Guia: tudo sobre as Montanhas Rochosas do Canadá

Pensando em visitar as Montanhas Rochosas do Canadá? Descubra neste guia tudo o que você precisa saber: roteiro completo de sete dias, onde de hospedar, melhor época para ir, como é dirigir por lá e muito mais. Bora planejar uma viagem inesquecível?

Os queridos Vera, Inez, Marcos e Roi fizeram uma viagem incrível pelas montanhas Rochosas do Canadá. Foram 7 dias de viagem de carro passando por Banff, Jasper e Calgary. Nesse post eles dividem com a gente muitos detalhes importantes para quem planeja organizar uma viagem parecida. Pronto para se encantar?

Perguntas e Respostas com Vera, Inez, Marcos e Roi

Imagens: Rafael Ayres

roteiro eua canada

Veja o menu do que você vai encontrar por aqui:

[Clique no item para ir direto ao ponto ou se preferir, leia o post todo]

Quando visitar as Montanhas Rochosas do Canadá?

Essa é uma viagem que muda bastante dependendo da época do ano. No inverno (novembro – março) muitas estradas ficam fechadas, os lagos congelam e a graça é esquiar. Na primavera (meados de abril – junho) ainda há neve (e muita lama gerada pelo degelo), mas a vida silvestre começa a aparecer, a região se prepara para o verão e as cachoeiras ficam repletas de água.

Montanhas Rochosas Canadá
Lake Agnes

O verão é a melhor época para visitar as rochosas (e também a época mais cheia), as paisagens ficam maravilhosas, o clima é bem gostoso e sua chance de ver ursos e antílopes é super alta. Para driblar as massas, vale programar a viagem para as últimas semanas de junho ou comecinho de setembro. Já o outono (setembro, outubro) é uma caixinha de surpresas, pode ser uma época incrível – como a que pegamos – ou se a neve chegar mais cedo, pode ser um show de horrores com estradas e atrações fechadas.

Escolha bem a época da viagem!

Essa região é bem cheia por conta do ski no inverno (o Lake Louise vira pista de patinação) e por conta dos lagos no verão. Durante o inverno, dependendo das condições climáticas, a estrada pode fechar.

Lake Emerald - Montanhas Rochosas do Canadá
Lake Emerald – Foto: Rafael Ayres

Cuidado com feriados locais

Evite viajar em feriados canadenses (o último dia que ficamos na região era pré thanks giving canadense e os lagos Moraine e Louise estavam bombando de gente).

Como é viajar pelas Rochosas Canadenses em Outubro (final do outono)?

A nossa maior angústia nos meses que antecederam a viagem era saber se seria realmente produtivo ir para la nessa época, pois a maioria dos blogs diziam que a viagem só podia ser feita até o final de setembro, já que muita coisa fecha em outubro e o frio pode ser um grande empecilho. Isso sem falar na possibilidade de pegar uma neve inesperada e encontrar as estradas fechadas.

Montanhas Rochosas Canadá
Lake Edith

Viajamos ente os dias 6 e 12 de outubro e não tivemos problema nenhum: nem com o frio, que estava bem ok (média de 10°C a 15°C) e não pegamos nenhuma estrada fechada. No final das contas, achamos uma época incrível para ir para lá porque em geral havia poucos turistas, mas dependendo do ano corre-se o risco de ter muita coisa fechada.

Outra fator que descobrimos na prática é que no final de setembro já diminui muito a quantidade de bichos nas estradas e os encontros selvagens são bem mais limitados que no verão.

Carro ou Motorhome (RV)?

Quando estávamos planejando a viagem para as montanhas rochosas do Canadá nossa primeira dúvida foi entre viajar de carro ou de Motorhome. Afinal, a experiência de viajar de motorhome deve ser incrível e nunca tínhamos feito uma viagem desse tipo.

Montanhas Rochosas Canadá
Lake Edith – Canadá

Na região das Canadians Rockies (Rochosas do Canadá) há muitos locais para camping (com infraestrutura para trailers) e fazer a viagem de Motorhome é bastante comum. Porém, na data da nossa viagem (primeira semana de outubro) a grande maioria dos campings já estava fechada por conta do frio que pode fazer a noite e, por isso, optamos pelo carro. De qualquer forma, vale dizer que o motorhome é uma opção hiper viável e especialmente atraente para famílias com crianças pequenas (bem mais fácil viajar com um carro-casa do que ficar trocando de hotel, não é mesmo?).

