Viagens de trem e barco na Suíça – 10 passeios inesquecíveis

2
Viagens de trem e barco na Suíça

Planejando uma viagem pela Suíça? Então confira 10 Viagens de trem e barco por um dos países mais fotogênicos da Europa. Pronto para se encantar?

Viagens de trem e barco na Suíça

Durante essa última viagem pela Suíça rodei o país de cabo a rabo e fiz dezenas de viagens de trem e de barco. Nesse post divido com vocês 10 ideias LINDAS para viajar e se apaixonar pela Suíça.

Viagens de trem e barco na Suíça

Trem funicular em Zermatt

1. De Berna à Zermatt

Comecei minha viagem em Berna simplesmente porque estava lá, mas você pode começar a viagem de Interlaken ou até mesmo de Genebra e terá uma experiência bem parecida e igualmente encantadora. O encanto da viagem começa com as águas transparentes do lago Thunersee, o trem passa pertinho do lago e as possibilidades de foto são infinitas.

Lago Thurnersee - Suíça

Lago Thurnersee no caminho do trem

A primeira baldeação para chegar em Zermatt pode ser feita em Visp ou Brigg, e é partir dali que a paisagem muda completamente e as montanhas começam a entrar em cena. Fiz o percurso de ida com o tempo nublado, e nem as nuvens gordinhas conseguiram esconder o encanto das geleiras, cachoeiras e montanhas cobertas de neve. A viagem de Berna para Zermatt é um resumão dos melhores momentos de uma viagem pela Suíça (a paisagem histórica de Berna, os encantos do Lago Thunerssee e a magia das montanhas) em uma única viagem. Lindo d+.

Viagens de trem e barco na Suíça

Geleira no caminho de Zermatt

Quanto tempo demora?

2 horas e 7 minutos.

Quanto custa?

A partir de 88 CHF.

  • Dica: Compre a passagem com antecedência para garantir tarifas “super saver”, ou use o cartão de meia tarifa para baratear sua viagem. Quem viaja com o Swiss Travel Pass faz este trecho de graça.

Dica do Ideias na mala

Quem tem mais tempo do que eu tinha pode fazer a rota panorâmica Glacier Express, uma viagem que liga duas das principais montanhas Suíças St. Moritz a Zermatt passando pontos lindos como Chur e com direito a vistas maravilhosas dos Alpes Suíços. O trajeto leva 8 horas e é tido como um dos mais lindos da Suíça. Veja mais infomações sobre o passeio aqui.

2. Zermatt: a subida ao Gornergrat

Gornergrat - Suíça

Topo do Gornergrat e o hotel mais alto do mundo

E já que Zermatt é a bola da vez, eu não poderia deixar de falar do Gornergrat, uma das montanhas da região de Zermatt, e indiscutivelmente a vista mais bonita para o Matterhorn (sabe a montanha que aparece no chocolate Toblerone e nas latinhas de Caran D’Ache?)

A subida é feita por um trenzinho funicular e é pura poesia. É uma delícia ver a vila cheia de casinhas se transformando em montanhas cobertas de neve. Lá no alto há um mirante que te permite ver os dois lados da montanha e o hotel mais alto do mundo.

Quanto tempo demora?

43 minutos de Zermmat ao topo do Gornergrat. O trem faz algumas paradas no caminho e quem quiser pode descer para explorar as montanhas e fazer trilhas pela região.

Quanto custa?

90 CHF. Use o Swiss Travel Card ou o cartão de meia tarifa para obter 50% de desconto.

Dica do Ideias na mala

Fique de olho nos horários de subida ao Gornergrat. Especialmente nas manhãs fora de temporada, o intervalo entre trens pode ser bem grande.

3. De Montreux à Gruyères

Gruyeres - Suíça

Chegada de trem em Gruyeres – Suíça

Um trem antigão te conduz por uma das estradas mais lindas da Suíça, a rota – Chamada de Golden Pass – começa com as belezas do lago Leman e suas vinhas centenárias, e aos poucos começa a subir as montanhas e serpentear pequenas vilas até chegar em Gruyeres. Em Gruyeres, além de curtir o charme de uma das vilas mais lindas da Suíça você poderá ver de perto e presenciar a produção de um dos queijos mais gostosos da Suíça, o autêntico Gruyère.

Veja mais detalhes do passeio nesse post.

Quanto tempo demora?e

1 hora e 15 minutos

Quanto custa?

A partir de 20 CHF

  • Dica: Compre a passagem com antecedência para garantir tarifas “super saver”, ou use o cartão de meia tarifa para baratear sua viagem. Quem viaja com o Swiss Travel Pass faz este trecho de graça.

Dica do Ideias na mala

Fique de olho nos pacotes promocionais que a Swiss Travel System oferece, você poderá fazer esta mesma rota regada a Fondue ou com um jantar japonês completo.

