San Francisco: Como chegar do aeroporto ao centro

15
Aeroporto de San FRancisco

O Aeroporto de San Francisco (SFO), fica há pouco menos de 20 Km ao sul da cidade, e é bem acessível tanto por transporte público quanto de carro. Nesse post explico passo-a-passo como chegar do aeroporto ao centro de San Francisco de trem, taxi, shuttle compartilhado ou carro alugado. Vem comigo?

San Francisco: Como chegar do aeroporto ao centro

Depois de quase 16 horas de viagem você finalmente chegou em San Francisco! Quem já fez alfândega em algum outro aeroporto Americano, sairá rapidinho por um dos terminais domésticos. Quem fez conexão em algum outro país latino precisará encarar uma fila chata de quase uma hora (sorry amigo, a alfândega aqui em San Francisco é bem demorada) antes de pegar as malas e sair do aeroporto.

Para chegar do aeroporto ao centro de San Francisco, existem 5 opções:

[Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou se preferir, leia o post inteiro.]

A forma mais barata de chegar ao centro de San Francisco:

A forma mais barata de chegar do Aeroporto ao centro de San Francisco é o BART (linha local de trem/metrô), a viagem leva pouco mais de 30 minutos e custa $8.65 por pessoa para quem desce na estação Powell (Union Square). A parte mais chata da viagem é comprar o bilhete (abaixo te mostrei exatamente como), mas depois disso é só sentar e relaxar, que logo logo você chega no centro. Fácil, barato e praticamente indolor.

E para quem quer um pouco de conforto:

Quem vem mais cansado, ou não tem paciência de “brincar” com transporte público, pegar um taxi (ou similar) é uma ótima alternativa para chegar ao centro rápido (isto é, se você não chegar na hora de pico, porque aí a coisa complica!) O Taxi custa em torno de $45 dólares, mas os similares Uber & Lyft custam relativamente menos (e SFO tem Wifi, grátis, ou seja, dá para chamar o Uber do seu próprio celular). Outra alternativa que eu uso bastante, são as vans de shuttle compartilhadas, elas demoram bem mais, mas custam $17,00 por pessoa.

Veja também: Roteiro completinho de 3, 4 ou 5 dias em San Francisco


Do Aeroporto ao centro de SF de Transporte público (BART)

A principal linha de trem/metrô de San Francisco se chama BART (um acrônimo para Bay Area Rapid Transit) uma mistura de trem/ metrô simpático que atravessa a baía de San Francisco com várias paradas no centro da cidade. Uma mão na roda para quem está hospedado na região da Union Square ou Centro Financeiro de San Francisco. (para quem fica hospedado no Fisherman’s wharf, o Bart talvez não seja a melhor opção, já que você terá que trocar para um ônibus ou bondinho para concluir a viagem. A troca é um pouco cansativa para quem já está viajando faz tempo. Eu não faria, mas deixo a seu critério).

O BART não é o trem mais limpo ou mais rápido que você já usou, mas é uma primeira experiência antropológica interessante para quem visita a cidade. Sou mega fã do BART e uso sempre que posso.

Passo-a-passo para pegar o BART rumo ao centro de San Francisco.

A) Antes de viajar:

Cheque a estação de BARt mais próxima do seu hotel. Para quem se hospeda na Union Square, a estação é a Powell.

B) Chegando em San Francisco:

Veja que que terminal você está. A estação de BART fica no terminal internacional, no piso superior (área de partidas /Departures). Se você pousou alí, após pegar sua bagagem na esteira suba rumo ao Bart (é só seguir as placas, elas estão por todos os lados).

Quem chega nos terminais 1,2 ou 3.

Quem chega nos terminais 1 ou 2, deve seguir as placas para o terminal internacional (uma caminhada considerável, especialmente depois de 15 horas de viagem) ou pegar o Air Train (trenzinho do aeroporto grátis. Suba o elevador rumo ao Air Train e pegue a linha vermelha até a estação Garage G/Bart Station. A viagem leva em torno de 3 minutos) até o terminal internacional. Quem chega no terminal 3, é só caminhar um bocadinho que o terminal internacional fica logo alí

C) Como comprar seu bilhete de BART?

A máquina de BART é um troço feio e um pouco assustador, mas relaxe, que logo você se acostuma com ela e percebe que no final das contas nem é tão difícil de usar.

Máquina BART

Foto: www.welcometoalville.com

1- Veja o preço da sua passagem. Você pode procurar na lista ao lado da própria máquina ou nesse siteQuem desce na estação Powell deve comprar um bilhete de $8,65. | E vale lembrar que o BART é grátis para crianças até 4 anos.

Máquina BART

Foto: vaelen.org

2- Selecione a primeira opção para pagar com dinheiro (insert Bill/Coin) ou a segunda opção (Insert Credit/ATM card)para pagar com o cartão. Em seguida, coloque uma nota de dez dólares (ou $20 caso você queira duas passagens – mas não vale colocar notas maiores porque a máquina tem dá um valor máximo de troco – e o troco é sempre em moeda! ) ou seu cartão de crédito na máquina.

