Napa Valley: Degustação de vinhos no Chateau Montelena

4
Chateau Montelena - Napa Valley

Chateau Montelena é uma vinícola histórica em Calistoga (Napa Valley), uma experiência que combina degustação de vinhos num dos edifícios mais lindos (e antigos de Napa Valley), jardins MARAVILHOSOS e vinhos de primeira. Sem dúvida uma parada bem especial para quem pretende explorar a região.

Napa Valley: Degustação de vinhos no Chateau Montelena

Um passeio pelos jardins

A experiência no Chateau Monteleone começa com um passeio caprichado pelos jardins chineses. Herança de uma família que viveu durante mais de uma década no local. Os lagos repletos de peixes são cortados por pontes de madeira vermelha em estilo chinês que ligam até uma ilha destinada a picnics e que deve ser reservada com antecedência.

Chateau Montelena - Napa Valley

Jardins do Chateau

Chateau Montelena - Napa Valley

Cisnes no lago

Chateau Montelena - Napa Valley

Ponte Chinesa

Chateau Montelena - Napa Valley

Área para Picnic

Mas ainda que como eu, você não tenha reservado a ilha com antecedência, os jardins do Chateau Montelena estão indiscutivelmente entre os mais lindos e bem cuidados de Napa e merecem um passeio caprichado.

Chateau Montelena - Napa Valley

Jardins do Chateau

Chateau Montelena - Napa Valley Os ornamentos chineses são um charme a parte, ultra fotogênicos, e um verdadeiro encanto. A graça é percorrer as pontes com calma e lembrar que lá no fundo estão alguns dos vinhedos mais famosos de Napa!

Chateau Montelena - Napa Valley

Vinhedos do Chateau

Chateau Montelena - Napa Valley

Velho caçador e patinhos cruzando. Brincadeira no jardim do Chateau

E Falando em Fama… O Chateau Montelena faz parte do grupo de vinícolas que representou – e desbancou – os vinhos franceses durante o “Paris Tasting” em 1976. Após degustar a cegas 6 outros vinhos brancos do tipo Chardonnay, os juízes Franceses elegeram o vinho do Chateau Montelena como o melhor de todos. E desde então essa história é repetida todos os dias nesse vinícola e em muitas outras do vale. Ter seus vinhos eleitos como melhores que os franceses, encheu os Californianos de orgulho. Veja mais detalhes dessa história aqui.

O Chateau

De volta a experiência na vinícola, a primeira impressão com o jardim, só melhora. Ao subir as escadas, você estará de cara com o Chateau, um castelo de 1882 todinho de pedra, e construído ao molde das abadias inglesas com direito a janelas arredondadas e torres pontudas. O edifício está envolto por uma camada elegante de folhas trepadeiras verdinhas e que dão ao prédio um toque super especial.

A parte de baixo do Chateau abriga a planta de produção de vinho, com toneis de metal gigantesco. A parte de cima do edifício, que visitaremos a seguir, é uma salão de degustação dos vinhos da casa.

Chateau Montelena - Napa Valley

Área de produção de vinhos

Tempo de Colheita

Como visitamos o Chateau durante a colheita, tivemos o privilégio de acompanhar paletes repletos de uvas docinhas (sim, tivemos que provar e aprovar as uvinhas!) sendo colocados na máquina que faz o sortimento das uvas.

Chateau Montelena - Napa Valley

Uvas antes de entrar no Palete

Chateau Montelena - Napa Valley

Gu fazendo graça com as uvas

A máquina trabalha num ritmo frenético, e rapidamente separa a uva das folhas e caules. Em seguida a uva é espremida, e o suco de uva é jogado em um cano que provavalmente levará o suco até os toneis de aço. (Não sou nenhuma entendida do assunto, então, por favor me corrijam caso eu escreva qualquer abobrinha).

Chateau Montelena - Napa Valley

Uvas sendo selecionadas

Gostamos muito de ver tudo de perto, e acompanhar dois minutinhos da correria da colheita, e as uvas que em breve serão engarrafadas em forma de vinho.

