Gotthard Panorama Express: a viagem panorâmica entre Lugano e Lucerna

Gotthard Panorama Express (antiga Wilhelm Tell Express) é uma das rotas de trem panorâmicas da Suíça. A viagem dura cerca de 5 horas e meia e é uma combinação de um trem panorâmico com janelas de vidro e um barco à vapor vagaroso que atravessa o Lago Lucerna. Nesse post eu divido com vocês cada pedacinho dessa viagem linda. Vem comigo?

como é viajar no trem Gotthard Panorama Express na suíça
Vagão panorâmico do trem

De Lugano a Lucerna com a Gotthard Panorama Express

Numa manhã ensolarada em Ticino, na alegre Suíça Italiana, depois de dois dias muito agradáveis em Lugano, chegou a hora de me despedir do clima despojado Italiano e começar a viajar pela Suíça Alemã. Para isso escolhi a Gotthard Panorama Express (antiga Wilhelm Tell Express), uma viagem que liga Lugano ou Locarno (dois dos principais destinos turísticos de Ticino) à Lucerna, minha cidade preferida da Suíça.

O Gotthard Panorama Express é duas horas mais lento que o trem convencional, mas juro que vale a pena. A parte final da viagem em barco à vapor, é pura poesia.

Veja também: Roteiro 11 dias na Suíça

Como fazer o passeio panorâmico no Gotthard Panorama Express

O Gotthard Panorama Express funciona durante toda a primavera e o verão na Suíça (de abril até meados de outubro), sendo um passeio perfeito para aproveitar os dias ensolarados e as paisagens lindas da região.

O passeio não está disponível no inverno.

Para turistas sem o Swiss Travel Pass a viagem incluindo o trem panorâmico custa 164 CHF. Quem tem o Swiss Travel Pass paga somente a reserva do assento que custa CHF 24.

Swiss Travel Pass: como funciona

Swiss Travel Pass é um bilhete que dá acesso livre ao transporte público em toda a Suíça. Ele abrange trens, metrô, ônibus e barcos. Você pode usá-lo tanto no transporte dentro das cidades como também nos intermunicipais.

O custo do Swiss Travel Pass varia de acordo com a quantidade de dias e a classe escolhida. Você pode adquirir para 3, 4, 6, 8 ou 15 dias consecutivos, em primeira ou segunda classe. Jovens menores de 25 anos, devem comprar o Swiss Travel Pass Youth, que custa 30% mais barato Swiss Pass Travel.

Wilhelm Tell Express
Kit com reserva + voucher + presentinho – no tempo que era de papel

Benefícios do Swiss Pass Travel

A meu ver os dois principais benefícios são: poder pegar quantos transportes públicos eu quiser, pois a quantidade é ilimitada; e também não ter que me preocupar com um roteiro preso ao horário X que eu comprei a passagem do trem, pois na Suíça tem trens de hora em hora para as principais cidades, então posso facilmente adaptar meu roteiro.

Aqui vai uma lista com os outros benefícios bem legais:

  • Viagem gratuita em trens panorâmicos premium (nos trens Glacier Express, Bernina Express, Gotthard Panorama Express e Palm Express – é necessário fazer reserva de assento e/ ou pagar taxa.)
  • Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 cidades.
  • Entrada gratuita em mais de 500 museus.
  • Inclui excursões de montanha para Rigi, Stanserhorn e Stoos.
  • Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha.
  • Até 30% de desconto nas ofertas da SBB RailAway.
  • Crianças e jovens (6 anos aos 16 anos) acompanhadas por pelo menos um adulto com o Swiss Travel Pass válido, viajam gratuitamente com o Swiss Family Card.

Para adquirir o Swiss Family Card basta adicioná-lo no fazer a compra do Swiss Pass Travel e aproveitar s benefícios. Crianças menores de 16 anos viajam gratuitamente acompanhadas de um adulto.

