O que fazer e onde parar em Big Sur na Califórnia

Big Sur é o trecho mais bonito da Highway 1, rodovia que atravessa a costa da Califórnia, o trecho de 115 Km está repleto de paisagens maravilhosas, praias pitorescas, cachoeiras e até fontes termais. Nesse post você vai descobrir o que fazer em Big Sur, atravessando a região de ponta à ponta e mostrando em detalhes as principais paradas. Vamos nessa?

Big Sur em o que fazer na Califórnia
Big Creek Bridge vista do alto – uma das paradas lindas da Highway 1

Nesse post você encontrará:

[Clique no item acima para ir direto ao ponto, ou se preferir, leia o post todo :)]

Planejamento Big Sur: o que você precisa saber antes de viajar

Big Sur, mais especificamente o trecho entre a Bixby Bridge à Julia Pfeiffer Burns State Park são o Highlight da viagem de carro pelo litoral da Califórnia. Mas antes de encarar a estrada há alguns detalhes que você precisa saber.

Alugue o carro na saída de San Francisco

A Califórnia é um dos melhores lugares do mundo para viajar de carro. As estradas são boas, bem sinalizadas e há tantas possibilidades de roteiro que a grande dificuldade é escolher o que encaixar em um roteiro de 10 dias ou 15 dias de viagem. 

McWay Falls em Big Sur, uma das paradas da Highway 1
McWay Falls em Big Sur – uma parada espetacular em Big Sur

Para viajar pela Highway 1, você vai precisar alugar um carro ou contratar uma excursão. E eu recomendo MUITO o aluguel do carro, com ele você terá flexibilidade de parar onde quiser e aproveitar bastante a viagem.

Para economizar na locação, consulte o site da RentCars, um comparador de locadoras que te ajuda a identificar o melhor custo x benefício para a sua viagem e oferece o parcelamento em reais, sem IoF e sem juros. 

Confira os preços e alugue seu carro

Alugue o carro na saída de San Francisco, e de preferência no centro da cidade para não perder tempo se deslocando até o aeroporto. Você não precisa de carro em San Francisco, mas chegando em Los Angeles, nem pense em devolvê-lo, você vai precisar dele!

Mapas & GPS

Sinceramente não acho que vale a pena investir em um carro com GPS, mesmo porque o telefone funciona BEM a beça na Califórnia e você pode comprar um chip internacional e economizar uma boa grana. Mas vale falar que grande parte do trajeto de Big Sur não tem nenhum sinal de celular ou internet. Para não perder as paradas mais importantes, baixe o mapa com antecedência.

CHIP DE INTERNET ILIMITADA

Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada. 

Veja como comprar

Verifique se a estrada está aberta

Infelizmente, devido à sua localização ao longo de falésias e montanhas, a Hwy 1 é propensa a desmoronamentos e deslizamentos de terra. Antes de iniciar a viagem, especialmente durante o inverno que é a estação das chuvas , vale verificar se a estrada está completamente aberta. Confira atualização da estrada nos sites da Caltrans e Big Sur

Em 11 maio de 2023 a estrada se encontra fechada da 18 milha de Big Sur (Big Creek Vista Point) até Ragged Point (Condado de San Luis Obispo).

Não é a primeira vez que um grande deslizamento acontece. A estrada ficou fechada entre fevereiro de 2017 e julho de 2018 devido um grande desabamento que cobriu trechos da estrada e fez uma ponte romper.

Como driblar o deslizamento em Maio de 2023

É triste o fato da estrada estar fechada, mas a boa notícia é que há um bom pedaço aberto e que merece ser feito. Num cenário “ideal” você pode dormir 2 noites em Carmel (ou Monterey), a primeira noite para visitar a região e a segunda noite para curtir um bate e volta a Big Sur sem pressa. Ou pode dormir 1 noite em Carmel ou Monterey e no dia seguinte, fazer o bate e volta retornando até umas 16:00, e na sequência dirigir por dentro rumo a San Luis Obispo.

Atualmente você pode fazer todas as paradas do roteiro até a Big Creek Bridge

Viaje sem pressa

O trecho de Big Sur é de longe o mais lindo e especial da Highway 1. São 115Km, mas tem tantas paradas interessantes que você provavelmente levará um dia inteiro. Sendo assim, nem pense em fazer o Trecho Carmel – Santa Barbara em uma só tacada.

Durma uma noite em Cambria, Paso Robles ou San Luis o Bispo. Ir direto para Santa Barbara torna a viagem mais corrida e muito mais cansativa do que deveria. Juro.

Garrapata State Park - Califórnia

Viajando do lado certo

Para viajar na mão certa e sempre do lado da costa, faça a viagem no sentido San Francisco – Los Angeles pela costa (e não ao contrário). Além de viajar sempre olhando para o mar, fica mais fácil parar nos mirantes e em pequenas entradinhas não sinalizadas e que tem vistas maravilhosas.

Já programou a viagem e vai sair de Los Angeles? Veja aqui Highway 1 começando em Los Angeles.

Highway 1 - Big Sur

Pare sempre que o coração mandar

Além das paradas mais conhecidas e das paradas que sugeri no mapa abaixo, recomendo que você pare sempre que seu coração mandar.

A estrada é repleta de pequenas brechinhas com vistas incríveis, praias escondidas em pequenas escadas e muitos lugares lindos porém difíceis de mapear. Já fiz a viagem mais de 10 vezes, e sempre descubro algo novo pelo caminho.

Escada no acostamento em Big Sur
Viu uma dessas no acostamento? Sinal que tem praia ou mirante na parada!

Atenção ao volante (e aos ciclistas)

A Highway 1 é uma estrada estreita e em grande parte do trajeto de pista única. Dirija devagar e preste muita atenção em você e nos outros carros. Tem muito turista que dirige mal olhando para a paisagem e fazendo barbeiragens terríveis.

E vale lembrar que a estrada também é muito querida pelos ciclistas. Então muita atenção com quem viaja de bicicleta.

Encha o tanque antes de entrar em Big Sur

Há poucos postos de gasolina em Big Sur e eles são bem caros. Encha o tanque de gasolina na região de Carmel (ou San Simeon para quem começa a viagem em Los Angeles).

Pôr do sol em Big Sur

Uma vantagem de fazer essa viagem com calma é poder escolher um lugar lindo para o pôr do sol. Tive três experiências de pôr do sol em Big Sur que estão entre as mais lindas que já vivi

Nesta foto sem filtro você verá o Pôr do sol da Dollar San Beach.

Pôr do sol na Sand Dollar Beach em Big Sur
Pôr do sol na Sand Dollar Beach – Big Sur

Vale a pena pernoitar em Big Sur na Califórnia?

Se você tem tempo, sem dúvida! Big Sur tem poucas, porém ótimas opções de hospedagem que variam de hotéis de luxo a campings lindos e super econômicos.

Onde ficar em Big Sur

Algumas das melhores pedidas de luxo em Big Sur são o Ventana Big Sur (um hotel maravilhoso! Apenas para adultos), Post Ranch Inn (outra pedida certeira! Ele é apenas para adultos), um dos campings mais luxuosos do mundo no Treebones Resort (eles tem ninhos humanos e opções bacanas de glamping).

Para quem quer algo com melhor custo x benefício, minha única recomendação em Big Sur é o Big Sur Lodge, que costuma se esgotar com antecedência. E claro, que não posso deixar de falar das opções baratas de camping convencional. Super concorridos, porém ótimos. Já fiquei no Plaskett Creek Camping Ground e adorei.

O que fazer em Big Sur no mapa – todas as paradas passo à passo

Veja todas as nossas dicas do que fazer em Big Sur e melhores pontos para parar neste mapa dinâmico.

O que fazer em Big Sur | Roteiro passo à passo

Nossa viagem começa na saída de Carmel. Tecnicamente o Point Lobos State Park ainda está em Carmel, mas como ele fica na boca de Big Sur, acho que vale a pena falar um pouquinho sobre ele nesse post.