Aluguel de carro nas montanhas Rochosas do Canadá

É bem tranquilo alugar um carro no Canadá e a CNH Brasileira é válida por até 90 dias – basta apresentar o combo CNH + passaporte para sair dirigindo. Especialmente em alta temporada (julho e agosto) é indispensável reservar o carro com antecedência, assim você garante o carro do modelo que você escolher e sem sustos com o preço. Vale falar que o carro é algo tão importante nessa viagem que sem dúvida merece ser visto com carinho!

Nós indicamos fazer o aluguel pelo Rent Cars. O site é um comparativo completo entre as opções oferecidas, e você consegue pagar em reais e parcelar o valor em até 12 vezes sem juros (e sem IOF).

Dica extra: cuidado ao alugar o carro para não alugar com quilometragem limitada, você vai rodar muitos quilômetros nessa viagem.

[Alugar carro no estado de Alberta foi mais caro do que em outras regiões do Canadá. Imaginamos que seja porque a única forma de viajar na região é de carro, RV ou excursão de ônibus.]

Alugue aqui seu carro com antecedência

As estradas são boas? Foi fácil dirigir?

As estradas são muito boas, muito bem conservadas, sinalizadas, além de serem maravilhosas, o que torna a viagem de carro super agradável e fácil de dirigir. Vale ficar atento na velocidade para não atropelar nenhum animal silvestre.

Montanhas Rochosas Canadá
Ice Field Parkway, uma das estradas cênicas da viagem

Onde começar?

Comece tirando o visto para o Canadá (que agora ficou bem mais simples graças a ETA). A partir daí, você precisa decidir onde quer começar.

Essa viagem pode ser feita a partir de Calgary (130km de banff), Edmonton (396km de Jasper) ou Vancouver (796km de Jasper). Caso você opte por ir a partir de Vancouver, adicione mais dias no seu roteiro. Nós voamos de Toronto para Calgary e começamos a viagem por lá.

Montanhas Rochosas Canadá
Bow valley parkway lake

Dica para quem vai voar: Nos vôos internos no Canadá, não está incluso despachar a mala no custo da passagem. Cada mala despachada custava na época CAD 25,00 + taxas. Há também um tamanho máximo para mala de mãos (que varia de companhia para companhia), vale a pena checar antes de viajar. Os voos não servem comida, leve um lanchinho.

Quantos dias de viagem?

Essa é uma daquelas viagens que quanto mais dias melhor, especialmente para quem curte natureza e tem vontade de explorar bem a região. Nós fizemos um roteiro de 7 dias pelas montanhas Rochosas Canadenses e foi bem gostoso, vimos muitos lugares lindos e sem correria.

Veja como foi nosso roteiro pelas montanhas rochosas do Canadá abaixo:

Total de dias de viagem: 7 dias e 6 noites

Total de km rodados: 1.726km

Montanhas Rochosas Canadá
Bow lake

Planejando a viagem: principais cidades e lugares

A região das rochosas Canadenses tem 6 cidades principais: Banff, Jasper, Canmore, Waterton, Lake Louise e Icefield Parkways. Nós dividimos nossa estadia em 3 cidades: Banff (2 noites), Jasper (2 noites) e Lake Louise (1 noite). Essa divisão é essencial para minimizar a distância rodada e evitar bate e volta desnecessários.

Entrada no parque e taxa de visitação:

Na entrada dos parque nacionais canadenses há uma espécie de um pedágio. Paga-se uma taxa correspondente ao número de dias da sua viagem  e a atendente te ajuda a calcular o valor correto). No nosso caso, foram 5 dias, e o preço por dia era 20 dólares canadenses. Cada diária é válida até as 16h00 do dia seguinte.

Rochosas do Canadá
Entrada do Parque

Comprovante de pagamento

Ao pagar a taxa, você receberá um recibo que deverá ser colocado no vidro da frente do carro. Este é o comprovante de pagamento da taxa de entrada e serve como permissão para estacionar dentro do parque (sem esse papelzinho no vidro, você poderá receber uma multa). O recibo será checado toda vez que você passar ou estacionar em uma das atrações da região (mesmo que você não perceba). O valor pago é válido em qualquer parque nacional do Canadá, ou seja, você poderá cruzar os parques (no nosso caso, Banff, Yoho e Jasper) sem ter que pagar taxas na entrada de cada um deles.