4. De Genebra à Berna

Viagens de trem e barco na Suíça

Vinícolas de Lavaux – Suiça

Essa não é uma rota panorâmica, mas o trajeto por quase toda a extensão do lago Leman é tão bonito que você não conseguirá desgrudar os olhos da janela. No caminho passaremos pelos casarões de Montreux, pelo Castelo de Chilon e pelas vinícolas de Lavaux. Com tempo sobrando ainda dá para fazer um pitstop em Fribourg, uma cidade bem bonitinha.

Quanto tempo demora?

1 hora e 45 minutos

Quanto custa?

Rota sem desconto 50 CHF.

  • Dica: Compre a passagem com antecedência para garantir tarifas “super saver”, ou use o cartão de meia tarifa para baratear sua viagem. Quem viaja com o Swiss Travel Pass faz este trecho de graça.

5. De Thun à Interlaken de barco

Viagens de trem e barco na Suíça

Passeio de barco em Thuin – Suíça

Todos os lagos Suíços tem rotas interessantes de passeios de barco. Uma das minhas preferidas é o trajeto entre Thuin e Interlaken (o ponto de inicio da subida ao Jungfrau), o lago Thunersee é rodeado por montanhas e pequenas vilas charmosas e oportunidades de foto é o que não falta nessa viagem.

[Dica: a vantagem dos trajetos de barco na Suíça é conseguir fotografar com calma as paisagens e sem o reflexo das janelas dos trens. Amo e recomendo MUITO.]

Quanto tempo demora?

Cerca de 2 horas

Quanto custa?

43,00 CHF para segunda classe. Grátis com o Swiss Travel Pass

6. De Interlaken ao Jungfrau joch

Jungfrau - Suiça

Uma das viagens de trem mais clássicas da Suíça é o trajeto entre Interlaken e a montanha Jungfrau, o lugar mais alto da Europa que se pode chegar de trem. Com trilhos dentados, uma coleção invejável de túneis e vistas de cair o queixo essa é uma viagem para ficar na memória. E não preciso nem dizer que as vistas lá do alto são linda, preciso?

Veja fotos e todos os detalhes dessa viagem nesse post.

Quanto tempo demora?

2 horas e meia somente a subida. O passeio completo dura o dia todo.

Quanto custa?

  • 204,40 Francos Suíços (Preço Setembro 2015)
  • Preço com o Swiss Pass: $135.70 (Ou seja, você terá um desconto de 25% no trecho Grindelwald <-> Jungfrau

Dica do Ideias na mala

Tente dormir uma noite em Interlaken, ou em Lauterbrunnen, a região é linda e merece muito mais que um bate e volta. Vai por mim 😉

7. Lucerna: a subida ao Monte Pilatus

Monte Pilatus - Lucerna

Monte Pilatus : Primeira parte da Dragon Ride

Subir a montanha com o funicular mais inclinado do mundo, ver a região de Lucerna por cima das nuvens, experiênciar paisagens maravilhosas e muita natureza e descer com um conjunto de teleféricos moderno chamado “Dragon Ride”, aí estão alguns dos highlights dessa montanha suíça fabulosa repleta de lendas antigas e superstições, um lugar mágico que eu amei visitar!

Veja todos os detalhes desse passeio nesse post.

Quanto tempo demora?

Reserve pelo menos 4 horas para o passeio completo.

Quanto custa?

De abril a novembro

  • Ida e volta (Funicular + Dragon Ride): 72.00 CHF | Com Swiss Pass ou cartão de meia tarifa 36.00 CHF

De dezembro a março

  • Ida e volta (Dragon Ride): 57.60 CHF | Com Swiss Pass ou cartão de meia tarifa 36.00 CHF

Dica do Ideias na mala

Num dia de sol, combine sua experiência no Mt. Pilatus com um passeio de barco pelo lago Lugano. Vá de trem, faça o passeio e volte de barco. Dessa forma você terá algumas das minhas experiências suíças preferidas em uma única viagem!

8. Wilhelm Tell Express: De Lugano a Lucerna com parada em Bellinzona

Wilhelm Tell Express

Passeio de barco pelo lago Lucerna

Wilhelm Tell Express é uma rota panorâmica que liga o Ticino (as cidades mais visitadas são Lugano e Locarno) a Lucerna. A viagem dura 5:30 e combina um trajeto de trem panorâmico (que durante o verão conta com a presença de um guia que explica e descreve as paisagens) com um passeio MARAVILHOSO de barco pelo lago Lucerna. Apesar de não ser a rota de trem panorâmico mais lindo da Suíça, o combo barco+trem é sensacional.

Veja aqui todos os detalhes da viagem.

Quanto tempo demora?