Point Lobos State Natural Reserve

Point Lobos é um dos melhores lugares de Carmel para avistar baleias, lontras e leões marinhos, um parque lindo que combina trilhas fechadinhas recheadas de ciprestes, com caminhos lindos da beira do mar. A cor da água, e a mistura entre mar e natureza são bem impressionantes.

Carmel com crianças
Point Lobos State Park | Imagem: Visit Carmel

Aqui é muito comum avistar baleias em migração, especialmente durante o inverno. O parque tem várias opções de trilhas, e as vistas compensam cada centímetro de caminhada.

Quanto tempo demora?

Uma visita bem feita ao Point Lobos leva pelo menos duas horas. Não acho que vale a pena ficar menos de 1 hora por lá.

  • Horários de abertura: Todos os dias das 7:00 às 19:00
  • Ingresso: $10,00 por carro

Para quem eu recomendo

Recomendo a parada no Point Lobos para quem tem mais de uma noite em Carmel ou Monterey, ou para quem vai dormir uma noite em Big Sur. Também recomendo para quem está visitando a Highway 1 pela segunda vez.

Lontra em Big Sur
Com um pouco de sorte, olha quem você encontra!

Garrapata State Park

Assim que você passar por Point Lobos, fique atento as pequenas saídas no acostamento (repare que elas estão numeradas do 1 ao 19). Todas elas são entradas, praias, trilhas ou mirantes do Garrapata State Park tem ao todo 3.6 Km de extensão de costa

Garrapata State Park - Carmel

Melhores paradas:

  • Portão 7: Rocky Ridge Trail: uma trilha inclinada de cerca de 7km pelo parque
  • Portões 8 e 9: Trilha para o Soberane Point (o ponto mais alto do pedaço), trilha de 3,2. Com sorte você avistará baleias.
  • Portões 18 e 19: Praia Garrapata (sinalizada no mapa): uma praia deserta e super linda, e a área de Cala Lilly Valley que fica cheia de lírios brancos durante a primavera.

Outras paradas escondem mirantes e pequenos tesouros da região. Amo descobrir um lugarzinho novo cada vez que passo por lá.

Para quem eu recomendo

Para todo mundo! A praia Garrapata é linda e rápida de visitar. Vale a parada mesmo para quem faz a rota com pressa, mas para chegar lá, você terá que fazer uma pequena caminhada.

Quem visita a região pela segunda vez pode fazer uma das trilhas mais longas.

Rocky Creek Bridge

Passando o Garrapata Park, começam os rochedos ponteagudos e as curvas estreitas que tornaram a Highway 1 famosa. Fique atento que um dos puxadinhos do acostamento tem uma vista linda para a Rocky Bridge – a primeira ponte do trajeto, muitas vezes confundida com sua irmã famosa Bixby Bridge. Assim que você passar a Rockbridge, a ponte Bixby virá logo na sequência.

Bixby Bridge

Integrar a região de Carmel com São Luis o Bispo, foi uma tarefa árdua, e que só aconteceu em 1932 com construção da Bixby Bridge. A ponte tem 79 metros de altura, e uma estrutura bem impressionante.

A ponte é uma das paradas mais populares da Highway 1,  e a parada ficou ainda mais disputada após a série Big Little Lies. A graça é chegar bem pertinho e ver a dimensão do precipício (cuidado! O solo da região não é muito estável. Fique longe da borda!)

Melhores fotos da Bixby Bridge:

Quase todo mundo para na própria ponte para fotografar, mas o melhor ponto para tirar fotos, é num puxadinho de acostamento que cabem exatos dois carros. A melhor hora para fotógrafa-la, é no finalzinho da tarde, quando as luzes do pôr do sol iluminam todo o horizonte.

Bisxby Brigde - Big Sur
Bisxby Brigde

Outra dica legal é uma pequena estrada que sai do lado esquerdo da pista e contorna as montanhas de Big Sur, a estrada é de terra mas está em bom estado. É desta estrada que você consegue fotografar o arco da ponte todinho.

Hurricane Point

Pouco depois da Bixby Bridge, está o Hurricane Point, que tem esse nome por causa do vento poderoso que corta a região. Segure o chapéu!

Esse é um mirante bem sinalizado, com amplo estacionamento e fácil de parar para quem vem dos dois lados da vista. Do alto do Huricane Point, você terá uma vista bonita da costa com direito um pedacinho da Bixby Bridge. Vale a parada!

Hurricane Point - Big Sur

Para fotografar o Point Sur

Após Hurricane Point, você terá algumas boas chances de parada (não sinalizadas no mapa) para fotografar o Point Sur. De longe parece uma ilha, mas na verdade é um rochedo grudado na costa que forma uma espécie de península.

Point Sur Light Station

Point Sur é um parque estadual que preserva uma pequena cidade fantasma, construída para manter o farol de Point Sur em operação. Hoje o farol é completamente automático, e tanto ele quanto a pequena cidade estão abertos para visitação, somente para visitas guiadas, algumas vezes por mês. Confira os horários neste site.

Point Sur - Big Sur

O tour leva 3 horas, é super explicativo, e o farol é bem bonito. Amei o passeio, as vistas de Big Sur, e tudo o que aprendi sobre o farol.

Farol de Point Sur - Big Sur

Para quem eu recomendo

Recomendo a parada no Point Sur para quem tem mais de uma noite em Carmel ou Monterey, ou para quem vai dormir uma noite em Big Sur. Também recomendo para quem está visitando a Highway 1 pela segunda vez e tem bastante tempo para investir no passeio.

Pfeiffer State Beach

Pfeiffer State Beach é uma das praias escondidas mais fotogênicas de Big Sur.

A Pfeiffer beach tem águas bravas e uma caverna de pedra linda bem pertinho da areia. Um lugar incrível para fazer picnic, curtir uma tarde de sol, e nos dias mais quentes do ano, dar um mergulho na água. A água é fria pra caramba, mas já entrei mais de uma vez.

Pfeiffer Beach - Big Sur

Atenção: Para chegar lá você terá que sair da estrada (logo após o correio de Big Sur) e entrar na Sycamore Canyon Road.

Para quem eu recomendo

Recomendo a parada na Pfeiffer Beach para quem tem o dia inteiro para percorrer Big Sur e não está com pressa. A praia é linda, e merece pelo menos uma meia hora de visita, mas dá para ficar a tarde inteira fácil.

Onde comer em Big Sur | Nossa parada para o almoço

Depois de tantas paradas lindas, aposto que você já está com fome! Chegamos ao centrinho de Big Sur, que nem é um centrinho de verdade, mas sim uma área que concentra os principais restaurantes e hotéis de Big Sur.

Vista do Restaurante Nepenthe em Big Sur
Vista do Restaurante Nepenthe

Chegou a hora de escolher onde comer em Big Sur. Aí vão as melhores pedidas de onde comer por lá.

  • Nephente (48510 CA-1,) | Veja minha review no post onde comer na Highway 1):  Para comer sanduíche “ok” com vistas incríveis. Você pode escolher entre o restaurante principal (costuma ter uma espera) e um bar com serviço rápido que fica no mesmo local, porém na área baixa, ambos tem boas vistas.
  • Post Ranch Inn (47900 CA-1): Um almoço 5 estrelas e apenas para adultos no hotel mais top de Big Sur. Reserve um par de horas para curtir a experiência com calma;
  • Big Sur Bakery (47540 CA-1): Minha opção queridinha, comida boa, com uma pegada orgânica e natureba que é a cara da Califórnia. O lugar é uma graça e nós adoramos tudo o que comemos por lá. É mais barato que o Nephente e o Post Ranch Inn, mas é caro como tudo em Big Sur.
  • Para um cafezinho rápido, pare na Coast Galleries (49901 CA-1) um edifício estiloso que combina galeria de arte com um café O atendimento é ruim, mas a galeria é super interessante e rende boas fotos.
Edifício estiloso na Coast Gallery em Big Sur
Coast Gallery – Big Sur

Pfeiffer Big Sur State Park

Esse parque é o responsável por grande parte das confusões e paradas erradas da Highway 1. Ele fica algumas milhas antes do Julia Pfeiffer Burns State Park (a famosa praia da cachoeira) e confunde muita gente. O parque tem um bosque de árvores lindas, duas cachoeiras incríveis e é um dos poucos campings estaduais que ter estrutura (hookups) para motorhome.