Dica para quem chega fora do horário de estacionamento dos guichês

Caso você chegue no parque fora do horário de funcionamento dos guichês de pagamento, não se preocupe: não é necessário pagar para usar a estrada, somente para utilizar as dependências do parque. No dia seguinte você poderá pagar a taxa em algum centro de visitantes ou um destes “pedágios” próximos das atrações turísticas dos parques .

Highlights da viagem

Paisagens maravilhosas e lagos de cair o queixo não faltam nessa viagem. Aí vão alguns dos cantinhos mais especiais:

Montanhas Rochosas do Canadá
Lake Louise

A experiência mais incrível da viagem: A cor dos lagos canadenses

A nossa sensação a primeira vez que vimos um lago daquele azul/verde com certeza foi a experiência mais incrível da viagem. Isso porque, apesar de já termos visto várias fotos, só vendo pessoalmente mesmo para entender que a cor dos lagos que aparecem nas fotos é real.

Curiosidade sobre a cor dos lagos

Os lagos dessa região são chamados de lagos glaciares. A água que saí da geleira é misturada com pedras, gravetos e lodo. Conforme os córregos diminuem, a maioria dos pedregulhos ficam para trás, formando vários deltas. O lodo continua com a água que vem da geleira e sua maioria acaba afundando, formando os lagos. Porém, pequenas partículas dos pedregulhos, tão finas quanto farinha, continuam suspensas na água. São essas partículas que refletem a parte azul turquesa da luz do sol (as ondas curtas do espectro da luz visível) trazendo para os lagos essa cor especial.

 Montanhas Rochosas do Canadá
Lake Morraine – Canadá

A experiência mais diferente

Já a experiência mais diferente com certeza foi andar no ice Explorer e na geleira de Athabasca. O passeio começa dentro de um ônibus tradicional, que nos leva em três minutos até o pé da geleira. De lá, pegamos um ônibus com rodas enormes chamado Ice Explorer. E é com ele que fomos até a geleira. Em seguida entramos no Ice Explorer, um ônibus com rodas gigantescas que percorre a inclinação de 34° do caminho – sem grandes perrengues, mas com muito frio na barriga.

Montanhas Rochosas do Canadá
Ice explorer – Athabasca Glacier

Caminhar na geleira também foi uma experiência incrível, tivemos que tomar bastante cuidado para não escorregar, pois o chão é bem liso (na verdade é gelo puro) e o frio é muito grande. Mas a caminhada é linda e inesquecível. Adoramos e recomendamos a experiência.

Montanhas Rochosas do Canadá
Athabasca glacier

Dicas para se dar bem nas Rochosas Canadenses

Custos da viagem:

Planeje bem a viagem: Essa é uma região cara para padrões canadenses e mesmo em baixa temporada não é uma viagem barata. Os passeios são caros, comida e hospedagem também. Para vocês terem uma idéia, gastávamos com comida em média CAD 65,00 por pessoa/dia.

O que levar na mala:

  • Roupa e calçado para trilha: leve roupa e calçado apropriado para fazer trilhas, por mais que você não seja do perfil que vá fazer isso;
  • Casaco: leve sempre um casaco, a temperatura muda a todo instante e a precisão do tempo erra muito;
  • Máquina fotográfica: mantenha a máquina fotográfica sempre com a bateria cheia e espaço no cartão de memória;
  • Mantimentos: tenha sempre água e algum lanchinho em mãos

Animais e a estrada:

  • Muita atenção na estrada porque animais selvagens podem cruzar sua frente a qualquer momento. Quando vir um carro parado na estrada preste atenção, possivelmente ele viu algum animal selvagem e está tirando fotos;
  • Para ver animais: os melhores horários são bem cedinho pela manhã ou ao anoitecer;
  • Ursos: ao ver um urso não corra, continue com o seu grupo e faça barulho. Infelizmente, essa dica só lemos diversas vezes pelos parques, mas não testamos pois todos os ursos (aparentemente) estavam hibernando;
Montanhas Rochosas do Canadá
Bode de Montanha no Medicine Lake

Faça um seguro viagem

Não esqueça do seguro viagem! Foi ele que garantiu a tranquilidade do pessoal, afinal imprevistos acontecem e você não pode estar despreparado! Recomendamos que você faça um seguro com boa cobertura, adequado para o seu estilo de viagem (road trip) e que não pese no orçamento, claro.