Compre aqui o seu Swiss Travel Pass

Como fazer sua reserva de assento com o Swiss Travel Pass

Para fazer sua reserva de assentos, basta entrar no site Gotthard Panorama Express (o site abre para reservas em março) e pagar a taxa de CHF 24 por pessoa que é referente ao trecho panorâmico entre Flüelen e Lugano. Reserve com antecedência.

Nesse trecho não é possível viajar de segunda classe, então mesmo quem está fazendo a rota na segunda classe, deverá fazer o upgrade para a primeira classe.

Para fazer a viagem sem pagar nada, a opção é: fazer o primeiro trecho num vagão não panorâmico e fazer o segundo trecho na área reservada à segunda classe do barco.

Como é a viagem panorâmica no Gotthard Panorama Express

Agora vou contar como foi minha experiência nessa viagem cênica que combina trem e barco. Eu viajei no início do outono, quando a viagem ainda está disponível, e peguei um pouco de neblina na parte do barco. para quem não quer correr esse risco, recomendo que se planeje para ir no verão.

Parte 1: De Lugano a Bellinzona

A primeira parte da viagem, de Lugano à Bellinzona é feita em trem convencional. Como a freqüência de trens entre as duas cidades é bem alta, e Bellinzona é uma cidade fofa, acordei cedinho e fui para Bellinzona passear.

Bellinzona - Suíça
Bellinzona: Uma das vistas incríveis do Castelo Montebello

Bellinzona, a capital do Ticino, é Patrimônio Mundial da Unesco, tem três castelos medievais maravilhosos e um centrinho bem fofo. Com duas horas tive tempo suficiente para dar um belo giro pela cidade e visitar dois dos castelos. Recomendo MUITO a parada.

E as malas?

Existem duas formas de fazer a viagem sem se preocupar com elas:

  1. Contratar o serviço de despacho de malas da SBB (empresa ferroviária nacional do país – Caminhos de Ferros Federais)
  2. Guardar as malas no locker da estação de Bellizona (ou de qualquer outra estação Suíça). O preço do locker varia de região para região. Caso sua mala não caiba no locker, você pode guardá-la direto com a empresa ferroviária nacional a SBB.

Para mais informações e valores atualizados, acesse o site oficial da SBB

Parte 2: De Bellinzona a Flüelen

O segundo trecho do Gotthard Panorama Express é feito em uma cabine panorâmica dentro de um trem normal (achei que o trem inteiro fosse panorâmico e demorei uns 5 minutos para entender que teria que pegar o trem das 11:06h sentido Zurique, e que o carro 2 desse trem era panorâmico).

Wilhelm Tell Express
Janelas caprichadas

A graça de sentar em um trem panorâmico, especialmente em um dia tão lindo como aquele, é ser presenteada com vistas incríveis, de todos os lados, e de todos os jeitos. As janelas são gigantes, e os contrastes das paisagens Suíças são um presente a cada curva.

Campos verdes, cidades pequeninas, e lá no fundo montanhas com o pico coberto de neve. O Gotthard Panorama Express atravessa o túnel de São Gotardo, um túnel de 15 Km (ele demorou 10 anos para ser cavado e tem uma importância econômica muito forte, já que conectou Ticino ao restante da Suíça).

Wilhelm Tell Express
Outono Suíço

Saindo do túnel, chegamos ao trecho de Lassen, o mais lindo da viagem. Nesse trecho o trem passa por um conjunto de túneis em zigue-zague e pela igreja barroca de São Galeno que, a cada hora, aparece em uma janela diferente do trem. Esse troca-troca de lado acontece três vezes, e é super interessante visualmente.

Wilhelm Tell Express
Montanhas

E junto com as paisagens lindas desse final de viagem veio uma inesperada neblina branca que cobriu a paisagem e atazanou meu passeio de barco. Quem viaja no outono corre esses riscos.