Tenho duas trilhas na minha lista dos sonhos: Pfeiffer Falls trail (que passa por um bosque de redwoods lindas) e Big Sur River Gorge estão na minha lista dos sonhos.

Se você tem apenas um dia ou menos na região, passe batido por essa parada.

Julia Pfeiffer Burns State Park | Mcway Falls

Chegamos na famosa praia da Cachoeira que fica dentro do parque Julia Pfeiffer Burns State Park. A entrada fica do lado esquerdo da pista (para quem vai no sentido Los Angeles). O estacionamento dentro do parque custa $15 (pagos em dinheiro trocado). Para economizar, muita gente estaciona no acostamento do outro lado da estrada, atravessa e vai a pé.

Julia Pffeifer Beach - Big Sur

Após estacionar o carro, você terá que fazer uma caminhada de uns 5 minutinhos rumo a praia. A trilha é bem fácil, e as vistas são maravilhosas desde o começo.

Mcway Falls

A cachoeira é linda, especialmente na primavera, quando está cheia de água. Dependendo da força da maré, você conseguirá tirar fotos da água da cachoeira encontrando as ondas do mar. O acesso a cachoeira e a praia é proibido e perigoso. Nem pense em se arriscar.

Mas lá do alto as vistas são bem bonitas. Atualmente aparte final da trilha atualmente está interditada e você não terá aceso ao mirante das ruínas dos Pfeiffer, ainda assim vale a visita.

Julia Pfeiffer Burns State Park - Big Sur
Vista do mirante do Julia Pfeiffer Burns State Park

Dica: De manhã cedo, você estará contra a luz, e terá um pouco de dificuldade de tirar boas fotos, mas para o meio da tarde as fotos saem mais bonitas.

Águas termais em Big Sur

Além de praias lindas e paisagens incríveis Big Sur é famosa por suas águas termais naturais, os hot springs.

Duas das termas de Big Sur estão abertas ao público o Sykes Hot Springs (que fica no alto das montanhas e exige uma caminhada brava de 16 Km. A maioria das pessoas que faz essa trilha acampa por lá, e as termas do Esalen, um centro espiritual incrível (abertas ao público todos os dias da 1:00 às 3:00 AM – Reserva indispensável – $30,00 por pessoa).

As madrugadas no Esalen são uma das atividades preferidas dos habitantes da região, especialmente nas noites de Lua Cheia, o traje de banho é opcional e haverá gente pelada.

Big Creek Bridge & Gamboa Point

Continuando a viagem, passaremos por mais uma ponte bonita, a Big Creek Bridge.

Os melhores lugares para fotografa-la são um puxadinho na estrada logo após a ponte e um mirante oficial bem sinalizado.

Big Creek Bridge em Big Sur
Big Creek Bridge vista do alto

O mirante é uma parada que eu adoro, e que faço todas as vezes que vou a Big Sur, olha só que visual lindo.

Gamboa Point o Mirante da Big Creek Bridge
Gamboa Point o Mirante da Big Creek Bridge

Limekilm State Park

O Limekilm park foi construído para preservar as ruínas de uma antiga mina que antigamente extraia minério do parque. Além das ruínas, quem visita o local encontrará uma cachoeira bonita, um bosque Sequoias Costeiras do tipo Redwoods e uma boa praia.

  • Entrada: $10,00 por carro
  • Aberto das 8:00 até o pôr do sol
Cachoeira do Limekilm State Park - Big Sur

Para quem eu recomendo

Só recomendo essa parada para quem já conhece muito bem a região. A cachoeira é bonita, mas nada de outro mundo, e a praia não é a minha preferida da região. É um lugar bacana, mas para quem não está com pressa.

Sand Dollar beach e outras praias

Passado o Limekilm Park, você entrará em uma região repleta de pequenas praias escondidas (repare nas escadinhas que saem do acostamento da Highway 1) e uma área de picnic mais caprichada chamada Mill Creek.

Praia em Big Sur
Praia escondida em Big Sur

Há também uma praia grande (que também não é visível da estrada) e que vale a parada, a Sand Dollar Beach.

Essa é uma das praias que os locais mais curtem para aproveitar o final de semana, e acredite, em dias quentes tem muita gente na água! Além de ser uma praia linda, a Sand Dollar é um lugar espetacular para ver o pôr do sol!

Sand Dollar Beach em Big Sur
Sand Dollar Beach

Dica: O estacionamento da prais custa $10,00 por carro, mas tem muito lugar no estacionamento.

A Sand Dollar Beach é a nossa última parada “oficial” antes de chegamos à cidade de San Simeon

Roteiro de 1 dia em Big Sur

Fazer o trecho entre Carmel e Santa Barbara em uma tacada só significa fazer uma viagem mais rápida e abrir mão de várias paradas lindas pelo caminho. E já que temos que priorizar, porque não escolher o melhor?

Aí vão as paradas mais lindas de Big Sur para quem tempo pouco tempo, note que excluí lugares mais demorados como o Point Lobos, e a Pfeiffer Beach, mas fiz questão de deixar tudo o que é rápido e lindo.

Mirante da Big Creek Bridge em Big Sur
Mirante da Big Creek Bridge em Big Sur

Aí vai uma sugestão de roteiro de Big Sur com as paradas mais lindas do caminho. Para otimizar seu tempo exclui paradas que demoram mais tempo, como por exemplo o Point Lobos e a Pfeiffer Beach.

Paradas do Roteiro em Big Sur

  1. Garrapata Beach
  2. Bixby Bridge
  3. Point Sur Light Station (apenas para fotos)
  4. Julia Pfeiffer Burns State Park (onde fica a Mcway Falls)
  5. Big Creek Bridge
  6. Gamboa Point
  7. Sand Dollar beach

Continuando a viagem pelo litoral da Califórnia

Agora que você já sabe o que fazer em Big Sur, chegou a hora de planejar outras paradas incríveis pelo caminho. Acredite, Big Sur é sim a cereja do bolo, mas o litoral da Califórnia está recheado de cidades lindas, pouco conhecidas e que merecem entrar no seu roteiro.

Tom e Caio na trilha para a Pirates Cove Beach
Tom e Caio na trilha para a Pirates Cove Beach em Avila Beach

Aí vão algumas das minhas paradas preferidas do litoral da Califórnia

  • San Simeon: Famosa pelo Hearst Castle e pela colônia de elefantes marinhos que fica na beirinha da estrada. O máximo!
  • Cambria: Uma cidade pequena e cheia de charme com uma faixa litorânea linda e ótimos restaurantes.
  • Paso Robles: Califórnia combina com bons vinhos e Paso Robles é uma pedida perfeita para incluir uma parada vinícola no roteiro – e garanto, os vinhos de lá são tão deliciosos quanto os de Napa Valley.
  • Morro Bay: Um dos segredinhos mais bem guardados da Highway 1, uma cidade bucólica com vistas preciosas do oceano e uma colônia de lontras que é uma fofura. Amo os pores do sol de Morro Bay.
  • San Luis Obispo: Como não amar uma cidade foi eleita por seu habitantes como a cidade mais feliz da Califórnia? Com jeitão de cidade pequena e estrutura de cidade grande SLO é a pedida mais descolada da região para pernoitar e uma base excelente para explorar as redondezas.
  • Avila Beach: Nada mais nada menos que minha praia preferida da Califórnia, não, não é a praia mais linda da viagem, e nem a praia mais badalada da Califórnia, mas é um lugar perfeito para passar o dia com as crianças. Por mim, vou todo ano!
  • Pismo Beach: Pedida preferidas dos surfistas, uma praia bem jovem e também conhecida pelas dunas de areia que rendem divertidos passeios de jipe.
  • Santa Ynez Valley: A melhor região vinícola da Califórnia para visitar com crianças. As cidades mais conhecidas são Solvang (a cidade dinamarquesa) e Los Olivos (adoro!)

