Alamo Square: como visitar as Painted Ladies de San Francisco

Saiba como visitar as Painted Ladies, a fileira de casas vitorianas coloridas mais famosas de San Francisco e um verdadeiro símbolo da cidade. Elas ficam na Alamo Square, uma praça charmosa e com vistas caprichadas do skyline da cidade.

As Painted Ladies da Alamo Square foram construídas em 1892 e 1896, e hoje, dividem com a ponte Golden Gate o título de símbolo de San Francisco. Elas já apareceram em mais de 70 filmes diferentes. E não dá para negar que a combinação de casinhas vitorianas com uma vista incrível do centro financeiro de San Francisco é algo para lá de especial.

que fazer em San francisco
Painted Ladies vistas da Alamo Square

Neste post você encontrará:

As Painted Ladies de San Francisco

Painted Ladies (em português, Madames Pintadas) é um termo arquitetônico usado para casas do Estilo Vitoriano ou Eduardino, pintados de três ou mais cores, de modo a ressaltar seus ornamentos. O termo surgiu na década de 1970, ou seja, bem depois da construção das casas.

San Francisco tem dezenas de Painted Ladies (todas elas sobreviventes do terremoto de 1906, e do grande incêndio que destruiu parte significativa da cidade) e esse estilo de arquitetura é comum por aqui graças a grande quantidade de madeira do tipo Redwood – que é encontrada na região. As painted ladies mais famosas de San Francisco ficam na Alamo Square ( exatamente nos números 710–720 Steiner Street)  uma pracinha super simpática, e um dos meus lugares preferidos da cidade para fazer piquenique em San Francisco.

As Painted Ladies da Alamo Square foram construídas em 1892 e 1896, e hoje, dividem com a Golden Gate Bridge o título de símbolo de San Francisco. Elas já apareceram em mais de 70 filmes diferentes. E não dá para negar que a combinação de casinhas fofas enfileiradas com uma vista incrível do centro financeiro de San Francisco é algo para lá de especial. Eu adoro a praça e não me canso de fotografar as casas.

Veja também: Roteiro de 3,4 ou 5 dias em San Francisco

Como chegar a Alamo Square

Chegar na Alamo Square é mais fácil (e bem mais divertido do que parece). Basta escolher o caminho certo para mergulhar no coração do Hayes Valley, uma das vizinhanças mais interessantes da cidade.

principais pontos turisticos de san francisco na california
Painted Ladies
  • A pé: Pegue um Muni até o Civic Center (apesar de bem pertinho da Union Square, o trecho entre a Union Square e o Civic Center é feio pra caramba, com muitos moradores sem teto (incluindo bêbados e drogados) e de lá caminhe pela Hayes Street até a Alamo Square. No caminho, aproveite para visitar o Civic Center (aberto de segunda a sexta até as 18:00). Durante a caminhada, repare nas casas vitorianas a sua volta, uma mais linda que a outra!
  • De ônibus: Saindo na Union Square pegue o número 21 no ponto da  Market St & Grant Ave e desça na frente da Alamo Square. A passagem custa $2.25 e o ônibus não dá troco.
  • De carro: Coloque Alamo Square no GPS e estacione ao redor da praça com as rodas viradas pra calçada pra não levar multa. Não deixe NADA dentro do carro (nem escondido), essa é uma das regiões com mais furtos e janelas quebradas da cidade. Não é perigoso se você não deixar nada, mas se você der bobeira terá dores de cabeça.

Alamo Square no mapa

O que fazer na Alamo Square?

Chegando na Alamo Square, é só curtir o visual e aproveitar uma das vistas mais lindas de San Francisco! Aí vão minhas melhores dicas do que fazer por lá.

Fotografar as Painted Ladies

Pra quem gosta de fotografar, a dica é subir no alto do parque (de frente para as casas do lado direito), dessa forma você terá uma foto completa com as famosas casas coloridas com a cidade de São Francisco no fundo. Mas claro, não deixe de brincar, clicar e experimentar os diferentes ângulos.

como ver as casas vitorianas em san francisco na california
Painted Ladies

Além das casas mais famosas de San Francisco o parque tem um jardim bem cuidado com árvore lindas. A vibe de natureza é muito gostosa e uma mistura entre o turístico e o local.

Minha foto preferida: Painted Ladies com cidade no fundo

casas vitorianas em san francisco na california
Minha foto preferida: Painted Ladies com cidade no fundo

Melhor horário para fotografar as Painted Ladies

Dê uma voltinha na praça e repare no visual completo. Em um dia de sol você verá uma pontinha da Golden Gate. As melhores fotos são no topo da praça entre 13:00 e 14:00.

Visitar o interior de uma Painted Lady

A casa número 712 está aberta para tours todos os dias às 4PM. Basta chegar, pagar 30 USD e fazer a visita guiada pelo dono. Veja detalhes no Instagram.

