Highway 1 começando em Los Angeles ou San Diego

Dá para fazer a viagem pela Costa da Califórnia (Highway 1) começando em Los Angeles e terminando em San Francisco? Dá sim, e nesse post, além de explicar como,  dou dicas para você se dar bem na viagem.

Vem comigo?

Highway 1 começando em Los Angeles ou San Diego

Últimamente tenho recebido muitas perguntas de leitores sobre fazer a Highway 1 (Pacific Coast Highway) Começando em Los Angeles (ou San Diego) e terminando em San Francisco, ou seja, no sentido contrário do que recomendam os sites e guias de viagem. Neste post vou responder todas as perguntas – se eu esquecer algum detalhe me avisa? – e dar dicas para você aproveitar sua viagem ao máximo.

Mas antes de mais nada…

Dá para fazer a Highway 1 no sentido contrário, isto é, começando em Los Angeles (ou San Diego) e terminando em San Francisco?

Dá, mas dá mais trabalho e exige muito mais atenção. Isso porque a Highway 1 é uma estrada que serpenteia toda a costa da Califórnia e você estará dirigindo do lado oposto ao mar, ou seja, na contra-mão de 90% das paradas e mirantes. E como a melhor forma de aproveitar as curvas e vistas da Highway 1 é ir devagarinho e parando sempre que o coração mandar, você terá que ter o dobro de atenção na hora de atravessar a pista (para não sofrer e nem causar nenhum acidente.)

Los Angeles - Hollywood
Highway 1 começando em Los Angeles
Curvas de Big Sur na Costa da Califórnia

E tem que tomar cuidado MESMO

Vale lembrar que essa é uma rota de turistas, pessoas que geralmente estão prestando mais atenção nas belezas do caminho do que no volante. Tem MUITA gente braço na estrada, que apesar de boa e bem sinalizada está repleta de curvas e precipícios, então é preciso tomar muito cuidado na hora de fazer um retorno ou parar no meio do nada.

O que eu faria se fosse você?

Caso seu roteiro ainda não esteja fechado, ou você ainda tenha chance de comprar uma passagem barata entre San Francisco e Los Angeles (a perna custa cerca de $60 dólares por pessoa), vá de avião e volte pela Highway 1. Ir pela estrada rápida (que é uma reta só) e voltar pela Highway 1 também é uma alternativa que eu consideraria.

Baker Beach - San Francisco
Golden Gate vista da Baker Beach em San Francisco

Mas caso não dê tempo de mudar, ou a mudança não faça o menor sentido para seu roteiro. Vá pelo Hwy 1 mesmo, mas vá maneiro e com cuidado.

Algumas dicas para quem quer fazer a Highway 1 começando em Los Angeles

Alugue o carro já no aeroporto

Los Angeles é uma cidade feita para andar de carro. As distâncias são longas, o transporte público tem baixa cobertura, e apesar do trânsito caótico, o carro é seu melhor amigo para explorar o melhor de Los Angeles. Assim a minha dica é pousar em LA, e já retirar o carro alugado. Vale falar que em LA, as locadoras não ficam dentro do aeroporto e sim na região próxima ao aeroporto, ao reservar o carro certifique-se que a locadora que você escolheu inclui o transfer grátis.

Eu geralmente alugo meus carros online, a RentCars costuma fazer uma comparação bem eficiente e oferecer preços muitas vezes mais baratos que as próprias locadoras. Para se dar bem a minha dica é escolher uma locadora conhecida.

Fique de olho na pegadinha do seguro!

Se você tem um cartão de crédito do tipo Black, há grandes chances do seu cartão incluir seguro de automóveis grátis no exterior – desde que você pague o aluguel do carro com esse cartão, claro. Com este seguro do cartão, você não precisa contratar nenhum outro. (E sim, a locadora vai de fazer terrorismo pra tentar vender o seguro). Caso seu cartão não inclua este benefício você pode escolher entre o seguro oferecido pela RentCars e o seguro vendido na hora pela locadora (que em geral é mais caro), muita gente acaba contratando os dois sem perceber, então vale ficar ligado para escolher ou um ou outro.

Número de dias na Califórnia

A maior parte dos Brasileiros que vem para a Califórnia pela primeira vez, faz uma viagem de 10 dias. O que é um tempo BEM legal para conhecer San Francisco, Los Angeles e fazer a Highway 1 com a calma que ela merece. Para esticar até San Diego recomendo 15 dias de viagem. Dá para fazer em dez? Na teoria dá, mas na prática fica tão CORRIDO que você vai passar mais tempo na estrada do que curtindo a viagem. Será que vale a pena?

Quer um roteiro redondo na Califórnia?

Highway 1 - Big Sur

Tudo o que você precisa saber sobre a Highway 1

Essa é a viagem de carro mais linda da Califórnia, uma viagem repleta de praias lindas, rochedos pontiagudos e várias cidades fofas para parar pelo caminho. No post abaixo dou dicas legais para os marinheiros de primeira viagem:

Highway 1: Todos os detalhes da viagem entre São Francisco e Los Angeles

Highway 1 começando em Los Angeles
Praia de Carmel

Dá para fazer a Highway 1 em 3 dias?