Cerca de 5 horas e meia

Quanto custa?

Preço & detalhes dessa viagem

Para ter acesso ao vagão panorâmico do trem e reserva de mesa no barco, você deve reservar seu lugar com antecedência (especialmente nos meses de junho – agosto).

Reserva dos bilhetes do Wilhelm Tell Express

  • CHF 39 no inverno (de meados de outubro a fevereiro)
  • CHF 49 no verão

A reserva inclui um voucher de CHF 19 para o almoço + um canivetinho suíço lindo.

Preços para essa viagem:

Tipo de bilhete

Lucerna – Lugano (ou vice-versa)

Lucerna – Locarno

(ou vice-versa)

Lucerna – Bellinzona

(ou vice-versa)

Swiss Travel Pass (Flex / Youth) | 1a classe

CHF 0.00

CHF 0.00

CHF 0.00

Cartão de meia tarifa (Half Fare Card)

CHF 74.00

CHF 71.50

CHF 67.00

Crianças de 6-16 com o Swiss Family Card

CHF 0.00

CHF 0.00

CHF 0.00

Preço normal

CHF 148.00

CHF 143.00

CHF 134.00

Dica do Ideias na mala

Saia mais cedo e faça um pitstop de duas horas em Bellinzona. É só guardar suas malas no locker da estação de trem (o locker grande custa 8 CHF) e sair pra passear. A cidade tem três castelos lindos e em duas horinhas dá para fazer um passeio BEM especial. Veja detalhes desse passeio nesse post.

9. De Lugano à Gandria

Lago de Lugano - Suíça

Lago de Lugano: passeio rumo à Gandria

Gandria é uma cidade pequenina e hiper fotogênica as margens do lago Lugano. A travessia de barco saí do centro de Lugano, e tem vistas maravilhosas da cidade de Lugano e suas montanhas, o Monte San Salvatore e o Monte Brè.

Quanto tempo demora?

30 minutos de Lugano à Gandria.

Quanto custa?

  • O Barco custa 27,40 CHF para a volta inteira, ou 16 CHF só de ida. Grátis com o Swiss Travel Pass.

Dica do Ideias na mala

Para quem tem pique recomendo a ida de barco e a volta a pé, o passeio a pé é lindo e dura cerca de 50 minutos. Também dá para ir e voltar de barco, ou ir de barco e voltar de ônibus.

10. Lugano: A subida ao Monte Brè

Monte Brè - Suíça

Vista do Monte Brè

O Monte Brè é conhecido por ser a montanha Suíça mais ensolarada, e não é que a montanha faz jus a fama?! Lá do alto, os raios dourados do sol iluminam os lagos e dão um tom pra lá de especial ao verde das montanhas. É quase mágico! O Mont Brr tem vistas maravilhosas para toda a região do Lago Lugano e é o ponto de início de muitas caminhadas bacanas pelas montanhas da região. Amei o visual e recomendo MUITO a subida.

Quanto tempo demora?

A subida leva cerca de 30 minutos.

Quanto custa?

25 CHF (12 Francos para quem tiver o Swiss Travel Pass ou o bilhete de meia tarifa)

Dica do Ideias na mala

Curte trilhas e caminhadas? Aproveite para testar uma das muitas trilhas que saem da montanha. Vá preparado com um bom sapato e leve bastante água! Subida não é a sua praia? Faça o trajeto Mount Brè – Lugano à pé. A descida demora entre 1:30 e 2:00 e promete vistas sensacionais do vale e da cidade.

E aí, curtiu as sugestões de passeio?

Alguém aí já fez alguma dessas rotas e quer dividir com a gente o que achou?

Veja também:

Dicas de hotel na Suíça:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

A Mari viajou pela Suíça com o apoio do Swiss Travel System

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

2 comments

  1. Ludmila 26 novembro, 2016 at 17:46 Responder

    Olá Mari, parabéns pelo trabalho. Adorei tudo! Estou planejando uma viagem para Suiça para maio de 2017 . Estou planejando o roteiro e pretendo me deslocar entre as diversas cidades de trem. Pretendo comprar o Swiss Pass no aeroporto, cfe sua dica. Sendo assim só vou poder comprar as passagens de trem lá mesmo , usando o Swiss Pass e seus descontos. Posso deixar para comprar os tickets dos trens, inclusive o Willhem Tell Express, na hora, ou devo me adiantar de alguma forma , tipo um dia antes? Corro o risco de estar lotado? Obrigada Ludmila

    • mari vidigal 28 novembro, 2016 at 21:19 Responder

      Quando é a sua viagem? Entre Junho e Agosto eu compraria e reservaria tudo antecipadamente. Nos outros meses arriscaria comprar na chegada na oca, mas reservaria tudo no primeiro momento possível.
      Beijos

Post a new comment

Veja também