Conclusão: Como incluir Big Sur na sua viagem pela Califórnia

Agora que você já sabe o que fazer em Big Sur, chegou a hora de montar o seu roteiro.

Para isso baixe o mapa do trajeto e use os recursos do My Maps para excluir as paradas que você não pretende fazer. Se você tem menos que 1 dia na região, nosso roteiro enxuto é um excelente ponto de partida.

Depois disso, vale dar uma olhadinha na seção “continuando a viagem pelo litoral da Califórnia” para incrementar sua viagem com outras paradas lindas.

E aí, pronto para se encantar com Big Sur? Deixe seu comentário

PLANEJE SUA VIAGEM

  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Santa Bárbara na Califórnia
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Flávio disse:

Bom dia Mari! Parabéns pelas ótimas dicas, super detalhadas, que você nos oferece aqui no seu blog. Estou planejando uma viagem à Califórnia, com minha esposa, para maio/24 e tenho usado muito as suas informações para planejar nosso roteiro. Pretendemos conhecer com calma a região do Big Sur mas tenho dúvidas sobre o trecho da highway 1 que está interditado. Você saberia me informar qual a região interditada? Pelo que tenho pesquisado na internet, a região interditada vai de Lucia a Limekiln Park. É isto mesmo? Obrigado por compartilhar conosco todo seu conhecimento sobre a região!

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Flávio,
No Instagram a Mari fez um reels explicado como fazer para conhecer o Big Sur enquanto a estrada está em obras. Vou deixar o Link aqui pra você:
Highway 1 em obras
Boa viagem

Avatar Michelle disse:

Oi Mari, tudo bem? Eu e o meu namorado vamos para a Califórnia em abril/24 e a nossa ideia é fazer uma super viagem de motorhome. Lendo e relendo muitas vezes o seu blog, nós pensamos no seguinte roteiro.

1. Los Angeles (3 dias, sendo 1 para o Outlet)
2. Yosemite National Park (2 dias)
3. San Francisco (3 dias)
4. Monterey e Carmel (2 dias)
5. Big Sur (1 dia)
6. Santa Bárbara (1 dia)
8. Santa Mônica (1 dia)
9. San Diego (3 dias)
10. Los Angeles (1 dia)

O que você acha? Alguma sugestão?

Beijos

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Michelle, bom dia!

Conversei com a Mari sobre seu roteiro e vou deixar aqui as sugestões dela:
– Se você puder começar a viagem por San Francisco será melhor, pois a cidade não combina com Motorhome. E trocar o MH na chegada em LA por um carro, será melhor.
– Da pra fazer SF e LA de Motorhome? Ate dá, MAS dá trabalho. Estacionar o MH nas cidades não é legal.
Espero ter ajudado.
Boa viagem!

Avatar Rackel Lucena disse:

Adorei seu site, aqui estão as melhores e mais completas dicas de São Francisco e da Califórnia em geral, estava muito perdida com minha viagem que será daqui 1 mês, mas agora fiquei mais aliviada com suas dicas em detalhes, muito obrigada!!! com relação ao fechamento da estrada na Big Sur, saberia me informar se indo de San Francisco para os Angeles como ficaria melhor agora com esse fechamento? ir direto de San Francisco até Carmel e dormir pelo menos uma noite em Carmel para conhecer melhor a região?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Rackel,
Você acompanha o Ideias na Mala no Instagram? Ontem a Mari postou um vídeo super legal explicando o trajeto que deve ser feito e ainda mostrou imagens lindas da região. Vou colocar o link aqui para você. Se você não conhece o Instagram, aproveite para nos seguir! A Mari sempre conta várias novidades por lá!
Atualização da Highway 1

Vou resumir o vídeo para ficar mais fácil:
– A Mari recomenda que o trajeto seja feito em 3 noites, mas caso você tenha menos tempo, faça as suas adaptações.
1 noite: Dormir em Carmel ou Monterey
2 dia: acordar bem cedinho e fazer o trajeto do Big Sur até o Julia Pfeiffer Burns. Depois voltar para Carmel e pegar a estrada 68. Você deve dirigir até a região de Paso Robles ou Cambria ou San Luis Obispo (escolha uma delas para conhecer e dormir)
3 dia: Continuar a viagem até Santa Bárbara (se tiver tempo, vale passar 1 noite aqui), conhecer a cidade e depois seguir viagem até Los Angeles.

Boa viagem!

Avatar Heitor disse:

Olá. Tudo bem? Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente blog. Sairei de SF de carro na manhã do dia 16/03 com destino a Carmel/Monterey. Estou me programando para chegar por volta de meio dia. Tenho que ir para Santa Barbara no dia 18, portanto, tenho 2 diárias nessa região de Carmel e arredores. Qual seria a sugestão de pernoites? Atualmente estou com reserva para dormir essas 2 noites em Monterey e pensava em fazer tudo por ali, incluindo Big Sur, e dormir as 2 noites em Monterey? Faço isso ou seria melhor alterar pra colocar somente uma noite em Monterey e a outra noite em outro local (quem sabe, BigSur)…?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Heitor, bom dia!
A Highway1 está com um trecho fechado, então após conhecer o Big Sur você terá que voltar pra Carmel para pegar a estrada por dentro. Então para conhecer a região com tranquilidade sugiro que você mantenha suas diárias u faça uma noite em Monteray e uma em Carmel.
Vou deixar o link do vídeo onde a Mari explica como conhecer o Big Sur e voltar para pegar a estrada por dentro:
Atualização sobre a Highway 1
boa viagem

Avatar FREDERICO TAVEIRA LOPES disse:

Ola, será que a estrada ficará fechada até Maio/Junho de 2024?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Frederico.
Estamos torcendo mas ainda não há previsão

Oi Mari,

Parabéns pelo seu blog! Excelentes seus comentários e idéias!
Vamos para Las Vegas e California em Dezembro. Faremos o sentido contrário do que a maioria faz, ou seja, de LA para SF. Vc acha que para conhecer Big Sur, fazendo o roteiro de 1 dia, com as paradas essenciais que vc indicou, dá para seguir viagem no final do dia, ou precisamos ficar por lá?
Depois seguiremos para o Yosemite Park, onde ficaremos 3 dias, inclusive no Natal. Acha que vale a pena irmos até o Lake Tahoe?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Beatriz,

Se vocês não estiverem cansados, dá para seguir viagem.
Em relação a ir a Lake Tahoe, depende de quantos dias de viagem vocês tem.

Avatar Helen Espinosa disse:

Muito obrigada pelas dicas Mari! Estarei lá no mês que vem e estou planejando a nossa rota, tuas dicas ajudaram muitooo. Você sabe me informar se podemos dirigir sempre pela CA-1S até San Luis Obispo? Estou tentando ver o tempo de viagem de Monterey até San Luis Obispo, mas tem um trecho da estrada que o maps não me deixa seguir, ali entre Ragged Point e San Simeon. A estrada é tranquila? Estou com medo que tenha acontecido algo na estrada e por isso o maps não me deixa seguir por ela. Fico no aguardo. Obrigada!!

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Helen!
Realmente esse trecho está fechado devido a deslizamentos que ocorreram durante as chuvas de dez. e janeiro. E a previsão é que continue fechada em fevereiro. Tem um site bem legal que dá as informações das estradas chamado roads.dot.ca.gov . Dá uma olhada nele antes de viajar.
Mas, se continuar assim, você terá que pegar a 101.
Abraços

Avatar Ana Maria Doehler disse:

Oi Mari, conheci recentemente o seu blog e estou adorando. Planejando aqui a rota pela Costa Oeste de SF a San Diego, fico curiosa (pra não dizer preocupada): Como funcionam essas paradas ao longo da Hw1, sejam rápidas para fotos ou mais longas, para descer nas praias, com as bagagens no carro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Ana,
A Highway 1 costuma ser SUUUUPER segura,mas eu não costumo deixar nada exposto no carro. Mala no porta-malas costuma ser ok
Beijos

Avatar Lucas disse:

Oi Mari!
Deixa eu te perguntar, é tranquilo conseguir alugar um carro em São Francisco e devolver em Los Angeles?
Ou provavelmente vamos ter que voltar para São Francisco?

