual.

Orquidário do Jardim Botânico de Cingapura

Uma das estufas do jardim. Reparem na variedade

Orquídea rosa - Jardim Botânico de Cingapura

Orquídea amarelada - Jardim Botânico de Cingapura

Orquídea - Jardim Botânico de Cingapura

Bromélia no Jardim Botânico de Cingapura

Bromélia linda

Jardim Botânico de Cingapura

Jardim Botânico de Cingapura

Passei horas fotografando orquídeas, bromélias e até um passarinho vermelho que passou pelo caminho. Visitei as orquídeas VIPS, estufas com espécies diferenciadas e várias outras alas. Juro que só fui embora porque tinha horário de jantar reservado, mas adoraria ter ficado mais tempo e explorado tanto a parte das orquídeas como o resto do jardim.

Orquídea amarelada - Jardim Botânico de Cingapura

Orquídea gigante - Jardim Botânico de Cingapura

E olha só as cores desse pássaro…

Passarinho vermelho - Jardim Botânico de Cingapura

E quando a fome bater…

Dentro do Jardim Botânico de Cingapura, há uma filial do Halia , um restaurante super gostoso e bem caprichado. Uma pedida excelente para um brunch especial ou almoço caprichado! O Halia não é dos mais baratos, mas os pratos são tão lindos e gostosos que vale a pena. Essa é uma dica da Alê que não pude provar (já tinhamos jantar reservado em outro lugar), mas que assino embaixo!

Vem comigo: O que eu faria se fosse você

Um dos programas mais especiais de Cingapura, é ver a orquestra sinfônica tocando nos jardins do parque. Faça como os locais: chegue cedo e leve uma cesta de picnic caprichada para assistir o espetáculo devorando petiscos maravilhosos. Veja mais detalhes no site da Orquestra Sinfônica de Singa, ou aqui.

Jardim Botânico de Cingapura

Nesse palco acontecem shows e concertos da filarmônica de Cingapura

Informações para te ajudar a planejar sua visita

Quanto Custa?

A entrada no Jardim Botânico é grátis, mas quem quiser visitar o orquidário (que é IMPERDÍVEL) paga $5,00 (adultos) ou $1,00 (crianças & estudantes)

Horários de funcionamento

O parque abre todos os dias das 5:00 as 1200 AM e o orquidário abre das 8:30 às 19:00

Como chegar?

O Jardim Botânico de Cingapura fica numa região chamada Tanglin, relativamente perto dos shopping centro da Orchard Rd. Para chegar lá, você precisará pegar um ônibus, e o jeito mais fácil de fazer isso, é colocar o endereço do seu hotel (ou lugar de saída) no Google maps e pedir que ele trace a rota para você.

No mapa abaixo, criei uma rota do Merlion ao Jardim Botânico. A rota mais rápida é a 171, mas a 170,131 e 48 também funcionam. Eu fui por uma, e voltei pela outra, e amei o passeio pela cidade :).

Com o que combinar?

A visita ao Jardim Botânico pode ser combinada com os shopping centers (fantásticos da Orchrd Rd.) Antes de planejar a viagem, veja se vai rolar alguma apresentação da Orquestra Sinfonica de Cingapura no parque.

Quando visitar?

Esse é um programa legal para qualquer dia da semana. Durante a semana, o parque estará mais vazio e você poderá curtir os jardins quase vazios. Durante os finais de semana o parque fica repleto de famílias e grupos de jovens fazendo picnic, é outra pegada, mas bem interessante!

Tour grátis: Quer aprender mais sobre as plantas?

Faça um tour guiado grátis! Veja os horários aqui. Quem preferir, pode baixar mapinhas explicativos sobre cada uma das áreas do parque e fazer o tour por conta própria.
Outros blogs que falam sobre o jardim botânico de Singapura

  • Nós no mundo: Um relato curtinho, direto ao ponto e com muitas fotos lindas
  • Mau Oscar: Uma descrição MEGA detalhada sobre o orquidário

 

E aí curtiu a dica?

Alguém aí já visitou o jardim e quer dividir com a gente o que achou?

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

2 comments

Post a new comment

Veja também