Um pedacinho da viagem

Durante a viagem a bordo do Gotthard Panorama Express, tentei fotografar os pedaços mais lindos, mas logo desisti. O reflexo era tão brutal que mal dava para enxergar as paisagens. Como prêmio de consolação, fiz um video curtinho, filmado com a câmera do celular grudada na janela do trem.

O resultado não ficou incrível, mas acho que dá para ter uma ideia, não?! Repare no final do vídeo como a neblina chega do nada e toma conta do pedaço. Fiquei BEM chateada, estava tão feliz que o dia estava azul, e essa neblina mala surge do nada, e poucos minutos antes do passeio de barco começar, mas fazer, o que, né?!

Caso o vídeo não abra no seu navegador, clique aqui para assistir direto no YouTube.

Chegada em Flüelen e troca para o barco

Chegando em Flüelen, desci do trem. Como já era baixa temporada, eu era a única pessoa fazendo a rota naquele dia, mas a moça do trem foi uma fofa e veio me contar como seria a troca para o barco, e explicar que eu teria que fazer uma caminhada de dois minutos.

Wilhelm Tell Express
Flüelen: ponto de troca entre trem e barco

A caminhada do trem para o porto do barco foi bem fácil, tinha tanta placa que não havia muito como errar. Meu barco partiria em pouco menos de 10 minutos, e foi bem legal ver ele chegando e buzinando. A neblina trouxe um frio maior do que eu esperava, e meu casaco não estava dando conta do recado. Sorte que o barco chegou rapidinho!

Gotthard Panorama Express
O barco

Durante a espera, aproveitei para tirar fotos de Flüelen, uma cidade fofinha incrustada no morro. Adoro cidades pequeninas.

Parte 3: Rumo a Lucerna de barco

O trecho de trem foi bonito, mas longe de ser a viagem de trem mais linda que já fiz pela Suíça. Em compensação, a experiência do barco, foi o máximo e valeu CADA SEGUNDO.

O Barco Gotthard, é um barco histórico de mais de 100 anos com decoração externa estilo Art Noveau. O Barco tem dois andares, sendo que o segundo é dedicado a primeira classe. O São Gotardo é um barco restaurante, e uma das graças do passeio é almoçar vendo as paisagens lindas do Lago Lucerne se modificando conforme o barco silenciosamente cruza as águas do lago.

Outro ponto alto da viagem, mas que infelizmente não pude experimentar é curtir um dia de sol no convés, mas a neblina não deixou. Então como disse no início, minha sugestão é você fazer esse passeio no verão, na alta temporada.

Wilhelm Tell Express
Escadaria do Gotthard
Wilhelm Tell Express
Balcão do restaurante do Gotthard

Minha reserva para o Gotthard Panorama Express me garantiu um lugar sensacional, no meio do barco e com um janelão caprichado.

Pedi um prato típico: almôndegas que mais pareciam um hambúrguer de tão grandes acompanhadas com purê de batatas e um chá de menta quentinho. A comida estava gostosa, mas o que eu curti de verdade foi o ambiente, o barco antigo e as paisagens Suíças —que apesar do tempo feioso, iam aos poucos revelando suas belezas.

Como é comer num barco na suíça
Meu almoço: almôndegas com purê de batatas

Um dos pontos turísticos mais fotografados do caminho é a Capela Tell, uma homenagem a Guilherme Tell, herói local e um dos libertadores da Suíça. Pena que a capela chegou junto com minhas almôndegas e do lado oposto do barco, rs.

Levantei e vi de longe, mas acabei escolhendo as almôndegas. Outro ponto histórico do passeio, e esses eu vi bem, é a passagem por Rütli onde a confederação Suíça foi assinada. A pequena estação de barco de Rütli é toda de madeira e é um charme.