Obrigado pelo post, ficou super legal!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lucas, É traquilo e BEM mais barato que um dia das suas férias “perdido” na viagem de volta!
Abraços

Avatar CLAUDIA NEVES disse:

Olá Mari,

Descobri seu excelente blog agora e, infelizmente, devido às promoções que pegamos, iremos fazer a rota Los Angeles/São Francisco e não ao contrário, como todos indicam. Gostaria de te passar a nossa programação para que você nos dê uma opinião, já que não gostaríamos de perder as principais atrações da Big Sur:

Dia 1 a 4 – LA (Ficaremos hospedados em Santa Mônica).
Dia 5 – outlet Camarillo. Dormir em Santa Bárbara;
Dia 6 – Santa Bárbara;
Dia 7 – Big Sur até Monterey;
Dia 8 – Monterey e Carmel (pela 17 Mille Drive);
De 9 a 12 – San Francisco;

Agradeço imensamente se puder me responder e estou anotando todas as suas dicas. Parabéns pelo blog!

Cláudia

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Claudia,
O Roteiro tá redondo!
Beijos

Avatar Caio Elisei disse:

Olá!

Estou indo pra California no final do mês que vem (Set/2019) – lá pelos dias 07 e 08 de Outubro farei o trecho da Big Sur.
No meu planejamento, chego em Monterey vindo de San Francisco, no dia 07/10 – vou ficar por lá, curtir a cidade, o aquario e etc. No dia 08/10 pretendo sair cedo, pegar a 17 Mile Drive, Carmel e percorrer a Big Sur….mas não sei ainda onde pernoitar.
Nas minhas pesquisas, estou pensando em San Simeon, ou Morro Bay. Acha que consigo chegar em Morro Bay, sem muita correria?

Obs.: Vou estar com meu filho de 1 ano.

Obrigado desde já!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Caio,
Moro Bay, Cambria e San Luis Obispo são boas pedidas. Eu faria a 17 MIle Drive no dia que vc chegar em Monterey, vai te diminuir o tempo de estrada para vc curtir Big Sur com mais calma.
Beijos

Avatar Jessica Antunes disse:

Olá! Primeiramente gostaria de parabenizar pelos posts, muito completos, bem feitos e com muitas dicas.
Estou indo fazer a highway1 em setembro, gostaria de dicas se possível.

1-2 SF
3 Half Moon bay/ Santa Cruz / Carmel / monterey (dormir em monterey)
4 Big sur (dormir em Paso Robles) conhecer alguma vinicola você acha que da tempo nesse dia ou no posterior?
5 St Barbara / St Monica / Malibu / Venice beach (onde indica dormir?)
6-8 Los angeles
9-10 Las vegas

Obrigada

Avatar Rafaela disse:

Oi. To planejando uma viagem pra LA em outubro para ver um show. Mas como já conhecemos LA, queria ver se paravamos em Sao Francisco e seguimos até LA de carro. Mas tenho pouquissimo tempo: sairiamos de Sao Francisco no dia 9 de out pela manha, pra chegar em LA no dia 10/10 fim do dia. Eu sei que é corrido, masssss…será que rola? Alguma dica de onde podemos dormir?
Amei seu blog! Bjs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rafaela,
Com tão pouco tempo eu não recomendo.
Porque vc não visita alguma das cidades ao redor de LA? Laguna Beach, Newport Beach são uma delícia! Tbm amo Pasadena!
Beijos

Avatar Karla disse:

Oi Mari
Saindo de carmel cedinho , vou pernoitar em paso robles. É possível fazer a big sur, visitando alguns dos pontos principais , e cambria, antes de chegar a paso robles?
Outra coisa: não consigo baixar o mapa no celular, não estou sabendo baixar, pode me orientar?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Karla,
Eu acho que só Big Sur + San Simeon e Morro Bay já vão encher seu roteiro.

Beijos

Avatar Mírian Scanavini disse:

Olá, Mari!!! Adorei seu blog, muito boas as dicas! Estou pretendendo fazer a Costa Oeste em setembro, mas quero colocar no roteiro Yosemite park. Vc acha q 15 dias dá p fazer de São Francisco até Los Amgeles e depois Lãs Vegas?? De Los Angeles a Las Vegas iremos de avião!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mirian,
Acho que 15 dias é o mínimo para estes planos todos (e que ótimos planos por sinal!) e que dá para fazer sim!
Beijos

Avatar Chris Novas disse:

Mari,
Ameii o seu blog e a forma que escreveu as dicas! Tinha lido muita coisa já mas estava completamente confusa. Ler os seus textos me clareou bastante. Obrigada!
Queria saber mais uma coisa: vou fazer os dois roteiros (SF – Carmel e Big Sur) em uma semana. Acha um tempo ok? Vou pegar bem a semana de Natal e Ano Novo. Tu tem alguma dica de algo mais “especial” que eu possa fazer tanto no Natal quanto no Ano Novo? O cenário é o seguinte: farei três meses de intercâmbio em Santa Barbara e 3 dias antes do Natal vou encontrar meu marido em SF e começar o roteiro. Teremos uma semana juntos. Obrigada desde já!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Chris,
Por essas bandas o ano novo deve ser bem caidinho. A dica é ver o que abre e já reservar o jantar tanto para a noite de natal, quanto ano novo, com antecedência no Open Table.
Beijos
PS: E sim, dá para curtir essa rota hiper bem com uma semana!

Avatar Ana Paula Sartori disse:

Oi, Mari
Iremos no final do ano. Ficaremos de 20 a 25/12 em San Francisco, depois pegamos o carro, vamos até Monterrey(25 a 26/12). Pela manhã iremos até Santa Bárbara (26 a 27/12). De 27 a 30/12 ficaremos em Los Angeles e depois iremos para Vegas, onde ficaremos até o dia 05/01. Vegas já conhecemos e adoramos. Mas os demais lugares ainda não. Como iremos no final do ano, você acha que dá para aproveitar a Big Sur ou estará muito frio? Se tiver mais alguma sugestão, por favor, nos envie. Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Sem dúvida! Já fiz essa trip duas vezes no inverno e amei. A única dificuldade é que de vez em quando chove, e com chuva não é uma viagem tão legal.
De resto, vc vai amar!
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Sem dúvida! Já fiz essa trip duas vezes no inverno e amei. A única dificuldade é que de vez em quando chove, e com chuva não é ua viagem tão legal.
De resto, vc vai amar!
Beijos

Avatar Mariana disse:

Oi Mari!!!

Muito obrigada pelas dicas, estou lendo todas suas .matérias pra planejar minha viagem!!
Eu vou sair de São Francisco num domingo a tarde e tenho até quarta de manhã pra conhecer Monterey, Carmel e Big Sur. Quero fazer sem tanta pressa, estarei com um bebê de 1 ano! Reservei hotel em Monterey para esses 3 dias! Você acha que dá pra em um dia eu fazer um bate e volta passando por esses pontos principais de big sur? Queria ver o por do sol por la e voltar a monterey! É viável isso ou a estrada é perigosa? Pensei em voltar porque na quarta de manhã partinhos pro Yosemite, então ficaria muito longe eu descer e dormir em morro bay ou cambria…sei la, o que acha? Tô numa duvida danada rsrs
Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mariana,
Acho super viável e tenho muitos leitores que já fizeram dessa forma!
Ótima escolha de roteiro
Beijos

Avatar renan disse:

Boa tarde,

Muito bom o blog, uma pena eu ter lido após definir meu roteiro. Fciarei em SF 4 dias, e dpois alugarei um motorhome.