Dá – especialmente no verão, quando o dia tem mais horas – mas o trecho de Big Sur, que é o mais lindo fica um pouco corrido. A maior parte dos Brasileiros fazem essa viagem em 3 dias, e eu sou uma GRANDE defensora dos 4 dias. Especialmente para quem curte um vinhozinho e quer aproveitar as vinícolas maravilhosas do caminho. E ainda que você deteste vinho, tem TANTA coisa linda na estrada que você vai adorar ter esse dia a mais. Mas caso você opte pelos 3 dias, aí vai minha sugestão:

  • Dia 1: Los Angeles – Cambria/ San Luis o Bispo ou Paso Robles*: Passar por Santa Barbara, Solvang, Los Olivos, Pismo Beach e outras praias da região
  • Dia 3: Cambria/ San Luis o Bispo ou Paso Robles – Carmel ou Monterey: Curtir a parte mais linda da estrada com calma e chegar em Carmel para o pôr do sol
  • Dia 4: Carmel – San Francisco: Passar o dia em Carmel/Monterey e seguir para SF no final do dia.

*Note que eu sugeri um primeiro dia mais puxado (a maioria das pessoas para em Santa Barbara, para priorizar o que a estrada tem de mais bonito: Big Sur).

Highway 1 - Castelo Hearst
Castelo Hearst

Dicas trecho à trecho (escrito para quem vem no sentido contrário), mas as dicas continuam valendo.

 E dá para fazer a highway 1 em 2 dias.

Já fiz e não recomendo de jeito nenhum. Mas caso você queira MUITO fazer desse jeito (já falei que não recomendo, rs?!) aí vai a maneira mais inteligente e que privilegia as partes mais lindas da estrada: Highway 1: De San Francisco a Los Angeles em 2 dia  (As dicas estão no sentido contrário, mas vão te ajudar bastante!).

Paradas mais especiais (já na ordem certa!)

  • Santa Barbara: Uma das cidades mais lindas da Costa, a missão é maravilhosa e a subida ao fórum vale MUITO a pena
  • Los Olivos: Passear pelo centrinho e degustar vinho
  • Solvang: Passeio rápido pelo centrinho estilo dinamarquês
  • Cambria: Cidade gracinha, ótima para pernoitar.
  • San Luis O Bispo: Parede do chiclete, Missão caprichada e centro animada com muitas lojas e restaurantes
  • San Simeon: Heasrt Castle & Elefantes marinhos
  • Big Sur: Faça o mais devagar possível, e pare no Julia Pfeffer Burns state park
  • Carmel:  17 Mile Drive , centrinho de Carmel, Point Lobos e Pôr do sol na praia de Carmel
  • Monterey: Old Fisherman’s Wharf, Cannery Row e aquário de Monterey
  • Santa Cruz: Antigo Pier, West Cliff Drive, e Natural Arches State Beach
  • Half Moon Bay: Centrinho da cidade & Praias
  • San Francisco: Roteiro: o melhor de San Francisco em 2, 3, 4 ou 5 dias
Highway 1 - Los Olivos
Vinícola Artiste em Los Olivos

Onde comer BEM na Highway 1

Gastronomia é uma parte HIPER importante de qualquer viagem pela Califórnia. Aqui a comida é muito mais gostosa e caprichada do que a média americana. Você vai se encantar com os sabores e possibilidades da comida daqui.

Veja aqui minhas dicas de restaurantes de San Francisco a Los Angeles

Highway 1 - Los Olivos
Los Olivos Café – um dos meus restaurantes preferidos da Califórnia

Chegando em San Francisco

Passeio de barco pela Golden Gate - San Francisco
Passeio de barco pela Golden Gate – San Francisco

E aí, curtiu as dicas? Pronto para se apaixonar pela Highway 1?

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Carol disse:

Oiii Mari! Demais seu blog!!! Parabéns! Uma dúvida..quanto tempo de LA para SF? Obrigada!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carol,
Pela via rápida são 611 Km (cerca de 6 horas numa tacada só)
Beijos

Avatar Bruno disse:

Mari, tenho 3 noites para fazer a estrada nesse sentido LA-SF. Estava pensando aqui, em vez de cruzar a estrada inteira de carro LA-SF, se não seria melhor voar para SF logo pela manhã, pegar um carro no aeroporto, e gastar essas 3 noites na região Monterey-Carmel-Big Sur para depois voltar para SF e terminar a viagem. Dessa maneira, teria que sacrificar Santa Barbara mas poderia fazer com calma a região que aparentemente é a mais interessante da Highway 1. Considerando que estarei com um filho de 1 ano, pensei que talvez montar uma base (ex: Monterey) seja melhor do que pernoitar em 3 cidades diferentes no trecho SF-LA. Sem falar que nesse caso também conseguiria fazer o sentido “correto” da estrada. Enfim, se puder me ajudar com sua experiência… Parabéns pelo blog! Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bruno,
Acho que acabei de responder seu comentário num outro post, mas como acabei de ver que vc tem tem um baby de um ano, repito: Vá de avião e pare pelo menos duas noites em Monterey!
Beijos

Avatar CRISTIANA BERTHOUD disse:

oi Mari, otimo post, ajuda bastante. Irei de LA para SF em apenas um dia (eu sei, não é recomendável, mas é o que temos…) Qual trecho vale a pena fazer por dentro e qual trecho pela Highway 1 para encurtar um pouco os 700 KM? Pode me ajudar? muito obrigada. Cristiana

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cristiana, o último trecho de Carmel a San Francisco pode ser feito por dentro.
O que eu faria se fosse você: tocaria de LA até Big Sur com a menor quantidade possível de paradas – você quer chegar cedo em Big Sur para aproveitar o máximo do seu dia por lá. Em Big Sur viaje com toda a calma do mundo e depois disso toque por dentro até SF. A viagem é pesada!
beijos