A degustação de vinhos

O salão de degustação do Chateau Montelena é a parte menos surpreendente da visita, o salão é austero demais para o meu gosto. Tudo muito formal, e muito engessadinho. Senti que faltava um pouco de carisma e de personalidade para transformar a degustação em algo tão especial quanto os jardins e o Chateau. A vinícola tem mais potencial do que entrega.

Chateau Montelena - Napa Valley

Balcão super careta da vinícola

A degustação é feita num dos três balcões de madeira, conectados por um corredor bem sóbrio. Os atendentes são bem treinados e explicam de maneira rápida um pouquinho sobre a produção e os tipos de vinhos servidos. Você degustará 5 vinhos diferentes, 3 tintos e 2 brancos. Todos bem gostosos. Apesar da fama do Chardonnay, o Zinfandel da casa ($39 a garrafa), foi o vinho que mais gostei.

Chateau Montelena - Napa Valley

Dois dos vinhos que degustamos

A degustação custa $25,00 por pessoa, e infelizmente as porções servidas são bem homeopáticas. (Juro que um pouquinho mais de vinho no meu copo, teria me deixado ainda mais feliz!) A degustação é grátis para quem comprar mais de $100 em vinhos.

E vale a pena visitar o Chateau Montelena?

Curti bastante a experiência, fiquei encantada com os jardins e adorei ver um pedacinho da colheita sendo processado em frente a um prédio maravilhoso. Quanto a degustação, apesar de ter adorado os vinhos, fiquei bem incomodada com a porção servida. $25,00 dólares não é uma degustação barata nem para os padrões de Napa, mas na real, não me incomodaria em pagar $40 para ter um serviço um pouco mais pessoal e o meu copo mais cheio. Saí de lá com a impressão de que poderia ter sido melhor. (Um exemplo de degustação cara, e que eu sempre quero repetir é a Joseph Phelps que custa $75,00 por pessoa, mas que vale tanto pela experiência quanto pelos vinhos). O Gu, meu marido, também curtiu a visita, ele ficou bem impressionado com a máquina e adorou o jeitão europeu do Chateau. Ele também achou as doses pequenas, mas achou o serviço e a formalidade da coisa bem dentro dos padrões de Napa. E claro, se você já visitou o Chateau, por favor deixe um comentário. Vou adorar saber sua opinião, e o que você achou da visita!

Com o que combinar?

O Chateau Montelena fica bem próxima ao Castelo Di Amorosa e a Sterling Wines (que nunca visitei, mas que é uma das mais famosas da região de Calistoga).

Chateau Montelena em San Francisco

Para quem quer degustar os vinhos do Chateau, mas não planeja ir até Napa, o Chateau tem um tasting room em San Francisco, dentro do Hotel Westin St. Francis na Union Square (335 Powell Street • San Francisco, CA). Os vinhos são iguais aos vinhos servidos em Napa (e são bem bons) a desvantagem é não poder curtir os jardins e a arquitetura de Napa. O Tasting Room de San Francisco também é uma boa alternativa para quem quer comprar boas garrafas de vinho na cidade. Again, o Zinfandel (uva tradicional aqui da Cali) dos caras é ótimo e a garrafa custa $39.

Como chegar no Cheateau Montelena de Calistoga?

O Chateau Montelena fica há pouco mais de 1:30 hora de San Francisco de carro. Veja os detalhes da viagem no mapa abaixo. Endereço: 1429 Tubbs Ln. 

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na mala, siga nosso Instagram!

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

4 comments

  1. Dicas para organizar sua viagem para Napa Valley 30 setembro, 2017 at 22:21 Responder

    […] Chateau Montelena: Uma combinação LINDA de castelo com jardim. Essa vinícola ficou famosa por seu Chardonnay que desbancou todos os vinhos franceses em uma competição internacional e até hoje vive da fama. Os vinhos são muito gostosos, mas a degustação é um pouco homeopática (e cara) de mais para meu gosto pessoal, de qualquer forma, vale a experiência. […]

Post a new comment

Veja também