Segue meu roteiro:

– San Francisco: 4 dias
De MotorHome:
– Santa Cruz
– Passar o dia no KOA Santa Cruz
– Monterrey – Passar a noite
– 17 mile drive e Carmel – Passar a noite
– Big Sur até KOA Santa MArgarita (ao lado San Obispo)
– PAssar o dia no KOA
– Malibu – Passar a noite
– Anahein – Passar 2 dias (Disney)

Devolver motor home

5 dias em LA.

Obrigado,

Renan;

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Renan
Em LA você vai devolver o Motorhome e pegar um carro né?
De resto, tá redondo o roteiro!
Beijos

Avatar Taisa disse:

Olá! Que bom que achei o Ideias na Mala. Salvou meu roteiro! =)
Queria tirar mais uma dúvida: em razão do bloqueio da HWY1 na altura do Gorda, os carros estão indo de Monterey até San Luis Obispo por um desvio na altura da cidade de Lucia (Nascimiento-Ferguson Road). Dei uma olhada no googlemaps e não gostei nada da estradinha. Estreita, muitas curvas, sem ponto de apoio… Então queria uma opiniao: é viável sair de San Francisco cedinho, umas 6 ou 7h da manhã e ir direito visitar a 17 Miles Drive + trecho liberado da Big Sur (até Gorda) e voltar pra dormir em Monterey? Fica um passeio tranquilo, dá pra curtir direitinho? Se eu fizesse isso ficaria livre pra, no dia seguinte, sair de Monterey descansada, direto pra San Luis Obispo pela 101, me livrando do desvio sinistro. O que vc acha? Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Taisa,
Dá pra fazer mais é cansativo.
Como o trecho de Bug Sur é mais lindo que a 17 Mile drive, eu deixaria esse pedaço por último.
Beijos

Avatar Matheus disse:

Ola Mari Vidigal.
Parabens pelo blog e pelos posta, estao excelente, super completos e com otimas fotos. Esta me ajudando mto no planejamento da viagem que farei no fim de marco para California. Td de melhor pra vc e sua familia

mari vidigal mari vidigal disse:

OI Matheus,
Super obrigada pelo comentário! Acabou de deixar uma blogueira feliz!
Beijos e aproveite MUITO a viagem!
Mari

Avatar rodrigo disse:

Oi. bom o post. vc acha mto corrido fazer esse trecho com as paradas e ainda pegar uma vinícola em paso robles no fim dia? as vinícolas fecham às 17h.

a outra opção é eu chegar em paso robles sem preocupação com a hora e só fazer a vinícola no dia seguinte, podendo fazer mais de uma.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rodrigo,
Acho super corrido, especialmente no inverno quando a chance de vicie pegar a estrada muito nublada de manhã é alta. Vala sair com menos pressa e curtir Big Sur num dia e Paso Robles no outro.
Beijos

Avatar Amanda disse:

Mari, suas dicas são ótimas! Parabens pelo blog =)

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelos elogios <3

Avatar sérgio med disse:

Oi Mari, parabens por tantas infos relevantes.
Depois do acidente natural nessa estrada até qual atração ainda se pode chegar?
Estou indo agora em setembro e parece que a ponte que foi destruída ainda não foi totalmente reconstruída.
Vc aconselha um bate e volta a partir de Monterey?

Obrigado pela atenção

mari vidigal mari vidigal disse:

Exatamente! Bate e volta de Monterey!
Beijos

Avatar alexndre disse:

ola
tudo bem?
tem como baixar seu mapa para meu celular?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alexandre,
Precisa pesquisar no Google como fz. Eu como viajo online geralmente acesso os mapas em tempo real.
Abraços,

Avatar Luca disse:

Olá, tudo bem?
Não sei se é fácil de lembrar, mas teria uma ideia de a partir de que horas começa o por do sol? (e mês do ano)
Queria programar minha viagem e queria ter uma noção de até que horário que vale a pena ser dirigido na estrada.

Abçs

mari vidigal mari vidigal disse:

O Google te responde essa pergunta bonitinho, ele mostra a hora do pôr do sol nas cidades. Uma mão na roda!
Beijos

Avatar Carolina disse:

Boa tarde Mari,

Estou me inspirando no seu roteiro para montar o meu para Califórnia.
Mas estou com dúvidas sobre quantos dias ficar em cada lugar. Não sei se estou ficando tempo de mais ou de menos em cada um.
Pode ver o meu roteiro e dar sua opinião?
Dia 1 – 4 = São Francisco
Dia 5 = Manha em Halfmoon Bay e tarde em Santa Cruz. Chegar em Monterey e dormir lá
Dia 6 = Passar o dia em Monterey (Aquário, Cannery Row) e pernoitar lá de novo
Dia 7 = Sair de Monterey e fazer 17 Miles e Big Sur. Dormir em Big Sur.
Dia 8 = Terminar Big Sur e ir para Santa Barbara. Dormir em Santa Barbara
Dia 9 = Ir para Santa Monica. Passar o dia em Venice Beach. Dormir em Santa Monica.
Dia 10 = Passar a manha em Santa Monica e ir para Malibu. Depois ir para LA e dormir lá
Dia 11 -13 = Los Angeles
Dia 14-16 = San Diego

Fico no aguardo

Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carolina,
No dia 7 eu dormiria em Cambria, Paso Robles, Morro Bay ou San Luis o Bispo. Veja qual delas tem mais a ver com vocês.
De resto seu roteiro está redondinho e delicioso!
Tenho posts para todas essas cidades aqui no Blog e se tiver mais perguntas é só deixar um comentário que eu respondo rapidinho!
Beijos

Avatar Angela Bernardes disse:

Oi Mariana!!
Amei os post e as super dicas!!
Estou indo para a California em Março e temos planos de viagem para LA, Vegas, SF e Big Sur.

Você consegue me ajudar num roteiro legal? Tem algum email que posso te enviar?

Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Angela,
Td bem?
Todas as minhas dicas dessas cidades estão aqui no site. Nõ trabalho com roteiros personalizados, mas terei prazer em responder eventuais dúvidas por comentários.
Abraços

Avatar Carolina disse:

Boa tarde,

Estou montando meu roteiro pela Califórnia.
E gostaria de uma ajuda sua, gostaria que você me desse umas dicas se estou no caminho certo, se estou ficando demais ou de menos em algum desses lugares.
São Francisco – 3 dias
Halfmoon Bay – 1 dia (pernoitar lá)
Santa Cruz – 1 dia (pernoitar lá)
Monterey – 1 dia (pernoitar lá) – No dia seguinte ir para Carmel pela 17 miles e seguir para Big Sur no mesmo dia.
Agora a minha dúvida é que estou querendo pernoitar em Big Sur antes de seguir viagem até Santa Bárbara. Você me recomenda algum lugar para ficar?