CHIP DE INTERNET ILIMITADA

Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada.

Veja como comprar

Trocar um livro

A última casa da direita (710 Steiner) tem uma biblioteca comunitária. Faça como os locais, leve um livro e pegue outro!

que fazer em san francisco com crianças
Que tal trocar livros na Casinha Vitoriana?

Tomar um café no Vintage Truck

Essa cafeteria móvel estaciona na Alamo Square todas as quintas, sextas e sábados. Confira horários e detalhes aqui.

onde comer em San Francisco
Vintage Truck na Alamo Square

Fazer um piquenique na Alamo Square

Meu programa preferido! Se abasteça com comes e bebes, no mercadinho Bi-Rite (550 Divisadero St) e devore tudo olhando para as painted Ladies! Tudo de bom!

Se você se empolgar pode ficar até o pôr do sol. O sol se põem nas costas da praça e cria uma iluminação bonita nas casas. Fique pela vibe e não pelas fotos!

Parquinho para as crianças

A Alamo Square tem um parquinho divertido como mini painted ladies. Meus filhos também adoram correr pelo Gramado e brincar entre as árvores imensas.

que fazer em San Francisco com Crianças
Parquinho para as crianças na Alamo Square

Parque para cachorros

No alto da praça há uma área cercada onde cachorros correm e brincam livremente.

roteiro de 2 dias em San Francisco
área cercada para cachorros

Como incluir a Alamo Square no seu roteiro de San Francisco

Chegou a hora de planejar sua visita as Painted Ladies de San Francisco, mas antes quero falar que temos um roteiro de San Francisco completíssimo e que vai te ajudar a planejar seu dia a dia na cidade em detalhes.

O passeio de hoje é a visita as Painted Ladies que ficam na região da Alamo Square e minha sugestão é combinar o passeio com o Civic Center (um dos edifícios mais lindos de San Francisco) e com Hayes Valley.

Comece na Estação Civic Center do Bart. Olhando no mapa você verá que essa estação fica bem pertinho da Union Square, e que é uma linha reta seguindo pela Market Street, mas não recomendo a caminhada. Este é um trechinho de San Francisco por pessoas em situação de rua, doentes mentais e alguns bêbados. Não costuma ser perigoso, mas a sensação de caminhar por lá é péssima. Não gosto e não recomendo. A noite, não ando por lá de jeito nenhum.

Civic Center - San Francisco

Civic Center:

Nossa primeira parada é o Civic Center, a prefeitura de San Francisco, um prédio bonito e ornamentado e com uma cúpula redonda mais alta que a do Capitólio de Washington D.C., a prefeitura está aberta de segunda a sexta das 9:00 as 17:00, e a entrada é grátis.

Antes de entrar repare nos detalhes da fachada e dos prédios em torno da praça. Alí estão a Ópera e a Sinfonia de San Francisco (nas costas do prédio da prefeitura), e do outro lado da praça, o Museu de arte Asiática e a Biblioteca de San Francisco. Hoje vamos nos concentrar na prefeitura.

Depois de RX básico você estará no salão principal, com direito a pé direito alto e zilhões de ornamentos. Vale a pena subis as escadas para ver os detalhes da arquitetura do edifício de cima para baixo.

Civic Center de San Francisco
Civic Center de San Francisco

Com sorte, você encontrará algumas noivas tirando fotos. É no Civic Center que grande parte dos casais da cidade se casam.

Hayes Street: uma das ruas mais cools de San Francisco

Saindo do Civic Center siga para a Hayes Street. A Hayes é uma depois da Grove St. (rua que passa entre os prédios da Sinfonia e da Ópera de SF) para o lado esquerdo.

A Hayes St. é um dos cantinhos preferidos dos locais, uma rua repleta de lojinhas cool, cafés bacanas e restaurantes descolados. Alguns dos meus endereços preferidos da Hayes:

Patricia’s Green

Um parque pequenino, com mesas de picnic e instalações temporárias de artistas locais. Um lugar bacana para sentar, relaxar e acompanhar o movimento da cidade.

Restaurantes:

  • Absinthe Braserie e Bar (398 Hayes St, San Francisc): Um dos meus restaurantes preferidos da cidade, comida francesa deliciosa e ambiente super agradável. Ideal para um jantar caprichado.
  • Chez Maman (401 Gough St, San Francisco): Um francês delicioso e super descontraído. Custo benefício excelente e pratos deliciosos
  • Souvla (517 Hayes St, San Francisco) Um restaurante grego descolado e delicioso que trabalha com o conceito de “Fine Fast” (Fino e rápido). Os bowls são deliciosos nutritivos e o custo x benefício é ótimo.
  • Papito (425 Hayes St A, San Francisco): Restaurante Mexicano gostoso e descontraído
Chez Maman - San Francisco
Torta de maça do Chez Maman

Outras paradas interessantes:

  • Arlequin Wine Merchant ( 372 Hayes St, San Francisco): Uma loja de vinhos bem legal e um ótimo lugar para fazer degustações de vinho.
  • Salt & Straw (586 Hayes St): sorvetes cremosos e com sabores bem diferentes. O nosso preferido é o de lavanda.
  • Warby Parker (57 Hayes St, San Francisco): Essa lojas de armações e lentes tem uma decoração temática da Alamo Square e uma fachada lindinha
  • Amour Vert (437 Hayes St.): Loja linda com foco em moda sustentável.
  • Aether (489 Hayes St): loja conceito super descolada construída dentro de três containers empilhados. Vale a visita
  • Peak Design (529 Hayes St.): Mochilas lindas, capinhas de celular modernas e vários acessórios legais
  • Outdoor Voices (555 Hayes St): Roupas de ginástica bonitinhas, o chamado “Athleisure”.
  • Isotope (326 Fell St, San Francisco) A loja mais legal de todos os tempos para quem curte histórias quadrinhos.
  • Timbuk2 (506 Hayes St): mochilas customizadas ultra cools.

As casas vitorianas de Hayes Valley

Terminada a sessão das lojinhas, você entrará num pedacinho mais residencial da Hayes Valey. Preste atenção nas casas e você fará altas descobertas e fotografias.

Chegando na Alamo Square

Terminada a subida (juro que é pequena e que as lojinhas e casinhas vitorianas compensam o esforço) você chegará na Alamo Square. Repare nos detalhes da pracinha, passeie por dentro do parque e aproveite o entardecer num dos cantinhos mais especiais de San Francisco.

roteiro de 2 dias em san francisco na california

Como já contei minha dica para tirar fotos caprichadas é subir até o topo da praça. Procure uma pontinha da Golden Gate Bridge no canto esquerdo (em um dia sem neblina, dá pra ver bem) e repare que ao redor da praça há outras casas bem bonitas.

Vale a pena se hospedar em Hayes Valley?

Sim. Adoro a região acho uma pedida perfeita para quem vem pra San Francisco e quer fugir do comum. Há duas opções bem legais de hospedagem pertinho das Painted Ladies de San Francisco:

Hotel Edwardian

O Hotel Edwardian, um hotel pequenino porém bem avaliado (★ 7.0) e com quartos coloridos. Me hospedaria fácil!

Confira os preços e faça sua reserva para o Hotel Edwardian

The Grove Inn

Outra opção é o The Grove Inn, que fica coladinho da Alamo Square, tem quartos de um tamanho legal, ótimas avaliações no Booking (★ 8.7) e café da manhã incluído na diária.

Onde ficar em San Francisco
Quarto do The Grove Inn | Imagem: divulgação

Quer ver outras opções de hotéis em San Francisco?

No post onde ficar em San Francisco fizemos um resumo com os melhores bairros da cidade e dicas pra você escolher onde ficar sem medo de errar.

Mais dicas do que fazer em San Francisco

Além de visitar as Painted Ladies e a ponte Golden Gate, vale rechear seu roteiro com outras paradas lindas e que são a cara da cidade. No post o que fazer em San Francisco você encontrará nossos 25 lugares preferidos da cidade incluindo os principais pontos turísticos de San Francisco, além de dicas mais locais.

Nosso passeio preferido é atravessar a Golden Gate de bicicleta (e dá até pra alugar uma bike elétrica), mas também adoramos os encantos do Parque Presidio (não confundir com a ilha de Alcatraz, hein?! Quer por sinal vale muito a pena e precisa ser comprada com antecedência.)

Roteiro de 15 dias na Califórnia - San Francisco
Tunnel Tops: uma das novidades em San Francisco

Seguro viagem nos Estados Unidos

Mesmo não sendo obrigatório nos Estados Unidos, nós recomendamos que você contrate um seguro viagem. Além das despesas médicas, um seguro abrangente também oferece benefícios como reembolso por extravio de bagagem e cancelamento de voo.

Para uma busca rápida e simples do seguro ideal, sugerimos o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que atua como comparador, apresentando as melhores opções de apólices de forma clara e transparente, incluindo valores e coberturas detalhadas. Escolha uma apólice que cubra todos os custos imediatamente, evitando surpresas desagradáveis durante sua viagem.

Quer mais economia? Faça sua cotação inserindo nosso cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.

E aí, curtiu as dicas de como visitar as Painted Ladies na Alamo Square? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contra seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Priscila Ribeiro de Azevedo disse:

Amo essas casas vitorianas. Elas são de 3 andares, correto? Mas qual altura exata delas contando com a escadaria?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Priscila, bom dia!

Não sei te responder.

Avatar denise laurenti disse:

Adorei suas dicas , estou indo em outubro .
Obrigadaaaa !!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Denise!
Espero que tenha aproveitado muito a viagem!
Beijos