Istambul: como chegar do aeroporto ao centro

4
Roteiro Istambul

Sempre que visito um país novo, especialmente quando viajo sozinha, gosto de saber qual a melhor forma de chegar do aeroporto ao centro. E ao menos que o trajeto de transporte publico seja muito complicado, perigoso, ou absurdamente demorado, o transporte público é sempre a minha primeira opção.

Quem chega no aeroporto de Ataturk em Istambul (MUITO cuidado, a cidade tem dois aeroportos diferentes) tem três opções para chegar ao centro: Metrô + Tram, Shuttle Bus ou Táxi. Veja cada uma dessas opções a seguir:

Istambul: como chegar do aeroporto ao centro

1) METRÔ: Como chegar do aeroporto ao centro de metrô + Tram passo-a-passo

Endereço do hotel:

Descubra a estação de tram e anote o endereço do seu hotel antes da viagem. Deixar para descobrir no aeroporto é pedir para ter dor de cabeça. Para este exemplo, usaremos como referência e estação Sultanamet (principal áea turística de Istambul, onde estão a Mesquita Azul e a Aya Sophia).

Troque/saque Liras Turcas:

Ao pousar em Istambul, saque ou troque um pouquinho de dinheiro. A cotação do aeroporto não é a melhor da cidade, mas para chegar no centro, você precisará de um pouquinho de dinheiro.

Desembarque em Istambul

Depois de passar pela alfândega – super sossegada por sinal, o cara olhou meu passaporte em 2 segundos e carimbou sem perguntar nada e nem pestanejar – retire suas malas na esteira e siga as placas do metrô. Ao sair pelo portão de desembarque, vire a direita (está bem sinalizado com placas) e em seguida desça até o metrô.

como chegar do aeroporto ao centro

Placas do metrô, espalhadas por todos os cantos

como chegar do aeroporto ao centro

Após a saída do desembarque, vire a direita

como chegar do aeroporto ao centro

O último passo é descer as escadas rumo a estação de metrô

como chegar do aeroporto ao centro

Essa é a estação de metrô do aeroporto

Comprando o bilhete do metrô

Hora de comprar o bilhete: para trocar meu dinheiro por notinhas menores, pedi ajuda ao moço de jaleco laranja que estava dando bobeira ao lado das máquinas, ele não só trocou as moedas para mim, como fez questão de mostrar o funcionamento da máquina, me dar um mapa de metrô, e explicar passo-a-passo como chegar no centro. (Merece ou não merece o troféu fofura da viagem?)

Cada token do metrô ( uma moedinha de plástico) custa 4 liras turcas (R$5,50 – cotação do dia 19/12/2015) e para chegar ao centro, você vai precisar de 2 tokens.Quem preferir já pode comprar um cartãozinho de metrô (custa 10 liras e vem com 4 de crédito) com ele suas viagens pela cidade custaram entre 2,15 e 2,50 ao invés de 4 liras. Vale a pena!

Para comprar tokens:

A máquina, apesar da cara pouco amigável, funciona que nem orelhão de ficha antigo (#QuemNunca!) você coloca a moeda, e ela te indica o crédito. Após colocar 4 moedinhas, é só apertar o botão verde (Escrito “Onay”/ “Ok). Pronto, você receberá seu token do metrô/ trenzinho elétrico.

como chegar do aeroporto ao centro

Máquina de Tokens, enfie 4 Liras para receber uma moedinha passe do metrô

Para comprar o cartão:

Para o cartão você vai precisar usar a máquina mais completa, ela parece um computadorzinho velho. Troque o idioma da máquina para inglês (juro que é bem mais fácil que turco ;)), selecione a primeira opção “cartão” e insira as notas (duas de 5 ou 1 de dez) no buraquinho. Fácil, fácil.

como chegar do aeroporto ao centro

Este é o cartão, vale mega a pena para quem passa vários dias na cidade

Direções passo-a-passo

Com seu tokem em mãos, ensina a moedinha no buraco da catraca do metrô, ao engolir sua moedinha, ela libera sua entrada. Desça as escadas rolantes e espere o metrô do lado direito da plataforma. Você deverá pegar a linha vermelha sentido “Yenikapi”

como chegar do aeroporto ao centro

Agora é só enfiar a moedinha na catraca e passar!