3- Você pode emitir um bilhete de $10,00 (e guardá-lo para usar na viagem de volta ou em outras viagens pela cidade) ou diminuir o valor até chegar nos $8,65 (aperte 1 vez o botão de -1,00 e 7x o botão de -0,5. )

4- Pronto! Agora é só pegar o bilhete e inserir na catraca. Guarde-o bem, posi você precisará coloca-lo na máquina outra vez na hora da saída.

BART Tickets

Foto: http://actsofminortreason.blogspot.com

D) Embarcando

Todos os trens que saem do aeroporto de San Francisco seguem até o centro da cidade. Assim, pegue o primeiro trem que aparecer! O intervalo entre um BART e outro é de cerca de 15 minutos durante o dia e um pouco mais durante a noite. A viagem até o centro leva em torno de 30 minutos.

BART - San Francisco

Foto: http://info.cross-check.com

Deixe sua mala próxima a você e no local que atrapalhe o mínimo possível a passagem das pessoas. Evite sentar nos assentos preferenciais.

Do Aeroporto ao centro de San Francisco de Taxi

Fora do horário de pico (das 8:00 às 9:30 da manhã e 16:30 às 18:00) o taxi é a forma mais rápida e conveniente de chegar ao centro de San Francisco.  A viagem leva cerca de 25 minutos, e a grande vantagem é desembarcar na porta do seu hotel sem nenhuma dor de cabeça. A corrida de taxi de SFO custa em torno de $45 dólares, e todos os terminais tem seu próprio ponto de taxi. É só ficar na fila, colocar sua bagagem no porta-malas do carro, e pronto!

Aeroporto de San FRancisco

Vale lembrar quem além do preço da corrida no taxímetro, é esperado que você deixa uma gorjeta entre 15-20%% para o taxista.

Dica: Para grupos de 4 pessoas o taxi praticamente empata com o preço preço das vans compartilhadas. Assim, prefira o taxi que é mais rápido e é só seu!

UBER & Lyft: duas alternativas mais baratas que o taxi

Uber e Lyft são duas empresas de transporte que fazem concorrência aos taxis e que funcionam por meio de aplicativos de celular. Se você pretende usá-los, baixe antes de sair do Brasil, e use o Wifi grátis do aeroporto de San Francisco para ativá-los. Antes de chamar seu Uber, verifique os tipos de carro disponíveis. O Uber Black, versão mais top do Uber, costuma estar sempre disponível no aeroporto, mas custa bem mais caro que um taxi comum. E lembre-se, o Uber (ou Lyft) será pago com o seu cartão de crédito cadastradado no aplicativo, o que em tempos de dólar instável, pode não ser a melhor alternativa.

Para quem topa dividir:

O Uber tem um serviço chamado Uber Pool, um sistema de dividir taxis com outras pessoas, que é super econômico. Caso você não se importe em dividir, taí a forma mais barata e confortável de chegar do aeroporto ao centro. Vale lembrar que nem sempre este serviço está disponível do aeroporto, portanto, esteja preparado para bancar um Uber sozinho.

Lyft x Uber:

O Lyft costuma ser mais barato que o Uber, e para falar a verdade, também gosto mais do serviço da Lyft. Mas óbvio que é uma escolha completamente sua.

Nunca usou o Uber? Veja este post do Sunday Cooks com o passo-a-passo de como usar Uber.

Do centro para o Aeroporto:

Para voltar para o aeroporto, Lyft e Uber costumam ser MUUUITO mais baratos que um taxi comum, isso porque na cidade eles tem circulação livre e são bem mais numerosos.

Do aeroporto ao centro de San Francisco de Shuttle (Van compartilhada).

Aeroporto de San FRancisco

Outra alternativa bem prática, especialmente para quem viaja sozinho ou chega de madrugada, é contratar o serviço de vans compartilhadas. Eu uso sempre o Super Shuttle ($17,00)mas existem outras alternativas e até um site que compara o preço dessas empresas, o ShuttleFare.com. As vans são uma opção legal para quem está hospedado em áreas sem cobertura do BART (como por exemplo o Fisherman’s Wharf).

A grande desvantagem é que o shuttle para em outros hotéis para deixar passageiros, o que torna a viagem consideravelmente mais lenta que um taxi. Gosto da Super Shuttle porque eles tem muitas vans e otimizam o percurso para parar em locais relativamente próximos ao seu hotel (nem sempre isso acontece, e já tive que dar voltas grandes na cidade antes de desembarcar, mas em geral funciona bem.)

Eu geralmente reservo a viagem online (quem compra ida-e-volta ganham um descontinho), e já incluo a gorjeta do motorista no pacote. Mas se você preferir pagar com dinheiro, dá para reservar e embarcar na hora sem grandes dificuldades. Caso seu vôo atrase, não tem o menor problema, a corrida continua valendo.

Chegando em SFO desça até o terminal de embarque do seu terminal de chegada (as vans passam por todos os terminanis, mas sempre na área de embarque). Procure as placas de “ Shared Rides /Hotel Shuttles” (Vans compartilhadas), é só sair do terminal, atravessar na faixa de pedestres e esperar num dos pontos de shuttle (falando assim parece complicado, mas juro que não tem segredo). A frequência do Super Shuttle é bem alt, e você provavelmente não terá que esperar muito.