Obrigada
Bjoss

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carolina,
Halfmoon Bay é muito perto de SF, não pernoitaria lá não e ficaria 2 dias em Monterey. Entre Big Sur e Santa Barbara, recomendo que vc pare um noite em Morro Bay, Cambria ou Paso Robles.
Beijos

Avatar Danuza disse:

como eu consigo imprimir ou baixar esse mapa e roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

O Roteiro é só imprimir normal, mas recomendo que você salve ele em algum aplicativo estilo Evernote para poder abrir na viagem
Abraços

Avatar marisol vera le fort disse:

Oi Mari, sensacional seus posts sobre a California!! Gostamos muito de viajar e este ano vamos para San Diego no inicio de Dezembro. Depois de ler suas publicacoes, mudei um pouco a viagem e gostaria da sua opiniao. Resolvemos fazer o caminho da Highway 1, assim vou comprar passagem aerea de San Diego a Monterrey para o dia 05 de Dezembro, chegando as 20 horas, alugaria um carro e iria direto para Big Sur, e iria descendo ate chegar em San Diego novamente para embarcar de volta no dia 10 as 07 da manha. Nesse tao pouco tempo, de terca a sexta, o que vc acharia que seria fundamental para uma familia de um casal e tres filhos de 10, 12 e 15 anos? Em quais cidades paro para dormir? Muito obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marisol,
Nunca ouvi falar em aeroporto em Monterey, mas não achou uma boa ideia pegar nenhum trecho dessa estrada a noite.
Minhas dicas para a Highway 1 estão resumidas neste post.
Abraços

Avatar livia disse:

muito bom!!! Mas fiquei com uma duvida: no fim das contas, quantos dias vc levou para fazer este roteiro? vou em abril/2017!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Livia,
Moro aqui e já fui para Big Sur algumas vezes. Para um dia de viagem, você terá que fazer adaptações e escolher o que mais gostar.
Beijos

Avatar CHRISTINA ALVES PEIXOTO disse:

Oi Mari! parabéns pelos posts!!! São realmente os melhores e mais informativos que encontrei vasculhando a internet.
Se você pude me ajudar numa dica… Eu e meu marido estamos indo para SF em outubro e fizemos o seguinte roteiro:
3 dias em SF
2 dias em Yosemite
3 dias em Monterey e Carmel
3 dias em SF (nosso voo volta de lá).
Eu reservei um hotel em Monterey para as três noites, mas como pretendemos conhecer Big sur com calma, é mais interessante dormir uma das noites em Big Sur, ou como iremos voltar para SF, é melhor ficar mesmo em Monterey?

Abraços!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Christina,
Que delícia de viagem!
Eu ficaria uma noite em Monterey, uma em Cambria e na volta outra em Monterey.
Abraços

Avatar Marcia disse:

Oi, Mari, parabéns pelo post e obrigada, obrigada, obrigada por compartilhar estas dicas tão preciosas. Fiz a HW-1 em 1996, quando não tinha como pegar dica de blogueiros, então perdi todas as entradinhas! pra piorar, fiz no sentido Sul-Norte, então quando via uma entrada não dava pra voltar! Mas agora, 20 anos depois eu voltarei para mostrar à minha filha de 14 anos a California. Aproveito pra convidar vc a conhecer meu blog: https://mulhercasadaviaja.com/, Abraços!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcia,
Vc me deixou este comentário na semana que o Tom nasceu e quando voltei de licença maternidade haviam TAAAAANTOS comentários que o seu foi ficando pra trás. Mil desculpas! Já viu que to aqui matando minhas pendências com os amigos e leitores, né?
Ainda não tive tempo de passar no seu blog, mas pode deixar que te visito logo!

Avatar Marcelo Roncolatto disse:

Oi Mari, excelente o seu post!!! Estou pensando em fazer esse trajeto no final do ano (entre 27/12 – 30/12), mas estou com medo que neve!!! Como será que eu consigo informações meteorológicas de outros anos para eu saber se haverá possibilidade de neve ou não??? Dirigir com neve dever ser complicado não é verdade??? abs

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcelo,
Não neva na Costa da Califórnia, mas sim CHOVE nessa época.
Como o tempo anda tão maluco, eu programaria a viagem e arriscaria, mas saiba que vc pode pegar a semana inteira de chuva.
Veja aqui algumas dicas para viajar na Califórnia no Inverno.

Avatar Marcelo disse:

Obrigado Mari!!!!

Avatar Mirella disse:

Olá Mari! Estarei a caminho do Big Sur em 21/04. Vou tocar direto de Las Vegas para Monterey. Chegamos para dormir e passear no dia seguinte. Logo cedo pretendo visitar o Aquário e depois sair para a 17 Mille Drive, Carmel e Big Sur. Como vamos voltar para dormir novamente em Monterey gostaria de perguntar se vc considera que vale a pena ver o por do sol da Pfeiffer State Beach? Obrigada por todas as dicas!
.

mari vidigal mari vidigal disse:

Não. Veja o pôr do sol de Carmel (que é incrível) ou de qualquer ponto lindo da estrada!
Beijos e aproveitem muito!

Avatar Milton disse:

Olá Mari, estou de volta da minha viagem pela highway 1 (Big Sur – trecho Monterey a Santa Barbara). Muito obrigado pelas dicas. Pegamos um tempo maravilhoso, que nos proporcionou belas paisagens e fotos. Saindo de Monterey, fizemos a 16-mile drive, que valeu muito a pena. Tentamos conhecer Point Lobos, mas estava muito difícil de estacionar, até na estrada, que desistimos (Páscoa? Spring break?). Fica para a próxima. O almoço no Post Ranch valeu pela expectativa, a vista e a comida também. Não deixa de ser uma grande atração. Foi muito bacana ver os preguiçosos elefantes marinhos perto de San Simeon. Dormimos uma noite em Cambria, uma cidadezinha pequenininha, mas bastante agradável. Este pit stop foi ótimo. Fizemos algumas compras no outlet de Pismo Beach e provamos os melhores cupcakes numa casa de degustação de vinhos em Los Olivos, bem charmosa. Vale a pena conhecer. Passamos por Solvang, estava lotada de turistas, pareceu-me meio artificial. Vimos o por do sol na Stearns Wharf de Santa Barbara e jantamos frutos do mar por lá mesmo, ótimo. Tudo correu dentro do previsto. Antes disso tudo, estivemos 1 dia em Nappa Valley. Começamos visitando a Robert Mondavi (pela história), passeamos na Frog´s Leap (sugestão sua, pequena, familiar e bucólica), degustamos vinhos e fizemos pic-nic na V. Sattui (imperdível), tentamos comer um docinho na Bouchon Bakery (desistimos, muita fila) e encerramos o tour de vinícolas na Hall (moderno, muito bonito). Jantar ótimo na Farmstead (bom reservar). Em Pasadena, uma dica de um jantar japonês diferente em dia frio (nada de sashimis e sushis), conheça o Oseyo Shabu Shabu, bom custo benefício, não vão se arrepender. Valeu!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Milton!
Que boas sugestões! Quantas dicas! Obrigada!
Meu marido está indo para Pasadena ver o jogo do Brasil e vou dar essa dica de restaurante para ele. Eu não poderei ir dessa vez, já terei passado das 36 semanas de gravidez e acho que ver um jogo de futubel tão grávida pode não ser uma das melhores ideias do mundo 😉
Fico feliz que tenham aproveitado a viagem e aproveitado tanto.
beijos

Avatar Milton disse:

Olá Mari,
Há 20 anos viajei com a minha esposa grávida do meu filho para a Europa por 30 dias e há 18 anos viajei com a minha esposa grávida de 37 semanas da minha filha para um resort em Alagoas. Hoje não teria feito isso. Acho bom não fazer muitos esforços nesta época. Curta este final de gravidez e parabéns a vcs e ao baby que virá. As suas viagens vão mudar muito daqui para a frente. Abs!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Milton,
Esse já viajou muito e sem querer. Rs
Fiquei sabendo que estava gravida dois dias antes de uma viagem de 6 semanas para a Europa. Voltei para casa por 5 dias e já emendei outra para o Brasil (que tbm estava fechada) por quase um mês.
Agora estou mais sossegada, mas ainda dou minhas escapadinhas de final de semana, não tem como mudar o ritmo de uma pessoa completamente de uma hora para a outra, mas vou me adaptar!
Beijos e obrigada pela dica

Avatar Karla Ramos disse:

Oi Mari!!! Estamos indo a 1 vez pra Califórnia agora dia 04/04/16. Meu aniversário é no dia 08/04 e meu marido nos deu de presente essa viagem. Moramos atualmente em Orlando. Até então era surpresa mas, visto a dificuldade pra montar um roteiro e o tempo curto do marido com trabalho, me incumbiu dessa missão rsrsrs. Estou enlouquecidaaaaa com tantas opções, lugares incríveis, passeios imperdíveis !!! Depois que ele fez a compra da passagem Orlando Los Angeles, vimos que o ideal era vir de San Francisco pra Los Angeles mas, os valores aéreos eram exorbitantes! A diferencia era muito grande. Vamos perder muito por subir ao contrario> (estou sem ponto de interrogação no teclado kk então, por favor entenda que > é uma interrogação rs ) Vamos ficar de 04/04 a 11/04. Quero fazer o máximo que der e graças a internet Achei teu blog!!!! Estou simplesmente montando o roteiro com tuas dicas!! Minha ideia é 04,05 los angeles ( sendo que 4 chegaremos 10 no aeroporto de L.A), dia 6 ir pra Santa Monica, Venice, as demais praias e já cair na estrada rumo a San Francisco. Massss, tantos lugares incríveis pra parar no caminho.. Será que conseguimos tudo pra chegar em S.F no dia 9>. Outra, queria muito ir no Napa Valle e no Muir Woods. Coloquei na programação junto com a golden Gate, num dia só! rs será que conseguimos>
Não sei se dará tempo de ter uma resposta, de qualquer forma queria deixar registrado meu agradecimento pelas dicas, e que ocorra tudo bem! Seja o que Deus quiser!!! Obrigada!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Karla,
Você não vai perder muito em fazer a rota ao contrário, mas terá que ficar ligada para não perder as paradas.
Muir Woods + Golden Gate e Sausalito é um dia, Napa Valley é outro. Ao juntar os dois vc vai passar muito tempo na estrada para pouco tempo curtindo. Acho que é besteira e deixaria para uma próxima.
Tente fazer a estrada em 3 dias. Menos que isso fica corrido demais e vcs quase não aproveitam!!!
Feliz aniversário e espero que seja a primeira de muitas viagens a Califórnia.
Beijos

Avatar Milton disse:

Olá Mari, conheço relativamente bem a California, inclusive SF, Carmel, Monterrey, Santa Monica e LA, mas não tive oportunidade de pegar a highway 1. Seu blog é um tanto inspirador para fazer esta viagem, pois é um dos melhores que já consultei, e gostaria de algumas sugestões. Estarei saindo de Napa em 26/03 após 9:00h e pretendo estar em Pasadena por volta das 12:00h em 28/03 (meu filhão faz faculdade lá). Gostaria de saber onde vc sugere pernoitar em 26 e 27/03 e se o timing dará certo para almoçar no Post Ranch Inn. Pretendo pegar o trecho de Half Moon Bay e fazer a 17-mile drive, mas não pretendo gastar tempo dentro de Carmel ou Monterrey (a não ser que o almoço tenha que ser feito na região). Desde já agradeço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Milton,
Já reservou o Post Ranch? Esse é o primeiro passo pois muitas vezes as reservas se esgotam 3 meses antes. Se sim, saia de Napa cedinho (veja no Google o numero de horas estimado) e siga direto para lá. Caso queira mesmo fazer a 17 Mile Drive (que é bem menos bonita que Big Sur) calcule 1,5/2 horas a mais para ela. Como você já conhece Monterey e Carmel, sugiro que passe batido e foque em Big Sur.
Nesse dia, durma em Cambria ou em San Luis o Bispo. No dia seguinte, durma em Santa Barbara e de lá siga direto para Pasadena.
{Aliás, adoro Pasadena ;)}
Beijos

Avatar Milton disse:

Olá Mari, agradeço a rápida resposta. Reservei o Post Ranch como sugerido. Como consultei o google map e vi que gastaria 1 hora a mais pegando a H-1 bem no começo, deixarei de lado Honey Moon Bay e Santa Cruz (creio que seja o trecho menos interessante) e começarei a H-1 por Monterey. Sairei mais cedo de Napa (Santa Helena). Pretendo fazer a 17-mile drive e pelo menos a trilha mais curta em Point Lobos. Tenho almoço reservado para 14h. Dormirei em Cambria e depois em Santa Barbara. Vale a pena ver o Hearst Castle? Me parece turístico demais. Degustar vinhos no caminho para Santa Barbara me parece um pouco imprudente, certo? Solvang e Obispo valem a pena? Obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Milton,
Dê uma olhada no Hearst Post e veja o que você acha dele neste post. Como é sua primeira vez na Hwy 1 e você tem pouco tempo, não recomendo não.
Mas o que eu sim recomendo é uma parada em Los Olivos para degustar vinho (pare bastante tempo, e o motorista da vez deve provar só um golinho ;)) O Restaurante Los Olivos Café é uma excelente opção para o jantar e depois de uma boa refeição o motorista da vez deve conseguir pegar estrada em segurança só não vale beber vinho o jantar todo.
Solvang vale um cafézinho rápido, e SLO é bem interessante, mas como você tem pouco tempo, não sei se recomendo não.

Avatar Milton disse:

Olá Mari, seguirei suas dicas. Farei um pit stop bem rápido em São Luis Obispo para comprar artigos para tenistas (lá fica o maior vendedor online dos EUA, tem loja física – tenniswarehouse, não fica longe da estrada). Quanto a Pasadena, meu destino final, como vc já comentou em outro post, vale a pena visitar. É muito sossegado, tem bons restaurantes (japoneses também) e shoppings e a hospedagemm é barata. Vale conhecer a Huntington Gardens, o Norton museum, o Rose Bowl e o campus da Caltech, onde meu filho estuda. Darei um retorno quando voltar. Muito obrigado!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Milton,
Visitamos Pasadena ano passado e adoramos!
Comi num japonês maravilhoso, e não vejo a hora de voltar. Ver um jogo de futebol americano no Rose Bowl está na minha lista de To Do’s.
E que máximo pelo filho, a Cal Tech é excelente.
Beijos e aproveite a viagem

Avatar Bóia disse:

Oi, Mari. Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Bóia – Natalie

mari vidigal mari vidigal disse:

Ebaaaa!!!
Obrigada

Avatar Daniela disse:

Oi Mariana, tudo bem?
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, adoro o fato dos posts serem bem detalhados e ilustrados!
Vou para San Francisco no Réveillon, chego na cidade no dia 31/12, por volta de meio dia, vindo de Lake Tahoe. Estou procurando informações sobre a noite da virada aí em San Francisco, gostaria de saber mais informações, o que você indica? Qual o melhor lugar para irmos e se tem alguma festa bacana?
Muito obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa pergunta Daniela.
Nunca passei o ano novo em SF, mas deixa eu tentar investigar algo e te retorno. (Mais para o final do mês, tá? To no meio de uma viagem)
Sei que tem uma queima de fogos linda na Bay Bridge.
Beijos

Avatar Daniela disse:

Muito obrigada pelo retorno.
Não tenho pressa, quando você puder me ajudar, será muito bem vinda sua dica, estou um pouco perdida quanto ao que fazer à noite no dia 31.
Obrigada!

Avatar Jeane Bethe Furlan disse:

Olá Mari! Eu aqui denovo. Nossa seu blog é muito bacana! Posso te pedir uma opinião? Alugamos um Motor Home em SF e vamos dormir em Santa Cruz dia 29/12 e dormir em Carmel dia 30/12 e tinha pensado em sair cedinho dia 31/12 para curtir toda a estrada e passar o reveillon em Santa Barbara (minha situação: casal com 2 filhos pequenos). Mas no seu post vc comentou para quem tem tempo não vale a pena fazer este trajeto em uma “tacada” só, minha pergunta, qual cidade ali entre Carmel e Santa Bárbara vc sugere para passarmos o reveillon? Beijos!

Oi Marina! Tudo bem? Em primeiro lugar, amei o post! Sonho em conhecer a California e tenho certeza que vou ler bastante os teus posts quando viajar p/ aí! 😀
Em segundo lugar, eu fui convidada a responder uma tag e no final dela eu tinha que indicar alguns blogs que sigo e gosto – e lembrei do Ideias na Mala – que eu adoro.
No Meu mapa-múndi eu explico melhor a tag e como participar! http://meumapamundi.com/2015/11/02/tag-versatile-blogger-award/

Beijoo

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Sophia pela visita, pelos elogios e por indicar o Ideias. Como vou viajar amanhã, não conseguirei participar. Mas na próxima, conte comigo!
Beijos