Desça na sexta estação “Zeytinburnu”. Ao descer você verá placas indicando o tram (não tem como errar, é bem evidente). Insira a segunda moedinha na catraca do Tram e siga o fluxo das pessoas, você vai andar uns 5 metros (no máximo) até avistar a linha do tram (bondinho elétrico). Você deverá pegar o tram sentido “Kabatas”, para isso atravesse a rua, e espere do outro lado da plataforma.

como chegar do aeroporto ao centro

Tram sentido Kabatas, lado direito da foto

Pronto agora é só descer na 15a estação “Sultanahamet”. Chegando lá é só perguntar para os turcos como chegar no seu hotel. Eles costumam ser bons de nome de rua, muita gente fala inglês ( e quando não fala, faz até mímica para ajudar) e são super prestativos.
Parece complicado? Juro é bem mais fácil do que parece!

Quanto tempo demora?

Levei pouco mais de uma hora entre o momento que saí da imigração até a porta do meu hotel. Valeu a economia!

2) Taxi: Como chegar aeroporto ao centro de Istambul de Táxi

A vantagem do taxi é a comodidade de ser deixado em frente ao hotel sem ter que pensar em nada. Para quem chega tarde da noite,  viaja em grupo de até 4 ou com crianças, taí uma opção a considerar.

Com o endereço do hotel, Liras turcas (veja passos 1 e 2 do item anterior) imigração feita e malas em mãos, dirija-se a saída do aeroporto. Nesse momento muitos taxistas não oficiais e atravessadores virão até você oferecendo taxi. Ignore e dirija-se para a saída do aeroporto. Ao sair, você encontrará uma fila de taxis oficiais. Pronto!

É só entrar neles e seguir até seu hotel em Sultanhamed (-cerca de 45 liras turcas) ou Taskim (cerca de 55 liras turcas).

[Para grupos de 3 ou 4 pessoas, o taxi sai mais barato que os transfers organizados pela companhia Havatas.]

3) Shuttle da Havatas: Como chegar aeroporto ao centro de Istambul de Shuttle

->Bom para quem está hospedado em Taksim

Essa é uma opção prática para quem está hospedado em Taksim, mas vai dar trabalho para quem está em Sultanhamed. A Havanas opera ônibus de meia em meia hora (entre 4:00 e 1:00 AM) do lado de fora do terminal do aeroporto (também está bem sinalizado). O ônibus te deixará em frente ao Point Hotel, do ladinho da Taksim Square.

Se você está hospedado por lá, bingo! Caso contrário, terá que caminhar até a praça Taksim Square e de lá pegar a linha F1 do funicular ( a linha só tem uma estação, então não tem erro) e trocar para a linha T1 do tram sentido Bagcilar e descer na sétima estação: Sultanahamet. [Sim, dá para pegar um Uber ou Taxi de Taksim para Sultanahemet e evitar um troca-troca de trem danado].

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Aeroporto

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

4 comments

  1. Rafaella 29 março, 2016 at 14:45 Responder

    Mari, tudo bem?
    Quando que você foi para Istambul exatamente? Eu estou planejando uma viagem em Setembro e pensei em Grécia + Turquia + Croácia em 2 semanas, considerando que eu não quero investir muiiiiito em praias, mas estou com uma certa preocupação com a questão da segurança em Istambul dado esse clima hostil relacionado ao terrorismo.
    Como vi que você não mencionou nada disso nos teus posts, fica aqui minha perguntinha =)
    Beijos

    • mari vidigal 29 março, 2016 at 20:10 Responder

      Oi Rafaela,
      Fui para lá no finalzinho de novembro logo após a eleição. Assim, havia um pouco de tensão no ar, mas nada que eu senti em Istambul
      Eu se fosse você não mudaria os planos, mas ficaria esperta em qualquer eventual bagunça ou movimento estranho.
      E que delícia de viagem!!!
      Beijos

Post a new comment

Veja também