Chegando no ponto, mostre seu voucher (com o endereço do seu hotel) para a pessoa que está coordenando as vans, ou para o próprio motoristas. Ele irá te incluir na van que fizer mais sentido para sua viagem, e para isso, pode ser que você tenha que esperar uns 15 minutinhos até que uma das vans tenha 3 ou 4 pessoas indo para o mesmo destino que você.

O motorista vai te ajudar a colocar a bagagem, e no final da viagem tira-la do porta-malas. No final da viagem, não se esqueça de deixar uma gorjetinha (10-15%) para ele.

Do aeroporto ao centro de San Francisco de carro.

De todas as alternativas, essa é a que eu menos gosto. Ter um carro em San Francisco é chato de estacionar, e o estacionamento (que raramente está incluso no preço dos hotéis) custa entre $30 e $50 dólares por dia. Uma verdadeira facada. Mas para quem se hospeda em áreas mais distantes, como a Marina de San Francisco, ter um carro é algo quase necessário.

Dicas para quem vai alugar um carro no aeroporto de San Francisco:

O Aeroporto de San Francisco tem escritórios de 9 locadoras diferentes e todas ficam abertas 24 horas por dia:

Existem outras 8 companhias fora do aeroporto com serviço de leva e traz, e que podem ser consideradas para sua viagem, como por exemplo a Relay Rides, uma empresa que aluga carro de pessoas que estão viajando, e que costuma ser bem econômica. Os preços dos alugueis de carro em San Francisco variam conforme o número de dias, tipo de carro escolhido, e onde você pretende devolver o carro. Espere gastar entre $25-$60 dólares por dia + estacionamento e gasolina.

Como chegar ao Centro de carro alugado | Como alugar carro no aeroporto de San Francisco.

O terminal de aluguel de carros de San Francisco é acessível pelo Air Train do Aeroporto (não confundir com o BART). Suba o elevador rumo ao Air Train e pegue a linha azul até a estação Rental Car Center. O trem é grátis e a viagem leva em torno de 3 minutos.

Aluguel de carro SFO

Como chegar do aeroporto de San Francisco ao centro de Carro.

A viagem do Aeroporto de San Francisco de Carro até o centro leva em torno de 25 minutos. Saindo do terminal de aluguel de carros, dirija-se a 101 sentindo San Francisco. Veja detalhes aqui no Google Maps.


E agora que você já sabe chegar até o Centro de San Francisco, que tal pesquisar um pouquinho sobre a cidade?

E pra quem quer ficar por dentro de todas as dicas do Ideias na mala, siga nosso Instagram

Aeroporto

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

15 comments

  1. Sabrina 6 junho, 2017 at 12:25 Responder

    Olá!
    Seu blog é maravilhoso! Usei ele demais para planejar minha viajem pela California e esse post em especial está muito bom e detalhado. Estou contando minha viajem no meu blog e linkei seu artigo. bj

  2. Ana Maria 3 junho, 2017 at 21:48 Responder

    Mari, seu blog está me ajudando muito, viajo em setembro e estou fazendo a programação do que visitar… vou sozinha e sempre ‘bate’ uma certa insegurança, então suas dicas estão sendo ótimas! Tenho uma dúvida quanto ao bilhete do trem, posso comprar o tícket da volta no dia em que chegar ou ele só vale p o mesmo dia? abração e obrigada.

    • mari vidigal 16 dezembro, 2016 at 05:23 Responder

      Olha DJ, não recomendo carro em San Francisco não. Estacionamentos caros e disputados, e trânsito pouco amigável. Dá pra se virar hiper bem pegando transporte público e um Uber de vez em quando.

  3. Marta Campos 18 janeiro, 2016 at 23:59 Responder

    Oi Mari. Blog incrivel, detalhado ..me ajudando demais ! Nao seria se seria possivel, mas gostaria de esclarecer uma duvida : para chegar a SF vindo de Monterey, melhor deixar o carro alugado no
    aeroporto ? Vou ficar na Union Square e estou com receio de dirigir na cidade…. O aeroporto é de facil acesso para quem vem da HIgway 1 ?
    Obrigada , desde ja !!!
    Att, Marta.

    • mari vidigal 19 janeiro, 2016 at 19:01 Responder

      Oi Marta,
      O aeroporto é de fácil acesso pra quem vem de Monterey, mas se vc puder deixar o carro na cidade, melhor (assim vc não precisa carregar as malas do aeroporto até a cidade)! Dirigir em San Francisco não é complicado. O Complicado é estacionar, e vc não terá esse problema já que irá devolver o carro direto. Certo?
      Aproveite a viagem!

  4. pérola 6 janeiro, 2016 at 11:48 Responder

    Seu blog é maravilhoso! Você explica direitinho tudo o que a gente quer saber. Tô adorando! Meu roteiro de SanFran tá saindo tudo daqui.
    Parabéns, você faz um otimo trabalho

Post a new comment

Veja também