Gotthard Panorama Express como é a viagem
Pequena estação de Rütli

E assim fomos cortando as águas calmas do lago Lucerna atravessando pequenas cidades e vilarejos. Às vezes o o tempo dava uma leve melhorada e eu caprichava nas fotos. Abrir não abriu, mas também não me impediu de ver a paisagem

Wilhelm Tell Express
Capelinha as margens do lado
Wilhelm Tell Express
Uma das pequenas cidades no caminho
Wilhelm Tell Express
Finalmente consegui ver um pouco dos Alpes!

Conforme íamos no aproximando de Lucerna o barco foi ficando mais cheio. Weggis onde a seleção brasileira ficou hospedada durante a copa do mundo foi a parada mais popular e a que mais lotou o barco, dali para frente fica nítido o contraste entre os hotéis enormes cada vez mais frequentes e os pequenos chalés alpinos cada vez menos comuns.

Wilhelm Tell Express
Uma das vilas
Wilhelm Tell Express
Weggis
Gotthard Panorama Express

Quando menos percebi chegamos em Lucerna, que apesar de nublada continua sendo minha cidade Suíça preferida.

Gotthard Panorama Express
Chegada em Lucerna

E antes que eu me esqueça, NEM PENSE em continuar a viagem rumo a Zurique ou Berna, sem fazer uma parada. Lucerna é uma das cidades Suíças mais lindas e merece pelo menos 1 dias do seu roteiro.

Leia também: Roteiro de 1 dia em Berna na Suíça

Vale a pena fazer a viagem panorâmica no Gotthard Panorama Express?

Gostei do trecho do trem, e principalmente da experiência do trem panorâmico, mas vale falar que essa não é a viagem de trem mais linda da Suíça.

Em compensação, adorei a experiência no barco e recomendo muito. Acho que no final das contas a grande graça do Gotthard Panorama Express é a chance de combinar um bom passeio de trem com um trecho maravilhoso de barco.

Outro ponto positivo é que o Gotthard Panorama Express, é que você não precisa adaptar todo o seu roteiro para poder fazer essa viagem. A ligação entre Ticino e Lucerna é feita de forma rápida e com um visual maravilhoso. Se você pretende incluir as duas cidades no seu roteiro, faz total sentido incluir a viagem no Gotthard Panorama Express.

E aí, curtiu nossas dicas para viajar no Gotthard Panorama Express? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

A Mari viajou com o apoio da Swiss Travel System

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Monique Franzen Maia disse:

Oi Mari.
Obrigada pelas postagens.
Uma dúvida, essa rota é apenas sentido Lugano – Lucerna? O contrário não dá?

Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Boa pergunta, você precisa conferir essa online. Fiz o passeio há alguns anos!

Avatar Alberto Damasceno disse:

Oi Mari, estamos com uma viagem marcada para Suiça, vamos embarcar em Lugano, para o passeio com o Wilhem Tell Express, já adquiri o Swiss Travel Pass, mas a minha dúvida é saber qual dos trens devo pega em Bilizona para sincronicar com embarque de barco em Fluener, como identiicar este trem, vi que esta linha mudou de nome para San Gottard ?
Agradeço se puder me ajudar.
att
Beto

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Beto,
Tive a mesma dúvida mas chegando em Bellinzona foi bem fácil: só havia 1 trem (para Zurich!!!) saindo nesse horário. Esse trem tem um dos vagões panorâmicos. Para facilitar para vc, peça para o pessoal da estação imprimir o itinerário.
E se sobrar um tempinho, faça um passeio por Bellinzona que é LINDA.
Abraços e boa viagem

Avatar Cláudia Fracaro disse:

Oi, Mari, tudo bem?
Adorei seu blog, já estou lendo todos os posts, seus textos e fotos são muito bons!
Tenho uma dúvida, vc pode me ajudar? Sairei de Milão com destino a Lucerna em abril de 17. De acordo com seu post, posso deixar para comprar o ticket até Lugano em Milão mesmo, né? E de Lugano a Lucerna, com o Wilhelm Tell, e sem o Swiss Pass? Devo comprar antes? O que vc sugere? Passarei a noite em Lucerna e sigo no outro dia para Zurich, onde ficarei, também, somente uma noite e depois volto ao Brasil…será que compensa comprar o Swiss Pass só para esses dois dias?
Agradeço desde já sua resposta, e qualquer outra dica que puder me dar!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Claudia,
Para o Swiss Pass você precisa fazer contas, quanto ficaria fazer essa viagem sem ele e quanto ficaria com ele.
Eu compraria o ticket de Milão na chegada em Milão, quanto ao Wilhelm, abril ainda não é baixa temporada. Deve dar para comprar no dia anterior, mas se você quer ter certeza que vai conseguir embarcar, vale comprar antecipado.
Beijos

Avatar Cláudia Fracaro disse:

Obrigada pela resposta tão rápida! Farei as contas, sim, rsrsrsrsrs. Vou estudar aqui e ver o que é melhor. Uma última pergunta: é possível comprar o ticket para o Wilhelm em Milão, junto com a passagem Milão-Lugano? Ou antes, em outra cidade italiana? Acho que sim, mas queria ter certeza…
Bjosss, e obrigada novamente!

mari vidigal mari vidigal disse:

Por telefone sei que dá para comprar sim – e reservar lugar -, agora na estação, eu acho que não.
Beijos

Avatar Thais disse:

Mari, querida, estou com uma dúvida imensa aqui…. Em qual pier esse barco chega em Lucerna? Vi quem tem 2 piers: um perto da cidade historica e outro na parte de baixo, perto da estacao de trem. Pq queria ficar em um hotel perto do pier (ou é bobagem????)…. Vc sabe me dizer? Mas tb queria dicas de onde ficar: seria melhor perto do pier ou na cidade historica? O que vc me diz?
Obrigadaaaa!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thais,
O barco chegou pertinho da estação de trem (que fica há menos de 5 minutos a pé do centro histórico).
Quanto a hospedagem, se der para ficar no centro, melhor, se não – como já contei – a estação fica do ladinho!
Beijos

Avatar Carla Bergamin disse:

Oi Mari, ótimas dicas da Suiça!!! Estou anotando tudo… Pretendo comprar o Swiss Travel Pass segunda classe nessa semana para usá-lo em maio. Como faço, tendo o Swiss Pass em mãos para fazer o “upgrade” para o Salon Liberte e já reservar o assento?

mari vidigal mari vidigal disse:

Primeiro veja se o trem que você quer pegar terá o “salão liberte”na data de sua viagem. Em algumas épocas do ano, ele não está disponível. 🙁
Se sim, é só reservar numa das estações de trem suíças – no balcão de informações – ou pelo telefone: 41 900 300 300 e pagar a diferença para ter direito a primeira classe.

Avatar Kátia Almeida disse:

Oi! Adprei seu post! Vou fazer este passeio em abril. Estou com uma dúvida. Como faço para marcar o assento (trem e barco) e pagar a taxa extra dps de comprar o Swiss pass? Preciso fazer isso aqui pois tenho medo de quando chegar lá, não ter vaga.
Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Kátia,
Demorei para responder pois tive que contactar o pessoal do Swiss Travel System para conseguir responder sua pergunta.
Vc pode reservar o assento sem o Swiss Travel pass desde que faça isso por telefone: +41 900 300 300
Ela disse que em 99% dos casos, com dois dias de antecedência dá para reservar o trem direto das estações de trem da Suíça,
Beijos

Avatar Ana disse:

Olá, estou com a seguinte dúvida: se eu não fizer a reserva para o vagão panorâmico e embarcar somente com o Swiss Travel Pass, minha viagem será em um vagão normal de trem, com a janela comum dos demais trens europeus? É isso? Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Exatamente Ana, a dia é pegar o trem normal para Fluelen casado com o horário de saída do barco.
Beijos e aproveite a Suíça