Por aqui, indicamos a Seguros Promo, pois ela funciona como um comparador de apólices, te apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado em termos de seguro.

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA15 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Confira os preços e resolva seu seguro viagem

Sobre os autores:

A Vera, Inez, Roi e Marcos são um grupo de amigos que amam viajar. Juntos, eles fizeram uma jornada incrível pelo Canadá. Esse post é apenas um pedacinho dessa viagem.

Alguém aí já fez essa viagem e tem mais dicas para esse post? Deixe seu comentário!


PLANEJE SUA VIAGEM

  • ONDE FICAR NO CANADÁ: Veja os melhores hotéis pra se hospedar da cidade
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP CANADÁ : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Montanhas Rochosas Canadenses

Região de Vancouver

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Maia disse:

Olá! Vi em alguns sites que é preciso da PID para dirigir em Alberta. Vocês tiveram que apresentar PID para alugar o carro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Maia,
Fomos com o nosso carro da California. Meu irmão alugou direto em Calgary e não precisou de carteira internacional.
Beijos

Avatar Alexandre Rubem Dias disse:

Bom dia, Mari

Primeiramente gostaria em parabenizar pelo seu blog, gostei muito sobre sua viagem pela Rock Mountain.

Gostaria da sua ajuda, no sentido de orientar com relação a disponibilidade de campground no final do mês de outubro, estarei viajando para lá nesse período do dia 15/10 a 03/11 e observei nas consultas no site de Alberta que a maioria dos camping está fechado nesse período.

Você que dá para arriscar alugar um RV e encontrar lugar para usufruir?

Abraços.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alexandre,
Nessa época eu não arriscaria não. Há grandes chances de já ter neve e estar tudo fechado.
Abraços,

Avatar Udson Augusto disse:

Olá, tudo bem? Iremos para o Canadá em outubro e queríamos ir até as montanhas rochosas a partir de Vancouver (de carro), porém, diferentemente de vocês, iremos do dia 20 a 25. Seria possível fazer esse passeio? ou seria jogar na loteria?

Obrigado

Oi Mariana, tudo Bem? Aqui é Francisco, do blog Expanda Fronteiras. Nós estaremos em Vancouver em Abril do ano que vem, e tenho uma imensa vontade de conhecer Banff, Lake Louise e Esmerald Lake. Vale a pena nessa época do ano? Teria uns 6 dias para ir e voltar de Vancouver. Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Francisco,
A Região de Banff e Lake Louise é linda e merece ser visitada em qualquer época do ano. Eu iria mesmo com neve!
Beijos

Que post incrível, Mari! Eu fui no inverno, mas estava a trabalho, então nem pude planejar muito. Mas ainda assim foi uma das experiências mais lindas da minha vida. Amo esse lugar <3

mari vidigal mari vidigal disse:

Tem post no blog? Se sim, quero olhar! Imagino que no inverno deve ser “a whole different beast” e incrivelmente lindo.
Beijos e obrigada pela visita!
Mari

Avatar Gus disse:

Que engraçado! Tava procurando no seu blog Canadá e não achava… Embarco amanhã para Calgary, justamente pra fazer esse roteiro! Valeu pelas dicas 🙂

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gus,
PRECISO urgentemente atualizar meu menu.
Sorte que o timing deu certo!!!

BEijos e obrigada pela visita

Eu amo essa região! Meu marido é de Calgary e nós já cruzamos as Montanhas Rochosas entre Calgary e Vancouver algumas vezes. É lindíssimo!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Depois que vi as fotos e acompanhei a viagem dos meninos, esse roteiro pelas montanhas canadenses entrou no topo da minha lista! Tanto lugar lindo junto! Não sei como ainda não fiz essa viagem!

Adorei conhecer as Rochosas! Arrisco dizer que foi um dos lugares mais lindos desse planeta que já visitei! O post ficou ótimo! Muitas dicas boas!

mari vidigal mari vidigal disse:

Eu (Mari) morro de vontade de fazer essa viagem, e fiquei babando nas fotos e relatos.
Beijos